Tipos e variedades de viola (violetas)
Viola, amores-perfeitos, Ivan da Marya - todos estes são os numerosos nomes das violetas de jardim. A rica gama de cores e o cuidado despretensioso permitem que você o use para criar arranjos de flores em jardins em toda a Rússia e Europa. Muitos floricultores afirmam que o cultivo da viola em um terreno particular permite harmonizar as relações em família, estabelecer um entendimento mútuo. Os curandeiros tradicionais também amam as violetas por seus efeitos antibacterianos, antipiréticos e imunoestimulantes. A decocção das folhas e flores desta planta é usada para infecções respiratórias virais e dermatites alérgicas.
Um pouco de historia
A história do nome amor-perfeito é muito interessante, na ciência é conhecido como violeta tricolor. Alguns pesquisadores afirmam que esse nome vem da Grécia antiga. O senhor do Olimpo, Zeus, transformou os espectadores olhando para banhar Afrodite em belas flores, que desde então foram chamadas assim. Na Europa do século 18, a violeta também era chamada de "pensamento" ou "pensamento". Acredita-se que isso se deva à semelhança das cápsulas substituíveis com o crânio humano, onde, como você sabe, nascem os pensamentos.
A história da seleção também é muito interessante. Tem estado em andamento desde que os botânicos descobriram esta planta. No início, isso aconteceu em sua terra natal - Norte da África. Em seguida, o centro de criação mudou-se para a América do Norte.
As primeiras flores foram perdidas, pois os botânicos não conheciam as regras para o cuidado das flores, mas com o tempo, o conhecimento dos cientistas foi se ampliando, o que possibilitou o cultivo de novos híbridos e variedades.
Em meados do século XX, houve um grande avanço no estudo das violetas. Os botânicos descobriram um método vegetativo de propagação, que tornou possível cultivar amores-perfeitos muito mais rápido e manter todas as diferenças varietais.
Em 1939, a primeira violeta turca do mundo foi criada em Michigan. Um ano depois, obtivemos uma planta com pétalas de flores rosa puro. E em 1941, as pétalas adquiriram um formato único com bordas onduladas e centro branco, denominado "menina". Na década de 50 do século XX, o trabalho de introdução de novas variedades continuou. Foram criados: violeta com franjas, pontiagudo, com bordas franjadas. E a última grande coisa aconteceu em 1990, quando Nolan Blansit criou uma variedade com flores amarelas.
Hoje, botânicos de todo o mundo conhecem mais de 500 espécies e mais de 1000 variedades e híbridos de violetas.
É muito difundido e utilizado tanto no interior de casas e apartamentos como na concepção paisagística.
Variedades populares
Vamos dar uma olhada mais de perto na descrição de alguns tipos de violetas.
- Inciso... Ele está listado no Livro Vermelho da Rússia. Recebeu esse nome devido ao formato incomum das folhas, cujas bordas pareciam ser cortadas. A altura da planta não excede 20 cm Flores 1,5–2,5 cm de diâmetro, de cor roxa. Habitat natural - Leste e Sul da Sibéria.
- Perfumado... Esta é a violeta de jardim mais comum. Seu perfume maravilhoso se espalha por todo o jardim pela manhã e à noite. As folhas são flores simples, únicas, roxas escuras ou brancas. O início da floração é em abril e maio. A violeta perfumada é uma planta perene, com base na qual um grande número de variedades diferentes foram criadas: "Red Charm", "Tsar", "Triunfo".
- Enfermagem... Esta é uma violeta perene que produz auto-semeadura. Suas flores são azul-violeta, com 2,5 cm de diâmetro. Uma característica é a capacidade de conquistar espaço rapidamente e facilidade de atendimento.É adequado para decorar grandes áreas.
- caucasiano... É uma viola perene com flores amarelas brilhantes. É comum no Cáucaso, resistente à geada e despretensioso no tratamento. A flor cresce principalmente em sombra parcial, não tolera inundações.
- Klobuchkovaya... Habitat natural - América do Norte. A vantagem desta espécie é a longa floração de abril a novembro. As flores violetas são apresentadas com um centro escuro ou branco.
- Labrador... É onipresente, resistente ao gelo, não requer manutenção cuidadosa e cresce bem e rapidamente. A floração começa em maio em roxo ou roxo.
Examinamos as diferenças de espécies de violetas encontradas em seu habitat natural. Vamos agora nos deter em algumas variedades.
- "Gigantes suecos"... Devido às flores grandes, de até 8 cm de diâmetro, essa variedade receberá esse nome. Possui várias cores com uma mancha escura no centro. A violeta floresce por muito tempo e abundantemente. É muito resistente a condições desfavoráveis, resistente ao gelo, não tolera a umidade estagnada. É perfeito para ajardinar canteiros de flores, terrenos pessoais, vasos de flores.
- "Renda Terry". É uma planta bienal que floresce no seu segundo ano de vida. De altura - 20 cm, e o diâmetro da flor é de 6 a 8 cm. As inflorescências são liberadas do início de maio a meados de setembro, a cor é roxa com uma mancha dourada no centro. Esta variedade se dá bem com outras plantas ornamentais.
- Cachoeira Negra. Viola com flores negras e um pequeno olho amarelo tem um diâmetro de até 5 cm e folhas de uma rica tonalidade verde, que se combinam perfeitamente com flores escuras. É resistente à geada, cresce igualmente bem ao sol e à sombra parcial. Para obter a floração no ano do plantio, as sementes são semeadas em fevereiro, depois transplantadas para campo aberto em abril ou maio.
- "Vittroca Flamenco". É uma planta bienal nativa da Itália. Flores duplas, de várias cores com centro amarelo, com 5–7 cm de diâmetro, variedade que floresce abundantemente de maio a meados de setembro. Esta violeta é resistente a fatores ambientais desfavoráveis, cresce em sombra parcial, adora umidade.
- "Rococó". Suas flores são de tamanho médio, até 5 cm de diâmetro. As pétalas têm uma borda ondulada. A flor cresce em locais iluminados, tolera sombra parcial, resistente à geada. Esta variedade é usada para decorar slides alpinos ou pequenos buquês.
- "Olho de Tigre". Este é um híbrido interessante que é usado para plantar em vasos e vasos de flores. Suas flores são muito pequenas, até 3 cm de diâmetro, mas possuem uma cor única. Pétalas amarelas brilhantes são cobertas por uma fina teia de listras pretas.
O jardim da viola praticamente não adoece, não é afetado por parasitas. Na literatura clássica, são descritos casos de infecção fúngica, que os fungicidas modernos enfrentam perfeitamente, por exemplo, Alirin-B, Baktofit. Às vezes, os pulgões se instalam nas flores. Para lidar com isso, vale a pena destruir as formigas de jardim. As lagartas são muito perigosas, comem as folhas da planta, o que leva à sua morte.
Espectro de cores
A paleta de tons de viola é diversa - do branco ao preto-violeta. Portanto, os seguintes termos específicos foram desenvolvidos em todo o mundo para permitir que o produtor rapidamente decida a cor desejada:
- B (azul) - azul ou azul;
- C (multicolorido) - um esquema de cores;
- P (rosa ou rosa) - cor de rosa;
- O (Orhid, Mauve, Levender) - laranja, roxo;
- R (vermelho, mahagon, ameixa, borgonha) - cereja, vermelho, ameixa;
- V (violeta ou roxo) - roxo ou roxo;
- W (branco, esplêndido, blash) - branco, creme, rosado;
- X (bicolor) - tem duas cores;
- Y (amarelo) - amarelo.
Importante! A cor é combinada de maneiras diferentes. Existem representantes de uma cor, duas, bem como com muitos tons. E também na flor muitas vezes há bordas, babados, pinceladas e pinceladas que adicionam variegação. As flores com uma tricolor são muito interessantes.
Existem violas especiais chamadas quimeras. Esse violeta tem duas ou três cores, além de raios de tonalidade diferente, que saem do centro da flor. A peculiaridade é que essa cor não pode ser repetida por cortes comuns. É transmitido apenas quando um enteado ou pedúnculo está enraizando. Isso se explica pelo fato de que essas plantas carregam os cromossomos de vários predecessores. No entanto, há exceções - tipos naturais de violas, que são coloridas como quimeras, mas não são.
Belos exemplos em paisagismo
Para a decoração de parcelas pessoais, variedades perenes e tipos de violetas são usados com mais frequência. Eles dão uma aparência pitoresca a qualquer canteiro de flores. Para revelar toda a beleza decorativa da viola, ela é plantada em maciços grupos ou manchas.
Quanto maior a área de plantio, mais brilhante se ouve o aroma único das flores e toda a beleza se revela.
Em canteiros de flores urbanos, as violetas são combinadas com as seguintes plantas:
- arbustos floridos;
- rosas;
- tulipas;
- narcisos;
- jacintos;
- samambaia;
- hospedeiro;
- arbustos coníferos.
Como a viola é uma planta raquítica, ela é sempre colocada em primeiro plano. A violeta amante da sombra é uma salvação para jardins sombreados, portanto, é frequentemente usada como um tapete pitoresco. Afinal, poucas flores que crescem com uma pequena quantidade de luz solar são capazes de ostentar uma cor tão exuberante. As espécies e variedades combinadas de forma competente permitem que você admire continuamente o jardim em flor desde o início da primavera até o final do outono.
As violetas são perfeitas para decorar escorregadores alpinos, jardins rochosos, margens de um reservatório artificial. Uma boa solução seria colocar flores em vasos, o que permitirá decorar um jardim com elas no verão, e transferi-las para uma varanda ou para uma casa no inverno. Violas em vasos vão decorar escadas, gazebos de verão e varandas.
Mais informações sobre viola no próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.