Recursos e tecnologia de transplante de cerejas para um novo lugar

Contente
  1. A necessidade de um procedimento
  2. Cronometragem
  3. Preparação
  4. Como transplantar cerejas corretamente?
  5. Cuidados de acompanhamento
  6. Dicas úteis

A cereja é uma planta fácil de cultivar, mas, como todas as culturas arbóreas, não gosta de se mudar para um novo lugar. O conhecimento das características e da tecnologia do transplante de cereja irá minimizar os danos.

A necessidade de um procedimento

O replantio da cereja não é necessário se a planta foi originalmente plantada corretamente. Cerejas arbustivas crescem lindamente em um lugar por 15-20 anos, árvores - 20 anos. Mas às vezes uma transferência para um novo local é necessária por motivos externos.

  • Solo inadequado ou esgotamento do solo, as cerejas não dão frutos.
  • Edifícios ou árvores são colocados muito próximos para interferir na nutrição das árvores.
  • Remodelação do site.

É indesejável mover uma planta com mais de 5 anos para outro local sem um bom motivo. Especialmente quando se trata de uma cereja de feltro adulta. Esta cultura dá frutos cedo e envelhece rapidamente. Ela simplesmente não terá tempo para restaurar o nível anterior de frutificação após o transplante.

Em muitos casos, é mais fácil e mais lucrativo cultivar novas cerejas a partir de estacas verdes retiradas de um arbusto antigo.

Cronometragem

As plantações de árvores são transplantadas na primavera ou no outono, cada método tem suas próprias vantagens e desvantagens. A melhor época do ano é o final do outono. Eles escolhem um período em que as árvores caem suas folhas, mas ainda há tempo antes da geada. As cerejas acumularam força durante a estação de crescimento e estão começando a se preparar para o inverno. Eles têm muito tempo para enraizar, sem a necessidade de direcionar energia para o crescimento e floração da folhagem. Na maioria das regiões da Federação Russa, o transplante de arbustos de frutas no outono é de 2-3 décadas de setembro a 2-3 décadas de outubro.

Um dia ideal para o transplante de cerejas: temperatura constante do ar - mais 10-15 ° C, sem geadas noturnas, sem chuva ou vento, tempo nublado ou claro, mas sem sol escaldante. Na primavera, os arbustos são transplantados antes do início do escoamento da seiva, no final de março, em abril, mas é preciso escolher o período certo. O solo já deve estar quente o suficiente para desenterrar a muda e os botões não devem estar inchados. Você pode transplantar em maio, logo no início, se a primavera for muito tarde, isso acontece na Sibéria, nos Urais e no Extremo Oriente. Na região de Moscou, onde as cerejas florescem na segunda década de maio, este mês não é categoricamente adequado.

Contras de um transplante de mola:

  • a árvore tem pouco tempo para adaptar as raízes no solo, por ter apenas enraizado, é forçada a alimentar a folhagem em flor;
  • maior probabilidade de doenças e danos causados ​​por pragas.

Em média, é melhor replantar no outono, porque as cerejas são uma colheita precoce, começam a crescer imediatamente após o derretimento da neve e não é fácil escolher o momento para a escavação na primavera.

Preparação

As atividades preparatórias são:

  • escolha do local;
  • cultivo do solo;
  • cavar uma cova de plantio;
  • processamento de madeira.

Mesmo no caso de um transplante de primavera, é melhor preparar a fossa no outono. Para o transplante de outono, as covas devem ser preparadas com 3 a 4 semanas de antecedência. O enredo é selecionado leve, de preferência em uma colina. As cerejas não gostam de umidade estagnada e muitas vezes adoecem em áreas baixas. Eles cavam o solo. Se for necessário aumentar a fertilidade geral do local, o solo precisa ser alimentado - adicione 1 balde de composto por 1 quadrado. m. O solo deve ter acidez neutra, pH 6-7. O solo é diagnosticado por meio de um teste de tornassol ou ervas daninhas. Nas fortemente ácidas, cresce musgo verde, nas moderadamente ácidas - banana, hortelã, botão de ouro rastejante, azeda de cavalo, nas levemente ácidas - camomila, dente de leão, trevo, grama de trigo, samambaias.Se o local estiver coberto de cisnes, urtigas ou piolhos, então a terra sob as cerejas é quase perfeita, você pode adicionar um pouco de cinza.

Solos muito ácidos precisam ser desoxidados.

  • Com giz moído. Você precisará de 250, 400 ou 700 g de giz por 1 sq. m (para solos ligeiramente ácidos, médios e fortemente ácidos).
  • Cinza... Além disso, protege contra pragas e contém uma grande quantidade de cálcio útil. É necessário obter cinzas de alta qualidade obtidas da queima de resíduos úteis. A melhor cinza vem da palha queimada de safras saudáveis ​​de centeio ou trigo, das florestas de bétula. Por 1 sq. m - 1-1,5 kg de cinzas.
  • Farinha de dolomita. Também protege contra pragas. Contribuir com 0,3 a 0,5 kg por 1 sq. m, dependendo do grau de acidificação do local.
  • Cal apagada... Você não pode usar cal rápida! Para extinguir, despeje cal com água fria. Por 1 sq. m de solo ligeiramente ácido, 200 g de tal cal são introduzidos, ácido médio - 300 g, fortemente ácido - 500 g.

A cova de plantio deve ser 30-40 cm maior do que o pedaço de terra escavado. Normalmente, o tamanho do poço é profundidade de 50 cm e largura de 80 cm. Despeje meio balde de composto no fundo do poço, adicione uma colher de cinzas, fertilizantes minerais (fósforo, potássio), misture com um ancinho, polvilhe com uma camada de terra comum 5-10 cm.

Como transplantar cerejas corretamente?

Você pode transplantar com um pedaço de terra e com as raízes nuas. O primeiro método é preferível, mas se você planeja dividir o arbusto ou precisa examinar as raízes em busca de doenças, escolha o segundo. As instruções de transplante universal irão ajudá-lo a fazer tudo certo.

  • A planta é escavada, com foco na copa. O torrão de terra deve ter o mesmo diâmetro.
  • Sistema raiz se necessário inspecionar, sacudindo o chão.
  • Se as raízes estiverem secas, mergulhe a muda em um balde com solução por 3 horas "Epina" ou "Zircon".
  • A muda, junto com o caroço, é envolta em um pano úmido, colocar papel celofane, fixar a embalagem perto do porta-malas.
  • A muda "embalada" é transferida para a cova de plantio, no centro do qual um pequeno monte de terra é derramado. A planta é orientada para os pontos cardeais como antes. Os ramos do sul ainda devem estar voltados para o sul.
  • Coloque a muda no buraco para de modo que o colar da raiz esteja 3 cm abaixo do nível do solo.
  • Desamarre e retire um pano com celofane de baixo da muda.
  • Espalhe as raízes, comece a borrifar com terra, após cada camada esmagar a terra ao redor.
  • Ao redor da muda a uma distância de 25-30 cm do caule cavando um sulco para irrigação ou formar um círculo de rega, fazendo as laterais com 10 cm de altura.
  • Regado... 1 planta precisa de 25-30 litros de água.
  • Círculo de barril coberto com serragem, agulhas de pinheiro, palha, folhas caídas (apenas limpo, sem pragas). Altura da camada - 2-3 cm.

Ao cavar um coma, as paredes devem ser verticais. É difícil extrair um grande quadrado de solo do solo, portanto, às vezes 1 parede é inclinada. Uma base de apoio para a alavanca é colocada embaixo. Para pessoas de grande porte, é melhor espalhar celofane imediatamente em um carrinho baixo ou em uma folha de arrasto.

Dado o tipo

As cerejas de feltro são transplantadas como qualquer outra. Você não precisa tocar apenas em plantas maduras, levará 1-2 anos para se recuperar após o transplante, e esta espécie dá frutos por não mais do que 10 anos. É melhor preparar um arbusto com tiros com antecedência. O crescimento se alimenta da planta mãe, seu próprio sistema de raízes é bastante fraco.

Para fortalecê-lo, as "artérias" que conectam as plantas jovens à árvore principal são dissecadas com uma pá na primavera - as cerejas jovens são cavadas em um círculo. No outono, as novas plantas terão suas próprias raízes bem desenvolvidas e serão plantadas em novos lugares.

Levando em consideração a idade

Uma cereja adulta, com mais de 5-6 anos de idade, é transplantada com um caroço de 150 cm de largura, a altura do caroço não é inferior a 70 cm. Uma cereja jovem de 3 anos requer um caroço de cerca de 50-70 cm Ao transplantar, o solo ao redor das plantas jovens com raízes nuas é pressionado com mais cuidado. Perto dos adultos, o solo é compactado com muita força.

Mudas de cereja de feltro são transplantadas apenas se a planta não atingiu 4-5 anos. Em outros casos, o procedimento não faz sentido.Quanto mais velha a árvore, mais traumático é o procedimento. É aconselhável desenterrar o maior torrão de terra possível com as raízes. Melhor não fazer isso sozinho.

Cuidados de acompanhamento

Após o transplante, a poda é obrigatória. É necessário equilibrar o sistema radicular e a parte do solo. Os ramos esqueléticos são cortados em um terço, ou 1-2 ramos grandes são removidos. A árvore é inspecionada regularmente, pequenos galhos desnecessários ou secos são removidos. Fatias maiores que 1 cm são seladas com gramado. Os botões de galhos comuns podem expandir a copa, ou seja, devem ser cortados de forma que o último botão fique voltado para fora antes do corte. Na primavera, faz sentido adiar a poda, pois até que ela inche, não é visível quais botões estarão mortos e quais estarão vivos. O guia é deixado um pouco mais longo do que os ramos do esqueleto, a menos que não haja botões vivos abaixo. Ramos com menos de 30 cm não são encurtados.

As cerejas de feltro são podadas com mais intensidade... Se esta for uma planta jovem, os ramos laterais são regularmente desbastados. Se a árvore foi transplantada no outono, ela é alimentada 2 vezes com uma solução fraca de fezes líquidas de pássaros. A alimentação na primavera é realizada de acordo com o plano, como para outras árvores, mas monitore mais de perto a irrigação. Árvores recém-transplantadas são mais sensíveis e reagem negativamente ao ressecamento do solo. Se for primavera sem chuva, regue pelo menos uma vez a cada 1,5 semanas.

Esta cultura prefere regas abundantes, mas mais raras. A irrigação frequente e insuficiente contribui para a estagnação da umidade nas camadas superiores do solo, e as camadas inferiores não recebem nutrição.

Dicas úteis

Algumas plantas precisarão de suporte após o transplante. Ele é deixado ao lado dele durante o transplante. Para ajudar a planta a se adaptar melhor, monitore cuidadosamente a vegetação rasteira, que tira a força da árvore principal. Qualquer dano às raízes ou caule pode ser a razão para o aparecimento de crescimento excessivo. Todas as feridas devem ser cobertas com verniz de jardim em tempo hábil. É extremamente indesejável soltar o solo sob a cereja, você pode tocar pequenas raízes, provocando o aparecimento de crescimento excessivo. Portanto, para manter a umidade, é melhor aplicar cobertura morta no solo. A cobertura morta tem outra função: nivelar a temperatura na parte próxima ao solo do caule, o que protege a casca contra rachaduras.

É importante proteger a planta do calor, congelamento, umidade... Tudo isso pode levar a rachaduras na casca e, portanto, ao aparecimento de crescimento excessivo. Para proteger a casca das mudanças de temperatura e umidade, ela é envolvida com um material de cobertura, a superfície do solo é coberta com palha. 2-3 anos após o transplante, se tudo for feito corretamente, a planta começará a dar frutos novamente.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário