- Autores: Voronchikhina Alexandra Yakovlevna (estação de jardinagem experimental zonal Rossoshanskaya)
- Ano de aprovação: 2000
- Tipo de barril: Madeira
- Tipo de crescimento: tamanho médio
- coroa: panícula, densidade média
- Escapes: reto, verde amarelado, glabro
- Sai: verde escuro, fosco, borda serrilhada dupla
- Tamanho da fruta: ampla
- Forma de fruta: oval
- Cor de fruta: Preto
Cherry Black grande - as bagas extremamente saborosas desta cultura têm atraído e continuam a atrair muitos jardineiros, tanto nacionais como estrangeiros. A razão para isso também é a cultura de grande frutificação e sua natureza despretensiosa.
História de criação
Esta cereja, pertencente a uma espécie comum e de finalidade universal, foi criada por A. Ya. Voronchikhina, funcionário da estação de jardinagem experimental zonal de Rossosh. A cultura está aprovada para uso desde 2000, com recomendação para cultivo no Norte Região do Cáucaso. No entanto, seus indicadores revelaram-se tão produtivos e convincentes que agora é cultivado em muitas outras regiões da Rússia.
Descrição da variedade
A cultura é de tamanho médio (3-4 m), com configuração paniculada, piramidal, com coroa expansiva de médio espessamento. A casca é cinzenta, escura, ligeiramente áspera, com cobertura prateada, praticamente sem fissuras. Os rebentos são verticais, alongados, ligeiramente espessados, de cor verde-amarelada, com internódios grandes. Nos rebentos é esverdeado, mas com a idade muda ligeiramente de cor. Lentilhas sem pubescência, avermelhadas, pouco localizadas. Os botões são bastante grandes, arredondados, com pontas afiadas, não adjacentes aos rebentos.
As folhas são grandes, de cor verde escura, de forma oval, com os bordos serrilhados e as copas pontiagudas, brilhantes, sem estípulas. Os pecíolos são espessados, alongados, sem pubescência. As flores são grandes, formadas por 2-3 pedaços em inflorescências, com pétalas largas e brancas, que escurecem um pouco no final da floração. Botões grandes.
A cultura não pode ser chamada de fígado longo - o tempo de vida aproximado é de 15 a 17 anos. Quanto mais madura a árvore se torna, menor se torna o grau de sua produção. Aos 15 anos, o rendimento das árvores cai significativamente.
Das vantagens da cultura, vale a pena notar:
alto grau de resistência à geada;
facilidade comparativa de manutenção;
um nível confiável de resistência a muitas doenças;
abundância de colheitas.
Desvantagens:
curtos períodos de frutificação;
vida útil relativamente curta;
suscetibilidade relativa à doença de moniliose e coccomicose.
As bagas da cultura são universais na sua aplicação, sendo perfeitas para consumo in natura, bem como para diversos tipos de processamento. Em unidades de refrigeração, podem ser armazenados por até 2 meses.
Características da fruta
Os frutos são grandes, pesam 4,1 g, são arredondados na configuração e ligeiramente achatados nas laterais, não podendo cair. A casca é fina, escura, quase preta. A consistência vermelho-escura da polpa é muito tenra e rica em sumo, com um sabor memorável a sobremesa. As sementes são pequenas, separando-se livremente da polpa. A separação das bagas é seca.
Por composição química, as bagas incluem: composições secas - 14,5%, açúcar - 9,7%, ácidos - 1,5%, vitamina C - 11,3 mg /%.
Qualidades de sabor
Pelo seu sabor, os frutos são agridoces. Avaliação da degustação de frutos maduros em pontos - 4.1.
Amadurecimento e frutificação
A frutificação efetiva começa a partir do 3º ano de vida das mudas. O período de amadurecimento é a média inicial. As datas de colheita dos frutos são a partir do final de junho.
Produção
O rendimento é bom - uma média de 12-25 kg por árvore. As primeiras bagas começam a ser retiradas sem esperar pela maturação completa. Ao mesmo tempo, é mais conveniente cortá-los com escovas na zona de fixação dos caules aos ramos. Com talos, as bagas podem ser armazenadas por mais tempo.
Autofertilidade e a necessidade de polinizadores
A cultura é autofértil, por esta razão, cerejas polinizadoras são frequentemente plantadas ao lado dela, Spectacular, Kent, Turgenevka, Griot Ostgeimsky, Zhukovskaya, Rossoshanskaya black.
Aterrissagem
Em solo aberto, a cultura é plantada apenas na primavera, enquanto os botões das plantas ainda não foram abertos. Para o plantio, é preferível usar solos leves e com grau de acidez neutro, pois os processos redox afetam negativamente a absorção de nutrientes pelas árvores. O índice de acidez ideal aqui seria pH 7,0. Pequenos desvios deste valor em uma direção ou outra são permitidos.
Se for obrigado a plantar árvores em solos ligeiramente acidificados, deve primeiro prepará-las com calagem (300-400 g de cal são adicionados por 1 m2 de parcela).
Os recessos de plantio são preparados com antecedência, agregando-se a eles, com pausas semanais, primeiro calcário e depois matéria orgânica (compostagem). Para 1 m², você precisará de cerca de 400 g de cal e cerca de 10 kg de composto. As dimensões das ranhuras de plantio são selecionadas com base nos parâmetros do sistema radicular da planta. As dimensões padrão dos recessos são 80x80 cm e cerca de 60 cm de profundidade.
Durante o plantio de mudas, os colares das raízes das plantas devem subir 6 a 7 cm acima do nível do solo.
Crescendo e cuidando
O procedimento para cuidar de uma cultura contém algumas nuances. Devido à sua alta suscetibilidade a doenças de natureza fúngica, as árvores devem ser irrigadas com cuidado, não alagando as raízes. É resistente à seca, portanto, um pouco de enchimento insuficiente será mais útil do que o transbordamento, que pode destruir a árvore.
A primeira irrigação é realizada imediatamente após a floração, adicionando-se imediatamente e cobertura. A segunda está no período inicial de formação dos frutos. Em períodos de seca, a irrigação adicional não prejudicará a cultura, portanto, a irrigação é aumentada em até 1 vez em 14 dias. Para cada planta, são consumidos de 20 a 30 litros de água.
Em tempo chuvoso, o espaço próximo ao caule é cuidadosamente afrouxado até uma profundidade de 15 cm, com medo de tocar e danificar as raízes. Durante a temporada, este procedimento é realizado em até 3 vezes. A cobertura vegetal regular da colheita é obrigatória.
O preto grande tolera dolorosamente o espessamento das coroas e, portanto, os brotos com mais de 40 cm de comprimento são cortados. Também é importante remover os ramos que crescem nas copas. Uma única árvore não deixa mais do que 10 brotos principais.
O procedimento de poda inicial é realizado imediatamente após o plantio das mudas. Até 7 brotos fortes e espessos são deixados nas árvores, destinados à formação de copas. Todas as podas subsequentes são realizadas a partir do início do período de primavera, cerca de 3 semanas antes do aparecimento dos primeiros botões.
A poda é realizada sistematicamente para rejuvenescer e higienizar, o que reduz bastante a probabilidade de doenças fúngicas. Encurtamos a idade de um ano para 80 cm, colocando até 3 ramos principais. No próximo ano, encurtamos a parte central das árvores em cerca de 60 cm, medindo a distância do galho mais alto da primeira camada.
Começamos a nos alimentar a partir do momento em que as árvores começam a dar frutos. A matéria orgânica é aplicada não mais do que 1 vez em 2 anos e os fertilizantes minerais - duas vezes por ano. No outono, para cavar, os suplementos de fósforo e potássio são úteis, e na primavera - os de nitrogênio. Aproximadamente uma vez a cada 5 anos, o solo é adicionalmente corrigido com farinha de dolomita ou cinza.
Resistência a doenças e pragas
Uma desvantagem significativa da cultura é considerada sua suscetibilidade à coccomicose e moniliose. No primeiro caso, as folhas são fortemente afetadas, menos freqüentemente os frutos.
Livrar-se dessas doenças graves é a remoção dos ramos afetados e o tratamento das seções com a composição de sulfato de cobre e ferro. As folhas caídas são queimadas. Pelo menos duas vezes por temporada, as árvores são tratadas com uma composição de 3% de Bordeaux líquido.
Requisitos de solo e condições climáticas
A cultura é suficientemente resistente à geada e facilmente mantém as temperaturas abaixo de –30 graus Celsius. Ela lida bem com as secas - o déficit de umidade praticamente não afeta a qualidade dos frutos retirados.