Como propagar cerejas?
As cerejas são encontradas em quase todos os canteiros de jardim, mesmo nos menores. E se todos os anos ela agrada com uma colheita abundante de frutos grandes e doces, então surge a pergunta sobre a reprodução de uma variedade tão eficaz. Hoje vamos falar sobre quais métodos e técnicas são usados para isso.
Tempo de reprodução
Para determinar com precisão o momento do cultivo das cerejas, é necessário levar em consideração as características varietais da planta, o tipo de muda (pode ser enxertada ou enraizada), as condições naturais e climáticas da região de cultivo, também. como as características dos lotes no jardim. Então, para a região de Moscou e a parte central da Rússia, o período ideal será o período da primavera após o derretimento da neve e antes do inchaço dos primeiros botões. Normalmente, isso é meados de abril, quando a neve derreteu, a terra já secou e aqueceu. Mas o plantio de outono nessas regiões é usado exclusivamente para variedades resistentes à geada.
Se estivermos falando das regiões do sul, então as mudas de cereja podem ser plantadas já em março. E também o plantio é feito no outono, antes das primeiras geadas. É melhor concluir o trabalho antes de meados de novembro. Se as mudas foram preparadas no outono, você não deve arriscar, é melhor cavar antes do início da estação quente. Para fazer isso, prepare uma trincheira de 40-50 cm de profundidade e coloque as mudas em um ângulo de 30 graus de forma que o topo fique voltado para o sul. Em seguida, as raízes são polvilhadas com terra, levemente calcadas, regadas em abundância e cobertas com ramos de abeto.
Nas regiões do norte, onde as geadas chegam cedo, é melhor fazer isso durante o mês de setembro.
Como propagar por semente?
O método de propagação de sementes é ideal para o cultivo de porta-enxertos, uma vez que não apresenta as características varietais principais da planta-mãe. Essa técnica tem seus prós e contras. Vamos primeiro nos deter nos méritos.
- A capacidade de germinar sementes em casa, obter muito material de plantio sem muito esforço e custo.
- As plantas jovens são resistentes ao frio. Mesmo se congelarem no primeiro inverno, os brotos jovens manterão suas características maternas por completo e reviverão com o início do calor.
- Essas mudas são resistentes à maioria das doenças fúngicas e bacterianas, portanto, são ótimas como porta-enxerto.
Também existem desvantagens.
- Uma árvore que cresce de uma pedra dá um crescimento abundante e terá que lutar contra isso anualmente.
- Se essas plantas não forem enxertadas, não darão frutos antes do décimo ano.
- Essas árvores costumam produzir frutos pequenos e baixos rendimentos.
Este método é usado principalmente por criadores se eles planejam obter uma nova variedade de cerejas ou cultivar um estoque.
O processo de crescimento de uma árvore a partir de um osso é demorado. Em primeiro lugar, você precisa prestar atenção ao preparo da semente. Para fazer isso, selecione as maiores cerejas, remova as sementes delas, enxágue bem e coloque em uma solução clara de permanganato de potássio por 15-20 minutos. Segue-se a etapa de estratificação e preparação das mudas. Inclui várias etapas. Os ossos desinfetados são colocados em qualquer recipiente de plástico e deixados em um local escuro e quente até o início do inverno.
Em dezembro, os ossos são transferidos para serragem úmida e mantidos por 8 a 10 horas. Em seguida, coberto com uma folha com furos e colocado por uma semana em um local escuro com temperatura ambiente.Nesse período, a serragem deve manter a umidade, portanto a água terá que ser atestada todos os dias. Além disso, as sementes são estratificadas. Essa tarefa não é muito difícil. Basta encher o recipiente com uma mistura de areia de rio e musgo, tomadas em proporções iguais, umedecer e colocar os ossos nele por 3 meses. Todo esse tempo, o recipiente deve estar em um local fresco, uma adega ou geladeira serve. As verificações de sementes devem ser realizadas diariamente a partir de fevereiro. Assim que você notar as sementes rachadas, elas precisam ser removidas e transplantadas para vasos para a obtenção de brotos.
As sementes são plantadas a uma profundidade de 2-2,5 cm a uma distância de 2 cm entre si. Depois disso, o recipiente é coberto com filme plástico e colocado em um local claro, mas não quente. Os primeiros brotos devem aparecer em 3 semanas. Se houver muitas sementes, no outono elas podem ser plantadas imediatamente em terreno aberto a uma profundidade de 3-4 cm. Claro, a porcentagem de germinação neste caso será uma ordem de magnitude menor, mas as plantas jovens serão acabam sendo mais adaptados às características climáticas de sua região. A cama adicional é coberta com ramos de abeto e neve, e na primavera as plantas mais fortes são movidas para um local permanente no jardim.
Propagação por estacas
As árvores com sementes não reproduzem as características da planta-mãe. Portanto, este método de reprodução na prática raramente é usado por jardineiros. A maioria prefere a propagação por estacas - permite obter plantas com as mesmas características e o mesmo rendimento da mata-mãe. A propagação vegetativa é um método simples de cultivo de novas cerejeiras no jardim. Aplica-se a cerejas de feltro regulares e arbustivas. Além disso, não requer quaisquer despesas.
Os benefícios da propagação por estacas.
- As cerejas são fáceis de enxertar e propagar em camadas.
- O cultivo de mudas é muito fácil, não requerem cuidados especiais.
- As árvores cultivadas vegetativamente crescem rapidamente e dão frutos no terceiro ano.
- A cerejeira é resistente às intempéries.
No entanto, também existem desvantagens.
- Essas árvores dão muito crescimento. De vez em quando terá que ser retirado, caso contrário encherá todo o jardim.
- Devido ao corte de brotos jovens, a planta-mãe pode render um rendimento menor no próximo ano.
Supercrescimento
Esta técnica só é adequada para plantas varietais com raízes auto-enraizadas. Somente neste caso a muda pode preservar a dignidade básica do pai. Para uma reprodução eficaz, não são usados rebentos muito novos e muito velhos; o melhor é retirar a descendência de 2 a 3 anos com ramos existentes. Os jovens são selecionados na primavera. Para isso, são adequados os rebentos mais poderosos que crescem a uma distância de 40-80 cm da árvore principal. Os brotos nas imediações da árvore-mãe provavelmente se alimentam de seus sucos vitais e não desenvolvem seu próprio sistema radicular.
Para estimular o enraizamento de brotos selecionados, você precisa seguir alguns passos simples. Primeiro, as raízes da planta-mãe e das mudas devem ser separadas - em outubro ou no início da primavera, a raiz é cortada do lado da árvore-mãe, aprofundando a pá no solo até o comprimento da baioneta. Em seguida, é removido com cuidado para não violar a integridade da camada terrestre.
Depois disso, resta apenas esperar que o crescimento selecionado crie raízes, e será possível movê-lo para um local permanente no jardim.
Camadas
As cerejas podem ser propagadas por camadas horizontais e verticais. Os horizontais envolvem estacas de raiz. O material de plantio é colhido em abril, para isso, a parte superior fica exposta no local onde o acúmulo de raízes é mínimo.
Em seguida, siga etapas simples.
- Escolha uma coluna que cresce horizontalmente com uma espessura de 8-10 mm.
- Corte-o com cuidado e divida-o em vários pecíolos de 7 a 8 cm de comprimento.
- O material de plantio é colocado em uma trincheira, aprofundando por 5-7 cm e polvilhado com terra.
À medida que o coma de terra seca, é necessário regar. No verão, você pode realizar três alimentações. No início de junho é utilizada a uréia, em pleno verão - composições minerais complexas prontas. E mais perto do outono, eles são regados com uma pasta fracamente concentrada. Quando os brotos vêm das raízes, eles podem ser plantados em um local permanente.
A estratificação vertical é usada se uma árvore velha crescer no local que você planeja cortar. O processo também não é difícil.
- Primeiro, corte a árvore, deixando um pequeno toco ao nível do solo.
- Assim que as camadas verticais crescerem no toco, elas devem ser imediatamente polvilhadas com terra. Cada vez que os brotos crescem, a terra precisa ser derramada, montando-os. Isso permitirá que a muda enraíze.
Já um ano depois, camadas com seu próprio sistema radicular aparecerão no toco. Tudo o que resta ao jardineiro é separá-los cuidadosamente e movê-los para o local escolhido para a árvore jovem.
Mudas verdes
Um dos métodos mais comuns, testado há séculos, são as mudas verdes. O método é ideal para jardineiros inexperientes. A principal vantagem dessa técnica é a preservação total das características varietais da planta-mãe. Além disso, uma árvore permite que você obtenha um grande número de estacas viáveis completas.
O trabalho de aquisição de material de plantio costuma ser realizado no final de maio ou durante o mês de junho. É necessário cortar os rebentos jovens, nos quais a parte inferior começou a ser coberta com casca e a parte superior permaneceu verde. Cortam-se deles cortes com 10-12 cm de comprimento, devendo permanecer 3-4 botões em cada um. O corte inferior é feito com uma inclinação de 5-10 mm a partir do rim inferior. O superior é oblíquo logo acima do rim superior. Apenas os brotos verdes são adequados para este método de criação. Se você usar lignificado, eles não serão capazes de criar raízes.
Para que o sistema radicular se forme o mais rápido possível, os brotos preparados devem ser mantidos em uma solução de "Kornevin" ou qualquer outro promotor de crescimento. Para isso, não é necessário molhar todo o caule, basta abaixar 1,5-2 cm do fundo e deixar por um dia. Em seguida, os brotos são colocados em recipientes preparados e preenchidos com a mistura de solo. É composto por três camadas:
- de baixo coloque argila expandida, pedra triturada, pedra do solo ou qualquer outra drenagem;
- o meio é preenchido com uma mistura de turfa e areia, tomadas em proporções iguais;
- polvilhe por cima com areia ou perlite.
Cada camada deve ter 5-7 cm. As mudas devem ser plantadas a uma profundidade de 2-3 cm. Cubra com um jarro ou filme por cima. Enquanto as estacas estão formando seu sistema radicular, o solo é pulverizado em vez de regado. Ao mesmo tempo, é importante não permitir que o coma de terra seque, mas também não vale a pena criar um excesso de umidade. No final do verão, a estufa é removida e, se o clima permitir, em setembro os pecíolos, junto com suas raízes, podem ser colocados em um local permanente.
Se o inverno chegar cedo na região, então é melhor deixar as mudas para crescer até abril do próximo ano.
Como diluir por vacinação?
A reprodução por enxertia permite preservar o rendimento de uma árvore velha, melhorar os parâmetros de proteção da planta ou expandir a variedade varietal de cerejeiras do jardim. Neste caso, a frutificação começa 2-3 anos após a vacinação. Tais manipulações permitem rejuvenescer com eficácia uma planta velha, dar-lhe resistência à seca, temperaturas negativas e aos efeitos da microflora patogênica.
A essência da vacinação é combinar várias partes de diferentes cerejas em um todo. Esses snippets são chamados de:
- descendente - retirado da parte do solo da cereja;
- porta-enxerto - uma parte subterrânea, obtida, por exemplo, de uma planta auto-enraizada ou de um toco velho.
O procedimento é melhor realizado em março ou abril, quando o fluxo de seiva e a vegetação estão apenas começando.Se desejar, pode vacinar no verão, mas neste caso é preciso esperar até meados de agosto, quando os galhos das cerejeiras param de crescer.
Vários métodos de enxerto são usados para cerejas. Ao implementá-los, você deve cumprir certas regras.
- O porta-enxerto e a copa devem ser compatíveis entre si.
- Ambos os fragmentos devem ser retirados de plantas adaptadas às condições climáticas locais.
- O estoque deve ter um sistema radicular desenvolvido.
- Não é recomendado combinar variedades com diferentes períodos de maturação em uma árvore.
- Fragmentos de árvores jovens são usados como porta-enxerto - o rebento vai demorar muito para criar raízes em madeira velha.
- Em áreas frias, a cereja de pássaro é freqüentemente usada como caldo. Dá à cereja resistência ao gelo.
Brotando
Esta é uma vacina renal e é considerada o método mais seguro. Mesmo que não crie raízes, a pequena incisão cicatrizará rapidamente e a árvore recuperará sua força no menor tempo possível.
- Primeiro você precisa pegar um galho jovem do porta-enxerto e cortá-lo, agarrando um pedaço de casca de 1,5 cm.
- Uma incisão em forma de T deve ser feita na casca do ramo selecionado, e suas bordas devem ser suavemente afastadas.
- Um rim é inserido na bolsa resultante e as bordas são fechadas, deixando apenas o olho mágico visível.
- No final, o local da operação é envolvido, apenas o rim protuberante deve permanecer livre. Essas obras são realizadas no início da primavera, quando o fluxo da seiva está apenas começando, e a casca é facilmente separada da base lenhosa.
Decote
Uma das maneiras mais eficazes. É mais frequentemente usado para árvores velhas que requerem rejuvenescimento. O porta-enxerto e o rebento, neste caso, podem diferir em seu tamanho. Como estoque, você pode usar um tronco de árvore ou um local onde foram cortados galhos velhos.
Os eventos são realizados na primavera em várias etapas.
- Primeiro, um talo é preparado, no qual 3-4 botões são preservados.
- A base do corte é feita em ambos os lados de forma a formar uma forma de cunha.
- A seguir, uma fenda de 10-12 cm de profundidade é formada no caldo com uma faca.
- O rebento é inserido no orifício resultante a uma profundidade tal que a casca de ambos os fragmentos coincide.
- A junção é tratada com verniz de jardim e envolvida.
Se tudo for feito corretamente e a vacina criar raízes, em 3-4 semanas aparecerão botões no porta-enxerto.
Dicas úteis
Jardineiros novatos costumam se perguntar qual método de propagação de cereja é o mais fácil. A resposta é óbvia - enxerto. Não requer nenhum conhecimento ou ferramentas especializadas. Além disso, permitirá que você obtenha uma grande quantidade de material de plantio - isso aumentará seriamente as chances gerais de eficácia do cultivo de novas cerejas. A criação em camadas também não causa grandes dificuldades. Basta seguir à risca a sequência de ações recomendada, cuidar do broto, dar água e ração na fase de enraizamento.
O método de enxerto é usado por jardineiros experientes. Requer conhecimentos e habilidades. Em qualquer caso, o jardineiro deve ser paciente. A reprodução não dá resultados instantâneos. Você pode atingir a frutificação não antes de 2 a 4 anos.
Alguns jardineiros estão se perguntando se é possível plantar várias variedades na mesma árvore. Isso só é permitido se tiverem o mesmo período de floração.
O comentário foi enviado com sucesso.