- Autores: Tsarenko V.P., Tsarenko N.A.
- Apareceu ao cruzar: Mistura de verão x pólen (Damanka + feltro de areia + faísca)
- Ano de aprovação: 1997
- Tipo de barril: arbusto
- Tipo de crescimento: tamanho médio
- coroa: oval, densidade média
- Escapes: grosso, reto, marrom
- Sai: pequeno, oblongo-oval, verde escuro, enrugado, com forte pubescência e margem crenada
- Flores: em forma de pires, tamanho médio de 2,6 cm de diâmetro da corola, pétalas de cinco lóbulos rosa claro
- Tipo de floração e frutificação: maciço ao longo do galho: em madeira anual e perene
Cherry Alice é popular entre os residentes de verão devido à sua versatilidade. E também - agradável ao gosto, bagas fragrantes. Se seguir todas as regras de cultivo, pode esquecer algumas das deficiências desta espécie, a árvore crescerá sã e dará uma colheita considerável.
História de criação
Se você mergulhar na história da variedade, ela remonta a 1979 na estação de jardinagem experimental VNIIR (Extremo Oriente). A cultura deve seu surgimento aos criadores V.P. e N.A. Tsarenko. A variedade foi criada por polinização da variedade Leto com uma mistura de pólen de diferentes variedades de cerejas Peschanovoilochnaya, Ogonyok, Damanka. Em 1997, a fábrica passou a fazer parte do Registro Estadual.
Descrição da variedade
Por natureza, esta variedade apresenta um crescimento relativamente baixo - cerca de um metro e meio. O arbusto é denso. É de forma oval. A taxa de crescimento é média. Se a planta tem muitos anos, então a cor da casca dos ramos é cinza e coberta com pequenas saliências pálidas - "lenticelas". Os próprios ramos são poderosos e retos. Os brotos do arbusto são marrons, fofos. Os rins são minúsculos, com uma extremidade pontiaguda. As folhas são ovais e alongadas, de cor escura. O tamanho das flores é médio, as pétalas são rosa pálido, com formato semelhante ao de um pires.
Características da fruta
Os bagos são caracterizados por uma forma oval com a parte superior ligeiramente cortada e um bico visível. As cerejas amadurecem grandes, pesam cerca de 3,3 gramas. A pele é colorida em tons escuros de bordô, tem uma borda e é extremamente fina, o que dificulta o transporte dos frutos. A polpa é vermelha escura, com alta densidade e suculência. É quase impossível desconectar o osso.
Qualidades de sabor
Cherry Alice tem gosto de uma mistura de azedo e doce. Os provadores dão a ela uma avaliação de 4,5 pontos em 5. Os frutos desta variedade tornam possível fazer qualquer coisa com eles - geleia, marmelada, marshmallow, bebidas.
Amadurecimento e frutificação
Uma vez que a variedade descrita é sentida, ela cresce rapidamente. Ao plantar cerejas jovens, você pode esperar que elas colham no terceiro ou quarto ano.
As flores de cerejeira Alice ocorrem em maio, por volta do meio do mês. A variedade descrita pode ser considerada meio precoce em termos de maturação, os frutos amadurecem na segunda década de julho.
Produção
A variedade de cereja em questão agrada o jardineiro com uma colheita abundante: em média, 8,5 quilos de bagas podem ser retirados do mato.
Regiões em crescimento
A geografia do cultivo de cerejas Alisa é ampla, esta é sua terra natal - o Extremo Oriente e os Urais, bem como o Noroeste, Volgo-Vyatka, Médio Volga, Siberian e outras regiões.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
Essa variedade se manifesta como auto-infértil. Por isso, para se obter uma cultura, é necessário manter as plantas polinizadoras próximas a ela.Seu papel pode ser desempenhado por outras variedades de cerejas de feltro que florescem ao mesmo tempo, ou árvores como ameixa cereja, damasco, ameixa, pêssego, amêndoa.
Aterrissagem
É permitida a transferência de cerejas jovens para um terreno aberto tanto no outono quanto na primavera. Porém, a primavera (abril) é mais adequada para tal processo, pois as mudas têm tempo de crescer mais forte antes dos meses frios.
Ao escolher um local de pouso, uma série de condições devem ser atendidas:
o território não é privado de luz solar;
o solo não está azedo;
a composição do solo é leve.
Dá para entender que a muda está pronta para o plantio pela aparência, deve ter:
brotos impressionantes em tamanho;
rins perfeitamente desenvolvidos;
sistema de raiz longa sem danos.
Na véspera do plantio, as raízes das plantas são ligeiramente encurtadas e mergulhadas em uma mistura de cinza e argila (você pode adicionar uma solução estimulante de crescimento)
No plantio de cerejas, é necessário garantir que a distância entre as mudas seja de um metro e meio, e que a largura e profundidade do buraco seja de meio metro. O fundo do buraco deve ser coberto com uma mistura de fertilizantes naturais e solo. A planta é colocada em um buraco na posição vertical, sem cobrir o colo da raiz com terra. Depois disso, o solo deve ser bem umedecido, compactado e coberto com turfa.
Crescendo e cuidando
Depois de plantar as cerejas Alice, elas devem ser cortadas, regadas, alimentadas e protegidas de roedores em tempo hábil.
O procedimento de poda é realizado na primavera ou no outono, eles fazem isso para:
rejuvenescer a árvore;
evitar o crescimento excessivo de ramos;
forma uma coroa.
A rega é melhor servida em pequenas porções para que não haja excesso de umidade. É necessário alimentar as cerejas após a finalização do processo de floração e na fase de formação dos botões e frutos.
Via de regra, na primavera o solo é fertilizado com nitrogênio e, no outono, com potássio e fósforo. Para proteção contra roedores, recomenda-se amarrar o tronco da cereja com junco, broto de framboesa, ramos de abeto.
Resistência a doenças e pragas
Cherry Alice é caracterizada por uma alta resistência a doenças conhecidas como coccomicose e clotterosporia. No entanto, a planta corre o risco de infecção com moniliose (na presença de excesso de umidade).
Requisitos de solo e condições climáticas
Esta variedade tolera com honra as geadas de inverno e de primavera, e também tem uma resistência considerável à seca.Não gosta de solo pantanoso ou pesado.
Visão geral da revisão
Em sua maioria, os jardineiros falam positivamente da variedade Alice, são atraídos pelo sabor harmonioso das cerejas e pela boa capacidade da planta de se adaptar ao clima.