Recursos e tecnologia para podar cerejas na primavera
Uma das atividades agrícolas mais importantes realizadas pelos proprietários de cerejeiras na primavera é a poda. Permite resolver muitos problemas urgentes, dos quais o principal é a formação da copa e a obtenção de um rendimento consistentemente elevado. Qualquer pessoa pode conseguir o que deseja: basta conhecer as principais características deste procedimento e a tecnologia para sua implementação.
A necessidade de um procedimento
A prática mostra que a poda é necessária para as cerejas em todas as fases de sua vida. Nos primeiros anos a partir do momento do plantio, determina o correto desenvolvimento da árvore, e nos anos seguintes aumenta significativamente a produtividade da cultura. Este último ponto é especialmente relevante para as cerejas com mais de 12 anos: ao atingir esta marca, começam a envelhecer, o seu rendimento diminui e, sem poda, as árvores podem morrer prematuramente.
Existem outros objetivos que este procedimento pode atingir.
- Formação da coroa. A melhor opção é a simetria máxima. Um componente igualmente importante é o desbaste, que regula a densidade do local dos brotos.
- Removendo galhos velhos e / ou enfraquecidos. Este evento é puramente sanitário. Graças a ele, a cereja se livra do "lastro" infrutífero que lhe tira a vitalidade. Um papel igualmente importante é desempenhado pela identificação e remoção de ramos danificados pelo frio, pragas e / ou microflora patogênica.
- Melhorar as características da cultura. Além de aumentar o número de frutos colhidos, a poda correta garante um aumento perceptível em sua qualidade. À medida que recebem mais nutrientes, eles se tornam maiores, mais saborosos e mais saborosos.
Além disso, o procedimento descrito aproxima o momento de despertar da árvore após o inverno e promove o aumento da floração.
Cronometragem
Não existe uma data específica para a poda primaveril das cerejas. O principal para o jardineiro é realizar o procedimento antes que comece o movimento ativo dos sucos, antes que apareçam os botões inchados. Dependendo da região, pode ser realizado nos seguintes termos:
- Ural e Sibéria - meados de abril;
- a faixa do meio (incluindo a região de Moscou) - do final de março ao início de abril;
- regiões do sul - meados de março.
Levando em consideração as coordenadas do terreno e as condições climáticas, o tempo de poda pode variar tanto em uma direção quanto na outra. Atenção especial deve ser dada à situação que requer a execução do procedimento após o início do fluxo de seiva. Na maioria das vezes, sua necessidade surge devido ao rigoroso inverno, que levou à morte de um grande número de brotos. Para não cortar ramos saudáveis, é necessário distingui-los com precisão dos afetados, aguardando que os botões floresçam.
Quais ferramentas são necessárias?
Para realizar a poda das cerejas com o mínimo dispêndio de tempo e esforço, o jardineiro necessita do equipamento adequado.
Lista de ferramentas básicas.
- Podador. Projetado para remover ramos de até 25 mm de diâmetro.
- Lopper. É utilizado nos casos em que é necessária a poda de ramos na profundidade da copa, cujo diâmetro não ultrapasse 30 mm.
- Serra de jardim. É usado em situações em que o podador ou podador não consegue realizar a tarefa em mãos. Com a ajuda de uma serra, o jardineiro pode remover quaisquer ramos - não há limitação de espessura para isso.
- Faca. Uma ferramenta auxiliar usada com mais frequência para o corte preciso de seções.
Antes de utilizar o estoque, deve-se prestar atenção à sua desinfecção. Pode ser realizado de diferentes maneiras, mas na maioria das vezes os jardineiros recorrem a três métodos principais:
- esfregar com álcool;
- tratamento com solução fraca de sulfato de cobre;
- calcinação a uma temperatura de cerca de 180 ° C.
Além dos listados acima, o proprietário da cereja pode precisar de acessórios adicionais para simplificar o procedimento de poda:
- uma escada é especialmente útil ao trabalhar com árvores altas;
- óculos de proteção que evitam efetivamente que as lascas entrem nos olhos;
- luvas de jardim, cujo material denso protege as mãos de danos mecânicos.
Além disso, o dono da árvore pode precisar de espaçadores e cordas. Os primeiros permitem alterar facilmente o ângulo de inclinação dos ramos, e os segundos - para realizar a sua fixação fiável.
Como podar uma árvore corretamente?
Dependendo da idade da cereja, o procedimento em consideração tem suas próprias características. Um papel importante é desempenhado pelo tipo de planta - árvore ou arbusto, que determina a técnica de sua poda.
Novo
A primeira poda das cerejas é realizada imediatamente após o plantio. Executar este procedimento permite resolver 2 problemas de uma vez - formar a aparência correta de uma árvore jovem e acelerar o desenvolvimento de seu sistema radicular. O procedimento para podar uma muda é bastante simples.
- Escolhendo a fuga principal. No futuro, ele desempenhará a função de tronco e, portanto, sua localização deve ser vertical.
- Determinação de futuros ramos esqueléticos. Basta escolher de 5 a 6 brotos crescendo em diferentes direções a uma distância de 10 a 12 cm entre si.
- Removendo tudo o que interfere no desenvolvimento futuro da árvore. Esta categoria inclui brotos que se cruzam ou crescem na copa. E também o crescimento da raiz está sujeito a eliminação, se houver.
- Processamento de fatiamento. Para minimizar o risco de infecção, você pode usar um gramado de jardim, aplicando-o em uma camada fina (não mais de 4 mm).
A poda adicional de cerejas jovens é realizada anualmente durante 4-5 anos. O resultado natural do trabalho deve ser uma árvore sã, com copa simétrica e moderadamente rala.
No 2º ano de vida, a poda de uma planta é realizada de acordo com o seguinte esquema:
- eliminação de brotos afetados por frio, doenças e pragas (se houver);
- remoção de ramos com crescimento incorreto (direcionados principalmente para o centro);
- redução do comprimento dos brotos laterais (a poda é realizada a 30 cm do topo da muda);
- eliminação de ramos muito próximos uns dos outros (desta forma pode-se desbastar a copa).
Se a formação da cereja for realizada de forma correta, aos 3 anos seu aspecto corresponde cada vez mais ao tipo esparso. Isto exige:
- identificar ramos com mais de 60 cm e encurtá-los em cerca de 15%;
- determinar os melhores 2-3 rebentos do ano passado (são necessários para formar 2 camadas);
- remova todos os outros ramos que cresceram no ano passado.
No 4º ano de vida da árvore, a poda também é realizada passo a passo de acordo com um algoritmo simples:
- remover ramos apontando para dentro e / ou próximos uns dos outros;
- apara o resto dos rebentos de forma a que a coroa da cereja tenha a forma de uma "espinha de peixe";
- os ramos superiores devem ser podados de modo que fiquem 10-15 cm abaixo do topo da árvore;
- escolha 2-3 dos mais fortes rebentos do ano passado para criar 3 camadas;
- livre-se do resto dos ramos jovens que cresceram ao longo do ano.
Para o 5º ano de vida, a cereja deve ter cerca de 15 ramos de moldura. Outra condição importante é a localização dos ramos semi-esqueléticos em cada lado dos ramos esqueléticos.
Frutificação
A poda de uma árvore adulta tem características próprias, tendo em conta que lhe permite obter rendimentos consistentemente elevados. Além de remover rebentos doentes e mortos, se houver, ele prevê uma série de operações.
- Livrar-se dos ramos levando ao espessamento da copa. Uma exceção deve ser feita apenas para ramos paralelos ao solo.
- Eliminação de todos os brotos que impedem o desenvolvimento dos ramos do quadro.
- Encurtando o tronco.É realizado em uma situação em que se projeta 20 cm ou mais acima dos ramos do esqueleto.
- Remoção de crescimento excessivo, se houver. Ao sair dele, o jardineiro corre o risco de enfrentar uma diminuição no rendimento da safra cultivada.
- Poda de galhos de wireframe. É realizado em um local onde os novos brotos laterais pararam de crescer.
Quanto aos ramos anuais, não é recomendável encurtá-los - podem secar com esse procedimento.
Velho
Como regra, o procedimento de rejuvenescimento é necessário para cerejas que atingiram a idade de 12 anos, embora às vezes possa ser necessário 1-2 anos antes. A realização deste evento tem um efeito positivo na produção e prolonga a vida da árvore, mesmo nos casos mais negligenciados. A essência do procedimento é a remoção de galhos velhos que não são capazes de dar frutos e uma mudança de ênfase para novos brotos.
Um dos métodos mais populares de rejuvenescimento da cereja é aparar o topo, o que envolve um procedimento específico.
- Removendo a coroa a uma altura de 2,5-3,0 m. Como resultado dessa operação, dá-se início ao desenvolvimento dos botões localizados abaixo - os futuros ramos laterais.
- Inspeção de novos brotos. Assim que eles crescem dos botões mencionados anteriormente, o jardineiro seleciona 2-3 dos espécimes mais fortes deles (o resto é removido).
- Eliminação de ramos antigos ("vazios"). É feito de forma gradual, em paralelo com o desenvolvimento dos rebentos.
Os especialistas recomendam se livrar de 1-2 ramos "vazios" por ano, não excedendo o valor especificado. Ignorar essa regra é um estresse sério para uma árvore velha, cuja vitalidade é relativamente pequena.
A segunda maneira de rejuvenescer as cerejas envolve encurtar os ramos da moldura. Realiza-se até os ramos laterais, olhando para cima, de acordo com o esquema mais adequado:
- luz - em um local onde o galho tem 2 a 3 anos;
- profundo - nas imediações do tronco (na área correspondente à idade de 4 a 5 anos).
Outra técnica de rejuvenescimento é o uso de brotos especiais crescentes verticalmente para formar uma nova moldura. Os jardineiros os chamam de "piões", e eles são formados em locais onde velhos ramos de grande espessura são cortados para formar um cânhamo. Como com outros brotos jovens, você precisa deixar alguns dos espécimes mais fortes, dobrando-os no ângulo necessário. Uma solução alternativa é encurtar os topos, permitindo que cresçam lateralmente.
Nuances de poda de cerejas
Atenção especial deve ser dada à poda de cerejas que crescem na forma de um arbusto. Ao contrário de seus parentes semelhantes a árvores, eles formam frutos exclusivamente em ramos anuais (principalmente em suas extremidades). Esta característica da cereja do mato não permite livrar-se dos rebentos jovens - base do seu rendimento. Outro diferencial da planta descrita é a alta tendência ao espessamento, o que afeta negativamente o tamanho e o número dos frutos. Existe apenas uma medida eficaz para combater isso - desbaste regular e poderoso.
O resto das regras para a poda de cerejas do arbusto.
- O esqueleto da planta deve ser o mais forte possível. Ao formar uma coroa, o jardineiro não deve deixar mais do que 7-8 ramos de moldura. E também é necessário se livrar de todos os brotos que podem competir com o tronco principal.
- O arbusto não deve se desfazer com o tempo. Para resolver este problema, você precisa observar o ângulo correto entre os galhos mais baixos e o tronco - não mais do que 40 °.
- Os brotos para baixo devem ser removidos. O mesmo se aplica a ramos afetados por doenças, pragas ou geadas severas.
- Os ramos de um arbusto de dois anos, cujo comprimento excede 50 cm, são cortados cerca de 15-20 cm.
- Os ramos esqueléticos e semiesqueléticos são encurtados ao nível de botões dormentes (alternativamente, a rebentos laterais bem desenvolvidos).
Falando sobre os princípios da poda de cerejas do mato, vale citar sua variedade de feltro, também chamada de chinesa.Ela tem esse nome por sua pubescência específica, e as principais características dessa cultura são seu valor decorativo e alto rendimento. O último é alcançável, desde que várias condições-chave sejam atendidas:
- poda anual obrigatória (caso contrário, o arbusto fica mais espesso, o que afeta negativamente a frutificação);
- o número médio de ramos do quadro é de 10 a 12;
- os rebentos anuais que atingiram 60 cm de comprimento são encurtados em cerca de 20 cm.
E também não se esqueça da remoção oportuna de ramos secos e danificados que afetam negativamente a saúde e as características decorativas da cereja de feltro.
Possíveis erros
Em conclusão, resta listar os erros mais comuns que os jardineiros cometem ao podar cerejas.
- Realização de medidas agrotécnicas com um claro atraso. Conforme mencionado acima, o trabalho principal deve ser concluído antes do início do fluxo de seiva ativo.
- Violação da regularidade do procedimento. A prática mostra que você precisa podar as cerejas a cada primavera, e não a cada poucos anos. Dependendo do estado da árvore, as nuances do evento podem ser diferentes, mas deve ser executado sem falhas (exceto nos casos que serão mencionados a seguir).
- Podar uma árvore com danos graves no tronco e / ou casca rachada. Na maioria dessas situações, vale a pena apostar no crescimento, a partir do qual é possível fazer crescer um rebento de raiz (o principal é que assim seja).
- Remoção tardia de ramos afetados por microflora patogênica ou pragas. Esses brotos devem ser cortados e queimados sem demora para evitar a disseminação de parasitas ou infecção em áreas saudáveis da planta.
- Efetuando poda de cerejas no frio. As baixas temperaturas tornam os ramos mais frágeis, o que aumenta o risco de danos acidentais. Os dias quentes dos meses de primavera são adequados para poda, minimizando a probabilidade de vazamento grave de gengiva.
- Tenta remover galhos grossos com um podador. Nesses casos, jardineiros experientes aconselham o uso de uma serra afiada - uma ferramenta que pode lidar com galhos de qualquer diâmetro.
- Corte de rebentos antigos com uma conta em forma de anel na base. Tal ação pode levar a rachaduras, deterioração e outros problemas e, portanto, é considerada errônea. Esses cortes devem ser feitos ao longo da borda superior do cordão sem afetá-lo.
Seguindo as recomendações listadas, qualquer jardineiro será capaz de podar cerejas sem erros - ambos muito experientes e sem possuir um conjunto impressionante de habilidades. Paciência, atenção e tempo são tudo o que precisamos.
O comentário foi enviado com sucesso.