- Autores: A.I. Bolotov, N.I. Gvozdyukova, M.G. Isakova (Estação de Seleção Hortícola de Sverdlovsk)
- Tipo de barril: arbusto
- Tipo de crescimento: subdimensionado
- coroa: amplo, espalhando, densidade média
- Folhagem: médio
- Sai: oval alongado, verde, sem coloração de antocianina
- Flores: pires
- Tipo de floração e frutificação: misto - nos ramos do bouquet e crescimento anual
- Tamanho da fruta, mm: altura 14,6, largura 15,5, espessura 14,5
- Forma de fruta: redondo largo
A variedade de cereja de estepe Bolotovskaya é mais frequentemente usada na preparação de geleias, compotas e compotas caseiras. Possui alto rendimento, resistência a diversas doenças, variações de temperatura.
Descrição da variedade
Esta espécie cresce na forma de um arbusto de crescimento fraco, cuja altura é em média 1,6-1,8 m, cuja copa é larga, arredondada, espalhada, de espessamento médio. A folhagem desta cereja é média.
As placas de folha têm uma forma oval alongada, têm uma rica cor verde. Sua superfície tem um brilho brilhante. As bordas da folhagem são ligeiramente onduladas. Sua ponta é pontiaguda.
As flores têm um formato especial de pires. Cada inflorescência contém 4 pequenas flores. O tipo de floração e frutificação na espécie é misto. A idade desses arbustos é de mais de 30 anos. Os botões dos arbustos tornam-se ovais. Em relação aos brotos, eles são espaçados.
Características da fruta
Os pequenos frutos desta variedade têm uma massa de 3-4 gramas. Sua forma é grande angular. Os frutos maduros são de cor vermelha escura. Sua polpa é bastante suculenta, de densidade média.
O peso do osso interno é, em média, de apenas 0,17 gramas. A separação do osso da polpa é boa. A separação dos frutos é seca. Bagas maduras são resistentes a rachaduras. A frutificação nesta variedade é anual.
Qualidades de sabor
O sabor dessas cerejas é doce e azedo, satisfatório. Na sua forma crua, os frutos silvestres praticamente não são consumidos, mas ao mesmo tempo são perfeitos para o preparo de diversos pratos doces.
Amadurecimento e frutificação
A cereja Bolotovskaya começa a dar frutos no terceiro ano após o plantio. Período de floração de 25 de maio a 2 de julho. Esta espécie é considerada meio tardia. O período de frutificação ocorre na primeira década de agosto. A natureza da maturação não é simultânea.
Produção
A cereja Bolotovskaya tem um alto rendimento. De um hectare plantado será possível colher até 70-80 centners de frutas silvestres. É devido ao seu rendimento que esta variedade pode ser utilizada para cultivo à escala industrial.
Aterrissagem
O plantio dessa cereja é realizado de acordo com o esquema de 2,5x2 metros.
Crescendo e cuidando
Deve ser lembrado que esta variedade é estepe, portanto todas as suas características e requisitos básicos são derivados. O plantio só pode ser feito quando o solo aquece muito bem. Na maioria das vezes, as datas de plantio são no final de maio - início de junho.
Como todas as cerejas da estepe, Bolotovskaya prefere áreas bem iluminadas. É melhor selecionar locais abertos. Lembre-se de que essas espécies não gostam de terras baixas e solos muito pantanosos.
Para esta cereja de estepe, solos carbonáticos serão a melhor opção. Se você plantá-lo em um solo diferente, o húmus e a farinha de dolomita serão introduzidos nele primeiro.
Covas de plantio não podem ser cavadas no outono, como é feito para muitas outras variedades. Poços são formados antes do plantio. Os fertilizantes nutritivos são necessariamente introduzidos lá.
No primeiro ano após o plantio em um local permanente, essas mudas de cereja precisarão de rega abundante e afrouxamento regular. Além disso, a cultura deve ser umedecida apenas com o estabelecimento prolongado de clima quente e seco. Não se esqueça de remover imediatamente todas as ervas daninhas ao redor dos arbustos.
Resistência a doenças e pragas
A cereja Bolotovskaya tem uma resistência bastante alta a pragas, mas baixa resistência a doenças fúngicas. Muitas vezes é afetado pela coccomicose, enquanto pequenos pontos aparecem nas folhas, que com o tempo crescem fortemente e se transformam em grandes buracos. Então a folhagem começa a cair. Para curar a vegetação, é melhor usar preparações que contenham cobre. Para evitar o aparecimento de tal doença, é necessário remover todas as folhas caídas a tempo, realizar a poda.
Além disso, esta cereja pode ser afetada pela moniliose, em que as partes vegetativas secam, e depois ramos inteiros, a casca com o tempo fica coberta com fissuras de vários tamanhos. As preparações de cobre também podem ser usadas para combater a moniliose.
Às vezes, na cereja Bolotovskaya você pode ver os pulgões da cereja, eles vivem em placas de folhas e brotos, sugam os sucos da vegetação. Para lesões menores, uma solução com sabão em pó é usada. Para danos graves, é melhor usar inseticidas.