- Autores: H.K. Enikeev, S.N. Satarova, A.I. Evstratov, A.M. Mikheev, V.S. Simonov (Instituto Russo de Seleção e Tecnologia de Horticultura e Viveiro)
- Ano de aprovação: 2001
- Tipo de barril: Madeira
- Tipo de crescimento: tamanho médio
- coroa: redondo, compacto, elevado, densidade média
- Escapes: reto, marrom, com número médio de lentilhas, direção vertical de crescimento
- Sai: médio, obovado, côncavo, verde escuro, fosco, enrugado, sem pubescência
- Flores: pequeno, pires, branco
- Tipo de floração e frutificação: nos ramos do buquê
- Tamanho da fruta: média
Cherry Bulatnikovskaya é uma variedade criada por especialistas do Instituto Russo de Seleção e Tecnologia de Horticultura e Viveiro. Foi aprovado para uso desde 2001 e destina-se ao uso universal.
Descrição da variedade
A variedade apresentada é caracterizada pelas seguintes características externas:
a árvore tem um vigor de crescimento médio, atinge uma altura de 2,5-3 m;
a coroa é redonda, compacta, de densidade média;
os rebentos são castanhos, crescem verticalmente, têm um número médio de lentilhas;
as folhas são verde-escuras, ligeiramente ásperas, enrugadas, a lâmina foliar é lisa, a forma é obovada;
as flores são pequenas, de cor branca, em forma de pires; 4-6 flores formam-se em uma inflorescência, frutificando-se nos ramos do bouquet.
Características da fruta
Os bagos são de tamanho médio, o seu peso ronda os 3,2 g, a forma é redonda mas algo achatada. Coberto por uma casca vermelho-escura, sob a qual se esconde uma polpa vermelha densa.
Qualidades de sabor
A fruta tem gosto doce e azedo, estimado em 3,9 pontos. A polpa contém uma quantidade suficiente de matéria seca e ácido ascórbico. O osso é pequeno por dentro. Esta variedade é indicada para consumo in natura e para a confecção de compotas ou compotas, mas convém não utilizá-la como recheio de tartes, uma vez que o osso dificilmente se separa da polpa, o que complica o processo de cozedura.
Amadurecimento e frutificação
A variedade apresentada já dá os primeiros frutos 3-4 anos após o plantio. Refere-se a variedades com período médio de maturação. O amadurecimento dos bagos é um pouco prolongado, uma vez que não atingem a maturação ao mesmo tempo.
Produção
É uma variedade de alto rendimento, capaz de produzir em média 10-12 kg de bagas por árvore.
Aterrissagem
Esta variedade não tolera bem o excesso de umidade, portanto, uma área com alto nível de água subterrânea não é adequada para o cultivo, elas devem estar localizadas a uma profundidade de pelo menos 3-4 m da superfície. E também deve ser um local bem iluminado, fechado às correntes de ar. O processo de plantio é o seguinte.
No outono, prepare o terreno: desenterre e acrescente húmus.
Após duas semanas, cave uma cova de plantio de 70x90 cm.
O plantio propriamente dito é realizado na primavera. Preencha o fundo com uma camada de drenagem.
Monte um suporte, plante uma muda e amarre.
Preencha o orifício de forma que o colar raiz permaneça na superfície.
Compacte o local de plantio e regue abundantemente.
Crescendo e cuidando
A cereja Bulatnikovskaya não pode se orgulhar de bons indicadores de robustez de inverno e resistência ao calor, portanto, a variedade é recomendada para cultivo nas regiões centrais da Rússia. Os jardineiros fornecem algumas dicas para cuidar das árvores.
Água enquanto a camada superficial do solo seca. No início, a muda precisa ser regada 1 a 2 vezes por semana, gradualmente a quantidade de irrigação é reduzida, mas o volume de água é aumentado. Para manter a umidade o maior tempo possível, afrouxe o solo e aplique cobertura morta no círculo do tronco.
O fabricante afirma que essa variedade não precisa de poda, mas observe que estamos falando de poda de modelagem. As medidas sanitárias devem ser executadas sem falta. Via de regra, consistem na remoção de galhos doentes, secos e congelados.
É uma variedade autofértil, portanto, não há necessidade de plantar uma árvore próxima para atuar como polinizador.
Resistência a doenças e pragas
A árvore da variedade apresentada quase não é afetada pela coccomicose, mas pode se tornar vítima de moniliose. Os arbustos com sinais da doença devem ser tratados com Bordeaux líquido ou uma solução de "Horus", "Citoflavina" ou "Fitosporina-M". Para prevenir a ocorrência de uma doença, tome medidas preventivas:
ao podar, processe todos os cortes com grama de jardim;
após a queda das folhas, cubra o tronco com cal;
remova a carniça em tempo hábil;
pulverizar árvores com sulfato de cobre.