Viola: descrição, tipos e cultivo

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Variedades
  3. Como plantar?
  4. Como cuidar?
  5. Reprodução
  6. Doenças e pragas
  7. Uso em paisagismo

As violas de jardim são representantes espetaculares do mundo da flora decorativa, surpreendendo a imaginação com uma riqueza de cores e formas. Uma paleta de cores impressionante, incrível diversidade de variedades e espécies, bem como despretensão às condições de cultivo - todas essas e muitas outras características determinaram a popularidade das violas na jardinagem, jardinagem urbana e paisagismo. No artigo, consideraremos as variedades dessas plantas, analisaremos como cultivar adequadamente violetas de jardim e cuidar delas.

Peculiaridades

Para começar, deve-se notar que o termo "viola" significa todo um gênero de plantas anuais e perenes que fazem parte da família das violetas. Segundo fontes especializadas, esta família inclui de 500 a 700 espécies de representantes da flora mundial, uma parte significativa das quais é muito difundida na jardinagem ornamental.

Apesar disso, entre os floricultores amadores, o termo "viola" geralmente significa apenas uma das espécies - Violeta tricolor (Viola tricolor), mais conhecida como "Amores-perfeitos". Teoricamente, o nome coletivo "viola" é aplicável a esta espécie, uma vez que também pertence à família das violetas.

No entanto, deve-se ter em mente que esta espécie não é a única representante da família especificada e do próprio gênero de violetas (Viola). Assim, do ponto de vista científico, o uso do termo "viola" apenas em relação às plantas do tipo violeta tricolor não pode ser considerado correto.

Representantes do gênero violeta (Viola) são onipresentes em zonas geográficas de clima temperado. Uma parte significativa da espécie está concentrada na América do Norte, Nova Zelândia, Japão, Austrália. Muitas espécies dessas plantas são encontradas nos Andes sul-americanos.

A esmagadora maioria dos representantes do gênero violeta são herbáceas anuais e perenes com folhas simples dissecadas ou penugentas e flores únicas, a partir das quais as caixas de frutos são posteriormente formadas.

A maioria das violas são cultivadas por jardineiros para fins decorativos, algumas variedades são cultivadas para flores perfumadas.

Variedades

A enorme diversidade de espécies de violetas inclui anuais e perenes, algumas das quais são encontradas na natureza. Na jardinagem e no paisagismo urbano, são utilizadas principalmente espécies cultivadas e variedades de violas, criadas por criadores. Abaixo estão as variedades e variedades de violetas mais famosas, muitas das quais conquistaram legitimamente o amor dos floricultores e paisagistas.

Violeta do pântano

Herbácea perene que cresce principalmente em áreas com alta umidade. Seu habitat natural são planícies, várzeas de rios, prados úmidos, florestas e pântanos. As plantas desta espécie têm caule baixo (até 15 centímetros), roseta radicular de folhas e flores pequenas e isoladas (até dois centímetros de diâmetro).

A cor das pétalas varia do branco leitoso ao lilás-azulado.

Violeta perfumada

Uma variedade de plantas perenes herbáceas com altura de cerca de 15 centímetros. As plantas desta espécie formam uma roseta densa de folhas verdes escuras e pequenas flores isoladas com um aroma forte e agradável. A cor das flores é roxo profundo ou branco.

As plantas são ativamente utilizadas no paisagismo urbano, decoração de jardins, parques e praças.

Violeta cachorro

Uma variedade de plantas perenes com raízes curtas ramificadas, caules finos e baixos (5 a 15 centímetros de altura), folhas ovóides, flores únicas azul-claras de forma irregular. Esta espécie cresce principalmente em zonas florestais.

Violeta com chifres

Ou viola cornut - um tipo de perene capaz de formar cortinas densas e exuberantes em forma de travesseiro. As plantas têm caules baixos (até 20 centímetros de altura), folhas ovais simples e flores pequenas e perfumadas. A paleta de cores das flores inclui tons de branco leitoso, azul claro e azul escuro.

Viola tricolor ou tricolor

Outro nome popular para "Amores-perfeitos" é uma variedade do gênero violeta, que inclui anuais, bienais e perenes com altura de 10 a 30 centímetros. Na floricultura, a mais difundida é a forma híbrida chamada Viola Vittrock. Uma característica das plantas desta variedade são as flores bonitas e grandes, de cor tricolor brilhante.

"Freezel Sizle"

Uma série híbrida aprimorada de violas Wittrock, que se distingue por seu extraordinário efeito decorativo. As plantas possuem uma roseta compacta de folhas, durante o período de floração, formam grandes flores duplas com bordas fortemente onduladas. A paleta de cores é muito diversa e inclui tons pastel claros e tons de roxo profundo, lilás e amarelo-limão.

"Chapeuzinho Vermelho"

Uma variedade de floração precoce de Viola Wittrock, notável por sua aparência espetacular. As plantas formam arbustos organizados e proporcionais com cerca de 20 centímetros de altura. As flores são grandes, atingindo 8 centímetros de diâmetro. A cor das pétalas é carmesim profundo, com uma mancha marrom-escura contrastante no centro.

"Cristal negro"

A variedade Viola Vittrock original com flores grandes (cerca de 7-8 centímetros de diâmetro) de cor antracite escura. A altura das plantas é em média de 15 a 20 centímetros.

Onda legal

Série luxuosa de violas ampelous Vittrock, projetadas para crescer em potes suspensos, recipientes, caixas de varanda. É permitido o cultivo de plantas em campo aberto como cobertura do solo. As características das violetas desta série são o crescimento precoce, rápido e intenso, a floração exuberante e longa.

A série contém violetas de cores lilás-azul, amarelo-limão, branco leitoso, amarelo-azul.

"Carbúnculo azul"

Uma série espetacular de violas Vittrock com flores grandes (até 8 centímetros de diâmetro) em tons de azul-celeste e lavanda. As plantas formam rosetas compactas de folhas. As violas desta série ficam bem ao ar livre, onde são cultivadas como meio-fio e plantas de cobertura do solo, e em recipientes portáteis.

"Bambini"

Uma variedade muito atraente de Viol Vittrok, que se distingue pelo seu extraordinário efeito decorativo. As flores são grandes, lilases roxas ou cor de vinho com um centro amarelo-limão. As pétalas são redondas e aveludadas.

"Germânico"

Uma variedade despretensiosa e muito eficaz de Viol Vittrok, caracterizada por uma maior resistência a baixas temperaturas. Esta série é representada por uma mistura de cores, que inclui as cores branco-violeta, laranja-amarelo, marrom-amarelo.

A variedade é recomendada para a confecção de canteiros, bordaduras e cristas.

"Asas de borboleta"

Uma variedade original, que se destaca pela floração abundante e espetacular. As pétalas superiores das flores são pintadas em uma cor carmesim profunda, as pétalas inferiores são amarelo limão. Há uma marca preta arredondada na base das pétalas inferiores, contrastando favoravelmente com a faixa vermelho-amarela. Conforme declarado na descrição, a variedade é resistente ao inverno, resistente a baixas temperaturas.

Como plantar?

Plantar violas é um procedimento bastante simples, mas meticuloso e responsável.Se você planeja cultivar as plantas ao ar livre, precisa escolher o lugar certo para elas. Apesar de sua despretensão, as violas toleram dolorosamente a falta de iluminação e correntes de ar. O melhor lugar para eles é uma área bem iluminada e protegida do vento com solo argiloso fértil.

Em solos arenosos, com pouca retenção de umidade, e em locais sombreados, as violas também podem criar raízes, mas nesses casos suas flores serão pequenas e raras. A deficiência de nutrientes no solo também afeta negativamente o tamanho e o número de flores.

É altamente indesejável plantar mudas em terras baixas e locais com alto nível de água subterrânea. Nesse caso, o aumento da umidade do solo pode causar o desenvolvimento de doenças fúngicas nas raízes e até a morte das plantas. É permitido semear diretamente em terreno aberto, no entanto, o método de mudas é considerado o melhor e mais popular. A época de plantio das mudas de viola é determinada com base nas condições meteorológicas e no clima da área. Na maioria dos casos, as flores são plantadas em abril ou maio.

As plantas criarão raízes bem em uma mistura de solo fértil com a adição de carvão triturado e húmus. Para preparar tal solo ao cultivar violas em recipientes, as seguintes proporções dos componentes são usadas:

  • 5 pedaços de terreno ajardinado;
  • 1 parte de carvão;
  • 1 parte de húmus.

É permitido adicionar uma parte de turfa e areia à mistura do solo. Esses componentes melhoram a umidade e a permeabilidade ao ar do solo, o que tem um efeito positivo na taxa de crescimento e desenvolvimento das plantas. Antes do plantio, as covas são equipadas na área selecionada, mantendo uma distância de 10-15 centímetros entre elas. Então, em cada buraco, um arbusto de mudas é colocado, e as raízes são cobertas com terra. Além disso, o solo das laterais é cuidadosamente compactado e as plantas são regadas com água morna e estável.

As plantas cultivadas como perenes são transplantadas para um novo local a cada 3 anos. Durante o transplante, grandes arbustos crescidos são separados e as mudas são plantadas da maneira tradicional.

Como cuidar?

Cultivar violas é uma atividade divertida e fácil que não requer muito esforço e tempo. Essas plantas despretensiosas não têm requisitos muito elevados de cuidado, aos quais respondem com floração abundante e longa.

As regras básicas para o cuidado de violas prevêem o fornecimento de condições como:

  • luz suficiente durante o dia;
  • cumprimento do regime de irrigação;
  • fertilização oportuna;
  • remoção regular de ervas daninhas (quando cultivadas ao ar livre);
  • Verificando constantemente as plantas em busca de sinais de doenças ou pragas.

Para que a planta se desenvolva plenamente e se delicie com flores gigantescas e brilhantes, ele precisa de luz solar suficiente... A maneira mais fácil de conseguir isso é cultivando flores em recipientes móveis e vasos de flores. Ao cultivar violas em campo aberto, é importante determinar com antecedência o local mais iluminado para elas. Por se tratar de plantas com sistema radicular fibroso e superficial, é importante evitar que o solo seque nos dias de calor.

Regue as violas conforme necessário, tentando direcionar o fluxo de água para mais perto das raízes. Não é recomendável irrigar para que a água alcance as folhas ou flores.

O momento ideal para regar é o nascer ou o pôr-do-sol. Regar no meio de um dia ensolarado é fortemente desencorajado, pois pode queimar suas plantas. É melhor regar a viola com água morna e estável. Água fria não é usada para irrigação.

Durante o período em que a planta está se preparando para a floração, ela precisa ser alimentada. Também são necessários durante a floração, quando as violas gastam muita energia na formação de novos botões. As plantas são alimentadas com superfosfato comum cerca de uma vez a cada 3-4 semanas. Os fertilizantes minerais complexos para plantações de flores também são adequados como cobertura. Não é recomendado alimentar a viola com fertilizantes orgânicos.

Violas que crescem em terreno aberto devem ser prontamente limpas de ervas daninhas em germinação. Afogando as violetas de jardim, as ervas daninhas não só as impedem de se desenvolverem, mas também criam condições favoráveis ​​para o desenvolvimento de doenças e pragas. Além disso, canteiros de flores cheios de ervas daninhas parecem muito pouco apresentáveis. Alguns produtores recomendam soltar o solo em canteiros com viola.

Este procedimento deve ser realizado com muito cuidado para não danificar as raízes das plantas que estão localizadas próximas à superfície da terra.

Em climas muito quentes e ensolarados, as violetas do jardim podem ser ligeiramente sombreadas. As flores que crescem em recipientes podem ser temporariamente removidas do sol escaldante e, quando sua atividade diminuir, os vasos e vasos de flores podem ser devolvidos ao seu lugar normal.

Ao cultivar violas em campo aberto e na varanda, as plantas devem ser inspecionadas regularmente. Este procedimento simples permite controlar a condição das plantas, identificar atempadamente vestígios de doenças ou atividade de pragas. As folhas e flores secas devem ser removidas regularmente. Eles não apenas tornam as plantas desleixadas, mas também criam condições favoráveis ​​para a existência de parasitas e patógenos.

Reprodução

Essas plantas com flores são propagadas de várias maneiras principais. Em particular, os jardineiros usam métodos de reprodução, como:

  • seminal;
  • estacas;
  • ramificação.

As violas perenes são propagadas pela divisão do arbusto. Este procedimento é realizado durante o transplante usando uma faca com lâmina limpa e afiada. Os locais dos cortes após a divisão são tratados com carvão em pó.

Sementes

Um método muito simples e eficaz para o cultivo de violas de jardim envolve o uso de sementes. Nesta cultura de flores, as sementes se distinguem pela alta germinação, que dura 2 a 3 anos ou mais.

Antes da semeadura, é necessário preparar um recipiente de plantio (recipiente de plástico ou caixa de madeira), filme plástico, borrifador com água decantada. As sementes são plantadas pinça de cada vez, distribuindo-as nas ranhuras. Após a semeadura, pode-se polvilhar levemente as sementes com uma mistura de terra finamente moída e areia. Ao final do procedimento, o solo é umedecido com água de um borrifador e a bandeja coberta com polietileno.

Os primeiros brotos geralmente brotam de 7 a 8 dias. A taxa de germinação das sementes depende da variedade e variedade de viola. Antes do surgimento dos brotos, o filme é periodicamente retirado da bandeja para ventilar o recipiente. Assim que as sementes germinam, o filme é finalmente removido, e o recipiente com as mudas é levado para um local fresco, onde a temperatura do ar fica em torno de + 10 ° C. Para evitar que as mudas se estiquem, elas precisam fornecer uma iluminação abundante, mas difusa.

As plantas jovens devem ser protegidas da luz solar direta. Culturas muito densas precisam ser desbastadas. Durante o desbaste, os espécimes mais fracos são removidos, dando às mudas mais fortes a oportunidade de se desenvolverem totalmente.

Depois que 2-3 folhas verdadeiras são formadas nas mudas, elas são mergulhadas em caixas ou vasos. Alguns produtores, após 2-3 semanas, colhem novamente, embora geralmente não haja necessidade de repetir o procedimento. Em abril-maio, as mudas cultivadas são determinadas para um lugar permanente.

Deve-se notar que as violas de jardim geralmente são cultivadas como anuais. Nesse caso, a semeadura das mudas é realizada em fevereiro-março. As sementes de violas perenes são plantadas no solo antes do inverno.

Estacas

Variedades valiosas de violas perenes são freqüentemente cultivadas usando mudas verdes. Apenas rebentos saudáveis ​​e bem desenvolvidos com 2-3 entrenós são adequados para a propagação da planta.As mudas são enraizadas em solo úmido, aprofundando seu corte inferior em cerca de meio centímetro. Para agilizar o enraizamento, é melhor proteger as estacas com uma touca de tecido de cor clara. Enquanto o material de plantio está criando raízes, o tecido deve ser umedecido regularmente.

Este método de criação de violas é geralmente utilizado entre maio e julho. Se o produtor observar todas as recomendações para realizar este procedimento, as mudas verdes criam raízes após 3-4 semanas. Se as mudas foram plantadas no jardim em maio - início de junho, as plantas estabelecidas florescerão no final do verão.

Se o procedimento for realizado depois de julho, as violas jovens florescerão apenas no ano seguinte.

Camadas

Violas perenes podem ser propagadas usando estacas. Para isso, são usados ​​os brotos mais longos e saudáveis, que são fixados ao solo e levemente instilados. Recomenda-se realizar este procedimento em setembro. Neste caso, as camadas poderão criar raízes antes do início da geada. Na primavera do próximo ano, quando a folhagem começa a aparecer nas plantas, as camadas estabelecidas são separadas dos arbustos-mãe e transplantadas para um local permanente.

Doenças e pragas

As violas de jardim são consideradas plantas bastante robustas, resistentes a doenças e pragas. No entanto, a não observância das regras de cuidar deles quase sempre leva a uma diminuição da imunidade e ao desenvolvimento de consequências desagradáveis.

Uma das doenças mais comuns dessas plantas com flores é oídio. Normalmente, esse problema ocorre com o abuso de fertilizantes contendo nitrogênio. Os sintomas característicos desta doença são a formação de uma placa branco-acinzentada nas folhas, flores e botões das plantas. O tratamento envolve o tratamento de violas infectadas uma solução de carbonato de sódio com adição do medicamento "Fundazol".

Perna negra - outra doença insidiosa que atinge a viola em violação das regras de atendimento. Seu desenvolvimento é facilitado por fatores como:

  • espessamento de desembarques;
  • regime de temperatura inadequado;
  • alta umidade do ar;
  • abuso de rega.

O principal sintoma da doença é o escurecimento e o adelgaçamento da base dos caules. Uma planta doente começa a rastejar ao longo do solo e então murchar. Para o tratamento, são usados ​​os medicamentos "Fundazol", "Previkur", "Fitosporin".

Tanto as plantas como o solo devem ser tratados com essas preparações.

Podridão cinzenta - uma doença perigosa que se desenvolve na maioria das vezes em violação do regime de irrigação, alta umidade do ar e excesso de nitrogênio no solo. Uma característica desta doença é o aparecimento de cachos fofos cinzentos nas folhas. O tratamento, neste caso, é realizado com o uso dos medicamentos "Fundazol" ou "Captan".

O aparecimento de traços de teia de aranha nas folhas pode indicar uma lesão de ácaro-aranha. Essa praga se alimenta de sucos de plantas, como resultado, eles começam a ficar amarelos, secos e atrasados ​​no desenvolvimento. Para a luta use drogas "Fufanon", "Actellik", "Fitoverm".

Nematóide morango É um parasita muito perigoso que representa uma séria ameaça para as plantas. O fato de violas de jardim terem se tornado vítimas dessa praga é evidenciado pelo enfraquecimento de sua condição e um atraso significativo no desenvolvimento. As folhas das plantas ficam duras, enrugadas. O tratamento envolve a remoção das partes afetadas da planta e seu processamento. pesticida universal "Ditox".

Outra praga extremamente perigosa - nemátodo das galhasque afeta o sistema radicular das plantas. As violas afetadas começam a ficar bastante para trás no desenvolvimento, murcham e perdem sua atratividade. Um sinal característico de dano é a formação de nós, inchaços e outras formações suspeitas nas raízes das plantas.

Recomenda-se destruir as plantas infectadas. Em alguns casos, o tratamento complexo de longo prazo com o uso de nematicidas sistêmicos ("Marshal", "Alanicarbe") é possível.

Uso em paisagismo

A despretensão, a resistência a baixas temperaturas e a floração longa e abundante levaram à popularidade das violas de jardim no design paisagístico. Estas flores deliciosas parecem espetaculares em plantações individuais e em grupo. Eles se dão bem com outras culturas decorativas, permitindo que paisagistas e jardineiros implementem soluções originais e ousadas.

As violas de jardim são usadas para criar canteiros de flores como plantas principais, auxiliares ou de enquadramento. Com a ajuda deles, você pode equipar magníficas plantações de carpetes - lisas ou matizadas.

A pequena altura das plantas maduras permite que sejam utilizadas para criar bordas decorativas. Composições em que violas de jardim são combinadas com diastia, nemesia, repolho ornamental são muito eficazes e coloridas.

Para decorar jardins domésticos, geralmente são usadas violas de jardim, cultivadas em vasos de flores, vasos pendurados e recipientes portáteis. As varandas e terraços, decorados com vasos de plantas em forma de ampel, têm um aspecto bastante elegante.

Ao planejar criar em seu jardim um canteiro de violas e outras plantas anuais decorativas (perenes), deve-se levar em consideração sua cor, altura, época e duração da floração.

É desejável que esses parâmetros nas plantas correspondam uns aos outros tanto quanto possível. Graças a isso, o canteiro de flores desabrochando ficará mais orgânico.

Para informações sobre como cultivar boas mudas de viola, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário