Tudo sobre a cereja de Barbados

Contente
  1. descrição geral
  2. Plantar e sair
  3. Reprodução
  4. Doenças e pragas

Esta cultura surpreendente ainda é pouco conhecida pelos especialistas em jardinagem doméstica. No entanto, o interesse por ela está crescendo rapidamente, o que se explica pelas notáveis ​​qualidades de seus frutos e o alto grau de sua utilidade para o corpo.

Suas propriedades medicinais são verdadeiramente únicas e inegáveis, assim como uma quantidade invulgarmente grande de várias vitaminas e microelementos contidos nas bagas. Os frutos da cultura e seu suco são invariavelmente usados ​​na área da medicina, cosmetologia e alimentação.

descrição geral

Inicialmente, a acerola cresceu dentro do estado insular de Barbados e depois se espalhou para os territórios da América, México e Caribe. Na atualidade, Malpighia agrada moradores de quase todos os continentes com suas frutas deliciosas e curativas. É chegada a hora de alimentá-lo também na Rússia. A cereja de Barbados cresce produtivamente nos trópicos e subtrópicos, preferindo a argila. A planta é uma árvore perene, frequentemente atingindo uma altura de 3-6 m. As variedades da cultura são divididas em dois tipos: doce e azeda. As folhas de acerola têm formato oval, tons verdes escuros, uniformes, dando brilho. O tamanho das lâminas das folhas é de 5–10 cm de comprimento e 2,5–5,5 cm de largura.

As flores são rosadas, com não mais de 2 cm de diâmetro. Eles florescem no início do verão e continuam este processo até o outono. As raízes bastante frágeis da cultura localizam-se superficialmente. As bagas são colhidas do verão ao outono. Os frutos são redondos, ligeiramente achatados, com 1,5–4 cm de diâmetro, pesando até 5–7 g, de consistência muito suculenta e de cor variando de variedade para variedade: do amarelo ao laranja. Pelo seu sabor, os frutos são doces, muitas vezes com um gosto amargo ou ácido. Existem três pequenos ossos arredondados dentro da fruta. As bagas da cultura são utilizadas em vários campos: na alimentação, médica e cosmética. O suco está incluído nas composições de bebidas fortificadas, cosméticos (para pele e cabelo).

Acerola é frequentemente usada na fabricação de sabonetes, líquidos espumosos, formulações de gel, etc.

Ou seja, o campo de aplicação dos frutos da cultura é extremamente amplo, principalmente para fins médicos, onde suas propriedades medicinais são absolutamente inegáveis.

  • Para reduzir os efeitos dos processos oxidativos, são utilizadas propriedades antioxidantes e hepatoprotetoras, uma vez que as frutas contêm carotenóides, antocianinas e vitamina C. O suco de baga oferece proteção hepática eficaz (a nível celular) dos efeitos negativos do álcool.
  • Para prevenir a obesidade. O suco normaliza com sucesso os parâmetros de açúcar no sangue, bloqueia o ganho de peso e o aumento da produção de colesterol, estimulando o metabolismo do corpo, aumentando seu tônus.
  • Para a prevenção do desenvolvimento de diabetes mellitus. Os antioxidantes contidos na fruta bloqueiam com sucesso os processos negativos no nível de diabetes micro e macrovascular. O suco bloqueia com eficácia o estresse oxidativo causado pelos radicais livres, o que ajuda a manter os vasos sanguíneos saudáveis.
  • Para garantir a saúde da pele. Devido ao conteúdo de vários nutrientes nas frutas (cobre, vitamina C, etc.), a textura da pele é melhorada, as rugas são reduzidas, a pele fica qualitativamente hidratada e rejuvenescida.
  • Para a melhoria da atividade cardiovascular devido à vitamina B5 contida nas bagas, que está envolvida nos processos de formação do sangue.
  • Para prevenir o desenvolvimento de câncer de cólon.

Ao mesmo tempo, 200 g de cultura contêm 31 calorias. A mais rica composição de frutas silvestres é garantida para fornecer ao corpo a quantidade certa de carboidratos, proteínas e energia.

Plantar e sair

É mais conveniente plantar uma safra na primavera e no verão. Para o desenvolvimento produtivo das plantas, é selecionado um solo fértil e bem drenado. A cultura não reage bem à umidade estagnada. Para o plantio, são recomendados arbustos com raízes fechadas, que têm maior probabilidade de criar raízes. Os arbustos com órgão vegetativo aberto, embora permitam avaliar a qualidade das raízes, são mais difíceis de enraizar. Portanto, para melhorar esse processo, recomendamos mergulhá-los previamente em uma solução estimulante por 30–40 minutos. No decorrer do cultivo de uma safra, é necessário cumprir algumas regras.

  • As plantas não devem ser plantadas em áreas com luz solar direta, pois preferem luz difusa.
  • As árvores se desenvolvem melhor no lado sul das parcelas a 20-24 graus. À noite, o nível de temperatura não deve ser inferior a 15 graus, pois começam a retardar o desenvolvimento e desprender as folhas.
  • Para o desenvolvimento intensivo de árvores, é necessário fertilizar sistematicamente. Curativos complexos geralmente são adicionados na primavera e no verão. Em maior medida, as árvores precisam de fertilizantes orgânicos. No outono, um verbasco deve ser colocado sob eles.

A acerola é frequentemente cultivada por sementes. Com o início do surgimento dos brotos, os arbustos são submetidos a um transplante anual de primavera. Em solos abertos, as árvores são plantadas após 3-4 anos de crescimento. Para fazer isso, você deve usar o método de transbordo, que salva as raízes de danos, reduz o nível de estresse do transplante. Alguns especialistas aconselham, na hora de plantar no solo, aparar as raízes e processar os cortes, o que estimula um processo mais intenso de desenvolvimento das raízes, mas leva a um abrandamento do crescimento das próprias árvores.

As bagas são colhidas durante o seu amadurecimento. E eles fazem isso de forma assíncrona durante o verão. Os frutos maduros não têm boa qualidade de conservação e são mal transportados. Para seu armazenamento, é melhor usar:

  • secagem;
  • congelando;
  • conservas.

Em volumes industriais, na colheita dos bagos, utiliza-se o método de sublimação (congelação rápida com posterior secagem). Este método permite preservar a maior quantidade de nutrientes.

Reprodução

Na natureza, a cultura se reproduz com a ajuda de sementes e é notavelmente adaptável a vários solos. É ótimo para crescer em casa (em vasos ou recipientes).

Neste último caso, a cultura é cultivada com brotos laterais, estacas ou sementes.

  • Cortes de 8–12 cm de comprimento e algumas folhas são cortados de brotos lignificados. Antes do plantio, devem ser mantidos por dois meses em porão ou unidade de refrigeração, e o plantio deve ser feito na primavera, aprofundando-os no solo turfoso em 1,5–2 cm. Antes disso, é útil embeber o pontas dos cortes na solução de Kornevin. O enraizamento ocorre de forma mais eficaz em estufas, onde a iluminação difusa é organizada e um regime de temperatura de 22-24 graus é mantido. Na parte superior do recipiente, garrafas de plástico com uma tampa cortada são instaladas. O cuidado consiste na organização de ventilação e irrigação moderada com água morna. O enraizamento das estacas geralmente ocorre dentro de dois meses. Em seguida, eles são transplantados para vasos com um substrato pré-preparado. Os blanks obtidos por este método podem dar frutos no 2º ano.
  • Ao plantar as sementes, primeiro devem ser escarificadas devido à dureza de sua superfície. Ou apenas mergulhe durante a noite. Para o plantio, utiliza-se um recipiente típico, onde previamente colocado solo turfoso-arenoso, deve ser fértil e solto. Uma camada de drenagem deve ser colocada na parte inferior do recipiente - a cultura não tolera água estagnada. Os potes são cobertos com papel alumínio e colocados em um local aquecido e bem iluminado.Os brotos aparecem em 14-30 dias. O cuidado consiste em ventilação e umedecimento diários (se necessário) com borrifador.

Quando um par de folhas verdadeiras aparece nas mudas, elas são cuidadosamente transplantadas para recipientes separados.

Doenças e pragas

A cultura é caracterizada por um potencial imunológico significativo contra as principais doenças e ataques de pragas. Ele pode suportar o alagamento ou o déficit de umidade com relativa facilidade. A doença com podridão padrão não é perigosa para ela.

A cultura não é suscetível à infecção por oídio e crosta. Nas condições russas, quando é cultivado, não há inimigos entre os insetos nocivos. É extremamente raro que árvores sejam atacadas por lagartas, mas isso ocorre apenas na proximidade de plantas intensamente infestadas.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário