- Autores: A. Ya. Voronchikhina (estação experimental zonal de frutas e bagas de Rossoshanskaya)
- Apareceu ao cruzar: Stakhanovka e Zhukovskaya
- Tipo de barril: Madeira
- Tipo de crescimento: tamanho médio
- coroa: piramidal ou arredondado, elevado, espesso
- Folhagem: Boa
- Tipo de floração e frutificação: os ovários são formados principalmente nos ramos do bouquet
- Tamanho da fruta: muito grande
- Forma de fruta: arredondado
- Cor de fruta: vermelho escuro
Duke (um híbrido de cereja e cereja doce) é conhecido dos jardineiros há muito tempo. A cultura foi muito procurada devido à sua maior resistência às geadas e aos bons indicadores de produtividade. A variedade Fakel tem um excelente sabor delicado de cereja, e um leve acidez está em harmonia com a doçura de cereja. Além disso, a árvore possui forte imunidade à maioria das doenças e ataques da mosca cereja.
Descrição da variedade
Uma árvore de tamanho médio atinge uma altura máxima de 4 m, sendo a copa densa e ligeiramente elevada de formato redondo ou piramidal. A folhagem da planta é muito boa, as folhas são de cor verde escuro. Galhos finos do tronco estendem-se quase em ângulos retos. As inflorescências de frutos são formadas nos brotos do ano em curso. Floração tipo bouquet. A árvore tem uma vida útil de cerca de 30 anos.
Características da fruta
A variedade é caracterizada por frutos muito grandes. O peso de uma fruta pode chegar a 10 G. O formato dos bagos é uniforme, arredondado. A cor dos frutos maduros é vermelho escuro intenso. A pele é densa e pode rachar quando madura demais. A separação do caule é semi-seca.
Qualidades de sabor
As bagas de Duke Fakel têm um sabor adocicado agradável, com um gosto amargo agradável no final de boca. Portanto, os frutos são avaliados em 4,8 pontos em uma escala de degustação de cinco pontos. Apesar da polpa ser densa, é suculenta e de consistência carnuda. Quando totalmente maduro, é de cor vermelho escuro.
O objetivo da variedade é universal. As frutas são recheios deliciosos para assar e sobremesas diversas, bem como compotas perfumadas, sucos de frutas, geléia e muito mais. Cerejas frescas são especialmente úteis. Ele contém um grande número de oligoelementos e substâncias úteis que têm um efeito benéfico no estado de todo o organismo. No entanto, não se deve deixar levar por um grande número de frutas frescas, pois o ácido da fruta na composição afeta negativamente o estado geral dos dentes.
Amadurecimento e frutificação
A árvore começa a dar frutos totalmente em 3-4 anos de plantio. Antes disso, os rendimentos são pequenos, mas é bem possível avaliar o sabor da variedade. A tocha é uma variedade de maturação média. Os frutos amadurecem no início ou meados de julho. O período de amadurecimento depende muito das condições climáticas da região.
Produção
Duke Torch mostra rendimentos médios. Em média, 10-17 kg de bagas podem ser colhidos de uma árvore. A colheita é fácil porque a árvore não é muito alta. A transportabilidade de Cherry é média, e a variedade não foi projetada para transporte de longo prazo.
Regiões em crescimento
A cultura pode ser encontrada em quase todas as regiões da Rússia. Duke Fakel provou-se bem quando cultivado na Sibéria Ocidental, na faixa do meio e nas regiões do norte, pois é capaz de suportar geadas muito fortes, mas tolera menos calor.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
A cultura é fértil. Portanto, para obter uma colheita, você precisa plantar companheiros polinizadores nas proximidades. É bem polinizado por variedades de cerejas Lyubskaya e Zhukovskaya.
Aterrissagem
A cultura é despretensiosa, mas para conseguir árvores fortes e saudáveis é preciso dar atenção especial ao plantio. Antes de plantar uma variedade em seu site, você precisa encontrar um lugar. O local deve estar ensolarado, então os frutos serão grandes e tão doces quanto possível, com um leito profundo de água subterrânea. A tocha não cresce em áreas pantanosas e sombreadas.
A escolha do material de plantio deve ser feita com cuidado. É melhor comprar mudas em viveiros especializados ou de vendedores de confiança. A planta deve estar livre de sinais de doenças, ter tronco reto, com sistema radicular bem desenvolvido.
A tocha é exigente quanto à composição do solo. A cereja cresce bem em solos férteis e bem drenados com níveis de pH neutros. A cal é adicionada à terra ácida, à areia alcalina. Se o sistema radicular estiver aberto, um dia antes do plantio, a muda é embebida em uma solução que melhora o enraizamento. No caso de sistema radicular fechado, isso não precisa ser feito, após o plantio com solução diluída, a muda pode ser regada.
A cova de plantio é preparada várias semanas antes do dia do plantio. É cavado um buraco com um diâmetro de 100 cm, até uma profundidade de 80 cm. Uma camada de drenagem de pedra britada ou tijolo partido é colocada no fundo. Em seguida, faça uma mistura de solo nutritiva, consistindo de composto ou húmus, areia, turfa, cinza de madeira, fertilizante de fósforo-potássio, dividido em 2 partes. A primeira parte é colocada no fundo com uma corrediça, uma árvore é instalada e as raízes são cuidadosamente esticadas.
A muda é derramada com o resto da mistura de solo, compactada, regada abundantemente e o solo próximo ao tronco é coberto com cobertura morta. Ao realizar o trabalho de plantio, deve-se tentar não aprofundar o colo da raiz. Deve estar ao nível do solo. Imediatamente após o plantio, corte os brotos em um quarto.
Crescendo e cuidando
Após o plantio, os cuidados são mínimos. A cultura requer irrigação moderada, dependendo das condições climáticas. Se uma seca prolongada se estabelecer, a irrigação é realizada uma vez por semana; em épocas frias e chuvosas, a irrigação é realizada conforme a necessidade. A planta não gosta de umidade excessiva, principalmente nas raízes.
A planta necessita de rega intensiva 3 vezes por ano: antes da floração, no início da maturação dos frutos e no outono, para preparar a árvore para o inverno.
Ao cultivar Duke Torch, a quantidade de fertilizante aplicada deve ser controlada. O excesso afeta negativamente o estado geral da árvore, introduzindo um desequilíbrio na formação da madeira, tornando-a mais rala, o que pode levar à morte da safra no inverno.
A cobertura é aplicada no solo 2 vezes por temporada. Primeiro no início da primavera, antes da abertura dos botões, na forma de nitrato de amônio. O segundo é no final do outono - o solo é enriquecido com potássio. A poda é feita regularmente. Além de higiênico, é organizado o aparamento de copas de moldagem.
A cultura tolera com calma geadas de até -40 graus. Portanto, não é necessário cobrir espécimes já adultos.É necessário preparar mudas jovens para o período de inverno, pois a casca ainda não está suficientemente lignificada.
Resistência a doenças e pragas
A variedade tem boa imunidade, resiste fortemente a doenças como moniliose e coccomicose, além de uma praga que estraga frutas como a mosca-cereja. Para fins preventivos, no início da primavera, o tronco e os ramos do esqueleto são borrifados com preparações especiais e caiados com cal.