- Autores: L. I. Taranenko e A. I. Sychov (Centro de Pesquisa Artyomovsk IS UAAS)
- Apareceu ao cruzar: Ostheim Griot cereja x cereja Valery Chkalov
- Tipo de barril: Madeira
- Tipo de crescimento: tamanho médio
- coroa: redondo, densidade média
- Escapes: muito parecido com cereja, espesso, liso, poderoso, reto, marrom escuro
- Sai: grande, verde escuro
- Flores: semelhante em aparência à cereja, mas muito maior em tamanho
- Tipo de floração e frutificação: principalmente em ramos de bouquet, bem como em crescimentos anuais
- Tamanho da fruta: ampla
Duke Miracle Cherry é conhecida pelos jardineiros como a variedade original no cultivo de alguns híbridos modernos. No entanto, a cereja doce merece a maior atenção por ser uma cultura que dá uma colheita precoce, abundante e saudável. E também é o sabor e o aroma dos frutos grandes, que herdaram apenas as melhores qualidades dos seus antecessores - frutificação abundante, resistência às intempéries, acidez ligeira e picante e um cheiro vertiginoso de cereja.
História de criação
O aparecimento do primeiro híbrido remonta ao século XVII, mas já no século XX eram conhecidas mais de três dezenas de variedades. A etimologia do nome duque provém da versão britânica, abreviada desde o momento da criação até a primeira palavra. O primeiro duque doméstico foi criado por I. Michurin cruzando a cereja Belaya e a cereja Winkler Belaya e chamou Krasa Severa. A planta acabou não sendo muito adequada para a Sibéria Ocidental devido ao congelamento dos botões em geadas extremas, mas para regiões com temperaturas médias no período de inverno, esta é a melhor opção até para um jardineiro iniciante.
A cereja milagrosa é uma versão moderna do duque, criada por criadores de Donetsk a partir das cerejas Griot Ostheimsky e das cerejas Valery Chkalov. Duke é uma característica da variedade, um termo para um híbrido de duas bagas relacionadas que retém um pouco mais propriedades de cereja do que as de cereja.
Descrição da variedade
A cereja Duke Miracle é um tipo único de árvore frutífera com excelentes características: frutos grandes e saborosos, resistência ao frio, à seca, a doenças e infecções comuns. No entanto, a frutificação precoce torna-o inadequado para o cultivo em áreas com geadas tardias e temperaturas extremamente baixas durante a estação fria. As características salientes são herdadas de duas fontes:
ramos e botões - como uma cereja doce;
folhas - grandes, alongadas-ovais e brilhantes passadas de cereja;
do mesmo ancestral herdou a robustez do inverno, flores que lembram cerejas;
botões, coroa e padrão do arranjo dos ramos são claramente uma reminiscência de cerejas.
A imunidade forte permite o cultivo da cereja milagrosa nas regiões centrais e no sul da Rússia, em regiões de clima úmido, onde doenças fúngicas são comuns. A árvore é capaz de adiar um pouco o período de floração se as condições climáticas forem desfavoráveis na primavera.
A cultura não exige muita manutenção, mas precisa da companhia de plantas semelhantes para a polinização. O único inconveniente é o crescimento elevado (até 3 m), o que dificulta a colheita da colheita anual.
Características da fruta
As bagas são bastante grandes. A partir da primeira década de junho, pode-se contar com a entrega de bagas, que pesam 8-9 g, que no início da maturação são vermelho-sangue, no apogeu adquirem uma cor castanha.A frutificação na variedade é abundante. A fruta tem aroma de cereja. A variedade é resistente às intempéries.
Qualidades de sabor
Há uma acidez cereja ligeiramente perceptível. Dá ao sabor dos frutos silvestres maduros um toque picante e atraente. A polpa densa, mas suculenta dos frutos maduros, é facilmente separada do pedúnculo e do caroço. Em termos de doçura e sabor, ganha cerca de 5 pontos. Muitas pessoas no preparo de brancos para o inverno gostam do aroma pronunciado de cerejas, que não fazem parte do kit com seu ácido característico.
Amadurecimento e frutificação
O final da primeira década de Junho é o início da maturação com frutos silvestres, desde que a primavera decorra normalmente. Se a estação de transição for desfavorável, Miracle Cherry pode mover ligeiramente a floração e a colheita. No segundo ou terceiro ano, você já pode pegar algumas frutas da árvore. A partir do quarto ano, ela começa a botar botões, o que dá uma frutificação anual estável.
Produção
As avaliações dos jardineiros indicam uma média estável de 10 kg por árvore, mas os jardineiros que estão envolvidos na cultura recebem em média 15 kg e acreditam que ela tem um alto nível de rendimento. Os bônus indiscutíveis são o início precoce da produção de uma árvore jovem e colheitas anuais, o que não é típico de algumas variedades premium.
Aterrissagem
As latitudes médias do clima temperado são o território ideal para o cultivo da variedade. O plantio é recomendado em meados ou no final de abril, quando o solo e o ar já estão suficientemente aquecidos, e o calendário climático de longo prazo da região não menciona a possibilidade de retorno do frio ou das geadas tardias. No sul da Rússia, essas condições são criadas pela natureza no final de março - início de abril. Lá você também pode fazer o plantio de outono a partir da segunda metade do primeiro mês de outono, de forma que faltem pelo menos 30 dias antes do início do frio.
Na maioria dos casos, o período de adaptação corre bem, mas se o solo e o ar não forem aquecidos o suficiente, a planta entra em estado de dormência e retarda o processo de sobrevivência.
Crescendo e cuidando
Criar as condições ideais para a Miracle Cherry é a única maneira de obter a tempo uma colheita abundante e tão esperada. O híbrido prefere crescer em áreas planas com luz suficiente. Em casos extremos, pode ser plantada em declives suaves, sem sombra de árvores mais altas. Para obter uma colheita garantida, uma planta autofértil precisa de polinização cruzada. A experiência dos jardineiros mostra que a vizinhança ideal são as mesmas árvores ou qualquer cereja doce cultivada.
O lado sul não é a melhor área, mas no sudeste ou sudoeste, Miracle Cherry é ótimo. As preferências no solo da árvore são amplas - argiloso e arenoso, marrom e de floresta e preto são adequados. Se o solo não atender aos requisitos, pode ser melhorado antes do plantio. Areia, composto ou turfa são adicionados, mas em pequenas quantidades.
Os especialistas aconselham a compra de mudas de viveiros de boa reputação, de preferência anuais e bem desenvolvidos.Na parcela destinada ao plantio, as covas são feitas com profundidade de no mínimo 50 cm. A largura e o comprimento são variáveis - podem depender do sistema radicular. O pouso inclui os procedimentos tradicionais para esta operação.
Cuidados adicionais de alta qualidade implicam em poda oportuna, formação de copas, fertilização, remoção de detritos de jardim do local no outono, a fim de evitar que as pragas hibernem. Em condições climáticas normais, a planta precisará de apenas três derramamentos - após o período de floração, durante o período de amadurecimento e após a queda das folhas. Caso os inimigos da árvore sejam detectados em tempo hábil, é necessário realizar o processamento para evitar sua reprodução e danos à planta.
A cereja milagrosa agradece generosamente a seus proprietários por sua atenção e cuidado.