Cuidado da uva
Cuidar das uvas para muitos residentes de verão parece ser algo difícil, especialmente para aqueles que vivem em regiões mais frias. Na verdade, as coisas são um pouco diferentes. Basta compreender algumas das nuances e é perfeitamente possível cultivar uma videira frutífera no seu sítio.
Como podar?
O cuidado da uva ao ar livre inclui um aspecto tão importante quanto a modelagem. Este é um procedimento obrigatório, pois sem ele as uvas crescerão muito rapidamente e a vindima será fraca. Além disso, os matagais não parecem tão atraentes, mesmo que sejam uvas decorativas, e o objetivo do cultivo é simplesmente para decorar o local.
A formação é necessária para a videira, independentemente da região em que as uvas são cultivadas - no sul, nos subúrbios ou na Sibéria. Além disso, a cada mês, esse procedimento tem características próprias.
Na primavera
Já no início de março, vale a pena examinar atentamente os arbustos, desde que sejam uvas descobertas e sejam cultivadas em regiões quentes. Vale a pena retirar imediatamente os ramos congelados e secos. E então você precisa decidir quantas luvas principais as uvas devem ter. Você pode deixar dois, três ou quatro. Tudo depende das condições em que se encontram.
Se as uvas foram abrigadas para o inverno, então o abrigo deve ser retirado aos poucos, principalmente se for uma região fria. Por exemplo, aberto durante o dia, cubra novamente à noite.
Esses eventos começam no final de março, perto de meados de abril, eles finalmente abrem e fazem a poda.
Verão
Nos meses de junho e julho, as uvas ganham rapidamente massa verde, e esse processo precisa ser controlado. Se não houver desejo de embrulhar um gazebo com folhagens ou envolver um arco, é imperativo examinar a videira uma vez por semana. Os rebentos desnecessários, nos quais não se formaram inflorescências, devem ser removidos. Isso é feito para que a planta direcione suas forças para a formação dos frutos, e não para aumentar a massa verde. Além disso, todas as folhas secas e danificadas também devem ser removidas. Devido ao espessamento das plantações, as uvas tornam-se vulneráveis a doenças e pragas.
Quando os cachos estão maduros, vale a pena retirar o excesso de folhas para facilitar o acesso aos frutos com luz.
No outono
Com o início do outono, quando todos os frutos foram retirados, você pode preparar as uvas para o inverno. Vale a pena podar com antecedência antes do início da geada, e os pontos de corte precisarão ser tratados com verniz de jardim. O procedimento é iniciado quando a folhagem está completamente caída. Ela é colhida e queimada, pois pode conter bactérias e pragas, e definitivamente não é necessário que essa folhagem passe o inverno sob as uvas. Em seguida, eles removem todos os brotos extras danificados, bem como as videiras férteis. Os brotos verdes também são removidos. Os restantes ficam com pelo menos 7 olhos, mas não mais do que 12.
A poda é feita em clima seco e claro.
Top curativo
Cuidar bem da uva significa garantir que ela receba todos os componentes necessários para o crescimento ativo e o amadurecimento dos cachos, o desenvolvimento da imunidade contra pragas e doenças e o aumento da colheita.
Deve-se notar desde já que as uvas precisam ser alimentadas nos meses de junho, julho, agosto e setembro após a colheita. Mas não superalimente as plantas, isso pode causar o efeito oposto. É o suficiente para fazer isso uma vez por mês.
Durante a estação de crescimento, a videira precisa ser alimentada. Por esta ureia, superfosfato e sulfato de potássio muito adequados, combinam essas substâncias em uma quantidade de 90/60/50 gramas. São diluídos em água em um volume de 40 litros.
Durante o período de floração, os arbustos podem ser fertilizados com esterco (solução a 10%) ou fezes de galinha. Ao mesmo tempo, você precisa ter muito cuidado com esses componentes. É claro que eles não são usados frescos. É melhor comprar grânulos prontos ou soluções adaptadas para trabalhar com plantas. Normalmente, as embalagens contêm instruções detalhadas que não permitirão cometer erros e prejudicar a videira.
O revestimento de cobertura pode ser aplicado sob a raiz e pulverizando a folhagem. Na maioria das vezes, os residentes de verão preferem aplicar cobertura na raiz, todos os nutrientes são absorvidos pelas raízes e ajudam a planta a obtê-los.
Pulverizar as folhas ajuda a aumentar a imunidade das plantas e a resistir com mais intensidade a doenças e pragas.
Após a floração, você precisa se concentrar em fertilizantes que contenham potássio e fósforo. Isso ajuda a melhorar a qualidade e a quantidade da fruta. Claro, deve-se ter em mente que a alimentação não é feita separadamente. Eles são combinados com a rega. Portanto, o atendimento é sempre integral.
Se falamos de remédios populares, a amônia, a solução de cinzas e o soro de leite são adequados para as uvas, tanto como pulverização quanto como fertilizante sob a raiz. Nos últimos meses da safra, o nitrogênio não deve ser usado como fertilizante. Para alimentar os arbustos antes do inverno, é melhor se concentrar no potássio e no fósforo. Além disso, a última alimentação deve ser feita antes da geada por pelo menos duas semanas.
Rega
O cultivo de uvas no campo, em campo aberto ou em estufas, exige irrigação regular. Isso é especialmente verdadeiro para uvas recém-plantadas. Para cultivar uvas frutíferas saudáveis, é necessário não apenas alimentá-las regularmente, mas também regá-las em tempo hábil. É claro que quando chove as plantas não precisam ser regadas. Em dias de sol normais, a videira deve ser regada uma vez a cada duas semanas. Despeje 30 litros de água sob cada arbusto. Ao mesmo tempo, isso deve ser feito com cuidado, regando o círculo próximo ao tronco. Tenha especial cuidado quando aparecerem inflorescências na videira. Eles são muito frágeis e você não deve perturbá-los mais uma vez, todos os procedimentos devem ser executados com muito cuidado. O mesmo se aplica ao período de maturação dos cachos.
Quando as mudas acabam de ser enviadas para campo aberto, elas precisam ser regadas todas as semanas, 10-15 litros sob o mato.
Uvas maduras com mais de três anos podem facilmente resistir à seca e até mesmo por um mês. Mas exagerar na rega é perigoso. Com o excesso de umidade, várias doenças podem começar e as raízes podem simplesmente começar a apodrecer.
Antes de se preparar para o inverno, as uvas precisam ser regadas com água. Normalmente, todos esses eventos ocorrem no início de outubro, mas nas regiões do sul esse período pode mudar para o início de meados de novembro. Tudo depende das condições meteorológicas. Nas regiões do norte, os preparativos para o inverno podem começar já no final de setembro. A rega é realizada na quantidade de 100-120 litros de água por cada arbusto. O próximo será produzido na primavera, depois que a neve derreter. Nas regiões do Sul, onde praticamente não há neve no inverno, as primeiras regas podem ser feitas caso não tenha chovido antes, no final de março - início de abril.
Amarrando
Vale a pena conhecer imediatamente tal nuance que as uvas devem ser amarradas. Esta informação é especialmente relevante para viticultores novatos. Desde que as uvas sejam pequenas, elas podem crescer assim se forem plantadas no outono. Na maioria das vezes, os produtores usam essa época específica do ano para o plantio. Quando a videira tem 1 ano, é necessária uma liga. Para isso, treliças são instaladas. Eles podem ser de metal ou madeira, menos frequentemente de plástico, mas o plástico deve ser muito durável.
As tapeçarias são uma estrutura em forma de palitos, localizada na vertical a uma distância de um metro uma da outra. Uma corda ou linha de pesca é puxada entre eles, é melhor se for de três camadas. O inferior fica a uma distância de 10 cm do solo, depois o do meio e o superior. A videira será então guiada ao longo dessas cordas.Depois de efectuado todo o cuidado com as uvas com um ano de idade, feita a poda, vale a pena controlar o crescimento das uvas e colocar a vinha para que o arbusto cresça correctamente, os cachos recebam a quantidade óptima de luz e ao mesmo tempo não interferem uns com os outros.
Se você planeja colocar a videira em um mirante ou arco especial, a situação é ainda mais simples. As uvas precisam ser plantadas próximo ao mirante ou em ambos os lados do arco, então basta direcionar a videira ao longo dos suportes, e como resultado, obtém-se um aconchegante canto verde.
Abrigo
É necessário cobrir as uvas para o inverno em casa somente depois de todo o trabalho ter sido concluído: todos os brotos desnecessários são cortados, as folhas são removidas, a rega é feita e o último tempero é feito. Ash pode ser usado como o último. Além do mais, se as uvas adoeceram durante a estação, deve-se regar por fim com uma solução de sulfato de cobre. O solo pode ser coberto com composto, feno ou serragem. Nas regiões do sul, as uvas não são colhidas, elas vão se sentir bem de qualquer maneira. Mas onde ocorrem geadas e fortes nevões, as uvas simplesmente não sobrevivem sem abrigo. Portanto, a videira é cuidadosamente retirada das treliças, deitada no chão, previamente coberta com cobertura morta. Em seguida, um material de cobertura é colocado em cima, então você pode cobri-lo com uma camada de galhos e feno.
Quando a neve cai, ela é jogada sobre as vinhas colocadas sob o material de cobertura. Neste estado, as uvas costumam ter um bom inverno.
Doenças e pragas
A horta está de uma forma ou de outra exposta à invasão de pragas e doenças, e as uvas não são exceção. É por isso na casa de veraneio deve haver sempre um arsenal de ferramentas que pode ser usado. E o melhor é fazer pulverizações preventivas, a fim de evitar infecção da videira ou reprodução ativa de insetos. Acontece também que, quando a doença está circulando, já é difícil lidar com ela.
Na maioria das vezes, as uvas são afetadas por doenças como o oídio e oídio. Para prevenir a doença, você deve pulverizar as uvas com "Fitosporin". Certifique-se de tratar a videira com o líquido Bordeaux na primavera e regar o solo com ele. Isso impedirá o crescimento de fungos nocivos. Dos remédios populares, você pode escolher refrigerante diluindo-o em água na proporção de 100 gramas por 10 litros.
Quanto aos insetos, os ácaros da aranha e os pulgões são especialmente desagradáveis nesse aspecto. Os pulgões se instalam em colônias inteiras no lado interno da folha, bebendo todos os sucos da planta. O carrapato também inicia sua invasão a partir da placa interna da folha, ocupando o território muito rapidamente. Como resultado, as folhas ficam cobertas de manchas brancas, depois ficam amarelas e secam. Em seguida, os cachos também secam. Dos insetos, os arbustos podem ser tratados com medicamentos como Fitoverm, Fufanon-Nova, Apollo, Aliot.
O comentário foi enviado com sucesso.