Regras e tecnologia para o plantio de cerejas na primavera
As regras e a tecnologia exata para o plantio de cerejas na primavera interessam a dezenas e centenas de milhares de jardineiros. Só descobrindo passo a passo como plantar bem as mudas em campo aberto, será possível eliminar a maioria dos erros e obter um resultado brilhante. E você também precisa saber quando pode plantar cerejas na região de Moscou, na região de Leningrado e na Sibéria.
Cronometragem
O plantio de cerejas na primavera é melhor feito nos primeiros 14 dias de abril. Mas devemos entender que as condições de uma determinada região deixam uma forte impressão na escolha do momento. Então, nas regiões do sul da Rússia (como a região da Terra Negra, Kuban, partes do Cáucaso do Norte, Ciscaucasia), o procedimento deve ser realizado na fronteira de março e abril. Na faixa do meio, as obras devem ser realizadas em meados de abril. Mas na Sibéria e nos Urais, a época ideal é no final do segundo mês da primavera.
Quanto ao desembarque na região de Moscou e na região de Leningrado, o melhor momento chega ao longo de abril. Termos mais específicos podem ser determinados apenas individualmente, levando em consideração o clima real e esperado. É imperativo levar em consideração não apenas a temperatura do ar, mas também o grau de aquecimento da terra, bem como o perigo de retorno do gelo.
Importante: é necessário verificar se os botões ainda não se dissolvem.
As cerejeiras plantadas em épocas normais criam raízes com muito mais eficiência. Eles resistirão aos efeitos das infecções. O perigo de uma mudança brusca nas condições climáticas para eles será pequeno. É por isso que não faz sentido escolher dias auspiciosos em abril de acordo com o calendário lunar. Quanto mais cedo for feito o plantio e quanto mais precisamente forem considerados os requisitos reais, e não ilusórios, para o cultivo de cerejas, maiores as chances de sucesso.
Onde é melhor plantar?
A seleção de um local no site não é menos importante do que a determinação exata do momento. Esse momento é relevante mesmo quando a árvore é comprada em viveiro especializado. É melhor escolher áreas arenosas saturadas com matéria orgânica. Não deve haver muita argila no solo para que não se torne excessivamente pesado e a troca gasosa normal seja mantida. Áreas com reação neutra são preferidas, terra fracamente ácida se manifesta um pouco pior, mas forte acidez ou alcalinidade é completamente contra-indicada.
Para as cerejas de feltro, mesmo uma ligeira acidez já é estritamente inaceitável. A calagem geralmente é a solução. Para que o plantio de cerejas agrade com a floração e a colheita, é preciso escolher áreas ensolaradas que não sejam sopradas por ventos cortantes (pelo menos do norte). A distância entre as árvores é determinada individualmente para cada variedade.
Também deve ser levado em consideração que deve haver pelo menos 2,5 m acima das águas subterrâneas, caso contrário, o murchamento rápido é inevitável.
Se possível, siga estas recomendações:
-
desembarque na fronteira sul ou oeste do local;
-
a distância das paredes principais é de pelo menos 1,5 m;
-
distância para cercas de pelo menos 2 m;
-
conveniência de vizinhança com madressilva e cereja;
-
indesejabilidade da vizinhança com groselhas, peras, macieiras, amoras, groselhas, pimentões, berinjelas, tomates;
-
a necessidade de se deslocar de bétulas, pinheiros, abetos, carvalhos e choupos, pelo menos, 10-15 m.
Preparação
Seleção de mudas
Em primeiro lugar, você precisa escolher a variedade certa de cereja. Na Rússia, a decisão mais apropriada é razoavelmente considerada a compra de variedades desta safra resistentes ao inverno. Os mais populares são:
-
Ucraniano;
-
Vladimirovka;
-
Turquesa;
-
Andorinha de Altai;
-
Carmesim;
-
Beleza do Norte;
-
Coragem;
-
Garota do chocolate;
-
Volochaevka;
-
Loznovskaya;
-
Seiva.
Em qualquer caso, é totalmente impróprio comprar mudas nos mercados ou nas mãos, mesmo que o comércio não seja na passagem, mas em uma feira especialmente organizada. É mais correto entrar em contato com viveiros especiais com uma longa história e sólida reputação. Mas mesmo lá, acidental ou deliberadamente, eles podem vender um produto de baixa qualidade. Você precisa ir às compras no outono, quando a variedade é a mais ampla possível. Na primavera, apenas as sobras são vendidas em todos os lugares, e não há garantia de que foram armazenadas de acordo com todas as regras.
É necessário comprar material de plantio na primavera somente se for impossível preservá-lo no outono e no inverno. Esta solução permite até mesmo economizar dinheiro. Mas você terá que iterar as amostras com mais cuidado para descartar erros.
As mudas mais altas, com um grande número de brotos e um sistema radicular desenvolvido, enraízam-se mal. Os espécimes anuais têm um desempenho muito melhor.
Para conhecer as cerejas apresentadas no viveiro, é preciso procurar o ponto de floração. Normalmente está localizado 50-150 mm acima do colo da raiz. Se não houver tal lugar, então é muito provável que as qualidades da planta não correspondam à norma varietal. A idade de um ano ou dois anos é estimada pela altura total da planta e pelo tipo de brotos. Em seguida, você precisa verificar:
-
condição das raízes;
-
a qualidade das partes aéreas da planta;
-
a presença de folhas (de acordo com a norma estadual, não deveriam ser);
-
atendimento aos requisitos da variedade polinizadora;
-
compatibilidade de diferentes tipos.
Poço de pouso
É necessário cavar um buraco para as cerejas com bastante antecedência. É melhor fazer isso quando faltam 10-14 dias para o plantio da muda. A opção ideal é começar a trabalhar em 30-45 dias. Alguns jardineiros, em geral, cavam buracos para plantar no outono. Nesse caso, eles têm tempo para se instalar completamente e tomar forma antes do início da safra agrícola.
A profundidade e a largura do recesso são iguais - 60 cm cada. Se uma planta com complexo de raiz fechada for comprada, a cova deve ser duas a três vezes maior que o recipiente. A camada superior de terra fértil não é jogada fora, mas deixada em repouso completo. Em seguida, é usado para encher o poço. É imprescindível alimentar, ou seja, aplicar fertilizante na cova de plantio.
Este curativo de cobertura é considerado por vários anos de uma só vez para garantir um crescimento e desenvolvimento bem-sucedidos. As áreas com solo argiloso pesado ou com alto nível de água no solo terão que ser melhoradas colocando-se uma camada de drenagem de cerca de 10 cm. Na maioria das vezes, são usados brita ou tijolos.
Voltando ao curativo superior, deve-se indicar que uma das opções ideais inclui, além da camada fértil superior:
-
10 kg de composto ou húmus;
-
300 g de superfosfato;
-
70 g de sulfato de potássio.
Em alguns casos, 300 g de diammophoska são usados. Ele se manifesta melhor do que nitroammophoska, pois contém menos nitrogênio. O solo arenoso leve é melhorado pela colocação de turfa, mas não é ácido por reação química. Solo pesado é otimizado pela adição de areia. O uso de excrementos de frango é estritamente inaceitável, assim como o círculo de turfa.
Como plantar corretamente?
Guias de plantio para flores de cerejeira na primavera tradicionalmente enfatizam o uso de estacas, em torno das quais montes são despejados da camada superior da terra. O colo da raiz deve ser colocado exatamente no nível do solo. As raízes devem ser cuidadosamente esticadas. É possível aumentar a taxa de sobrevivência de uma planta mergulhando-a em uma mistura de argila com esterco (às vezes é chamada, para simplificar, de argila falante). Em seguida, você precisa:
-
Encha o solo da camada inferior de solo no buraco;
-
compactá-lo;
-
arrume um sulco de irrigação próximo à muda.
Despeje 20 litros de água neste sulco. Portanto, deve ser bastante amplo e profundo. A amarração ao pino é feita com um "número oito". E também a instrução especifica como preparar as raízes para o plantio em terreno aberto.Ela diz diretamente que é necessário primeiro lavar a velha terra deles.
As mudas mais altas, com um grande número de brotos e um sistema radicular desenvolvido, enraízam-se mal. Os espécimes anuais têm um desempenho muito melhor.
Só então faz sentido mergulhar o sistema radicular em uma pasta de argila. Mas a preparação também não termina aí. As pontas das raízes são renovadas por poda leve. Este procedimento é especialmente relevante quando as raízes são muito longas ou apresentam áreas danificadas, doloridas e quebradas. Alguns, em geral, recomendam o plantio de cereja passo a passo, embebendo a muda em água (pura ou com adição de Kornevin) por pelo menos 60 minutos, e se possível, por 24 horas.
Essas medidas permitem que as mudas muito secas sejam saturadas com água. Sim, é melhor não levar a esse estado, no entanto, a previsão nem sempre ajuda, ou você tem que lidar com material de plantio de qualidade insuficiente. Às vezes você precisa plantar uma planta com sistema de raízes fechado. Neste caso, o trabalho é realizado principalmente no início ou meados de abril, o início do mês (até que os rins comecem a inchar) é mesmo preferível.
As mudas compradas na queda com raízes fechadas do inverno são enterradas. Isso deve ser feito estritamente antes do início do gelo. Sequência de trabalho:
-
colocação em trincheiras com cerca de 50 cm de profundidade em um ângulo de 30 °, com a copa orientada para o sul;
-
preenchendo as raízes com solo;
-
aterro do tronco (tudo deve ser aterro até o 1º ramo ao lado);
-
compactação do solo;
-
regar plantações;
-
cobrindo a copa com ramos de abeto até a primavera.
Para que uma muda de cereja com caroço se enraíze melhor, é recomendável escolher um dia quente e úmido. O enxerto (se houver) deve estar acima da superfície. Remova o filme de embalagem com cuidado. O solo é solto com movimentos verticais de faca. É necessário trabalhar o mais cuidadosamente possível, extremamente devagar, para que as raízes permaneçam completamente intactas.
Mas deixar tudo como está - em cativeiro para a terra - é errado. As raízes liberadas criarão raízes com mais eficiência. É necessário orientar a árvore para que os ramos mais desenvolvidos fiquem no lado norte. Após o preenchimento, a terra é totalmente esmagada com uma pá. 5 litros de água são despejados em cada buraco.
Em seguida, você precisa:
-
encher a terra;
-
golpeie-o com os pés;
-
retire-se do tronco cerca de 8 cm e cubra a superfície com esterco podre.
Mudas com sistema radicular fechado geralmente são fortes o suficiente para não serem sustentadas por estacas. Mas eles se desenvolverão mais lentamente, o que muitas vezes cria problemas em áreas agrícolas de risco. Se houver pouca neve no inverno, ela deve ser transformada manualmente em um monte de neve ao redor da muda. Esta abordagem certamente permitirá que as plantas sobrevivam à estação fria. Com o início do calor precoce, a cobertura morta do círculo do tronco ajuda muito.
Cuidados de acompanhamento
Independentemente do método e nuances do plantio, as recomendações para o cuidado do plantio de cerejas são muito importantes. Para qualquer variedade de cerejas, a poda é extremamente importante. É realizado anualmente - a cada primavera, antecipando a dissolução dos rins. Deve-se ter cuidado para garantir que a árvore não seja danificada. O centro da coroa deve ser aberto, e a própria coroa recebe uma boa forma.
A formação da coroa, mesmo em mãos habilidosas, leva de 5 a 6 anos. As variedades espesso devem ser processadas de forma que não engrossem, ou seja, consistem em 6 ou 7 ramos esqueléticos. Em variedades de árvores de cerejas, apenas 5-6 ramos esqueléticos são permitidos. Os condutores centrais devem ser elevados acima dos outros brotos em 18-20 cm. Todos os brotos verticais são cortados onde os ramos saem, você só pode deixar o que parece na periferia da copa.
A haste está completamente exposta ao nível de 35-45 cm. Com um crescimento ativo (mais de 50 cm por vários anos consecutivos), os brotos de cereja são encurtados anualmente em 1/3. Ao mesmo tempo, os brotos anuais são deixados sozinhos para que não sequem. Se a árvore enxertada formar uma grande massa de crescimento de raiz, ela definitivamente precisará ser removida.
A rega das cerejas novas deve ser feita com cuidado e sem fanatismo. O excesso de umidade provoca danos à pele da fruta. Normalmente, a planta é regada 4 vezes durante a estação de crescimento:
-
quando ele desaparece;
-
quando o crescimento ativo começa;
-
ao ganhar massa de fruta;
-
bem no início do outono (isto já é irrigação com carregamento de água).
Cada vez que a Terra fica saturada de umidade, chega a uma profundidade de cerca de 50 cm. Normalmente, 20-30 litros de água são usados em uma árvore de 1-5 anos. Cerejas mais velhas e potentes requerem 50-60 litros de água. Faz sentido alimentar a planta no segundo ano de desenvolvimento. É responsivo, mas é por isso que deve ser derramado de forma medida - a matéria orgânica é aplicada uma vez a cada 3 anos e os fertilizantes minerais uma vez a cada 2 anos.
No segundo ano de desenvolvimento, no início da primavera, a uréia é usada. Deve ser colocado 90-100 g debaixo de cada árvore. Essa composição deve ser introduzida no círculo do tronco para a escavação. No terceiro ano, novamente, no início da primavera, fertilizantes de nitrogênio são usados. Na maioria das vezes é uréia, embora o nitrato de amônio também seja adequado. Esses molhos são dissolvidos em 10 litros de água, e um balde é usado para 2 cerejas.
A zona próxima ao tronco deve ser afrouxada mensalmente com uma profundidade máxima de 10 cm da ferramenta.Após chuva ou regas intensas, o afrouxamento é feito com rastelo para que não apareça crosta. No outono, a seção próxima ao barril é cavada em uma baioneta de pá completa dentro de um raio de cerca de 100 cm. A profundidade dessa escavação é de 10-12 cm.
O tratamento preventivo de infecções é realizado na maioria das vezes no outono ou no início da primavera. Na primavera, o sulfato de cobre e o líquido bordalês são usados. Mas você também pode usar vitríolo de ferro. No outono, a proteção das plantas é fornecida pela uréia, utilizada em um volume de 0,5-0,6 kg por 10 litros de água. É desejável aplicar todas as soluções "em modo de névoa" (reduzir o tamanho das gotas torna o tratamento mais eficiente).
A preparação das cerejas para o inverno desempenha um papel importante nas condições domésticas. Para isolamento, um material de cobertura não tecido é freqüentemente usado. O papel de jornal simples pode ser usado em regiões com climas relativamente amenos. Se um inverno rigoroso é esperado, a fertilização com potássio e fósforo é aconselhável. Com a irrigação com carregamento de água, um mínimo de 150 litros de água é usado para cada árvore.
O comentário foi enviado com sucesso.