Tipos de suportes para uvas e seu uso

Contente
  1. Compromisso
  2. Visão geral da espécie
  3. Como fazer isso sozinho?
  4. Onde instalar?
  5. Como amarrar uvas corretamente?

A uva é uma das plantas mais procuradas pelos jardineiros que precisam de apoio. Vale a pena considerar mais detalhadamente para que serve, que tipos de suportes se distinguem e como montar a estrutura com as próprias mãos.

Compromisso

A peculiaridade da videira é a falta de um caule forte, o que não permite que ela cresça sozinha na vertical. As uvas precisam de suporte, que pode ser fornecido por estruturas especiais. Além disso, a treliça evita o apodrecimento dos cachos de plantas, que, com o próprio peso, tendem a cair ao solo. Por fim, a treliça aumenta o aquecimento das plantas e permite que os raios solares cheguem até os ramos mais fechados.

Principais benefícios do suporte de uva:

  • economizando espaço no jardim, direcionando a videira para cima;
  • melhorando a qualidade da iluminação da folhagem, acelerando a fotossíntese da videira e aumentando os rendimentos;
  • melhoria das características do fruto, que se consegue devido à exposição uniforme da luz solar aos cachos da uva.

Além disso, o projeto fornece ventilação adequada das plantas, o que tem um efeito positivo na imunidade da videira e evita o risco de propagação de doenças.

Visão geral da espécie

Nos primeiros dois anos de crescimento, a videira é presa às estacas, colocando-as junto às mudas. Cordas são puxadas entre os pequenos postes, ao longo dos quais as uvas começam a se enrolar para cima. Às vezes, em vez de cordas, arame ou cordões feitos de tecido de náilon se projetam.

Porém, após os primeiros dois a três anos, torna-se necessária a instalação de uma treliça confiável, que funcionará como um suporte eficaz para as uvas, fortalecerá a saúde da planta e aumentará a qualidade dos frutos. Hoje, existem vários tipos de tapeçarias, as principais devem ser consideradas com mais detalhes.

Meio arco

A opção mais popular de suportes, a desvantagem é o alto custo e altos custos de mão de obra. Basicamente, tais estruturas são instaladas para o cultivo de diferentes variedades de uvas, inclusive silvestres.

Recomenda-se dar preferência a essas estruturas se você planeja cultivar videiras de uma fileira ou organizar uma área de recreação incomum perto da casa, um gazebo.

A estrutura semi-arqueada vai decorar qualquer paisagem e funcionar como um dossel decorativo que protege dos raios solares. Alguns modelos possuem uma cobertura de plástico na parte superior, o que deixará a área de descanso mais confortável e evitará a entrada de chuva.

Colunar reto

Uma opção fácil para uma estrutura que pode ser montada manualmente. Os suportes colunares para uvas são um sistema de várias colunas instaladas verticalmente, entre as quais são esticadas:

  • linha de pesca;
  • fio de metal;
  • cabos.

Uma distância mínima de 40 cm é mantida entre os materiais articulados. As treliças colunares são adicionalmente divididas em:

  • único (também chamado de plano único), esta é uma opção comum;
  • duplo (dois planos), definido principalmente para o cultivo de grandes volumes de uvas.

Normalmente, as treliças são feitas de tubos de aço quadrados ou cantos com prateleiras de 40 a 70 mm. Às vezes, canais com largura de 40 mm ou mais são usados ​​para instalar suportes. Em cargas baixas, é dada preferência a barras de madeira, cuja superfície é tratada com compostos anti-apodrecimento.

A melhor solução para a estrutura de suporte são os pilares de aço. Uma distância de 2-2,5 metros é mantida entre eles. A altura máxima dos apoios chega a 2,3 metros e o diâmetro não ultrapassa 6 cm.

Uma característica da treliça de duas pistas é considerada Cavação em forma de V de pilares com sua cimentação subsequente.

Tal solução construtiva aumenta a confiabilidade e estabilidade dos suportes, portanto, é importante medir cuidadosamente a distância entre as linhas antes de lançar os suportes da fundação.

Arqueado

Uma opção de arranjar um pátio aconchegante, onde será agradável reunir-se com sua família ou amigos. O plantio de uma vinha junto aos arcos permite organizar áreas de lazer e passeios. Existem duas opções para executar uma estrutura em arco:

  • pilares com caixote, cimentados no solo;
  • tubos de metal dobrados, cimentados no solo.

A segunda opção é mais popular, pois parece mais atraente e não requer muito esforço durante a instalação. Os suportes arqueados são principalmente estruturas decorativas, portanto, são mais comuns nas regiões do sul.

Como fazer isso sozinho?

Primeiro você precisa selecionar o material do qual o suporte será feito. Para criar uma treliça, metal, madeira ou plástico são usados. Cada material tem suas próprias vantagens e desvantagens.

Suportes de madeira

Os suportes decorativos são populares entre os jardineiros. A desvantagem é uma vida útil curta, literalmente em 5-7 anos, pilares de madeira se tornam inutilizáveis, começando a apodrecer no solo. As vantagens dos suportes incluem:

  • Amizade ambiental;
  • disponibilidade;
  • facilidade de instalação;
  • decoratividade.

Os postes de madeira são baratos, o que também os torna populares. Entre as desvantagens estão a susceptibilidade à decomposição e mofo, que destrói rapidamente a base e, em seguida, toda a estrutura. Para prevenir o envelhecimento prematuro dos pilares, é necessário realizar um tratamento de superfície protetora todos os anos.

Para criar suportes, deve-se dar preferência a espécies duras: carvalho, freixo ou castanheiro. Antes da instalação, você precisará processar a parte inferior do suporte, mergulhando-o em uma solução de sulfato de cobre a 5%.

Metal

Os suportes de aço são a opção mais durável, caracterizada por alta resistência e estabilidade estrutural... Para a construção de treliças utilizam-se normalmente tubos de aço cujo diâmetro interno não ultrapasse 6 cm. Ao projetar futuras estruturas, é necessário levar em consideração que os pilares extremos suportarão a carga principal, portanto seu diâmetro deve ser maior do que as estruturas intermediárias.

Vantagens dos suportes metálicos:

  • longa vida útil;
  • resistência a altas cargas;
  • nenhuma deformação, mesmo com ventos fortes.

As desvantagens incluem a necessidade de usar uma máquina de solda para montar até mesmo um projeto simples. Além disso, a cada 5 anos é necessário realizar um tratamento de superfície com compostos anticorrosivos.

O alto custo e a complexidade de fabricação tornam os suportes de metal menos procurados pelos jardineiros. Será difícil para uma pessoa montar os pilares manualmente. Portanto, a preferência por tais construções deve ser dada se houver assistentes.

Plástico

Recentemente, o fabrico de suportes a partir de tubos de plástico tornou-se popular. As principais vantagens das estruturas:

  • longa vida útil;
  • resistência a extremos de temperatura, precipitação e outros fatores adversos;
  • disponibilidade;
  • simplicidade e rapidez de instalação.

Para instalar os suportes, você precisará de um ferro de solda especial, que deve ser deixado para um usuário experiente. A desvantagem dos postes de plástico é que eles não são adequados para vinhedos altos, que podem entortar os tubos com sua massa.

Para arranjar linhas transversais, um fio de cobre ou alumínio com 3-4 mm de espessura é puxado entre os suportes de plástico. Também populares no mercado são as tapeçarias feitas de reforço de fibra de vidro.

O material barato e acessível não só suporta cargas pesadas e exibe excelente resistência à corrosão, mas também serve por um longo tempo e desempenha uma função decorativa.

Para a auto-instalação, treliças de plano único são mais adequadas. Essas estruturas são fáceis de fabricar e não requerem equipamentos especiais para instalação. Vale a pena considerar as características de construção dos suportes, dependendo do material selecionado.

Antes de montar a primeira seção das treliças de madeira, é necessário preparar:

  • postes de madeira - 4 peças;
  • fio - 15 metros;
  • travessas - 4 peças, 400-500 mm cada;
  • mistura de cimento-areia.

A montagem dos suportes de madeira para uvas é realizada de acordo com o seguinte esquema.

  1. Primeiro, eles cavam buracos para futuros apoios, cujo diâmetro coincide com os apoios dos pilares e a profundidade chega a 80 cm. A distância entre os furos é de 40-50 cm.
  2. A areia é despejada no fundo dos recessos, a espessura da camada é de 20 cm.
  3. Na base dos pilares, rolamentos axiais são instalados para aumentar a estabilidade da estrutura.
  4. Em seguida, os pilares são colocados e a fundação é cimentada com uma composição de alta resistência.
  5. As travessas são instaladas nas partes superior e inferior, que irão sustentar a estrutura.
  6. Orifícios para arame são fornecidos nos postes. A primeira linha transversal corre 40 cm acima do nível do solo. Entre as filas, recuo mais 45-50 cm.

No final, a última linha de arame é amarrada a 5 cm da barra superior. Nesta fase, a instalação está concluída. É importante tratar a superfície das treliças de madeira antes de instalar as treliças de madeira para evitar a deterioração.

Tubos de plástico são ótimos para suporte de plano único. O esquema é igual ao da instalação de postes de madeira. Recomendações adicionais:

  • para aumentar a estanqueidade da estrutura, vale a pena conectar os postes à barra superior com cantos para tubos plásticos;
  • a fixação é melhor feita com cola ou parafusos auto-roscantes;
  • o reforço instalado nos poços sob a fundação ajudará a tornar a estrutura mais durável.

Os jardineiros desaconselham a fabricação de suportes de plástico muito altos. Caso contrário, uma escada é necessária para a colheita.

A instalação de um suporte de dois planos merece atenção especial. Este projeto se destaca por suas características de resistência e longa vida útil. Para a montagem da treliça, são utilizados principalmente tubos de metal.

Materiais para criar um suporte de dois planos:

  • tubos de aço - 4 peças com diâmetro de até 50 cm e comprimento de 2-2,5 m;
  • jumpers de metal - 2 peças, 1,3 m de comprimento;
  • suportes horizontais - 2 peças, 2-3 m de comprimento;
  • fio - 1 bobina de 30 mm de espessura;
  • pedra triturada ou pequenas pedras;
  • mistura de cimento-areia.

Você também precisará de uma máquina de solda. O diagrama de montagem da estrutura é simples:

  1. Primeiro, covas de 80 cm de profundidade são feitas no solo.
  2. Em seguida, dois triângulos são soldados a partir dos tubos, que atuarão como suportes finais.
  3. Os triângulos são inseridos nas ranhuras preparadas com um ângulo para baixo.
  4. Os poços são cobertos com pequenas pedras ou pedra triturada e, em seguida, as camadas são cuidadosamente compactadas.
  5. A base é despejada com cimento e a mistura pode endurecer e endurecer.
  6. Em seguida, os triângulos são conectados usando jumpers horizontais e a primeira linha de arame é soldada ao suporte. A altura de montagem não deve ser inferior a 20 cm da superfície do solo.
  7. A próxima fileira é colocada a 30 cm de altura da primeira, mantendo uma distância de 40 cm entre as demais.

É melhor não deixar as escoras muito altas, apesar de poderem suportar cargas pesadas. Quando a estrutura está pronta, resta amarrar as uvas à latada.

Na hora de organizar um suporte para uvas, todos os detalhes devem ser cuidadosamente considerados. Vamos dar uma olhada nos erros comuns.

  1. Um espaço mal organizado em que os vinhedos crescem ao lado de árvores ou outras plantas. A vegetação estranha cria sombras desnecessárias, devido à qual a videira morre.
  2. Pequeno espaçamento entre filas, o que torna inconveniente o manuseio da videira. Além disso, os jardineiros muitas vezes deixam muito espaço entre as treliças, o que reduz a funcionalidade do local devido ao fato de que as uvas crescem.
  3. Escolha errada de suporte dependendo do grau.Por exemplo, é melhor usar treliças de dois planos para amarrar vinhas vigorosas.
  4. Ausência de desenhos que garantam a escolha correta dos materiais e a instalação confiável da estrutura.
  5. Instalação de suportes altos quase impossíveis de manter: colher ou cortar as pontas da videira.
  6. Nenhum pré-tratamento de materiais para prolongar a vida útil do suporte. Assim, por exemplo, a madeira deve ser revestida com compostos especiais contra a decomposição e metal - contra a ferrugem.

Não é difícil fazer um belo suporte para a videira se você abordar o processo com cuidado.

É importante não só escolher o tipo de suporte, mas também decidir sobre os materiais, preparar desenhos.

Onde instalar?

O suporte da uva é uma estrutura permanente que permite o crescimento vertical das vinhas. Com a escolha certa do local de instalação da treliça, ela vai durar muito e melhorar as características da variedade. Diretrizes básicas de instalação:

  1. os suportes devem estar em áreas bem iluminadas;
  2. as fileiras da futura vinha devem ir de norte a sul;
  3. uma distância de 2 ou mais metros deve ser mantida entre as linhas.

É possível usar o espaço de forma eficaz mesmo em uma pequena área plantando próximo ao suporte de outras culturas. Legumes ou ervas crescerão bem ao lado das uvas.

Como amarrar uvas corretamente?

Amarrar a videira na primavera é um procedimento obrigatório, cuja necessidade surge no cultivo de uma planta. Só assim é possível garantir o correto crescimento da videira e uma excelente colheita. Amarrar as uvas exige um cuidado redobrado, pois existe sempre o risco de partir a videira.

Os jardineiros distinguem dois tipos de ligas.

  • Seco... Projetado para amarrar brotos nos quais os frutos são formados e nós de reposição. No início, os ramos da videira são cuidadosamente dobrados até à primeira fiada de arame, contando a partir do fundo, e a seguir a videira é guiada horizontalmente. Os nós são fixados em suportes, o que permite que cresçam próximos ao fio tensionado que define a direção.
  • Verde... Para rebentos jovens que podem ser facilmente amarrados. A liga é iniciada quando as uvas atingem uma altura de 35-40 cm. A liga vertical permite que a planta cresça mais rapidamente aumentando a quantidade de luz solar. A peculiaridade da liga verde é que ela é realizada várias vezes, assim que os brotos atingem o próximo nível do arame.

Antes de realizar o procedimento - independente do tipo - é necessário podar brotos velhos e danificados para que a planta não desperdice energia em brotos fracos.

Recomendações adicionais para o paisagismo do local com uma videira.

  1. Para fazer com que o local pareça bem cuidado, é recomendável fazer suportes de materiais confiáveis ​​e duráveis... É preferível dar preferência a postes de metal, cuja superfície seja tratada com compostos anticorrosivos ou tinta.
  2. Você pode se livrar do espaço vazio entre os suportes usando uma tela de plástico, que substituirá o fio feio... Uma videira em crescimento também está ligada a ela. A peculiaridade dessa solução é a facilidade de instalação.
  3. Se você encontrar danos aos olhos da videira, não deve iniciar a liga da planta.... É melhor esperar que a videira abra os botões sobressalentes ou dormentes e só então recorrer ao procedimento.

Os suportes não só garantem o crescimento eficiente das uvas, mas também ajudam a decorar o terreno e equipar a área de lazer.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário