- Autores: T.V. Morozova
- Sinônimos de nomes: Mutagen Griot Ostheim N 2
- Ano de aprovação: 1997
- Tipo de barril: Madeira
- Tipo de crescimento: tamanho médio
- coroa: esférico, espalhando, raro
- Folhagem: médio
- Escapes: hetero, nu
- Sai: grande, obovado, verde claro, fosco, com uma borda de crenate
- Flores: grande, branco, rosado
A variedade de cereja, Dessertnaya Morozovaya, é uma variedade resistente à geada e muito doce. Bagas diferem no sabor da sobremesa, elas são usadas para consumo fresco, fazer sobremesas, congelar. Outro nome: mutagênico # 2 de Griot Ostheim.
História de criação
A cultura apareceu no All-Russian Research Institute of Horticulture. I. V. Michurin. Seu autor é T.V. Morozova, Candidato em Ciências Agrárias. De acordo com a Instituição Orçamentária do Estado Federal "Gossortkomissia", a variedade surgiu como resultado da repolinização das cerejas Vladimirskaya com Griot Ostgeimsky. Adicionado ao Registro do Estado em 1997.
Descrição da variedade
A árvore é de altura média, cresce até 3 m, com copa esférica, espalhada e esparsa, com rebentos retos de folhagem média. A casca é castanha clara. As folhas são grandes, obovadas, com orla em crenata, verde-claro não brilhante. As flores são grandes e brancas, desabrocham cedo. A árvore se distingue por uma alta taxa de crescimento, uma expectativa de vida de 90-110 anos. Você pode propagar por sementes, estacas verdes, brotos de raiz.
Características da fruta
Os bagos são grandes, até 3-6 g, redondos, vermelho-vinho, a polpa é carnuda, macia, sumarenta, o caroço é pequeno, destacável. Têm uma boa apresentação, não se dobram durante o transporte.
Qualidades de sabor
O sabor é delicado e doce, quase sem acidez, contém açúcar - 14%, ácido de frutas - 1,5%, ácido ascórbico - 80 mg / l. A degustação vale 4,6 pontos.
Amadurecimento e frutificação
As cerejas começam a frutificar no 4º ano após o plantio. Na época do amadurecimento, pertence às primeiras espécies: amadurece na segunda década de junho. A colheita não se desintegrou.
Produção
Normalmente, 20 kg são removidos da planta. Com os devidos cuidados, até 40 kg de bagas podem ser obtidos de uma árvore. Com bastante rega, os frutos ficam maiores, com falta de umidade ficam menores e azedos.
Regiões em crescimento
A variedade é recomendada para cultivo na região central da Terra Negra. Não criará raízes em climas mais frios.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
A espécie é parcialmente autofértil, quando isolada forma de 7 a 20% dos ovários. Para aumentar a produtividade, é necessário o replantio de uma variedade polinizadora. Variedades adequadas: Griot Ostgeimsky, Griot Rossoshansky, Vladimirskaya, Studencheskaya, Molodezhnaya.
Aterrissagem
Para as mudas, um local ensolarado é selecionado no lado sul ou sudoeste do jardim, protegido dos ventos do norte, geralmente próximo a edifícios. Árvores com raízes abertas são plantadas apenas na primavera. A cultura não reage bem a águas subterrâneas próximas, não devem estar localizadas a uma profundidade de 1,5-2 m. Não plante perto de tília, coníferas, groselha preta, espinheiro marinho, framboesas.
É feita uma cova para uma muda com 60 cm de diâmetro e 60 cm de profundidade. A planta é plantada à distância das outras árvores, faz-se um intervalo entre as mudas: 1,5-3 m. Adiciona-se o húmus ou húmus ao solo em proporções 1: 1, areia - 1 balde, superfosfato - 30-40 g, cloreto de potássio - 20 g. Uma camada de solo de jardim comum é derramado sobre a mistura fértil para que as raízes não entrem em contato com fertilizantes . O procedimento de plantio é igual ao das outras cerejeiras. No primeiro ano, 80% dos pedúnculos e metade dos ovários formados são necessariamente cortados. Em plantas jovens, durante os primeiros 2-3 anos, o círculo próximo ao caule é regado - uma vez por semana, solto, as ervas daninhas são removidas. Em seguida, você pode plantar ervas de cobertura do solo na área da raiz.
Crescendo e cuidando
Para salvar os botões das geadas recorrentes, existe uma maneira de adiar a floração precoce. Para fazer isso, em março, antes do início do derretimento da neve, um grande monte de neve é removido ao redor do tronco.
A sobremesa Morozova deve ser regada várias vezes por estação: certifique-se de regá-la no despertar da primavera e durante o período de formação dos botões. No início da floração, a rega é reduzida, durante o período de formação dos frutos, irrigar somente se necessário. Certifique-se de regar abundantemente na época de colocar os botões das flores para o próximo ano, compostos de fósforo e potássio são adicionados à água. Isso é feito por volta do final de junho, após a colheita.
Em climas quentes, as árvores maduras são regadas não mais do que 2 a 4 vezes por mês. Taxa de rega 2 baldes por árvore - a porção é dividida em duas doses: manhã e noite. Em agosto, a rega é interrompida.
Eles são alimentados na primavera: nitrato de amônio, superfosfato, cloreto de potássio, uréia. Os fertilizantes orgânicos são usados no verão. Uma vez a cada 6 anos, 200-400 g de cal são adicionados ao solo.
Galhos velhos tendem a ficar nus. A árvore precisa de uma poda formativa e estimulante para melhorar a frutificação. Seções fortemente espessadas da copa são regularmente desbastadas, e o crescimento da raiz resultante é cortado. A variedade é adequada para grandes áreas de jardim, pois requer o plantio ao lado de outras espécies.
Resistência a doenças e pragas
Dessertnaya Morozova distingue-se pela boa imunidade às principais doenças das cerejas. Mostra boa resistência à coccomicose, mesmo se houver plantas infectadas nas proximidades. Para prevenção, recomenda-se tratar no início da primavera com uma solução de cinza de madeira, sal e sabão em pó nas proporções: 6: 1: 1.
Requisitos de solo e condições climáticas
Dessertnaya Morozova foi criada para um clima continental temperado, tem alta robustez no inverno, pode suportar temperaturas de até -40 graus.Na região da Terra Negra Central da Rússia, ele inverte bem sem abrigo. As plantas jovens devem ser totalmente cobertas. Em áreas com invernos frios, recomenda-se envolver o caule e os ramos esqueléticos com material denso em uma cereja adulta. Em caso de congelamento, a planta não será mais capaz de se recuperar completamente. A cultura é tolerante à seca, mas nas estações quentes precisa de rega regular.
O solo ideal é franco e franco-arenoso, arenoso; a areia deve ser adicionada a solos pesados.
Visão geral da revisão
Avaliações dessa variedade são controversas. Alguns jardineiros ficam maravilhados com uma colheita abundante e grandes frutas silvestres doces, enquanto outros têm uma colheita muito pequena e costumam adoecer.