- Autores: V.A. Turovtsev e N.I. Turovtsev (Instituto de Horticultura Irrigada em homenagem a M.F.Sidorenko UAAS)
- Apareceu ao cruzar: Cereja Lyubskaya x cereja bola de sol
- Ano de aprovação: 1996
- Tipo de barril: Madeira
- Tipo de crescimento: vigoroso
- coroa: esférico
- Escapes: espesso, reto, marrom acastanhado
- Sai: grande, largo, ovóide, verde escuro, liso
- Flores: duplo e triplo, grande, branco
- Tipo de floração e frutificação: nos ramos do bouquet e crescimento anual
A variedade Toy tem alto rendimento e bom sabor a frutos silvestres. Eles são congelados, secos, em conserva, geléia, confiture, marmelada é feita, marmelada é feita.
História de criação
O híbrido foi obtido pelos agrônomos V.A.Turovtseva e N.I. Turovtsev com base no Instituto de Horticultura Irrigada. MF Sidorenko UAAS, durante a polinização cruzada de cereja Lyubskaya e cereja doce Solnechny ball. Incluído no Registro do Estado em 1996.
Descrição da variedade
A árvore é muito alta, pode atingir 7 metros, a copa parece uma bola. A casca é acinzentada, com tendência a descascar. Os ramos são grossos e retos, castanhos acastanhados. As folhas são grandes, ovais, com uma borda dentada serrilhada, brilhante, verde escuro. As flores são grandes, brancas e formam inflorescências de 3-4 unidades. A árvore dá frutos por 20-30 anos.
Características da fruta
Os bagos pesam em média 8,5 g, são redondos, em forma de coração, vermelho-vinho, a polpa é suculenta e macia, o caroço é pequeno, bem separável. Perfeitamente transportado e armazenado.
Qualidades de sabor
O sabor é doce com acidez, teor de açúcar - 10,9%, ácido de fruta - 1,5%. Pontuação de degustação - 4,5 pontos.
Amadurecimento e frutificação
A árvore começa a dar frutos 3 anos após o plantio. As bagas amadurecem nas regiões do sul no final de junho, em clima temperado, as datas podem ser adiadas por várias semanas.
Produção
Uma média de 45 kg é retirada de uma árvore aos 10 anos de idade, em condições favoráveis - até 72,1 kg.
Regiões em crescimento
A variedade é recomendada para o plantio na região do Cáucaso do Norte, Crimeia, região de Rostov, Território de Stavropol.
Autofertilidade e a necessidade de polinizadores
A variedade é autofértil. Para obter um alto rendimento, é necessário plantar cerejas nas proximidades: Minx, Samsonovka, Lyubskaya, Bulatnikovskaya, Molodezhnaya, cerejas - Valery Chkalov, Franz Joseph, Donchanka, Priusadebnaya, Annushka, Iput.
Aterrissagem
Em áreas com invernos amenos, pode ser plantado no outono, em outras áreas é melhor em abril. O local é escolhido ensolarado e arejado, com leve declive, no lado oeste ou noroeste do local. A ocorrência de água subterrânea não deve ser mais próxima do que 2,5-3 m.
As covas de plantio são feitas com um diâmetro de 70-80 cm, uma profundidade de cerca de 50 cm. Fica um intervalo de 5 m entre as mudas e outras árvores. O solo para as mudas deve ser acidificado com cal: franco-arenoso - 300- 500 g por 1 sq. m, argiloso - 600-800 g, sod-podzolic - 300-800 g.
Se o solo for muito pobre, adicione um balde de composto ou húmus, 200 g de superfosfato e 1 litro de cinza. Areia é adicionada à argila. Os fertilizantes não são necessários em solo fértil. Com uma superabundância de fertilizantes, a cultura começa a crescer intensamente e pode sobreviver mal ao inverno. Eles são plantados de acordo com o esquema padrão, o colo da raiz é colocado 3-4 cm acima da superfície.
No primeiro ano, os ramos fracos são cortados e os ramos fortes são encurtados em 1/3. Neste caso, os ramos de apoio devem ser 20-30 cm mais longos do que o resto.
As mudas são regadas durante os primeiros anos 2-3 vezes por mês e alimentadas com fertilizantes de nitrogênio para uma planta - 15-20 g. No outono, eles adicionam fósforo e potássio (30 g + 20 g).
No outono, ao cavar a terra, polvilhe o composto com uma camada de 10 cm e coloque cobertura morta por cima. A cultura não se dá bem com maçã, framboesa, pêra, avelã, groselha.
Crescendo e cuidando
A variedade é considerada despretensiosa e pouco exigente para cuidar. As árvores maduras toleram bem a falta de umidade. Durante a estação, pode regar 4 vezes: na floração, no início da maturação, após a colheita, no outono, procede-se à rega com carga de água. Regada com moderação, a uma distância de 50 cm do tronco, em estrias circulares. Despeje até 15 litros de água por vez e cubra com a grama seca. Após a rega, devem ser afrouxados.
A cobertura é aplicada com cuidado, começa a fertilizar apenas 3 anos após o plantio e certifique-se de observar como o híbrido reage à fertilização. Na primavera, ao cavar, fertilizar com ureia ou nitrato de nitrogênio: 25 g por 1 sq. m. Durante o período de floração - 5 kg de húmus por 1 m². Após a colheita, eles são alimentados com matéria orgânica - 1 litro de verbasco é criado em água e insistido por uma semana, depois 2 litros são diluídos em 1 balde de água e colocados sob a planta. O curativo foliar com Fitoverm se provou bem: você pode processá-lo até 7 vezes por temporada.
Aos 6 anos começa a poda de desbaste. A coroa é formada de acordo com um tipo de camadas esparsas. No início da primavera, o caule e os ramos esqueléticos são cobertos com cal ou embrulhados em papel branco de duas camadas para proteção contra queimaduras solares. Aos 15 anos, param de podar, removem os rebentos secos, ligeiramente congelados e doentes.
Resistência a doenças e pragas
Possui alta resistência à coccomicose e moniliose. Para prevenção de pragas, são tratados com os inseticidas "Mustang", "Tsifoks", "Inta-Vir", mas somente antes da floração ou após a colheita. Pode ser danificado por doença de clasterosporium, podridão cinzenta, mancha perfurada. Eles são tratados com preparações "Horus" ou "Quadris", o agente pode ser usado até 7 dias antes da colheita dos frutos.
A casca de Duke tende a fluir gengiva. Isso pode se manifestar por vários motivos: devido a solos muito pesados, sobrecarga da cultura, excesso de fertilizantes, queimaduras solares e flutuações de temperatura. A goma é removida com um instrumento pontiagudo, a área é lavada com sulfato de cobre (solução a 1%) e selada com verniz de jardim. O caule é protegido de roedores com uma tela de ferro ou material de cobertura.
Requisitos de solo e condições climáticas
A variedade tem uma resistência média no inverno, as árvores toleram geadas de até -25 graus sem danos, principalmente os botões das flores congelam. É um híbrido tolerante à seca. Duke Toy cresce bem em qualquer tipo de solo, mas prefere solos médios argilosos e leves sem água estagnada.
Visão geral da revisão
Segundo os jardineiros, esta é uma das espécies mais produtivas e frutíferas. Alguns cultivam uma variedade em vez de cerejas, preparam bolinhos e compotas com eles. As crianças gostam muito de frutas vermelhas, elas adoram festejar com elas.