- Autores: A. Sychov
- Tipo de barril: Madeira
- Tipo de crescimento: tamanho médio
- coroa: moderadamente espesso, globular, compacto
- Escapes: muito parecido com cereja
- Sai: denso, coriáceo
- Tipo de floração e frutificação: misto, a maior parte da colheita é formada nos ramos do bouquet
- Tamanho da fruta: ampla
- Forma de fruta: arredondado
- Cor de fruta: vermelho escuro
O híbrido Khodos é robusto de inverno, frutado grande e sabor excelente. Os bagos são consumidos in natura, utilizados na confecção de compotas, marmeladas, frutas cristalizadas, decoração de bolos e tartes. Eles podem ser usados em indústrias de panificação industrial e confeitaria.
História de criação
Híbrido cereja-cereja criado pelo criador A. Sychov.
Descrição da variedade
A árvore é de tamanho médio, atingindo uma altura de 3-4 m, a copa é compacta, esférica, pouco densa. Os ramos formam um ângulo de 60 graus com o tronco e são cobertos por uma casca lisa marrom-escura. As folhas são grandes, pontiagudas, densas e coriáceas, verdes brilhantes. As flores são grandes, brancas, reunidas em inflorescências. A época de floração pode variar de região para região. Difere em uma alta taxa de crescimento de brotos. Duke tem uma vida útil de cerca de 30 anos.
Características da fruta
Os bagos são grandes, pesando 6,8-7 g, arredondados, ligeiramente achatados na parte superior, vermelho escuro. A polpa é bastante densa e tenra, com aroma a cereja, o caroço é grande, destacável. Boa transportabilidade, armazenado na geladeira por cerca de 2 semanas.
Qualidades de sabor
Sabor de sobremesa, excelente, doce, com acidez.
Amadurecimento e frutificação
A árvore começa a dar frutos 4-5 anos após o plantio, e regularmente. A espécie é considerada média em termos de amadurecimento, a colheita amadurece no início de julho, em climas temperados um pouco mais tarde.
Produção
Em média, 12-15 kg por planta, em condições favoráveis, remova 25-30 kg.
Regiões em crescimento
O híbrido é adequado para plantio em toda a Rússia, com exceção das regiões mais ao norte. Para climas mais frios, esta espécie é cultivada na forma de um arbusto - o que torna mais fácil fazer abrigo para o inverno.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
Uma variedade autofértil, polinizadores adicionais são necessários para obter uma colheita. Os polinizadores podem ser cerejeiras e cerejeiras, bem como formas híbridas - duques. Variedades autoférteis são adequadas: Lyubskaya, Molodezhnaya, Ovstuzhenka, Businka, Priusadebnaya, Annushka, Donchanka, Iput. Da polinização das cerejas, o rendimento torna-se ligeiramente superior.
Aterrissagem
A planta é plantada em áreas ensolaradas e protegidas do vento com águas subterrâneas profundas. A cultura é contra-indicada à sombra, baixadas e solos pantanosos. Solos ácidos são neutralizados com giz ou cal. Os arbustos são colocados a uma distância de 5 m de outras mudas e árvores frutíferas.
Um buraco é cavado com antecedência, para o plantio na primavera - no outono. É feito com um diâmetro de 60-70 cm e uma profundidade de cerca de 60 cm. Para uma muda, uma mistura de nutrientes é preparada a partir de húmus - 3 kg, cinza de madeira - 200 g, superfosfato - 50 g, sulfato de potássio - 40 ge solo de jardim. O substrato resultante é preenchido com 75% do volume total. Antes disso, por 1-2 dias as raízes da cereja são mantidas em uma solução levemente rosada de permanganato de potássio, 3 horas antes de serem transferidas para o solo, o sistema radicular é colocado em um estimulador de crescimento: "Kornevin", "Zircão". O plano de plantio é igual ao das demais cerejas e cerejas. Após o plantio, regar com 20 litros de água, a seguir umedecer semanalmente.Árvores com até 5 anos de idade precisam de irrigação regular. Nos duques jovens, o topo e os ramos esqueléticos são podados: pelo menos 60 cm devem permanecer da superfície do solo até o ponto extremo.No ano seguinte, todos os ramos são cortados em cerca de 1/3.
Crescendo e cuidando
O duque Hodos é uma cultura despretensiosa, cuidar dela é fácil. Basta seguir técnicas agrícolas simples: primeiro remova todas as ervas daninhas, depois regue e solte. É necessário regar regularmente, mas com moderação: uma árvore adulta consome 20-40 litros de água, nos períodos de seca a frequência de rega é aumentada. A variedade é considerada resistente à seca, mas com a falta de umidade, os frutos ficam menos suculentos. Depois de regar, o solo é solto e coberto com feno.
O híbrido praticamente não requer fertilização adicional: frutifica perfeitamente em solos de médio valor nutritivo. É o suficiente para cavar o solo ao redor do tronco na queda e cobri-lo com grama.
A copa necessita de podas regulares, pois seu espessamento prejudica a qualidade da colheita. Uma árvore jovem cresce muito rapidamente, mas com o início da frutificação, o crescimento quase pára. A poda rejuvenescedora é feita a cada 5 anos, retirando os brotos até a altura de uma árvore de 4 anos.
Resistência a doenças e pragas
A cultura possui alta imunidade a pragas e doenças. A planta resiste às principais doenças da cereja: coccomicose e moniliose. Não tenho medo da mosca cereja. Pode ser danificado pelo oídio - para prevenção, borrife com uma solução de iodo - 10 ml de iodo para cada 10 litros de água. Este procedimento é realizado várias vezes com um intervalo de 3 dias. Quando a fruta apodrece, é borrifada com uma infusão de alho, cinza de madeira ou uma solução de refrigerante. Dos roedores, o caule é coberto com uma malha de ferro ou envolto em ramos de abeto.
Requisitos de solo e condições climáticas
A variedade é altamente resistente ao inverno, resiste a geadas de até -27 graus, nem a casca nem os botões das flores congelam. Em regiões com invernos mais frios, as plantas precisam de abrigo leve. As árvores jovens são isoladas nos primeiros anos. Duke Hodos é resistente ao calor e tolerante à seca. Os solos mais adequados: chernozem, argiloso, floresta cinzenta com acidez neutra.