Luta contra doenças e pragas de cerejas
As cerejas no jardim não são apenas muito bonitas, mas também práticas. Mas uma boa colheita de saborosos frutos silvestres está ameaçada por doenças que podem prejudicar significativamente a saúde da árvore. E se uma cereja for plantada ao lado de uma cereja, esta é uma ameaça ainda maior para ambas as árvores. Para não perder a doença, perceber o problema a tempo e resolvê-lo, faz sentido que o jardineiro aprenda algo sobre os males mais comuns e perigosos das cerejas.
Tratamento das principais doenças
A cereja não pode ser considerada uma árvore caprichosa, mas sua imunidade ainda não é a mais exemplar. Qualquer doença pode mudar o ciclo de vida de uma cultura que deixará de crescer e se desenvolver, florescer e dar frutos.... O processamento oportuno salva de muitas derrotas. Condições climáticas desfavoráveis, pragas, feridas em galhos e cascas, doenças de plantas vizinhas - tudo isso realmente ameaça a cereja. E você precisa conhecer o inimigo de vista.
Fúngica
Essas são as doenças causadas por um fungo, mais precisamente, vários fungos. A primeira que vem imediatamente à mente é uma doença chamada coccomicose. Nas folhas da cereja aparecem pontos vermelhos, bastante pequenos. Além disso, eles aparecem em ambos os lados da folha. Em seguida, a folha fica coberta com uma flor rosa e, em seguida, cai completamente. O fungo que causa isso hiberna nas folhas caídas. Durante o período de floração, a doença se manifesta com mais frequência. O método de tratamento é simples e radical - trate a planta com sulfato de ferro, e o tratamento deve ser antes da floração. E então um mês depois, após a floração, o tratamento deve ser repetido. E no outono, um mês após a colheita, é feito o beneficiamento final. Para 1 balde de água 350 g de vitríolo.
Aqui estão algumas outras doenças fúngicas que atacam as cerejas.
-
Moniliose. Brotos alongados e marrons falam exatamente desse infortúnio. Crescimentos verde-acinzentados podem começar a se formar na casca. As bagas também vêm com crescimentos cinzentos - elas, as frutas, acabarão morrendo. Mas também é perigoso que, se você ignorar o problema, não apenas os frutos apodreçam, mas os brotos também morram. Bordeaux líquido, cobre ou vitríolo de ferro, "Topsin" ou "Skor" ajudam.
Primeiro, a árvore é processada antes do período de floração e, em seguida, após o seu término.
- Antracnose... Se aparecerem manchas amareladas na superfície do fruto, após alguns dias tornam-se protuberâncias escuras (com um tom rosado), então isso é antracnose. As bagas vão secar e cair se o jardineiro não se envolver na luta. As doenças são favorecidas pelo tempo ventoso e úmido, então é mais fácil para os esporos do fungo viajarem por longas distâncias. A propósito, os esporos invertem tranquilamente as bagas caídas. Se a cereja estiver infectada, antes da floração é tratada com "Polyram" (dissolver 20 g num balde com água).
O segundo tratamento será após a floração e o terceiro - algumas semanas após a colheita.
- Ferrugem... Outra doença popular, infelizmente, fúngica, que se manifesta nas folhas, e não imediatamente. Na parte superior da folha, aparecem tubérculos marrons, de cor muito semelhante à da ferrugem. Os esporos do fungo hibernam nas folhas e, se a árvore não for tratada, exatamente toda a folhagem cairá. Você pode combater a doença com cloreto de cobre, e o líquido Bordeaux também é adequado.
- Sarna... Nas bagas e folhas aparecem manchas verde-acastanhadas de textura aveludada. Os esporos do fungo patógeno se espalham muito rapidamente com o vento, o jardim inteiro pode ficar doente com sarna. Rachaduras aparecem nos frutos afetados e mais da metade da safra por safra pode ser perdida dessa forma.Fungicidas (por exemplo, "Hom" e "Fitosporin M") ajudarão a resistir à doença. Além da árvore, o solo ao seu redor também é cultivado.
- Doença de Clasterosporium... Com esta enfermidade, as folhas ficam amareladas, nelas aparecem manchas que podem chegar a 2 cm. Com o tempo, as manchas serão circundadas por uma borda vermelha, após uma semana aparecerão buracos no lugar das manchas. As folhas vão desmoronar em breve. Sim, e esta doença é perigosa para frutas, manchas roxas deprimidas nas bagas indicam isso.
A árvore deve ser borrifada com uma solução de líquido Bordeaux, e isso deve ser feito antes da abertura dos botões ou durante a formação dos botões.
Se ao menos essas doenças ameaçassem a cereja - além dos fungos, outros patógenos também a atacam.
Não fúngico
Hommose é uma doença gengival, uma doença bastante comum em árvores frutíferas com caroço. Afeta a casca, galhos, frutas. Quando os ramos são danificados, o câmbio é danificado, eles não podem mais crescer em espessura. E junto com a goma, o fungo da moniliose se espalha perfeitamente. Para evitar gomose, é necessário não sujar o solo, não overdose de fertilizantes, cortar galhos afetados pela geada e protegê-los de queimaduras. E para tratar feridas já formadas, se se enquadrarem na descrição da enfermidade, é necessário usar verniz de jardim, uma solução a um por cento de sulfato de cobre. Se a ferida for muito grande, atingindo o tronco, por exemplo, pode-se misturar argila e esterco de vaca em proporções iguais.
Outra doença da cereja, desta vez de natureza bacteriana, é o câncer de raiz.... É expressa por crescimentos tumorais que aparecem no pescoço, raízes principais e laterais. No início, os crescimentos serão pequenos, macios, lisos. Mas a doença irá progredir e eles crescerão, tornar-se-ão duros e acidentados. No outono, as galhas (crescimentos) entrarão em colapso. A doença deve ser tratada com uma solução de sulfato ferroso a três por cento antes e depois da estação de crescimento.
Vale ressaltar que, além das doenças bacterianas e virais, os musgos e os líquenes atacam as cerejas. O musgo definitivamente enfraquece a árvore, tornando-a mais vulnerável.
Filiais podem morrer, a produtividade é significativamente reduzida. A árvore deve ser limpa se tal ataque se manifestar. E faça isso até que os rins inchem e depois que as folhas caiam. Primeiro, as folhas caídas são removidas, em seguida, é retirada uma solução de sulfato de cobre a 5%, 50 g do qual é diluído em 1 litro de água quente e depois diluído em 10 litros de líquido morno. O círculo próximo ao tronco é desenterrado, já 3% de sulfato de cobre é derramado com uma solução. Em cerca de uma semana, os crescimentos desaparecerão. E escamas individuais podem ser simplesmente raspadas com uma escova.
Como lidar com pragas?
As pragas também não se opõem a festejar com os sucos das árvores e, muitas vezes, com as frutas. E eles não deveriam ter permissão para fazer isso.
Mosca-serra viscosa de cereja
Já no meio do verão, essa praga começa a ser perigosa. Ele tenta arrancar a folha completamente, e é por isso que provavelmente vai secar rapidamente. A mosca-serra, porém, não é tão tenaz, e se for usada contra ela, por exemplo, "Actélico", sairá rapidamente do jardim. Mas se o ataque for massivo, pode ser necessário processá-lo duas vezes.
Pulgão
O pulgão cereja é fácil de detectar no início da primavera, estará na parte de trás da lâmina foliar e também ataca os brotos jovens... Os pulgões podem ser pretos ou verdes. Ela suga o suco das folhas, o que as faz cair. Muitas vezes, os pulgões infectam cerejas juntamente com formigas, o que acarreta enormes prejuízos para o jardim.
Mas lutar na verdade não é tão difícil: você precisa preparar uma solução de tabaco e sabão em pó, a coroa é borrifada com ele. Este é um bom protetor de pragas, embora não seja um remédio que ajude a erradicar completamente os pulgões. Portanto, você terá que tratar a árvore adicionalmente com um inseticida adequado (escolha aquele que diz "de pulgões").
Gorgulho
Essa praga verde-bronze (cor brilhante) é a primeira a tentar coletar todo o "creme" da cereja que desperta. Primeiro, ele beberá o suco dos botões de cereja, depois se alimentará das frutas dela. Os gorgulhos põem ovos dentro da polpa da fruta.As larvas se alimentam de suco de baga, depois voam para fora da fruta e passam o inverno com segurança nas folhas até a primavera. Um gorgulho pode reduzir o rendimento de uma cerejeira em 80%.
Nesse caso, é preciso lutar com as larvas. No outono, é necessário desenterrar cuidadosamente o círculo periósteo. Na primavera, quando você vê botões marrons em uma árvore, é necessário removê-los rapidamente.
Mas se já houver um ataque, e for grande, será necessário atrair inseticidas - "Rovikurt" e "Aktellik". Assim que os botões começarem a se formar, eles podem ser processados.
Hawthorn
Em forma de borboleta, não prejudica a cereja, mas o espinheiro-alvar se alimenta de rim e seiva de folhas. A lagarta é perigosa porque pode colocar até 500 ovos. Você pode, é claro, coletar manualmente essa praga, pode atrair tetas para o local. Mas o resultado pode ser apoiado por Metaphos e Karbofos. Mas a destruição da população ainda pode levar alguns anos.
Mariposa
A mariposa cereja em sua forma larval hiberna sob a casca. Na primavera, as larvas se transformam em lagartas, sugando o suco dos botões e depois das folhas. Para destruir as pupas das lagartas, é necessário desenterrar o círculo próximo ao caule. E "Zolon" e "Iskra" podem ser usados para tratar uma árvore na primavera.
Medidas de prevenção
Sem medidas preventivas, em lugar nenhum. Por exemplo, você pode se proteger de doenças fúngicas se cortar e queimar os brotos e galhos nos quais já foram encontrados sinais da doença.
Existem outras recomendações de jardineiros.
-
No final do outono, as folhas e frutos caídos são coletados e queimados. É neles que as pragas podem hibernar. E é melhor queimar tudo isso também fora do jardim, se houver essa oportunidade.
-
Na primavera, você pode borrifar a árvore com uma solução de sulfato de cobre a 1%.
-
A casca da árvore deve ser inspecionada regularmente... Se houver danos mecânicos nele, a ferida precisa de proteção - jardim var, ou mesmo apenas pintura.
-
O tronco de uma árvore pode ser caiado na primavera... Nem todo mundo gosta dessa prática, mas na verdade é muito útil.
-
É melhor remover as ervas daninhas durante o plantio.... Esse processamento não é necessariamente necessário, mas jardineiros experientes garantem que isso é uma boa ajuda para a saúde da árvore.
-
É imperativo desenterrar o solo sob as cerejas. - este é um dos principais pontos preventivos.
-
Aplicação de inseticidas e fungicidas - prática normal, mesmo que a doença não possa ser claramente diagnosticada. Se não houver vermes nos frutos e nas folhas, se não houver teia de aranha, por exemplo, mas houver pontos pretos ou as folhas estão enroladas, então a árvore está doente. E o uso de equipamentos especiais é melhor do que a perda de safra. Remédios populares alternativos também são usados.
-
Trate, borrife - isso é compreensível... Mas para que a árvore não seja atacada por alguns irmãos vermes, ela pode ser ajudada alimentando-se na hora certa. Na primavera e no verão, no outono. Pode ser superfosfato duplo, sulfato de potássio, húmus.
E, claro, você não deve plantar cerejas ao lado de cerejas. Se, por exemplo, as folhas de uma árvore ficam pretas, então a cereja vizinha (seja arbustiva ou semelhante a uma árvore) logo adoecerá.
Variedades resistentes
É muito interessante escolher variedades de cereja, procurar aquelas que vão servir em diferentes direções. Com efeito, entre quase uma centena de variedades, há aquelas que apresentam características realmente boas (quando, com resistência às doenças, a variedade não perde o sabor e o tamanho benéficos).
Estas são as variedades que os jardineiros consideram as mais bem-sucedidas e resistentes a doenças e pragas.
- "Dubovochka". As árvores não serão particularmente altas, mas a variedade promete frutos prematuros e 9 kg de bagas por árvore. É também uma variedade muito resistente ao inverno. Mas, o mais importante, é considerado um dos mais invulneráveis a doenças e pragas.
- "Igritskaya"... Uma árvore com frutos grandes, não muito altos, tolera perfeitamente os invernos rigorosos da zona média (e também da região de Moscou). A variedade é especialmente resistente a doenças fúngicas. Polinizadores necessários.
- Loznovskaya... A árvore cresce acima dos 3 metros e os frutos da variedade são excelentes.Eles serão muito grandes, o rendimento é alto, os frutos amadurecerão na terceira década de junho. As cerejas não precisam de polinizadores e, o mais importante, não ficam doentes. Pode haver casos isolados, mas não há uma palavra sobre isso no fórum dos jardineiros. Você definitivamente precisa dar uma olhada mais de perto. A variedade é recomendada para cultivo nas regiões de Saratov e Astrakhan.
- "Melodia"... A árvore não é muito alta, os frutos são de tamanho médio, no final de junho já se pode tentar a colheita. Tolera bem os invernos, não tem medo de doenças. A variedade é autofértil, às vezes os polinizadores são necessários, às vezes não.
- "Mudas Lyubskoy". Nem a cereja mais alta crescerá, mas os provadores não se arrependem de avaliações para indicar o sabor da variedade. Árvore resistente ao gelo, também não tem medo da seca e do calor. Ela cresce bem nos Urais, nas regiões de Orenburg, Chelyabinsk.
Deixe a escolha ser justificada e todas as características varietais correspondem exatamente às suas descrições.
O comentário foi enviado com sucesso.