Cultivo de viola a partir de sementes

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Tâmaras de semeadura
  3. Preparação de solo e materiais
  4. Processo de plantio
  5. Cuidado de mudas
  6. Possíveis problemas

Viola ou violetas (lat. Viola) é todo um destacamento de flores silvestres da família Violeta, com mais de meio milhar de espécies diferentes que podem ser encontradas em todo o mundo em países com climas temperados e quentes. A maioria delas está no Japão e na América do Norte, entretanto, e essa flor não privou a Rússia de atenção. Graças aos esforços de criadores nacionais e estrangeiros, a variedade de variedades de viola aumentou significativamente. Neste artigo, vamos falar sobre como cultivar viola a partir de sementes.

Peculiaridades

A principal característica distintiva da viola é a sua despretensão. Pode ser cultivado ao ar livre, embora seja preciso cuidar bem dele. Os mais populares em nosso país são 3 tipos de viola: viola com chifres, viola Wittrock e viola Williams. É claro que estão longe de todos os tipos de violetas que você pode plantar em seu jardim e, se você conseguir encontrar sementes de outras variedades resistentes à geada, poderá comprá-las, as regras de cuidado serão aproximadamente as mesmas.

Outra diferença importante entre uma viola é a maneira como ela floresce. A maioria das violetas floresce uma vez por ano, com uma grande flor desabrochando em um longo caule. As violas florescem várias vezes por estação, as flores e caules da viola são muito menores, mas cerca de 5 botões podem crescer em um caule, o que faz com que o canteiro com eles pareça muito mais volumoso. Aliás, a viola floresce apenas no segundo ano após o plantio. Portanto, não se surpreenda ao não ver flores depois de alguns meses.

Embora os jardineiros ainda tenham conseguido encontrar uma maneira de fazer a planta florescer em um ano, falaremos mais sobre isso depois. As folhas da viola podem crescer de maneiras diferentes. Dependendo de sua variedade, eles podem estar localizados ao longo de todo o caule ou formar uma roseta basal.

Tâmaras de semeadura

O momento mais favorável para plantar violetas dependerá do clima da sua área. Na maior parte da Rússia, eles são plantados na primavera, em meados de março, mas se você mora em uma região mais quente, pode começar a plantar no inverno. Muitos jardineiros plantam viola em fevereiro e alguns até em janeiro. Se, ao contrário, você vive em um clima um pouco mais frio, o plantio deve ser adiado pelo menos até abril para permitir que a terra se aqueça.

Para o crescimento de alta qualidade de violetas jovens a luz é muito importante, vale a pena levar isso em consideração na hora do plantio, porque se não tiver luz suficiente os brotos esticam e, muito provavelmente, morrem. Muitos jardineiros até recomendam estender artificialmente o horário de verão para 14 horas nos estágios iniciais do cultivo.

É melhor plantar a viola em sombra parcial, por exemplo, debaixo de uma árvore de onde a luz difusa cai. Se você plantá-la em um lugar onde a luz solar direta incidirá sobre ela, a planta murchará e murchará rapidamente.

Você pode plantar uma viola na sombra, ela ainda vai crescer, mas esteja preparado para o fato de que a densidade das flores nela será muito menor.

Em geral, é permitido semear viola em vários termos. Se o tempo desfavorável durar muito tempo, plantar sementes em maio é bastante aceitável. Neste caso, as flores devem desabrochar mais perto de agosto, e a floração pode durar até o inverno.

Ao escolher o mês ideal para pousar, será útil buscar ajuda no calendário lunar. Os cientistas notaram há muito tempo que o crescimento das violetas é fortemente influenciado pelas fases da lua.Ao plantar flores no momento certo, você pode alcançar um crescimento mais rápido e uma floração mais exuberante.

Preparação de solo e materiais

Antes de plantar sementes de viola em campo aberto, deve-se prepará-la. Para começar, você precisa de uma mistura de solo especial, que você pode comprar na loja ou fazer sua própria. Para fazer isso, você precisa misturar turfa, húmus, grama e solo frondoso em proporções iguais. Para a mistura finalizada (não importa se é feita em casa ou comprada), é necessário adicionar areia de rio na proporção de 1: 8 e cozer bem no vapor. Esse solo é rico em nutrientes, retém bem o calor e conduz a água.

Se a sua parcela tiver um solo muito bom, você pode simplesmente misturar a mistura para envasamento com ela e soltá-la bem e, em seguida, plantar as sementes. Mas se você tiver solo pobre no local, então será melhor pingar pequenos orifícios para o plantio e enchê-los com uma mistura. Além disso, você precisará de um estimulante de sementes especial para acelerar seu crescimento e de uma pequena cobertura de serragem, que deverá ser adquirida com antecedência.

Quanto à escolha do local de pouso, deve ser ensolarado, o melhor de tudo à sombra parcial. Embora a planta esteja bastante calma e perceba áreas escurecidas. O principal é que em nenhum caso plante violas nas terras baixas, senão elas serão simplesmente inundadas.

Processo de plantio

Como mencionado anteriormente, a viola geralmente floresce no segundo ano, mas os jardineiros encontraram uma maneira de fazê-la florescer no primeiro ano de vida, ou, inversamente, você pode cultivar uma viola, que florescerá somente após 2 anos. Se você quiser que uma flor desabroche em alguns meses, precisa plantá-la com mudas e cultivá-la apenas em casa. As mudas são plantadas na mesma mistura de envasamento, que deverá ser distribuída entre os vasos.

Se você decidir que é melhor plantar a flor em campo aberto, não se esqueça de preparar o local de plantio e seguir passo a passo as próximas instruções.

  1. Para começar, as sementes precisam ser tratadas com fertilizantes que aceleram o crescimento.
  2. Em seguida, você precisa preparar a mistura de envasamento e despejá-lo em uma panela grande ou cassete.
  3. No solo, é necessário fazer pequenos sulcos (meio centímetro de profundidade), onde colocaremos as sementes.
  4. De cima, as sementes precisam ser polvilhadas com terra (ou melhor, com uma mistura caseira da terra).
  5. Em seguida, é necessário regar adequadamente a planta para que a terra seja completamente derramada, mas ao mesmo tempo não corroendo o solo, caso contrário, as sementes abertas morrerão.
  6. Para reter a umidade no solo, você pode cobri-lo com serragem fina.
  7. Depois disso, você precisa colocar as mudas na parte ensolarada da casa (de preferência parcialmente na sombra) e regar o solo à medida que seca.
  8. Após cerca de 2-3 meses, você pode começar a transplantar as mudas para o solo preparado, a distância ideal entre elas é de 20 centímetros.
  9. Certifique-se de afrouxar o solo antes de plantar.
  10. A viola deve ser plantada junto com um pedaço de terra cobrindo suas raízes.
  11. Os buracos que você preparou devem ser grandes o suficiente para acomodar as mudas livremente. É muito importante garantir que as raízes não dobrem durante o plantio.
  12. Depois de colocar os brotos nos buracos, preencha os vazios com o resto da mistura de envasamento e compacte bem com as mãos.
  13. Depois disso, os brotos precisam ser regados em abundância.
  14. No final, o plantio é coberto com folhas secas, feno e agulhas.

Isso conclui o processo de plantio. Se você fez tudo corretamente, verá as primeiras flores em pouco mais de um ano. Na hora do transplante para o solo, certas variedades de viola podem florescer, mas não se preocupe, a viola tolera muito bem os transplantes, inclusive durante a floração. Assim, você pode replantar na hora certa, sem se preocupar se de alguma forma vai prejudicar a flor.

Além disso, não se esqueça que após o transplante para um local permanente, as flores precisam de seus cuidados. Não se esqueça de regá-los a tempo, não os deixe se afogar, com o excesso de umidade no solo, as raízes das violas começam a apodrecer, o que leva à podridão de toda a planta. Certifique-se de fertilizar a planta na hora certa. É especialmente importante fazer isso nos primeiros anos de sua vida. Não se esqueça de que o solo em que a violeta cresce deve conduzir bem o oxigênio, e, portanto, precisa ser afrouxado de vez em quando.

Também é muito importante cobertura de flores para o inverno, para que o solo retenha melhor o calor. Entre outras coisas, é recomendável podar os arbustos de viola uma vez por ano.

É melhor fazer isso quando ainda está longe de haver geadas, mas a planta já desbotou completamente. Você precisa cortá-lo para 4-5 centímetros. Este procedimento é muito bom para a próxima floração.

Cuidado de mudas

Para que os arbustos de viola sejam viçosos e saudáveis, é muito importante cuidar das mudas, pois é nesse período que elas precisam de mais atenção. Não se deve prender as mudas em quatro paredes, em um dia de sol será útil expô-las ao ar fresco, isso não só terá um efeito benéfico no seu crescimento, mas também as preparará para um novo transplante no solo. Após a germinação, será útil cobrir os brotos com uma película para protegê-los da luz solar. Não vale a pena retirá-los para um canto escuro, pois a falta de luz afetará negativamente o seu crescimento.

Além disso, os brotos de viola precisam de pelo menos 14 horas de luz do dia para um crescimento estável. Na Rússia, esses dias nem sempre são emitidos, mesmo no verão, muito menos no inverno e no início da primavera. Portanto, muitos jardineiros recomendam aumentar artificialmente as horas do dia para mudas usando lâmpadas que simulam a luz solar.

Quando suas mudas tiverem o primeiro par de folhas, elas podem ser mergulhadas em copos separados. A viola tolera bem o transplante, mesmo que no processo você danifique acidentalmente as raízes, não há nada com que se preocupar, isso só vai retardar um pouco o crescimento da flor, mas não vai afetar a saúde. O mergulho dos rebentos terá um efeito positivo no seu crescimento posterior.

Quando os brotos têm mais dois pares de folhas, eles podem ser fixados e mergulhados em um recipiente maior. Isso aumentará seu perfilhamento. Certifique-se de monitorar o nível de água no solo da planta. A viola gosta muito de umidade, porém, com o excesso, suas raízes começam a apodrecer, o que pode levar à morte da planta. Seja cuidadoso neste assunto. A secagem também não terá o melhor efeito sobre os brotos. A rega frequente, mas não abundante, seria o ideal.

Possíveis problemas

No processo de crescimento da viola, certas dificuldades podem esperar por você, você deve ser capaz de resolvê-las a tempo. O problema mais comum que os jardineiros enfrentam é o alongamento dos brotos de viola nas primeiras semanas após o plantio. Corrigir esta situação é bastante simples. Se seus brotos forem alongados, você precisará enterrá-los mais profundamente durante o mergulho. Isso não só resolverá esse problema, mas também tornará o sistema radicular de sua flor mais poderoso, já que novas raízes na viola aparecem em toda a área do caule coberta com terra.

Outro problema que assola a viola é a má germinação das sementes. Há vários motivos pelos quais as sementes podem não germinar bem: podem ser velhas, você pode ter as polvilhado com muita força ou o solo em que as polvilhou pode ser muito pesado.

Para aumentar a germinação das sementes, é recomendável plantá-las de forma mais densa, pode-se plantá-las mais tarde, quando germinarem.

A temperatura também é um fator importante para o bom crescimento das mudas. A temperatura ambiente mais favorável é considerada, ela pode ser mais alta, mas em nenhum caso mais baixa. Uma temperatura muito baixa pode levar a um abrandamento no desenvolvimento dos rebentos ou mesmo à sua morte. E não se preocupe, os brotos vão se acostumar com as temperaturas mais baixas com o tempo, mas isso precisa ser monitorado primeiro.

Se você fez tudo certo, então muito em breve seu jardim (ou sua casa) estará decorado com lindas flores de viola. A viola é provavelmente a melhor escolha para qualquer jardineiro, são despretensiosas, mas ao mesmo tempo têm uma aparência esteticamente agradável e brilhante. Tudo o que é exigido de você é plantar e cuidar corretamente das plantas.

Você aprenderá mais sobre o cultivo de viola a partir de sementes no vídeo a seguir.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário