- Autores: A.F. Kolesnikova, G.B. Zhdanova, T.A. Trofimova (Instituto Russo de Pesquisa de Melhoramento de Culturas de Frutas)
- Ano de aprovação: 2006
- Tipo de barril: arbusto
- Tipo de crescimento: subdimensionado
- coroa: espalhando, elevado, densidade média
- Sai: obovado, verde escuro, liso, brilhante
- Flores: branco, solto, aberto
- Tipo de floração e frutificação: nos crescimentos do ano passado e nos ramos do bouquet
- Tamanho da fruta: média
- Tamanho da fruta, mm: 21x16x14
Antracite é uma variedade compacta de cereja do arbusto. Ele se apaixonou pelos jardineiros pelos altos parâmetros de robustez e produtividade do inverno. A variedade também se distingue pelas suas qualidades decorativas, o que lhe permite decorar o local.
História de criação
A cereja Antracite ganhou fama em 2006, pois foi nessa época que foi incluída no Registro Estadual da Federação Russa. Kolesnikova, Zhdanova e Trofimova trabalharam no melhoramento da variedade, e todos os desenvolvimentos foram realizados no Instituto de Pesquisa de Melhoramento de Culturas de Frutas da Rússia. O antracito foi obtido graças à polinização livre da variedade Black Consumer Goods. Hoje, a cereja antracita é cultivada em jardins privados e em grandes plantações para fins comerciais.
Descrição da variedade
Esta cereja tem a forma de uma árvore espessa. A planta é fraca, não há casos em que cresça acima de 200 cm. A coroa está se espalhando, mas seu espessamento é médio. Sua forma de galhos esparsos. Nos ramos existem botões em forma de cone, que se encaixam bem. O comprimento de cada rim não excede 3 milímetros.
A folhagem parece decorativa. A forma obovada é combinada com sucesso com a cor verde escura e o brilho brilhante da superfície. O topo da folha é pontiagudo e o fundo, pelo contrário, é arredondado. O serrilhado fraco é visível ao longo das bordas. Os pecíolos das lâminas foliares são alongados e possuem um tom atraente de antocianina.
A inflorescência se parece muito com um guarda-chuva, contém de 3 a 5 flores. As flores são pequenas, abertas. Pintado em um tom clássico de branco. A árvore floresce nos ramos do ano passado. E também belas flores podem florescer nos ramos do buquê.
Características da fruta
As cerejas antracite têm uma atraente forma de coração largo, mas também podem ser arredondadas. O funil de frutas das cerejas é largo, mas o pedúnculo geralmente é curto. O tamanho dos frutos médios na maioria dos casos é 21x16x14 mm, e o peso varia de 4,1-5 gramas.
A casca das cerejas tem um grau de firmeza médio, com tonalidade vermelha intensa, que parece quase preta. É por esse motivo que a variedade foi batizada de Antracita. A pele esconde uma polpa delicada e muito suculenta, de tom vermelho escuro. O suco de cereja, que pode ser obtido da polpa, tem a mesma cor.
A pedra é geralmente muito pequena, seu peso não excede 0,2 g. É facilmente separada do volume.
Qualidades de sabor
Deve-se notar que a simples visão de cerejas evoca imediatamente um apetite. E os especialistas concordam com isso, que deram à variedade uma avaliação de 4,9 pontos por sua aparência. Quanto ao sabor, aqui a pontuação foi de 4 pontos, e o sabor em si será doce e azedo. Graças aos indicadores acima, as cerejas antracite podem ser usadas de diferentes maneiras na culinária. Além de compotas e marmeladas, são preparadas deliciosas compotas, limonadas de cereja e sucos de frutas.As cerejas são enlatadas para o inverno, e também servem para preparar e decorar coquetéis e doces.
Amadurecimento e frutificação
Como a maioria das variedades de cereja, a Antracite dá sua primeira colheita em 4 anos. A época de floração da cultura é de 14 a 20 de maio, e os frutos dos galhos estão prontos para serem colhidos de 16 a 23 de julho. Esta variedade médio tardia dá frutos por não mais de 18 anos.
Produção
O antracito é caracterizado por indicadores de rendimento bastante bons. Com muito cuidado, são retirados da árvore 18 kg de cerejas, e se estamos falando de territórios mais significativos, o rendimento médio aqui será de 96,3 c / ha. O indicador máximo é 106,6 c / ha. As cerejas colhidas têm uma apresentação atraente.
Regiões em crescimento
O antracito é zoneado na região Central, mas testes mostraram que não é menos agradável em quase todos os cantos do país.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
A planta é parcialmente autofértil. Se não for polinizado, o rendimento ainda será, mas insignificante. Portanto, é recomendável plantar outras cerejeiras nas proximidades. O período de floração das safras deve ocorrer ao mesmo tempo. As seguintes variedades são recomendadas para o plantio:
Vladimirskaya;
Garota do chocolate;
Noite.
As cerejeiras que crescem nas proximidades também melhoram o rendimento.
Aterrissagem
Mudas com raízes abertas são plantadas exclusivamente na primavera, mas se uma árvore for vendida em um recipiente, o prazo para plantar é no início de setembro. As plantas são plantadas na parte sul do local, não muito longe de edifícios que podem fornecer proteção natural contra o vento. Terras baixas e áreas pantanosas são categoricamente inadequadas, mas uma pequena colina é o ideal.
Para o plantio, é melhor escolher solos franco-arenosos ou solos argilosos. A acidez do solo deve ser neutra. Framboesas, plantas da família Solanaceae e árvores frutíferas não são plantadas ao lado da variedade Antracita. Uma árvore deve ter uma área de crescimento de pelo menos 9 metros quadrados. Deve-se colher uma muda de dois anos.
O plantio do antracito não é difícil e é feito da mesma forma que no caso de outras variedades de cerejas, cerejas doces. É importante que as raízes da planta estejam bem espalhadas na hora da imersão na cova de plantio. A rega divide-se em duas partes: a primeira rega é feita quando as raízes são ligeiramente borrifadas com um substrato, a segunda é após a finalização do plantio. O colar da raiz não deve ser enterrado no solo. No final do trabalho, o círculo do tronco é coberto com uma camada de cobertura morta e os ramos são encurtados em 0,2 m.
Crescendo e cuidando
A árvore resiste bem à seca, mas a falta de água pode afetar a palatabilidade da fruta. Portanto, a rega deve ser oportuna. As cerejeiras são regadas a cada 7 dias, e aqui a rega também precisa ser dividida. De manhã e à noite, a planta recebe um balde de 10 litros. Quando os frutos da árvore começam a ficar vermelhos, a irrigação é interrompida.
O antracito não requer poda de modelagem especial, pois se trata de uma cerejeira em arbusto.No entanto, todos os anos será necessário remover os rebentos secos e doentes, bem como os que foram batidos pela geada. Os rebentos anuais não são podados, pois neste caso as cerejas não terão onde se formar. A cada poucos anos, a poda rejuvenescedora é realizada, durante a qual os ramos do esqueleto são encurtados.
O revestimento superior para Antracite é servido no modo padrão. Portanto, na primavera vale a pena adicionar uréia ao solo. Isso é um máximo de 70 gramas por árvore. Quando termina a floração, o solo é fertilizado com matéria orgânica, por exemplo, esterco. O fertilizante deve estar na forma líquida. Duas semanas depois, a alimentação é repetida com o mesmo produto. No outono, potássio (60 gramas) e fósforo (150 gramas) precisarão ser adicionados ao solo. Ambos os curativos devem ser firmes.
E também alguns jardineiros afirmam que as cerejas dão melhores frutos se forem alimentadas com uréia antes da floração. Concentração de fertilizante - 0,4%.
Resistência a doenças e pragas
O antracito é freqüentemente afetado por todos os tipos de doenças. Ela tem uma resistência média à coccomicose e moniliose. É melhor prevenir essas doenças tomando medidas preventivas oportunas e tomando os devidos cuidados. Portanto, o círculo próximo ao tronco deve ser sempre limpo de ervas daninhas e as folhas caídas deverão ser removidas. No outono, o solo próximo aos troncos é desenterrado e fertilizado com cinzas. Quando os botões começam a inchar, as árvores devem ser tratadas com líquido bordalês.
De pulgões no início da primavera, use "Fufanon", bem como de uma mosca-cereja. Neste último caso, o tratamento com o medicamento é realizado após a floração da árvore.