- Autores: Kolesnikova A.F., Zhdanova G.B., Mikheeva M.V.
- Apareceu ao cruzar: Zhukovskaya x Cinderela
- Ano de aprovação: 2004
- Tipo de barril: arbusto
- Tipo de crescimento: tamanho médio
- coroa: esférico, elevado, de densidade média
- Escapes: reto, marrom-castanho, nu
- Sai: médio, obovado, verde, pontiagudo, com uma borda serrilhada
- Flores: Branco
- Tamanho da fruta, mm: 21x14x12
A variedade de cereja Bystrinka é uma espécie adaptada pouco conhecida com características aumentadas de resistência à geada e produtividade. Muitos jardineiros realmente gostam do sabor dessas frutas em particular. Podem ser consumidos frescos, compotas preparadas, sumos, vinho, secos e congelados. A variedade é adequada para o cultivo privado e industrial.
História de criação
A variedade foi criada no Instituto de Pesquisa de Melhoramento de Culturas de Frutas da Rússia pelos criadores A.F. Kolesnikova, GB Zhdanova, M.V. Incluído no Registro do Estado em 2004.
Descrição da variedade
Um arbusto de tamanho médio cresce até 2-2,5 m, esférico, não muito denso. Os ramos são castanhos-acastanhados rectos, as folhas são de tamanho médio, ovais com bordo serrilhado-crenado, pontiagudo nas extremidades, verde esmeralda mate. Flores com 2 cm de diâmetro, brancas com cinco pétalas e estames cor de laranja, recolhidas em inflorescências de 3-5 unid. A floração dura de 15 a 18 de maio. O arbusto cresce muito rapidamente e tende a crescer em largura.
Características da fruta
Os bagos são de tamanho médio, pesam em média 3,6 g, redondos, de cor vermelha escura. A polpa é de densidade média, suculenta. A pele é firme, sem tendência a rachar. A pedra é pequena, bem separada. Eles têm uma excelente apresentação e são bem transportados. Armazenados em temperatura ambiente por cerca de 10 dias, na geladeira por até 1 mês, desde que não estejam muito maduros. É melhor remover os frutos quando escurecem, mas permanecem bastante densos. As cerejas macias ficam mal e começam a fermentar.
Qualidades de sabor
O sabor é doce, delicado, com leve acidez, teor de açúcar - 9,9%, ácido - 1,3%. A degustação conta 4,3 pontos.
Amadurecimento e frutificação
O arbusto começa a frutificar 4 anos após o plantio. Uma espécie de período intermediário de maturação: cerca de 8 a 15 de julho.
Produção
Cerca de 20 kg de bagas são colhidos de uma árvore.
Regiões em crescimento
A cultura é recomendada para o plantio em regiões não chernozem e chernozem da Rússia central.
Autofertilidade e a necessidade de polinizadores
A variedade é parcialmente autofértil: ao plantar várias cerejeiras no mesmo período de floração, o rendimento aumenta. Recomendados como polinizadores de cereja: Turgenevskaya, Kharitonovskaya, Morozovka, Zhukovskaya, Vladimirskaya, Mayak, Novella, Antracita.
Aterrissagem
Para a planta, é selecionada uma área ensolarada em uma elevação, protegida do vento, no lado sul. Pode ser plantado perto da parede de uma casa ou de uma cerca cega. As coníferas não devem crescer nas proximidades - podem causar doenças nas cerejas. O arbusto não tolera a localização do lençol freático a menos de 2,5 m. A terra é previamente desenterrada e o húmus é adicionado 20 kg por 1 metro quadrado. m.Solos ácidos devem ser eliminados com cal. A areia é adicionada a solos argilosos. A cova de plantio é feita no tamanho: 60x90 cm, deixando-se um intervalo de 2,5 metros entre as mudas.
Uma camada de drenagem de cascalho ou madeira é despejada no fundo do poço, 10 cm de solo é despejado em cima e deixado até a primavera. O plantio é realizado no final de março. As mudas escolhem as de um ou dois anos: têm boa sobrevivência e começam a frutificar mais cedo. Uma estaca de madeira é instalada no meio da cova, uma colina de solo fértil de 50-60 cm de altura é despejada no fundo, você pode adicionar ao solo: 1 litro de cinza, 5 kg de composto e 30 g de superfosfato. As raízes da muda são cuidadosamente distribuídas sobre o aterro, o colo da raiz é deixado 3-4 cm acima do solo, então coberto com terra, são formadas depressões para irrigação e são despejados 20 litros de água. O solo é coberto com cobertura morta. Nas regiões sul, eles são plantados no outono.
Antes do enraizamento, as mudas são umedecidas semanalmente e, durante a seca, 2 vezes a cada 7 dias. 10-12 litros de água são despejados sob uma árvore. Para o inverno, as árvores jovens são branqueadas, as folhas caídas são removidas, o solo é cavado em volta, uma espessa camada de cobertura morta é derramada. A coroa e o tronco são envoltos em agromaterial.
Crescendo e cuidando
Esta variedade é despretensiosa de cuidar. Uma árvore adulta não precisa de rega frequente, em caso de seca recomenda-se regá-la à medida que seca: são necessários cerca de 20-30 litros por planta. A rega não é recomendada durante o período de maturação para não prejudicar o sabor dos bagos.
A cobertura é realizada ao longo da estação: antes da abertura dos botões, eles são alimentados com uma solução de uréia, durante o período de formação dos botões com carboneto - 30 g por 1 balde de água. Durante a floração, é tratada com uma solução de ácido bórico. No verão, você pode alimentar com superfosfato e cloreto de potássio. Em outubro, estrume podre é introduzido na área das raízes - 3 kg.
A cultura precisa de podas regulares, caso contrário o arbusto ficará muito espesso. A poda é feita no início da primavera. No primeiro ano após o plantio, em uma planta anual, todos os ramos são podados para a área de ramificação. Em um arbusto de dois anos de idade, 9 a 10 ramos do esqueleto devem ser deixados, encurtados em um terço. Os brotos ao redor das raízes são removidos no verão. A poda sanitária é realizada no outono após o final da queda das folhas. Todos os pontos de corte são vedados com campo de jardim.
Resistência a doenças e pragas
Bystrinka tem boa imunidade à coccomicose. A variedade tende a se surpreender com a moniliose, ondulação, manchas perfuradas, antracnose. As doenças são afetadas principalmente por plantas enfraquecidas. O cuidado adequado e os tratamentos preventivos regulares aumentam a resistência da cultura.Para protecção e aos primeiros sinais das doenças anteriores, recomenda-se pulverizar com uma solução de sulfato de cobre na primavera antes da abertura dos botões e durante o processo de floração com uma mistura bordalesa.
Os insetos podem atacar: pulgão, mosca-serra, mariposa de jardim, mosca-cereja. O tratamento com drogas ajuda deles: "Aktofit", "Bioreid". Dos remédios populares, as infusões de absinto e dente-de-leão são eficazes.
Requisitos de solo e condições climáticas
A cereja difere na resistência média do inverno: ela pode suportar temperaturas de até -35 graus. Os botões de flores toleram perfeitamente geadas abaixo de -40 e acima. Em árvores adultas em climas com invernos rigorosos, é recomendado aplicar cobertura morta na área da raiz, isolar o tronco e os galhos principais. A planta é considerada resistente à seca, um arbusto adulto é suficiente para regar várias vezes por temporada.
A árvore cresce bem em solos arenosos, argilosos, arenosos argilosos com acidez neutra.
Visão geral da revisão
Em alguns terrenos de jardim, a variedade Bystrinka tem crescido há muitos anos e dá frutos regularmente. Segundo os jardineiros: as cerejas são muito saborosas, servem para fazer compotas e compotas. Entre as vantagens estão o tamanho compacto da bucha e a resistência às intempéries.