- Autores: V.P. Tsarenko, N.A. Tsarenko
- Apareceu ao cruzar: Verão x doce vermelho
- Ano de aprovação: 1999
- Tipo de barril: arbusto
- Tipo de crescimento: subdimensionado
- coroa: amplamente oval, espalhando, espessamento médio
- Escapes: castanho-avermelhado, pubescente
- Sai: pequeno, oval-alongado, verde escuro, ondulado, ligeiramente côncavo, coberto de pêlos curtos
- Flores: pires, médio, branco
- Tipo de floração e frutificação: ramos de bouquet e ramos de frutas
Cherry Princess não é a planta mais caprichosa (ao contrário do nome). Mas é importante cultivá-lo corretamente, para seguir as principais recomendações dos criadores. Também será interessante descobrir com o que você pode contar ao cultivar tal cultura.
História de criação
Os desenvolvedores da variedade são os criadores V.P. Tsarenko e N.A. Tsarenko. O nome pertence ao sobrenome, não há referência monárquica nisso. As variedades Krasnaya Sweet e Leto foram tomadas como base para a hibridação. Oficialmente, a planta pode ser usada em jardins privados desde 1999. Sabe-se que o desenvolvimento da Princesa foi realizado no Extremo Oriente.
Descrição da variedade
Esta cereja é uma das variedades de feltro. Tem um propósito universal de frutas. Os arbustos não são muito altos - atingem apenas 1,2 m. A copa, que se distingue por seu caráter extenso, assemelha-se a um largo formato oval. Espessamento médio é típico para isso.
Outras características:
- a natureza direta do crescimento dos ramos;
- lentilhas claras nos mesmos ramos;
- casca escamosa marrom-acinzentada nos ramos;
- folhas de tamanho médio que se assemelham a um oval alongado;
- cor verde escura e folhagem ondulada pronunciada;
- as flores têm a forma de um pires, pintadas em um tom branco;
- 1 ou 2 flores são coletadas em inflorescências;
- a média de vida é de 17 anos.
Características da fruta
As drupas da princesa são bastante grandes. Seu tamanho é em média 1,5x1,7x1,6 cm, o que vai pesar de 3,6 a 4 gramas.
Outras nuances dessas frutas:
- ovóide;
- "bico" ligeiramente perceptível;
- rica cor rosa;
- o osso não pode ser separado da parte mole;
- a costura abdominal parece uma faixa;
- o desprendimento das drupas é de tipo semi-seco;
- bela aparência exteriormente atraente;
- casca brilhante com pubescência de pelos.
Qualidades de sabor
Esta variedade tem um sabor agridoce. Em geral, é percebido de forma harmoniosa. O suco agridoce delicioso é extraído da fruta. A polpa fibrosa densa é suculenta. A proporção de matéria seca chega a 9,58%, a concentração de açúcares é de 8,2% e a ingestão de ácidos é de 0,67%. O exame de degustação deu à fruta uma pontuação de 3,8 pontos.
Amadurecimento e frutificação
As primeiras safras podem ser colhidas em 2 a 4 anos de desenvolvimento. A princesa florescerá normalmente na segunda década de maio. Acredita-se que esta planta tenha um período de maturação médio. A coleta de drupas é realizada aproximadamente de 19 a 29 de julho. Os frutos se formam ao mesmo tempo, mas as condições climáticas podem afetar muito o desenvolvimento da árvore.
Produção
Em média, 9,6 kg de cerejas são cultivadas em 1 arbusto. Muito depende do clima e da alfabetização das medidas agrotécnicas.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
Uma princesa não pode polinizar a si mesma. Para cultivá-lo, você precisa plantar plantas com tempos de floração idênticos.
Aterrissagem
Para esta planta, a alta fertilidade do solo é muito importante. Recomenda-se escolher áreas ensolaradas com um nível decente de drenagem.O desembarque ocorre de acordo com o esquema clássico. A cereja pode ser propagada por estacas verdes.
Você pode cultivar uma cereja:
- no Extremo Oriente;
- na Sibéria;
- nos Urais;
- na Rússia Central;
- na região do Volga;
- na região de Volgo-Vyatka.
Crescendo e cuidando
A resistência aos períodos de seca permite minimizar a rega da princesa. É possível plantar na primavera e no outono. É necessário ter em conta a vegetação muito precoce das árvores de feltro, por isso não é adequado atrasar o plantio. No entanto, ao comprar mudas com raízes fechadas, não haverá tais restrições rígidas. Antes do plantio, o solo deve ser fertilizado:
- 30 kg de matéria orgânica (mas estrume fresco não funciona);
- 0,8 kg de cal (se a terra for ácida);
- 0,06 kg de fertilizantes fosfatados;
- 0,03 kg de misturas de potássio.
As raízes encontram-se na camada superficial, o que deve ser levado em consideração na determinação do tamanho da cova de plantio e no afrouxamento. Cada muda é regada com 10-20 litros de água. Os ramos em processo de plantio são encurtados em cerca de 1/3. No decurso da poda anual, restam 10 a 12 dos rebentos mais fortes. Alguns dos brotos são cortados lateralmente “em um anel” para ativar a formação de novo material.
Com a poda rejuvenescedora, os centros das coroas e os ramos do esqueleto ao longo das bordas são cortados. Este procedimento é realizado a cada 5 anos. As misturas de potássio e fósforo para se preparar para o inverno devem ser aplicadas em outubro. Após o fim da queda das folhas, é realizada a irrigação com carregamento de água. A proteção contra roedores é muito importante.
Requisitos de solo e condições climáticas
A descrição oficial enfatiza a sólida resistência ao frio e ao calor. O alagamento é totalmente inaceitável. Você precisa escolher um terreno de qualidade com boa estrutura.