- Autores: Putyatin V.I., Mullayagnov K.K., Pankratova A.E., Zamyatin I.G.
- Ano de aprovação: 2002
- Tipo de barril: Madeira
- Tipo de crescimento: tamanho médio
- coroa: densidade média
- Folhagem: Boa
- Escapes: reto, marrom acinzentado, nu
- Sai: oblongo, oval estreito, verde escuro, liso, brilhante. As frutas são unidimensionais, ovais-redondas, vermelhas escuras
- Flores: pequeno, perfumado
- Tamanho da fruta: média
De toda a variedade significativa de variedades de cereja, é Ashinskaya que se caracteriza por uma história incomum e pela presença de incríveis indicadores de resistência e vitalidade. E isso não é surpreendente, uma vez que a cultura híbrida é parente das cerejas da estepe. A cereja também surpreende com as propriedades gustativas de seus frutos silvestres universais, e não há necessidade de falar sobre o nível de sua despretensão - ela é extremamente alta.
História de criação
Esta cultura universal foi o resultado do trabalho de uma equipe de cientistas do South Ural Research Institute composta por V.I.Putyatin, K.K. Mullayagnov, A.E. Pankratova, I.G. suas valiosas qualidades varietais, que é um claro mérito dos funcionários. A cultura leva o nome da cidade de Asha, localizada na região de Chelyabinsk. Está inscrito no Cadastro Estadual desde 2002 e é recomendado para cultivo na região dos Urais.
Descrição da variedade
Como um dos "pais" da cultura é uma planta selvagem (estepe), o híbrido resultante herdou um alto grau de resistência, recuperação rápida e resistência à geada, o que permite que seja cultivado em diferentes partes da Rússia.
As árvores são de tamanho médio (2,5-3 m), de crescimento rápido, com copas medianamente densas e folhagem rica. Os rebentos são verticais, castanho-acinzentados, sem pubescência, até 45 cm de comprimento, as folhas são estreitas, ovais, ligeiramente alongadas, de cor verde escura, lustrosas e com brilho.
As flores são de tamanho médio (surgem no final de maio), com um aroma típico, sensível (morrem a uma temperatura de -2 ° C). Inflorescências com cinco flores. As lentilhas são pequenas. Os botões são lisos, alongados, ligeiramente curvos. Pedicelos com 25 mm de comprimento.
As árvores se assemelham a uma série de troncos-brotos semelhantes a árvores, que logo crescem e ocupam intensamente as áreas livres. Em condições naturais, as cerejas da estepe crescem nas margens da floresta, desenvolvendo-se de forma constante e dando frutos nas condições mais incríveis. O híbrido, tendo herdado muitas das qualidades de seu companheiro selvagem, é caracterizado não apenas por uma rara despretensão no cuidado, mas também pelas maravilhosas propriedades gustativas das frutas silvestres. As árvores de cultivo se distinguem por sua durabilidade - vivem até 30 anos. Eles são freqüentemente usados como elementos decorativos para sebes.
As vantagens da cultura incluem:
- amadurecimento sincronizado de bagas;
- um alto grau de resistência a doenças e ataques de sabotagem;
- frutificação de longo prazo;
- altos rendimentos;
- alto nível de sobrevivência e resistência à seca;
- gosto excelente;
- tamanho relativo dos frutos;
- a capacidade de reproduzir por qualquer meio.
Desvantagens:
- baixo nível de transportabilidade;
- maturação tardia;
- craqueamento de frutos com precipitação intensa.
Características da fruta
Frutos de tamanho médio (peso - 4 g), configuração oval-arredondada, com copas arredondadas, tons castanhos. A sutura abdominal não é muito pronunciada.A consistência é firme, de cor vermelha escura. O peso das sementes é de 0,17-0,20 g, são pequenas, de dois gumes. O grau de separação das sementes da consistência é bom. A qualidade do fruto que se desprende ao ser colhido está seco. Avaliação da apresentação dos frutos maduros em pontos - 4.7.
Por composição química, as bagas incluem: matéria seca - 16,3%, açúcar - 11,7%, ácidos - 1,8%, ácido ascórbico - 10,3 mg%. O nível de resistência dos bagos à fissuração é elevado.
Qualidades de sabor
Os frutos da cultura são posicionados como sobremesas, com sabor agridoce. A pontuação da degustação em pontos é bastante alta - 4,4.
Amadurecimento e frutificação
As árvores jovens começam a dar frutos no 4º ano de crescimento após o plantio. Época de floração - 23 a 30 de maio. Em termos de amadurecimento, a cultura é tardia, com período de frutificação de 20 de julho a 3 de agosto. O processo de envelhecimento é síncrono.
O tipo de frutificação é misto, principalmente em um crescimento de 70% em 1 ano e até 30% nos ramos do bouquet de uma árvore de 2-3 anos.
Produção
A planta é de alto rendimento - uma média de 8-10 kg por árvore.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
A cultura é parcialmente autofértil; para maior produtividade de frutificação, são necessárias outras cerejas que floresçam simultaneamente com ela. As colheitas amadurecem de forma extremamente sincronizada no início de agosto. Na ausência de plantas polinizadoras, as árvores são fertilizadas em cerca de 35% dos ovários. Para aumentar a produtividade, recomendamos o plantio de frutas com caroço com períodos de floração semelhantes perto das árvores.
Aterrissagem
As estacas para mudas começam a ser colhidas nas primeiras semanas de verão, em dias nublados, de manhã ou à noite. Seu comprimento deve ser de cerca de 30–35 cm. Neste caso, os brotos da cultura são embebidos por 24 horas em uma composição que estimula o crescimento até uma profundidade da parte cortada de cerca de 1,25–2 cm. Em seguida, os cortes são colocados em solo nutriente e coberto com um filme. Após cerca de 14 dias, aparecem raízes adventícias e, após 30 dias, difíceis de enraizar.
O processo de plantio de árvores é extremamente padrão e não difere muito do plantio de outras variedades de cerejas.
A cultura desenvolve-se da melhor forma em solos franco-arenosos, pelo que as zonas com solos adequados devem ser cuidadas ou preparadas com antecedência. É desejável que os solos sejam neutros ou ligeiramente alcalinos.
Previamente, antes do plantio, as estacas são embebidas em água para melhorar o grau de desenvolvimento das raízes, utilizando meios especiais para estimular o seu crescimento para este fim. As dimensões padrão dos recessos de aterrissagem são 60x60x60 cm.
Crescendo e cuidando
Uma característica exclusiva das culturas tão "semi-selvagens" é o processo intensivo de desenvolvimento dos rebentos basais. Além disso, se para as plantas de jardim este processo é um desperdício desnecessário de energia, então para os híbridos "semi-selvagens" é um método completamente natural de desenvolvimento efetivo posterior. Por isso, as árvores não são submetidas a podas intensivas, já que é necessário deixar uma quantidade de brotos de plantas que proporcionarão sua forma habitual de vegetação.
Apesar disso, o processo de raleio de plantio ainda é necessário, tradicionalmente realizado pela comodidade na colheita dos frutos. As características da moldagem e o grau de poda desejado dos ramos são escolhidos de forma independente. As atividades de poda e desbaste são geralmente realizadas após a colheita dos frutos.
Para a frutificação produtiva, é importante selecionar plantas de polinização tópica. De acordo com a prática, são as cerejas Zagrebinskaya e Alatyrskaya.
A alimentação sistemática é aplicada conforme a necessidade, bem como para a implementação de medidas preventivas. Se houver um desenvolvimento insatisfatório das árvores, então se utiliza matéria orgânica e minas.
Resistência a doenças e pragas
Os casos de doenças agrícolas são extremamente raros e exclusivamente em árvores mal cuidadas. Ataques maliciosos também não diferem em intensidade. De alguma forma, as plantações são estragadas pelos pássaros, mas também não causam problemas significativos à cultura.
Requisitos de solo e condições climáticas
A cultura distingue-se pela excepcional resistência ao gelo (até -48 ° C), mas com quedas significativas de temperatura, ela logo se recupera - abrigos de inverno não são relevantes.
Pode resistir a períodos de seca, mas a irrigação é necessária. Em condições ideais de irrigação, o nível de frutificação aumenta significativamente.