Viola Vittroka: descrição, variedades e cultivo
Entre o grande número de culturas decorativas merecidamente populares, Viola Vittroka ocupa um lugar especial, cujas variedades espetaculares adornam avenidas e territórios adjacentes, jardins e parques. Além da aparência estética, a planta descrita pode se orgulhar de outra vantagem tangível - cuidado pouco exigente, que é de suma importância para qualquer produtor. Para alcançar o resultado desejado, basta familiarizar-se com a descrição desta violeta e as regras básicas que contribuem para o seu cultivo e reprodução com sucesso.
Peculiaridades
A planta fortemente ramificada em questão, também chamada de amores-perfeitos de jardim, é um híbrido obtido pelo cruzamento da violeta tricolor com outros tipos de viola - principalmente Altai e amarela. Seu nome deve-se a Veit Brecher Wittrock, um botânico sueco que deu uma contribuição significativa ao estudo desta espécie ornamental.
O violeta apresentado difere dos amores-perfeitos comuns em flores maiores e mais brilhantes, o que lhe confere uma ostentação adicional. Uma lista de outras características da viola Wittrock é a seguinte:
- semi-espalhando ou forma compacta;
- a altura é de 15 a 40 cm;
- as folhas em formato oval ou de ovo são pintadas de uma rica cor verde;
- sistema radicular fibroso;
- flores de várias cores, cujo diâmetro é de 5 a 11 cm (dependendo da variedade);
- frutos pequenos, representando uma caixa de 3 câmaras;
- pequenas sementes acastanhadas (2x1 mm) que permanecem viáveis por 2-3 anos.
Na maioria dos casos, a violeta em questão é cultivada como uma ou bienal, mas sujeita à divisão anual, pode deliciar seus proprietários por muito mais tempo.
Variedades
O principal critério com base no qual as variedades e híbridos de amores-perfeitos de jardim são classificados é o diâmetro das flores, definir a atitude de uma planta em relação a uma das 5 categorias a seguir:
- supergigante (10-11 cm);
- gigante (9-10 cm);
- grande (8-9 cm);
- médio (6–8 cm);
- pequeno (5-6 cm).
Importante! São levadas em consideração as características de aparência e durabilidade das violetas, bem como a duração e intensidade de sua floração.
As variedades de viola de Wittrock merecem consideração separada. Os mais notáveis estão listados abaixo.
- "Renda Terry". A altura de uma planta adulta é de 20-25 cm. A principal característica distintiva são as belas pétalas onduladas. As flores são de cores variadas e crescem até 6 cm de diâmetro.
- Alpensee... Representantes da variedade desenvolvem até 30 cm de altura. As flores são de cor preta azulada e de tamanho médio (6–6,5 cm de diâmetro).
- "Grade". Espetacular violeta de floração precoce com pétalas onduladas que pode decorar qualquer canteiro de flores. Uma planta relativamente compacta, cuja altura raramente excede 15–20 cm. As flores são caracterizadas por uma cor brilhante e seu tamanho é de 6–8 cm.
- Magnum Blue Blotch F1... Uma variedade muito interessante que chega a atingir 25 cm de altura. A decoração principal é de flores azuis grandes (8 cm) com olhos escuros.
- "Rococó". Outra variedade que pode ser chamada de médio porte. As flores atingem 6 cm de diâmetro e apresentam lindas pétalas onduladas de várias cores.
- "África". Uma variedade muito popular que cresce até 30 cm de altura. As flores são caracterizadas por tamanho pequeno (cerca de 6 cm) e pétalas amarelo-acastanhadas vistosas.
- Colosso. A principal vantagem desta viola são as flores muito grandes de várias cores, cujo diâmetro chega a 9–10 cm. Outra característica notável é a sua compacidade (a altura de uma planta adulta é de 10–15 cm).
- "Madrugada da noite". Os representantes da variedade em questão crescem até 25-30 cm, o que é um pouco acima da média. Suas flores são caracterizadas por espetaculares pétalas vermelho-escuras e atingem 6 cm de diâmetro.
- Flamenco F1... Esta variedade tem flores compactas e bonitas, cujo diâmetro é de 5 a 7 cm. Quanto às cores, são muito diversas (branco-rosa, vermelho, púrpura e outras).
- "Barroco". Uma das violetas Vittrock mais populares, crescendo até 30 cm de altura e chamando a atenção com suas flores originais. Suas pétalas são coloridas em marrom bordô, complementadas por uma borda de vários tons.
- Menção Honrosa e Delta F1 - variedade que ocupa posição de destaque entre as violas de flores grandes. É caracterizada por ser compacta (15–20 cm de altura), floresce uma década e meia mais cedo do que a maioria das outras violetas Vittrock e pode deliciar o proprietário com uma mistura espetacular de cores encantadoras.
Semeando mudas
Quando você precisa atingir a floração mais rápida de amores-perfeitos de jardim (em meados do verão), você deve começar a semear na segunda metade do inverno. Se você adiar este procedimento para junho ou julho, poderá apreciar a beleza dos botões abertos somente no ano que vem (a cultura se desenvolverá como uma típica bienal). Para começar, as sementes precisam mergulhe em um recipiente com uma solução estimulante de crescimento (por cerca de um dia).
Paralelamente, o florista deve preparar recipientes (caixas de plástico e madeira, potes largos) e encha-os com solo de uma composição adequada. Como o último, você pode usar misturas prontas para violetas, substrato de mudas de turfa ou solo universal.
A sequência de outras ações é a seguinte:
- marque os sulcos;
- semear sementes preparadas (profundidade recomendada - 5 mm);
- regar o material de plantio com água sedimentada à temperatura ambiente e cobrir com terra;
- cubra os recipientes com filme plástico ou vidro;
- coloque os recipientes em uma sala com uma temperatura de + 15– + 20 ° C.
Durante as próximas 1,5–2 semanas, as sementes plantadas recebem ventilação diária (2 vezes por 10 minutos). Após o tempo determinado, aparecem os primeiros brotos, após o qual o abrigo é retirado e os recipientes são transferidos para um local fresco e bem iluminado. Cuidar de plantas jovens durante este período envolve regá-las regularmente com água em temperatura ambiente e alimentá-las com fertilizantes complexos, realizado 1 vez em 2 semanas (a concentração recomendada é 50% da indicada nas instruções).
Assim que as mudas adquirem um par de folhas verdadeiras, o que acontece 30-45 dias após a germinação, as mudas podem ser mergulhadas em recipientes compactos separados.
Transplante para abrir terreno
Se a semente foi semeada em fevereiro, o plantio a céu aberto é feito em maio, quando as insidiosas geadas da primavera não ameaçam mais a planta (a época específica depende das características climáticas da região). Se a Viola Vittrok for cultivada bienalmente, ela será transferida para um local permanente em agosto ou setembro.
O melhor local para plantar amores-perfeitos de jardim deve ser bem iluminado. Quanto ao cultivo da violeta em questão em sombra parcial, é bastante aceitável e se caracteriza por uma floração menos intensa, porém mais longa. Atenção especial deve ser dada ao solo, que deve atender a três condições básicas, tais como:
- fertilidade;
- frouxidão;
- reação neutra (valores de pH permitidos de 6,0 a 8,0).
Cerca de uma semana antes do plantio planejado, o solo precisa ser escavado, adicionando-se composto maduro ou húmus (você deve se recusar a usar esterco fresco). Plantar violas jovens é fácil, pois o seguinte algoritmo garante:
- disponha o material de plantio nas covas a uma distância de 15–30 cm um do outro (determinado pelas especificidades da variedade);
- polvilhe as raízes das plantas com um substrato;
- compactar cuidadosamente o solo ao redor das violetas;
- regar bem as plantas.
A fase final é cobrir o solo com húmus ou turfa, reduzindo a taxa de evaporação da umidade e contribuindo para o estabelecimento bem-sucedido de amores-perfeitos de jardim.
Como cuidar?
O cultivo de violetas Vittrock em campo aberto envolve levar em consideração as regras, a lista se parece com esta:
- rega as plantas devem ser moderadas e regulares; se o solo sofre de déficit de umidade, você não deve esperar por um florescimento espetacular de viola;
- fertilizar é necessário mensalmente ao longo da estação de crescimento, é aconselhável usar nitrato de amônio ou superfosfato como cobertura, gastando 25-30 g por 1 m² de substrato;
- afrouxamento o solo ao redor das plantas deve ser realizado com o máximo cuidado para não danificar o sistema radicular das violetas localizadas próximo à superfície;
- ervas daninhas precisam ser eliminadas em tempo hábil, uma vez que interferem no pleno desenvolvimento da planta descrita; ao iniciar este procedimento, deve-se ter em mente que ele é realizado exclusivamente à mão.
Importante! Quanto às violas de inverno, elas precisam de um abrigo leve contra galhos de pinheiros ou folhas caídas.
Doenças e pragas
Um dos principais inimigos da viola de Wittrock é a umidade excessiva, que provoca o desenvolvimento de doenças fúngicas perigosas - podridão de raízes e caules, oídio e ferrugem. A reação eficaz a esses infortúnios envolve a remoção das áreas afetadas, seguida de pulverização das plantas com um fungicida (doente e saudável, localizado nas proximidades).
Se a doença for negligenciada demais, as violetas afetadas são removidas e o solo ao redor delas é escavado e polvilhado com areia fina calcinada, carvão moído ou perlita. Dos parasitas, amores-perfeitos de jardim são mais frequentemente perturbados pelas lagartas da madrepérola violeta e da mariposa trevo (sendo fitófagos típicos, eles se alimentam das folhas da planta).
Para se livrar deles, você deve usar um inseticida de amplo espectro, seguindo estritamente as instruções do medicamento comprado.
Reprodução
Existem várias maneiras de se reproduzir.
- A primeira maneira A reprodução da planta descrita envolve o uso de sementes, que são coletadas em agosto ou setembro. Depois de retirados das caixas, são secos e submetidos à estratificação (estando em condições de elevada humidade à temperatura de + 1– + 5 ° C).
- Segunda opçao prevê a divisão do mato. A época ideal para este procedimento é a primavera (antes do início da estação de crescimento). Esta solução é preferível para violetas antigas que são desenterradas e ordenadamente divididas em várias partes.
- O terceiro método a reprodução de amores-perfeitos de jardim são os cortes, principalmente relevantes para as formas raras da planta em questão. Envolve o uso de brotos apicais com 2-3 nós, separados desde o final da primavera até meados do verão. As estacas de viola podem ser enraizadas em recipientes especiais para mudas e em campo aberto.
Assista a um vídeo sobre o assunto.
No ano passado comprei e semeei em junho, e em julho minha viola já floresceu.
O comentário foi enviado com sucesso.