Amores-perfeitos: características, plantio e cuidados
Amores-perfeitos, ou viola, são flores apreciadas pelos jardineiros que criam no local um tapete multicolor e aveludado. A variação de tonalidade característica desta flor é amarelo-violeta. Até o momento, os criadores criaram cerca de 200 variedades, cada uma das quais pode se tornar uma verdadeira decoração de um canteiro de flores.
Descrição
Muitos produtores confundem os nomes científicos e populares de suas flores favoritas. Algumas fontes chamam de amores-perfeitos violetas, outras dizem que a viola é apenas uma das variedades da violeta.
De uma forma ou de outra, amores-perfeitos pertencem à família Violet. Esta planta bienal é naturalmente distribuída na parte europeia da Rússia, bem como em certas regiões do Extremo Oriente, Sibéria e Urais, encontra-se na Ucrânia e na Moldávia, algumas variedades estão mesmo adaptadas à vida em condições subárticas. Na natureza cresce como uma erva daninha, distingue-se pela sua resistência e vitalidade - estas propriedades possibilitaram a criação de híbridos fortes adaptados para reprodução nas mais variadas regiões climáticas.
Sujeitos às regras de cuidado para amores-perfeitos, eles podem embelezar os jardins, mesmo em regiões de clima frio.
Suas pétalas são espetaculares, a gama de cores é tão rica que até nas fotos essas flores ficam lindas. Os botões desabrocham no início da primavera, logo que chega o tempo quente, enquanto algumas variedades desabrocham até ao outono, aguentam o calor, outras desabrocham no verão indiano, pois são capazes de suportar geadas ligeiras.
Dependendo da variedade, o caule cresce de 10 a 35 cm, em algumas variedades híbridas pode chegar a 45 cm. Via de regra, vários caules crespos ou eretos partem do rizoma ao mesmo tempo. Eles são ligeiramente pubescentes ou nus, sua forma é triangular, texturizada, com nervuras. Numerosas raízes laterais do tipo fibroso envolvem firmemente a raiz axial principal.
As folhas inferiores são bastante grandes, assentadas em pecíolos alongados, as placas das folhas superiores são sésseis, ligeiramente oblongas. Assim como os caules, as folhas costumam ser cobertas por vilosidades finas, dependendo da variedade e do cultivar. Entre as folhas superiores e o caule estão as estípulas - é delas que os caules das flores são lançados na primavera.
As flores são solitárias, variam de 6 a 10 cm de diâmetro, podendo emitir um cheiro agradável sutil. Cada flor consiste em cachos com 3-4 brácteas emparelhadas. O corolla inclui 5 pétalas, geralmente a inferior não é pareada, menor que as outras 4 e difere na cor. No centro há 5 estames, cada um com anteras bem pressionadas.
Os amores-perfeitos são bem conhecidos pela sua despretensão. São perenes, mas geralmente são cultivadas de acordo com a agrotecnologia de uma safra de dois anos.
As variedades cultivadas surpreendem pela variedade de cores. Nos últimos anos, muitas espécies foram criadas, cujas pétalas são pintadas em tons de lilás, azul claro, esbranquiçado e até marrom-avermelhado. Eles geralmente têm listras, bordas ou olhos brilhantes e contrastantes. A planta não é venenosa.
Muitas lendas e lendas estão associadas aos amores-perfeitos, o que não é surpreendente, porque um violeta tricolor com o seu aspecto evoca essa associação, como se o olhar de alguém acompanhasse a estrada e recebesse calorosamente todos os visitantes do jardim. Em grande parte devido a isso, o conto da jovem bela Anyuta, esperando por seu amante fiel, nasceu.
Existem muitos sinais associados aos amores-perfeitos. Por exemplo, por muito tempo na Rússia, acreditou-se que colher essas flores significava uma chuva iminente. Viola foi retratada no brasão de armas da cidade de Izhora perto da Carélia - esta é uma cidade antiga que existia no século 17. Os amores-perfeitos também são chamados popularmente de Ivan da Marya. Este nome também está associado a uma das lendas românticas do amor e da fidelidade. Em algumas áreas, a flor é chamada de "mariposas" - e, de fato, as flores se parecem com o bater de borboletas.
Rumores populares atribuem até propriedades mágicas ao violeta tricolor - acredita-se que com sua ajuda você pode enfeitiçar um ente querido. Mas se esta afirmação não contém nenhuma evidência, então as propriedades curativas da planta foram reconhecidas há muito tempo pela medicina oficial. A grama e as flores da viola são usadas para criar preparações de insulina e outros glicosídeos que regulam o funcionamento das glândulas endócrinas. O tricolor violeta também tem sido usado na medicina alternativa - aqui é muito procurado para a preparação de um remédio para tosse, bem como decocções diuréticas.
Visualizações
Todas as séries de amores-perfeitos são convencionalmente divididas em 2 grupos:
- com flores grandes - seu diâmetro é de 10 cm;
- com pequenas flores - o diâmetro é de cerca de 6 cm.
O tamanho das flores de todas as outras espécies é aproximadamente intermediário.
Muitos produtores acreditam que quanto mais flores, melhor e mais bonito será o canteiro. No entanto, como mostra a prática, são as colheitas de flores pequenas que são as mais resistentes e fortes, estão adaptadas para crescer nas condições climatéricas mais adversas, toleram facilmente temperaturas extremas, chuvas fortes e secas moderadas. Além disso, apesar de as flores serem pequenas, são muitas, por isso o tapete acaba por ficar ainda mais brilhante e colorido do que no plantio de arbustos com flores grandes.
Nas regiões frias, as variedades de arbustos pequenos sempre ganham, mas no sul também se tornaram populares, no entanto, deve-se notar que em condições climáticas quentes as flores diminuem gradativamente de tamanho, então, com o plantio de uma variedade de viola de flor pequena em abril , você receberá uma flor muito pequena no final da temporada. Por esta razão, principalmente as variedades de flores grandes são cultivadas em canteiros de flores, e as variedades de flores pequenas são deixadas para crescer em casa em varandas e galerias.
Pelo tamanho do arbusto, a violeta tricolor é dividida em variedades baixas, médias e altas.
Dependendo da borda das pétalas do amor-perfeito, os olhos podem ser:
- com pétalas iguais;
- com uma borda ondulada.
A paleta de cores distingue:
- variedades com cores monocromáticas;
- bicolor;
- com manchas e listras de contorno.
Os amores-perfeitos são representados por mais de 15 categorias de culturas hortícolas com flores, que variam significativamente em cor, tamanho, forma, resistência à geada e tempo de floração.
As variedades mais populares incluem várias.
"Liberdade" - amores-perfeitos com flores de cerca de 5 cm de diâmetro. Eles estão bem próximos um do outro e crescem bem. A planta distingue-se pela sua despretensão, resistência ao gelo e resistência sob a influência de fatores climáticos desfavoráveis, tolera o calor e as chuvas prolongadas melhor do que todos os outros representantes do seu grupo. Geralmente cultivada em combinação com outras flores da primavera.
As mudas são colhidas de janeiro a fevereiro, que são transferidas para campo aberto até meados do verão. Neste caso, a floração, via de regra, ocorre já no ano seguinte.
A planta prefere áreas bem iluminadas, regas regulares. Para uma floração mais exuberante, as flores secas são removidas.
"Mirtilos com creme" - uma violeta de baixo crescimento com não mais de 15 cm de altura. A cor das pétalas é púrpura escura com rebordo branco. Graças a uma paleta de cores incomum de amores-perfeitos, esta variedade parece extremamente impressionante, por isso eles são freqüentemente usados para decorar canteiros e bordas, bem como em canteiros de flores. A variedade é caracterizada pela resistência a baixas temperaturas, cuidados despretensiosos. Prefere solos férteis soltos e áreas bem iluminadas, mas pode crescer na sombra.
"Viola Aurora" - esta variedade é um arbusto bastante compacto e altamente ramificado, de até 20-25 cm de altura. A floração é abundante, o tamanho médio da flor é de 5 a 7 cm, a cor pode mudar sua saturação dependendo da temperatura e do nível de iluminação, o que cria um jogo de cor incomum nos botões. As pétalas são onduladas, com orlas nas bordas. É usado para o cultivo em áreas abertas como cultura de meio-fio para horticultura, bem como para decorar sacadas e janelas de contêineres.
As mudas são semeadas em março. A floração ocorre no mesmo ano. As mudas são movidas para o solo até a geada.
Para atingir a floração para a próxima estação, eles devem ser transplantados para um local permanente em junho-julho. A cultura prefere solo fértil, drenado, cresce bem ao sol e à sombra parcial.
A "cascata" é uma viola ampelosa, muito apreciada na jardinagem vertical. É cultivado em vasos e recipientes suspensos. As flores são de cor dourada, o seu tamanho é cerca de 5 cm. Os rebentos em cascata crescem até 25-35 cm. A primeira floração ocorre em maio e termina no início do outono. Quando plantada em mudas em fevereiro, ela floresce no primeiro ano. A cultura é resistente à geada, adora solos bem umedecidos e luz solar.
"Velour" - arbustos compactos com cerca de 20 cm de altura e cerca de 30 de diâmetro. As flores são pequenas - 3-4 cm, localizadas bem juntas, formando uma bola grande e exuberante, suas cores são brilhantes, saturadas.
Viola "Velour" requer solos drenados com alta permeabilidade ao ar, pode crescer tanto no sol como no escuro. O cultivo das mudas é feito em fevereiro e, no final de maio, elas são transferidas para um terreno aberto para um local permanente, e a floração começa no ano seguinte. A planta é despretensiosa, tolera facilmente as condições climáticas desfavoráveis, é usada para decorar escorregadores e bordaduras.
Viola "Wittroca Alpensee" - arbustos curtos de apenas 15 cm de comprimento. A planta é extremamente despretensiosa, prefere áreas ensolaradas e com boa rega. Tolera uma ligeira queda de temperatura com facilidade. Quando plantada em mudas, ela pode florescer na mesma estação, quando plantada em terreno aberto - apenas na próxima. A floração vai de maio a outubro. A cultura é mais frequentemente usada para cultivo em recipientes de varanda e vasos de jardim, bem como parte de uma cama.
"Empire" tem flores bastante grandes com um diâmetro de cerca de 10 cm. A planta se distingue por uma decoração excepcional devido às suas cores brilhantes e atraentes. Precisamos de rega regular e moderada.
Quando a temperatura é mantida em 16 graus, ela produz as flores maiores.
"Beleza russa". Os amores-perfeitos desta série dão flores bastante grandes com 7 a 9 cm de tamanho, os arbustos são baixos - cerca de 15 cm. Pertencem às variedades de floração precoce, crescem à sombra ou ao sol e são fáceis de cuidar. É caracterizada por uma maior resistência ao frio e pode crescer em condições de falta de volume de terra.
O "calor da noite" é uma planta com flor. O diâmetro das flores é de 5 a 6 cm, cada uma localizada em um longo pedúnculo, podendo chegar a 10 cm, as flores são opacas, com bordas onduladas. A altura do arbusto é de 10-15 cm.
Rei do gelo - esta viola atinge os 20 cm, as flores são brancas com uma ligeira tonalidade esverdeada, as pétalas inferiores são decoradas com manchas roxas.
O "Weiss" - em comparação com todas as outras variedades tem um tamanho verdadeiramente gigantesco - cresce até 25 cm. As flores têm cerca de 7 cm de diâmetro, sua cor é branca como a neve, o meio é amarelo, as bordas são onduladas.
O "olho de tigre" tem uma cor incomum, que lembra visualmente o olho de um tigre. O arbusto é pequeno. cresce apenas até 20 cm, mas geralmente cresce em um tapete exuberante. As flores são amarelas com riscas texturais pretas, o diâmetro de cada uma não ultrapassa os 3-4 cm. A variedade sente-se bem em qualquer tipo de solo, sujeita a uma boa permeabilidade à água e uma drenagem eficaz.
"Adonis" é a variedade de floração mais rápida e longa. Arbustos suficientemente compactos, não mais de 15 cm de comprimento, flores grandes. Um par de suas pétalas superiores são azuis, as inferiores - com manchas branco-púrpura. É plantado em grupos.
Como plantar?
Antes de plantar amores-perfeitos, em primeiro lugar, deve-se decidir a variedade e escolher o local ideal para colocá-los. A maioria dos jardineiros prefere variedades de tamanhos diferentes - as de flores pequenas são mais resistentes e as de flores grandes ficam bem em um canteiro de flores em combinação com outras plantas.
É melhor selecionar áreas abertas sob a viola, de modo que o acesso aos raios solares seja de pelo menos 6 a 7 horas por dia. Parâmetros de pouso compatíveis com a viola.
- Tipo de solo - para uma violeta tricolor, é necessário um solo fértil, drenado, necessariamente fertilizado para saturar as raízes das flores com todos os nutrientes necessários. Solos secos e solos com pedras não são adequados para esta planta.
- Sombreamento - aqui é desejável encontrar o "meio dourado". Então, quando uma flor está em uma sombra constante e espessa, sua degeneração começa, mas o sol escaldante é capaz de destruir essa flor.
Existem várias maneiras de plantar amores-perfeitos.
O primeiro é o cultivo de viola a partir de sementes. O tempo de plantio depende apenas de quando exatamente você deseja obter uma safra exuberante em flor. O erro mais comum é cultivar mudas tarde demais. Lembre-se de que amores-perfeitos preferem o frescor, pois nunca foram um habitante tropical.
A temperatura ótima para o desenvolvimento confortável de uma flor é considerada um nível de 18-20 graus. Não as faça germinar em recipientes onde guardava anteriormente bolbos de outras plantas de jardim - muitas vezes estão infectadas com tripes, que, como sabe, gostam muito de se banquetear com rebentos de violetas.
As perenes são plantadas diretamente em campo aberto ou também pelo método de mudas. Nesse caso, a sequência de ações será um pouco diferente.
A tecnologia de plantio é simples - as sementes são espalhadas sobre o solo preparado e depois polvilhadas com areia ou vermiculita. Eles não germinam na luz, por isso são cobertos com filme ou vidro para criar o efeito de uma estufa. A rega deve ser gota a gota ou através de uma panela. Não se esqueça de arejar sua estufa todos os dias, caso contrário, as plantas que amam o frio simplesmente serão cozidas sob esse abrigo.
Os primeiros brotos aparecem em cerca de 10-14 dias. Depois disso, o recipiente deve ser movido para um local bem iluminado e fresco - uma estufa fria ou sala sem aquecimento é o melhor para isso.
Se você destacar adicionalmente as mudas com fitolampos, será necessário colocá-las a uma distância de 5 a 8 cm do recipiente das mudas.
Um mês depois, você pode colher as mudas e transplantá-las para vasos. Quando a temperatura do ar externo atinge 5 graus, as plantas jovens podem ser levadas para o ar fresco para que se endureçam - isso as ajudará a se adaptarem mais rapidamente ao crescimento em áreas abertas no futuro.
Quando as plantas estiverem com 10-11 semanas de idade, você pode movê-las para um canteiro protegido. Os rebentos são plantados no solo e cobertos com uma grande camada de palha ou com um material especial de cobertura de forma a não obstruir o acesso ao ar e ao mesmo tempo não criar um efeito de estufa.As flores plantadas são regadas a cada 7 dias, a fertilização é aplicada a cada 10 dias, alternando fertilizantes minerais e orgânicos. No final do verão, as violas ficam mais fortes e se adaptam suficientemente aos fatores do entorno, de modo que são transplantadas para um lugar permanente.
Lembre-se de que é imperativo evitar a floração durante este período, pois isso drenará gravemente a planta antes da hibernação.
Se todos os requisitos da tecnologia agrícola forem cumpridos, na próxima primavera você poderá desfrutar da aparência incomum e do aroma encantador dessas flores.
Apesar de a viola pertencer a uma cultura bastante despretensiosa, a sua plantação apresenta uma série de nuances, de cuja observância depende o esplendor e a suculência de uma nova floração. Durante o pouso, você deve seguir uma série de regras:
- antes do plantio, o solo deve estar solto e levemente umedecido;
- as mudas devem ser misturadas com areia antes do plantio, caso contrário a densidade de semeadura será muito intensa e desigual;
- as sementes não precisam ser enterradas muito fundo, a camada de areia deve ser mínima, superficial;
- a rega é melhor feita por gotejamento ou por meio de uma peneira, caso contrário, as sementes podem ser simplesmente lavadas com água;
- durante a primeira semana, o recipiente com a semente é armazenado em local escuro e, em seguida, transferido para salas um pouco mais claras.
Como cuidar bem dele?
Cultivar amores-perfeitos não é difícil. Tudo o que eles precisam é de solo fértil com boa drenagem e um local aberto à luz solar. Independentemente das características do clima, o terreno deve apresentar altos indicadores de resistência à água, pois em condições de alagamento do solo, a planta adoece com podridão radicular. Se você tiver dúvidas sobre a qualidade do solo, plante suas violetas tricolores em um canteiro alto.
Para a cobertura, é melhor usar composto, bem como composições minerais com alto teor de potássio e fósforo e uma pequena quantidade de nitrogênio.
Se você quiser que suas violetas tricolores floresçam pelo maior tempo possível, você precisa remover todas as flores murchas em tempo hábil e, com a chegada do tempo frio, cubra as camas - as raízes das violetas são rasas, portanto o aquecimento artificial da terra ajudará a prolongar o período de brotação e floração. Não será supérfluo cortar todas as caixas de sementes em agosto - então a planta vai deliciar-se com sua cor exuberante até o início do frio intenso.
Se você plantou violas em setembro-outubro, elas precisam ser preservadas no inverno. Para fazer isso, crie uma cama alta perto de uma parede ou outra estrutura vertical. É muito importante durante este período excluir os efeitos nocivos do vento e da alta umidade - eles podem destruir a flor de inverno. O plantio deve ser feito um mês antes do início da geada, caso contrário as raízes simplesmente não conseguirão se adaptar.
A cobertura de neve é um abrigo muito bom para amores-perfeitos, mas se o inverno tem pouca neve e frio, então você precisa cobrir os canteiros com ramos de coníferas ou ramos de abeto.
As folhas caídas não são recomendadas para uso como cobertura morta - elas absorvem muita água e podem causar o apodrecimento de plantas imaturas.
Crescendo em casa
A viola é frequentemente usada na jardinagem doméstica. Ela floresce melhor em varandas abertas localizadas no lado sul, leste ou oeste. Em loggias de vidro fosco, o desenvolvimento é muito mais lento - as plantas começam a se esticar e sua floração é bastante rara. Alguns até cultivam em peitoris de janela comuns, mas isso só é possível se a janela estiver constantemente aberta - a base para um cultivo completo de uma safra de jardim em casa é uma quantidade suficiente de ar fresco e luz brilhante.
Em casas e apartamentos, a viola é plantada em grandes floreiras e vasos de flores, as variedades ampelous são cultivadas em vasos suspensos e recipientes sobre uma perna.Qualquer vaso deve ter grandes orifícios de drenagem. O fato é que as raízes dos amores-perfeitos têm uma predisposição para o apodrecimento, portanto no fundo deve haver certamente uma camada impressionante de grandes seixos, cacos de tijolo, argila expandida ou espuma, com pelo menos 2-3 cm de espessura.
A mistura de solo, que é derramada de cima, deve ser distinguida pela alta permeabilidade à água e ao ar.
Ao plantar em vasos de flores de varanda entre cada arbusto, você deve manter distância 15-20 cm. A altura do vaso deve ser selecionada de modo que haja 1-2 litros de mistura de solo por planta.
No cultivo de violetas tricolores em casa, é extremamente importante monitorar a frequência das regas - no verão, quando o ar interno está muito seco, deve ser feito duas vezes ao dia (de manhã e à noite).
Duas semanas após o plantio da viola em campo aberto, pode-se fazer o primeiro enfeite de topo. Além disso, a fertilização das violas cultivadas nos apartamentos é realizada semanalmente. É aconselhável usar preparações minerais prontas para culturas de flores decorativas.
Durante o tempo quente, os amores-perfeitos podem perder o seu efeito decorativo. Normalmente, seus caules começam a amarelar e cair, a floração torna-se rara e as flores em si são significativamente reduzidas em tamanho. Em tal situação, as violetas tricolores devem ser cortadas em um terço do comprimento do caule. Se o arbusto perdeu completamente a beleza, a poda é feita a uma altura de 5 a 6 cm do colo da raiz (enquanto as folhas devem permanecer). Depois de algumas semanas, o arbusto de violas formará novos brotos e começará a florescer.
Reprodução
Já discutimos as características da reprodução da semente de viola acima e não nos repetiremos, apenas esclareceremos que ao plantar no solo deve-se observar definitivamente. regras de zoneamento para flores de diferentes variedades. Caso contrário, ocorre a polinização cruzada e, no ano seguinte, as plantas vão parecer um pouco diferentes - às vezes nem um pouco do jeito que seus proprietários desejam.
Poucas pessoas sabem que amores-perfeitos anuais e perenes também podem ser cultivados por estacas. Normalmente, na segunda estação, as flores ficam menores e precisam ser renovadas. Para fazer isso, o canteiro é desbastado, deixando apenas hastes com ovários intactos em cada arbusto, e arbustos cortados no final de maio com alguns internódios são transplantados para um solo universal. Nesse período, a planta necessita de regas abundantes, preferencialmente com o uso de bioestimulantes - assim o desenvolvimento do sistema radicular será mais rápido. Se o verão for seco, os cortes são feitos sob o filme, pois nesta fase é importante manter a umidade constante na camada superior da terra.
Normalmente, os ramos crescem muito rapidamente com raízes maduras e no outono os amores-perfeitos serão capazes de agradar com a sua floração exuberante. A propósito, este método é freqüentemente usado para rejuvenescer a cultura de flores.
Doenças e pragas
Apesar da persistência e vitalidade dos amores-perfeitos, muitas vezes são vítimas de infecções e pragas de jardim. As violas têm muitas doenças.
- Oídio - afeta toda a planta, as áreas doentes morrem rapidamente e não se formam novos botões ao mesmo tempo. Nesse caso, é necessário remover todas as partes danificadas da flor e tratá-la com uma solução aquosa de sabão em pó.
- Podridão cinzenta frequentemente infecta violetas, causando escurecimento de todos os caules, folhas e raízes da planta. Para economizar amores-perfeitos, é necessário processar a flor com oxicloreto de cobre 4 vezes com intervalo de 7 dias.
- Spotting leva à morte prematura das folhas e ao abrandamento da floração. Neste caso, use os mesmos métodos da podridão cinzenta.
- Perna negra assume decadência do colo da raiz, ocorre com rega excessiva e alagamento da concessão. É impossível salvar a cultura, portanto desde o início é importante observar o regime de irrigação e selecionar solos bem drenados para o plantio.
As principais pragas dos amores-perfeitos são os ácaros-aranha e os pulgões. As plantas doentes começam a murchar, param de produzir botões e param de florescer. Não se importe de comer as partes verdes das lesmas da viola e dos nematóides. O pior é que eles não só danificam a flor, mas também se tornam transmissores de infecções, portanto, no combate a essas pragas, deve-se usar imediatamente um conjunto de preparações de ação fungicida e inseticida.
Ao cuidar de amores-perfeitos, é importante aprender uma regra - na maioria das doenças, os próprios produtores de flores são os culpados, uma vez que quaisquer desvios da tecnologia agrícola e do cultivo de safras levam inevitavelmente ao enfraquecimento da imunidade da planta. Como resultado, as flores ficam indefesas sob o ataque de bactérias, vírus e parasitas.
Uso em paisagismo
Os amores-perfeitos ficam espetaculares em combinação com outras flores, como aster, margarida, miosótis e iberis. Lobelia também será uma boa vizinha das violetas.
Ao plantar alguns amores-perfeitos, parece um tapete florescendo. Nesse caso, selecione uma mistura multicolorida ou variedades da mesma tonalidade.
As violas ficam lindas em gramados verde-esmeralda, são plantadas com caminhos de jardim, cultivadas em vasos suspensos, decoram galerias e varandas.
Plantar uma planta não é difícil, mas invariavelmente tem um aspecto impressionante, encantando os donos da casa e seus hóspedes com seu brilho intenso.
Para informações sobre como cuidar dos amores-perfeitos, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.