Tudo sobre poda de cereja
A cereja distingue-se não só por uma colheita rica e regular na forma de frutos silvestres saborosos e suculentos, mas também por uma floração invulgarmente bonita. Uma das chaves para esses fenômenos é o cuidado adequado, uma parte integrante do qual é a poda. A poda da cereja é um dos procedimentos mais simples e não requer muitas ferramentas e tempo. E a recompensa será, antes de tudo, uma colheita abundante. Tudo sobre os meandros da poda de cerejas pode ser lido abaixo.
A necessidade de um procedimento
A poda da cereja, como muitas outras fruteiras, é importante e necessária pelos motivos listados abaixo.
- Formação de uma bela coroa. A copa assimétrica torna impossível apreciar a bela aparência da árvore.
- Com a poda, a árvore dá melhores frutos. Jardineiros cujo objetivo principal é aumentar a produtividade não podem prescindir da poda.
- As cerejas crescem bem e rapidamente. Por um período de tempo relativamente curto, os ramos podem crescer e bloquear o acesso à luz para os ramos centrais. Como resultado, após a poda, os ramos centrais irão melhorar sua saúde e, no futuro, a probabilidade de secarem diminuirá.
- A árvore tolera o inverno mais facilmente após a poda.
- Depois de retirar alguns ramos, a planta terá força para formar botões. Eles serão colocados mais ativamente.
- Remover galhos aumenta a imunidade da árvore.
- O desbaste dos ramos, como já foi mencionado, dá mais luz e ar aos ramos centrais. Isso, por sua vez, evita em certa medida o aparecimento de fungos e algumas pragas.
Muita poda pode causar vazamento de goma. Este é um fenômeno doloroso no qual um líquido de cor âmbar começa a fluir da casca ou de outras partes da árvore. As cerejas são freqüentemente afetadas por esta doença.
Cronometragem
Em geral, a poda da cereja deve ser feita anualmente, mas apenas ligeiramente. Uma muda jovem (principalmente se foi plantada no início da primavera deste ano) é cortada antes de os botões incharem, ou seja, quase imediatamente após o plantio. Isso ajuda a árvore jovem a formar a copa correta. As árvores maduras são cortadas quase ao mesmo tempo. A razão para isso é que durante a poda nesse período, a árvore não sofre muito pelo fato de o escoamento da seiva ainda não ter começado. Se, por algum motivo, a poda não foi realizada no início da primavera, então mais tarde (por exemplo, em abril) não será mais necessária. Caso contrário, os ramos cortados podem secar completamente. O período ideal é o período da segunda quinzena de março aos primeiros dias de abril.
A poda de verão também é praticada. Ele precisa ser produzido apenas para espécimes bons, adultos e fortes. Isso deve ser feito somente após o término da frutificação e a colheita completa. A época ideal para a poda de verão são os últimos dias de julho e os primeiros dias de agosto. A poda deste período específico afeta a qualidade da colheita subsequente.
Outra poda é feita no outono. A temperatura ideal para o procedimento é considerada na faixa de -5 a 8 graus. O procedimento é higiênico - os ramos doentes são cortados. Você também precisa remover galhos velhos, secos ou parcialmente secos. A árvore gasta a força de que precisa para sustentá-los. Normalmente realizado a partir da segunda quinzena de setembro até a primeira década de outubro. O fluxo de seiva para durante este período.
Não é recomendado podar a árvore durante a floração.Você não pode cortar os galhos antes que todo o ovário se desintegre. Imediatamente após a floração, apenas as coroas espessas podem ser removidas.
Você pode cortar galhos velhos e doentes em qualquer época do ano. Isso é especialmente verdadeiro para espécimes doentes. É aconselhável detectá-los o mais rápido possível e removê-los rapidamente.
Na região de Moscou, é melhor podar no início de julho. Nesta região também é possível realizar este procedimento após a colheita. Nas áreas frias (Sibéria, Urais), a poda é realizada em maio ou junho, com o início do primeiro aquecimento. Via de regra, devido ao clima frio, somente o desbaste sanitário é realizado.
Alguns jardineiros realizam podas em determinados dias do calendário lunar. Os dias de lua minguante são considerados os dias de maior sucesso para este procedimento.
Visualizações
Em geral, todos os esquemas descritos abaixo podem ser aplicados a quase todas as variedades de cerejas cultivadas em todo o país.
Rejuvenescedor
A vida média de uma árvore é de 12 a 15 anos. Assim, a poda anti-envelhecimento só pode ser realizada após a planta atingir a idade de 8 anos. Obviamente, a muda não precisa dessa poda. Você também precisa realizar este procedimento mesmo se o crescimento anual da árvore for inferior a 20 cm. O procedimento pela primeira vez não é realizado por completo, mas "se estende" por 2-3 anos. Na primeira poda anti-envelhecimento são retirados ramos velhos, tortos e secos. Depois disso, os brotos das raízes também são removidos. Outros procedimentos são realizados gradualmente e ao longo dos próximos 2-3 anos. Em uma cerejeira, os ramos do esqueleto são cortados até um ramo lateral perceptível (você precisa contar de cima). O mesmo deve ser feito com os ramos localizados no centro da copa. Todos os ramos também são encurtados para cerca de 40 cm para o botão superior. Na cerejeira, os ramos também são cortados no primeiro ramo lateral forte. O crescimento desnecessário no centro também é removido. Não é necessário encurtar neste caso. Nas cerejas de feltro, os ramos em excesso também são removidos e todos os brotos são encurtados para 60 cm de comprimento.
Formativo
Esse tipo de poda é realizado apenas em espécimes adultos para formar a copa da árvore. Este procedimento é especialmente relevante para plantas muito espessadas. Acontece duas vezes por ano: no início da primavera e no verão. É o tipo de poda mais suave. Se a árvore tiver crescido mais de 2,5 metros de altura, ela será podada.
A poda formativa geralmente é feita ao longo de vários anos para evitar danos à árvore.
Sanitário
Este procedimento geralmente é realizado imediatamente após a colheita. Como pode parecer óbvio, a poda higiênica envolve a remoção de galhos doentes e danificados. Corte também aqueles que engrossam a coroa e formam um ângulo agudo com o tronco. É aconselhável identificar os ramos que já estão a dar fruto e cortá-los “em rodelas”. Com esse corte, o galho não crescerá mais. Os brotos das raízes também são removidos. Os ramos com um crescimento anual de mais de 50 cm também são cortados em um comprimento de cerca de 30 cm.
Os galhos devem ser cortados em um ângulo de 40 graus para reduzir o trauma à árvore e acelerar a cicatrização do corte. Também realizada no outono.
Quais ferramentas são necessárias?
Você não precisa de muitas ferramentas de corte. Mas todos eles devem ser processados (desinfetados) antes do uso. Normalmente, os jardineiros fazem o seguinte: acenda o fogo, limpe com um pedaço de pano embebido em álcool. Você também pode tratar as ferramentas com um pano embebido em uma solução de sulfato de cobre com concentração de 5%.
- Serra de jardim. É necessário cortar ramos velhos e secos. Freqüentemente usado especificamente para poda anti-envelhecimento.
- Outra ferramenta de que você pode precisar é um podador. Eles removem ramos finos e jovens.
- A principal ferramenta para a realização desse trabalho é o delimitador. Eles podem cortar facilmente ramos com um diâmetro inferior a 2,7 cm.Além disso, esta ferramenta permite cortar ramos localizados nas profundezas da coroa.
Como aparar corretamente?
Deve-se lembrar que qualquer poda deve ser realizada em dia seco. É aconselhável realizá-lo em dias de sol. Além disso, imediatamente após o procedimento, você não precisa tratar o corte com uma solução anti-séptica - isso deve ser feito depois de secar pelo menos um pouco. Abaixo estão esquemas de poda simples para iniciantes, levando em consideração características das cerejas como variedade e idade.
Dado o tipo
Existem três tipos principais de cerejas.
- Cereja de arbusto (arbusto). A altura média é de 2 a 4 metros. Ela cresce como um "arbusto" - 4-5 troncos vão para o solo, formando uma copa típica dos arbustos. Eles frutificam muito e com relativa facilidade. Eles toleram bem a geada. Nessas variedades, realiza-se a poda sanitária (removem-se os ramos doentes, afetados e secos) e, de vez em quando, cortam-se ramos que excedam a taxa de crescimento anual.
- Cereja anã (feltro). As variedades anãs começam a dar frutos cedo (por volta dos 2-3 anos de idade). Portanto, a poda leve, higiênica e formativa, requer a realização a partir de 1 ano de idade. Os brotos de um ano são reduzidos em um terço.
- Cereja semelhante a uma árvore (colunar). A altura atinge cerca de 5 metros. A poda das cerejas colunares é geralmente realizada para formar a coroa correta. Reduzido para uma altura de 3-3,5 metros. Com o tempo, essas cerejas também realizam podas anti-envelhecimento.
Levando em consideração a idade
A poda de verão é feita para plantas com mais de 3 anos. As cerejas maduras são melhor podadas no verão, após a colheita. Neste momento, você pode ver claramente a quantidade de crescimento, ramos doentes e a condição geral da copa. O principal sinal de que uma árvore precisa de poda são os galhos nus. Como já mencionado, isso se aplica apenas a árvores maduras. As cerejas velhas requerem uma poda rejuvenescedora. Os brotos com um ano de idade geralmente são ligeiramente aparados. Além disso, os ramos esqueléticos e semi-esqueléticos da árvore são gradualmente encurtados em anos diferentes. Se os ramos da cereja velha não crescerem (não há crescimento anual), esse ramo é completamente removido.
A cereja jovem não tolera poda de verão. Uma exceção pode ser ramificações que se cruzaram e tornaram-se fortemente interferentes umas nas outras. Nesse caso, pode ser necessária uma intervenção. A primeira poda após o plantio é realizada imediatamente. Simplificando, assim que a árvore é movida para um novo local, ela é imediatamente podada. Isso ajuda a formar a copa correta e também evita que a árvore desperdice energia em galhos desnecessários. Isso se aplica apenas a mudas. É aconselhável deixar cerca de 5 dos ramos mais fortes sobre eles para a formação da coroa. No segundo ano após o plantio, os galhos são cortados para engrossar a copa da árvore. Todos os brotos são encurtados para um comprimento de até 50 cm. Se uma cereja com um ano de idade pode ser cortada com força, então uma cereja com dois anos requer uma poda mais suave. O objetivo é a formação subsequente de pelo menos 10-15 ramos esqueléticos (principais). A poda de uma árvore jovem deve ser feita com cuidado. Cortando os galhos extras, você pode facilmente começar não apenas com a copa errada, mas também com um rendimento baixo.
Cuidados de acompanhamento
A manutenção da cereja, assim como a poda, geralmente não exige muita mão-de-obra. A parte principal dos cuidados de acompanhamento é a alimentação. Deve ser feito no final do verão ou início do outono. Fertilizantes como potássio e fósforo são aplicados na área do círculo do tronco. Graças a isso, na próxima primavera a cereja "acordará" mais cedo do que de costume. Também no outono (de preferência em setembro), é preciso fazer um bom afrouxamento do solo ao redor da árvore.
É imperativo regar bem e regularmente a árvore até ao início do primeiro frio.
Erros graves
Cometer os seguintes erros pode levar ao enfraquecimento e subseqüente doença da árvore.
- A idade ideal, quando você já pode começar a realizar este procedimento por completo, sem danos graves, é de 3 anos.
- É indesejável podar árvores durante um verão particularmente quente.
- A poda anti-envelhecimento deve ser realizada não apenas por 2-3 anos, mas também em várias etapas durante o verão. Assim, torna-se possível melhorar a eficácia da poda antienvelhecimento.
- Se você transplantou uma cereja adulta, só poderá apará-la no ano seguinte.
- No verão, é altamente desencorajado a remoção de ramos esqueléticos.
- Se os galhos cortados tiverem sido afetados por pragas, doenças ou fungos, é melhor queimá-los imediatamente em um canto distante do local. Assim, será possível destruir os microrganismos nocivos que vivem neles.
O comentário foi enviado com sucesso.