- Autores: H.K. Enikeev, S.N. Satarova, A.I. Evstratov (Instituto Russo de Seleção e Tecnologia de Horticultura e Viveiro)
- Ano de aprovação: 2001
- Tipo de barril: Madeira
- Tipo de crescimento: tamanho médio
- coroa: esférico, espalhando, densidade média
- Sai: oval-alongado, verde escuro, fosco, com uma borda lisa
- Flores: médio
- Tipo de floração e frutificação: nos crescimentos do ano passado e ramos de bouquet
- Tamanho da fruta: média
- Forma de fruta: unidimensional, arredondado
À primeira vista, a cereja comum da variedade Brunetka chama a atenção por sua rica cor escura de frutos silvestres maduros. Uma árvore frutífera compacta pode ser facilmente colocada, mesmo em uma área pequena. O vencimento médio antecipado permite que as primeiras safras comecem apenas 6 anos após o plantio.
História de criação
A variedade foi obtida por especialistas do Instituto Pan-Russo de Seleção e Tecnologia para Horticultura e Viveiro por polinização livre da cereja Zhukovskaya. Ele entrou nos testes de variedades em 1995, mas recebeu aprovação para uso apenas em 2001.
Descrição da variedade
As cerejeiras da variedade Brunetka são de tamanho médio, com 2 a 2,5 m de altura, e a copa do formato esférico correto é propensa a se espalhar, com espessamento médio. A frutificação ocorre nos ramos do último ano e ramos do bouquet. As flores são de tamanho médio, reunidas em inflorescências que lembram guarda-chuvas. As folhas verdes escuras com placas mate e bordas lisas têm uma forma oval-alongada.
Características da fruta
As cerejas são de tamanho médio, pesando cada uma cerca de 3,7 g.Os frutos são redondos, unidimensionais, coloridos por dentro e por fora de vermelho escuro. O caroço é pequeno, bem separado da polpa. A pele fina enruga-se facilmente, não proporciona armazenamento a longo prazo, após a colheita os frutos permanecem por cerca de 6-7 dias. As bagas estão firmemente presas aos talos, não se desintegram.
Qualidades de sabor
De textura suculenta e agradavelmente tenra, os frutos apresentam um delicioso sabor agridoce. Sua pontuação de degustação é alta, chegando a 4,4 pontos frescos. O suco de cor viva é muito saboroso tanto fresco quanto em lata, e dos frutos da Bruneta obtêm-se deliciosas conservas, geléias, xaropes.
Amadurecimento e frutificação
A morena pertence às variedades de cereja de maturação média. Ela dá frutos em 20 a 25 de julho.
Produção
A morena tem um alto rendimento. Em média, 10-12 kg de frutas são colhidos de uma árvore, até 8-10 toneladas por hectare.
Regiões em crescimento
Segundo o Cadastro Estadual, essa cereja é zoneada para cultivo na Região Central.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
A árvore começa a florescer em maio. Como a morena é classificada como uma variedade autofértil, não é necessário ter árvores polinizadoras por perto, mas elas podem aumentar a produtividade e contribuir para o aumento do tamanho dos frutos. Para esses fins, as cerejas Vladimirskaya, em memória de Yenikeev, são adequadas.
Aterrissagem
No sul, as plantas são transferidas para um novo local próximo a meados do outono. Na faixa do meio, o melhor período para isso é considerado a 2ª década de setembro.O plantio na primavera é preferido quando cultivado em climas mais frios. Na escolha do local, a preferência é dada às colinas. Encostas íngremes, banhadas pelo sol durante a maior parte do dia, surgirão.
Crescendo e cuidando
As taxas de rega para cerejas Brunetka são de cerca de 3 litros por 1 árvore. Um mês antes da colheita, a introdução de umidade é completamente interrompida. Os fertilizantes são aplicados periodicamente, dando preferência aos complexos contendo nitrogênio, potássio e fósforo. A primeira alimentação é realizada 2 a 3 anos a partir do momento do plantio, realizando-se no final da floração da cerejeira, e depois de mais 2 semanas.
Para manter uma forma de coroa limpa e compacta, a planta precisa de poda. Todos os ramos localizados acima do nível do solo a uma altura de até 50 cm são removidos e também são cortados brotos secos sem brotos, direcionados para o interior da copa.
Resistência a doenças e pragas
De acordo com o grau de resistência a doenças fúngicas, a variedade é considerada média. É resistente à coccomicose. Moderadamente afetado pela moniliose. A antracnose deve ser cautelosa durante o período de frutificação em um verão úmido. Nas folhas sob condições climáticas desfavoráveis, desenvolve-se manchas perfuradas. A pulverização periódica com preparações contendo cobre será necessária.
Requisitos de solo e condições climáticas
A robustez invernal da variedade é estimada acima da média. Com uma forte queda nas temperaturas atmosféricas na primavera, os botões das flores podem ser afetados por geadas, o que afeta significativamente a produção. As plantas toleram bem a seca, será necessário aumentar a taxa de rega no calor apenas durante a floração e formação dos ovários, bem como durante a queda das folhas. O solo deve ter acidez neutra e permeabilidade ao ar. Solo drenado lenhoso-podzólico ou argila é adequado, no sul - solo preto.
Visão geral da revisão
Os residentes de verão estão ansiosos para adquirir esta rara variedade de cereja. A morena é o verdadeiro orgulho de qualquer coleção, e seus frutos são considerados um dos mais saborosos. Especialmente muitos comentários positivos estão associados a colheitas regulares e abundantes. A cerejeira no verão fica literalmente repleta de frutas, e elas são realmente grandes e doces, amadurecem facilmente nos galhos.
Praticamente não há comentários negativos sobre a morena. Por 10 anos, muitos residentes de verão não tiveram nenhuma dificuldade com infecção por fungos e infecções.O único pequeno inconveniente é a baixa qualidade de conservação dos bagos, que só podem ser conservados depois de congelados.