- Autores: Enikeev Kh.K., Satarova S.N., Morozova N.G.
- Ano de aprovação: 2010
- Tipo de barril: arbusto
- Tipo de crescimento: tamanho médio
- coroa: extensa inclinação arredondada de densidade média
- Folhagem: médio
- Escapes: reto, marrom-castanho, nu
- Sai: tamanho médio, obovado, verde escuro, oval, pontiagudo, enrugado, fosco, com uma borda finamente serrilhada
- Tipo de floração e frutificação: nos crescimentos do ano passado e nos ramos do bouquet
- Tamanho da fruta: média
É difícil imaginar um jardim sem cerejeiras, que se deliciam não só com deliciosos frutos silvestres, mas também servem de decoração, principalmente nos períodos de floração. Uma das variedades populares é a cereja Assol, que pode crescer em diferentes zonas climáticas.
História de criação
A variedade de cereja Assol é uma variedade relativamente nova, criada no STI de horticultura e viveiro de toda a Rússia em 2004. Os autores da variedade são um grupo de cientistas - Kh.K. Enikeev, S. N. Satarova, N. Morozova. Após o teste de variedade, a cereja em 2010 foi inscrita no Registro Estadual de Conquistas de Reprodução. Fruticultura e cultura de baga em zonas na região Central.
Descrição da variedade
Assol é um arbusto de tamanho médio que cresce até 3 metros de altura em um ambiente favorável. A árvore tem uma forma de copa larga redonda ou piramidal com uma forte distribuição de ramos castanho-acastanhados, espessamento moderado de folhas verdes escuras e um rizoma desenvolvido. Freqüentemente, a coroa de uma cereja está caindo.
A floração da forma arbustiva é curta, ocorrendo em meados de maio. Durante este período, a copa é coberta por flores medianamente brancas como a neve, agradavelmente perfumadas. Nas inflorescências são coletados 2-4 flores. Os ovários são formados nos crescimentos do ano passado, bem como nos ramos do bouquet.
Características da fruta
Esta espécie de cereja pertence à classe das variedades de tamanho médio. Em uma árvore saudável, as bagas crescem de 4 a 4,2 gramas de peso. O formato dos bagos é redondo e de superfície lisa. As cerejas maduras são uniformemente cobertas por uma cor clássica - vermelho escuro, sem respingos. A casca dos bagos é fina, com um brilho pronunciado.
O propósito dos frutos silvestres é universal - eles são consumidos frescos, usados na culinária, processados, enlatados, congelados. A Cherry não tolera transporte de longa distância - até 100-200 km. Você pode armazenar cerejas por 2 dias na geladeira. As qualidades comerciais são mantidas em 24 horas.
Qualidades de sabor
A Cherry Assol é famosa pelo seu bom gosto. A polpa vermelho-escura tem uma textura tenra, carnuda e muito suculenta. Há um equilíbrio no sabor - o azedume combina perfeitamente com a doçura. O osso pequeno é facilmente separado da polpa. As bagas agarram-se bem aos talos. A polpa da cereja contém 10% de açúcares e pouco mais de 1% de ácidos. Uma das características da casta é o aroma pronunciado a frutos silvestres, que é transmitido por compotas, compotas e compotas.
Amadurecimento e frutificação
Assol é uma variedade de maturação média. A árvore dá sua primeira colheita no 4-5 ano após o plantio. As primeiras cerejas maduras podem ser degustadas no final de junho, e o pico de frutificação ocorre em meados de julho. As bagas amadurecem juntas, por isso o período de amadurecimento é curto. A vida útil de uma cerejeira é de 15 a 20 anos. Recomenda-se que os frutos maduros sejam removidos imediatamente, caso contrário, sua polpa e sabor perderão todas as suas propriedades.
Produção
O alto rendimento é uma das vantagens desta variedade. Em média, uma árvore saudável produz de 10 a 15 kg. No primeiro ano de frutificação, pode-se contar com 5 a 7 kg, e então o rendimento aumenta. Em escala industrial, os indicadores médios são os seguintes: 44,6 centners por hectare.
Regiões em crescimento
Até o momento, a geografia do cultivo de cerejas Assol se expandiu significativamente. É cultivada na região Central, assim como na Sibéria, nos Urais, na região do Volga.
Autofertilidade e a necessidade de polinizadores
A cereja assol é autofértil (mais de 60%), portanto, não há necessidade de polinização cruzada. Também é importante notar que a presença de outras variedades de cereja na parcela não afeta o rendimento.
Aterrissagem
O melhor período para o plantio de uma muda de cereja é o final de abril - início de maio. Neste momento, o solo e o ar estão bem aquecidos, mas a estação de crescimento ainda não começou. Para o plantio, recomenda-se a compra de mudas de um ano de dois anos e altura de 100-150 cm, a distância entre os plantios deve ser de 3 a 4 metros, o que evitará a formação de sombras indesejadas.
Crescendo e cuidando
Para o cultivo de cerejas, a parte sul ou sudoeste do jardim, abundantemente iluminada pelo sol e com águas subterrâneas profundas, será adequada. É bom se o local tiver proteção contra correntes de ar e ventos frios na forma de uma cerca.
Por ser despretensiosa, a árvore dispensa cuidados especiais, apenas rega regularmente, fertiliza, afofa e mulching o solo, formando a copa, retirando galhos e desbastando o crescimento, além de prevenir doenças e se preparar para o inverno.
Resistência a doenças e pragas
Assol tem um bom sistema imunológico. A árvore praticamente não é afetada por crostas, coccomicose e moniliose. Para evitar a infecção por outras doenças, é necessária a realização de profilaxia - pulverização (sulfato de cobre, fungicidas, líquido bordalês).
Requisitos de solo e condições climáticas
A cereja cresce confortavelmente em solo fértil, úmido, respirável e solto, com índice ácido-base neutro. A variedade Assol é resistente à seca e ao gelo (suportando até -30).