As nuances de cuidar das uvas na primavera
As uvas são uma colheita bastante exigente, por isso não será fácil de cuidar. Os cuidados com a primavera são especialmente importantes, é durante este período que o jardineiro deve realizar o maior número de procedimentos. Vale a pena ler atentamente todas as etapas do cuidado da uva na primavera.
Como faço para fotografar uma capa?
As uvas não pertencem a colheitas particularmente resistentes ao inverno, portanto, precisam de um abrigo obrigatório para o período de frio. Após o inverno, ele deve ser removido corretamente. Isso deve ser feito somente depois que a neve derreter e os parâmetros de temperatura do ar forem +5 graus. O procedimento é feito de forma gradual, a preparação neste caso é muito importante. Primeiro, você só precisa levantar o abrigo para que o ar fresco entre. Isso obstruirá o debate cultural.
Recomenda-se ventilar em dose medida - não mais do que três horas por dia. Então, quando o ar esquenta até +10 graus, o material de cobertura pode ser totalmente removido, e eles fazem isso com cuidado, tentando não quebrar as vinhas que enfraquecem após o inverno. Os termos da retirada dependem totalmente do território em que o jardineiro vive.
Se o clima for quente, as uvas podem ser liberadas no início de abril. Nas regiões frias, as datas são alteradas para o final do mês.
Depois de retirado o abrigo, é necessário avaliar imediatamente o estado das uvas. O primeiro passo é examinar os olhos. Um olho saudável tem seção verde e um olho congelado é marrom. A situação não é fatal, só neste caso as uvas crescerão mais tarde. Em seguida, eles examinam a própria videira. Se for preto ou marrom no corte, significa que esse broto deve ser cortado até a base e depois batido. A última etapa é a avaliação da raiz. Se não sobreviverem bem ao inverno, as uvas começarão a secar rapidamente. Para salvar a planta, algumas das vinhas terão que ser removidas para reduzir o peso da colheita.
Modelagem e liga
A poda das uvas é praticamente a primeira coisa que precisa ser feita após o inverno. O procedimento é simples, mesmo os iniciantes podem lidar com ele. Você terá que fazer a poda higiênica primeiro. Depois de retirar o abrigo e avaliar o estado da cultura, é determinado o seu tipo.
- Se os brotos anuais estão completamente congelados e os botões morreram, todas as partes mortas devem ser removidas. Use as vinhas da parte inferior para estratificar e corte as do topo em dois entrenós.
- Se os brotos estiverem moderadamente danificados, você precisará selecionar aqueles cujo topo está congelado e, em seguida, removê-los. Se você ignorar esse procedimento, terá um grande número de enteados desnecessários.
- No caso de pouco ou nenhum dano aos brotos, a poda pode ser omitida, pois as uvas vão crescer bem de qualquer maneira.
Após a sanitária, procede-se à poda modeladora. É imperativo formar um arbusto, caso contrário ele engrossará e renderá menos colheita. Se falamos da forma clássica, o corte de cabelo é feito da seguinte forma.
- A poda do primeiro ano depende do número de brotos. Se for um, deve ser cortado por 4 olhos, e se for dois, então, respectivamente, por 2. O objetivo desse corte de cabelo é obter "mangas". É assim que os caules de uvas desenvolvidos são chamados na horticultura. Após o procedimento, deve haver 4 ou mais deles.
- No segundo ano, você realmente não precisa fazer nada. Apenas novos brotos devem ser aparados, tornando-os mais curtos por dois olhos.
- No terceiro ano, você terá que prestar atenção nas próprias "mangas". Cada um deles deve ter duas vinhas. Eles precisam ser cortados para um certo número de botões, geralmente de 7 a 15, enquanto 4 botões são deixados nos galhos e cerca de 12 nas flechas. Durante a poda do terceiro ano, um nó de substituição também é feito (o rebento mais próximo às raízes). Precisa ser cortado em dois botões.
Vale lembrar que a poda é realizada com ferramenta afiada e desinfetada, e as feridas deverão ser cobertas com piche.
Terminada a poda, deve-se passar para o próximo evento - a liga das uvas. Sem ele, não será possível proteger a planta do fungo, pois a videira se arrastará pelo solo. A liga deve ser realizada na ausência de chuva. A primeira etapa é realizada imediatamente após a divulgação da cultura. Brotos são permitidos na treliça, e os frutos devem ser colocados abaixo. A segunda etapa acontecerá no início de maio. Aqui você precisará amarrar os rebentos mais novos.
Uma liga pode parecer diferente. Os tipos mais comuns são:
- em uma treliça de arame (a opção mais simples, descrita acima);
- em forma de leque (adequado se os arbustos crescerem com vigor médio, sugere a presença de uma "manga" em cada ramo com frutos, parece um leque);
- cordão horizontal (opção para plantas com frutos grandes, quando as "mangas" encurtadas são colocadas em cordões longos);
- cordão vertical (formação em arco).
Como cuidar do solo?
Cuidar de uvas caseiras na primavera não se limita, de forma alguma, a cuidar da própria videira. Também é muito importante cuidar adequadamente do solo. Este processo consiste em três etapas principais.
Rega
A primeira rega após o inverno é chamada de carregamento de água. É muito abundante e estimula o despertar das uvas. É necessário regar a videira com água morna, enquanto os custos serão de 200 a 300 litros por cada arbusto. Essa rega será suficiente para as plantas por 2 meses. Após esse tempo, a irrigação deve ser feita a cada 10 dias, dando aos arbustos 30 litros cada. 21 dias antes da floração, uma segunda rega abundante é realizada.
Deve-se notar que despejar água pela raiz não é recomendado. Seria mais correto cavar sulcos rasos (0,2 m) a meio metro das uvas. A mesma técnica deve ser seguida para rega regular.
Afrouxamento
O procedimento de afrouxamento visa permitir que o oxigênio chegue às raízes. Na primavera, você precisará afrouxar o solo duas vezes. O primeiro afrouxamento é profundo, e é realizado imediatamente após a abertura das uvas, entrando no solo em 0,25 m. O segundo é realizado antes da floração, e aqui a profundidade não será superior a 0,1 m. Mais procedimentos frequentes são inadequados.
Mulching
A cobertura morta tem duas funções importantes ao mesmo tempo: ela limita o crescimento de ervas daninhas e retém a umidade no solo. Antes do procedimento, o solo é limpo, eliminando as ervas daninhas e, em seguida, regado. Qualquer material orgânico pode ser usado como cobertura morta em geral. Palha, serragem, aparas de madeira, agulhas de pinheiro mostraram-se muito bem. A camada de cobertura morta não deve ser muito espessa.
Top curativo
Na primavera, os arbustos de uva precisam ser alimentados três vezes.
- A primeira alimentação é realizada em abril. Para isso, utiliza-se cinza de madeira. Um copo é levado em um balde de água. A mistura resultante é aplicada junto com a irrigação de carregamento de água.
- Quando os rins incham, 15 gramas de nitrato de amônio e superfosfato são dissolvidos em um balde de água. Este curativo superior será raiz.
- No início da segunda década de maio, um balde de água é misturado com 10 gramas de fósforo e 30 gramas de nitrogênio (pode-se tomar uréia) e potássio. A mistura também está soltando.
A primeira ou a segunda alimentação também podem ser substituídas por matéria orgânica, mas isso não é feito com muita frequência. O solo terá de ser cavado para que os fertilizantes se misturem com ele. Esses curativos podem ser realizados a cada poucos anos para aumentar a fertilidade do solo.
Tratamento contra doenças e pragas
Para evitar que os pés de uva contraiam a doença, é preciso se preocupar com a prevenção com antecedência. Inclui várias etapas.
- Pela primeira vez, as uvas são pulverizadas após a liga.Para fazer isso, você precisa usar vitríolo e pode tomar cobre e ferro. Outra solução é a mistura de bordeaux.
- O segundo tratamento é realizado no início do último mês da primavera. Use o remédio "Horus", que protegerá contra fungos. 10 gramas da droga são suficientes para cem metros quadrados.
- A próxima etapa é a prevenção de carrapatos. Tome o medicamento "Sunmight", as instruções para seu uso estão anexadas. Você precisa pulverizar de manhã cedo.
- 3-4 dias antes da floração, é necessário dar preferência a um remédio como "Ridomil Gold". Isso protegerá as uvas dos fungos. A invasão de pragas pode ser evitada processando os arbustos com "Decis". Para aumentar a resistência à doença, use "Vuksal-kombi B". Eles também são tratados com uvas após o início da floração.
Importante: um dos melhores e relativamente seguros remédios para quase todas as culturas é a "Fitosporina". Também pode ser usado como profilaxia ou no tratamento de várias doenças.
Regras de atendimento levando em consideração a região
Em geral, as medidas para o cuidado das uvas parecem padronizadas. Mas em algumas regiões existem certas peculiaridades de cultivo.
- Portanto, na faixa do meio, a primavera chega mais tarde do que no sul. Portanto, todos os trabalhos de jardinagem na região de Moscou devem ser iniciados mais perto de meados de abril, ou mesmo até o fim, dependendo da época. Após a retirada do abrigo, é realizada a poda sanitária e, após 10 dias, a cultura é alimentada. As uvas devem ser amarradas a um suporte e o solo é adicionalmente fertilizado com magnésio.
- Na região do Volga, é permitido retirar o abrigo apenas no final de abril, mas muitas vezes acontece que isso é feito no início de maio. À noite, a cultura não é deixada sem abrigo até que a temperatura do ar esteja completamente normalizada. A pulverização é realizada imediatamente após a remoção do abrigo. A irrigação não deve ser frequente, mas terá de se usar muita água. Durante o afrouxamento, o solo é fertilizado.
- Quanto à Sibéria, é muito difícil cultivar uvas aqui., portanto, muitas vezes é cultivado em estufas. Na primavera, é muito importante alimentar as plantas, enquanto o nitrogênio é fornecido em quantidades mínimas. A poda formativa não é realizada nos meses de primavera na Sibéria.
- Os Urais têm um clima mais ameno, mas parece difícil cultivar aqui. É necessário abrir as uvas em maio, quando a temperatura do ar atinge pelo menos +13 graus. É muito importante fazer tudo aos poucos, pois à noite ainda pode estar frio. Há podas nesta região, mas não é recomendável cortar tudo embaixo da raiz.
- A Crimeia tem um clima muito quente, onde as uvas vivem melhor. Eles começam a cortá-lo no último mês de inverno. Deve-se ter em mente que o clima da Crimeia pode ser muito seco no início da primavera. Portanto, a rega deve ser oportuna.
Possíveis erros
Por fim, consideraremos os erros típicos de jardineiros novatos, que podem levar a doenças, colheita insuficiente ou morte de arbustos de videira.
- Momento incorreto de cobertura. Se removido muito cedo, as geadas de retorno podem danificar as plantas. E se for tarde demais, as uvas podem apodrecer, começar a brotar, o que com certeza afetará negativamente a colheita.
- Falta da primeira rega abundante. Sem muita água, as uvas vão acordar mais tempo, fica muito difícil para elas crescerem e darem frutos normais.
- Corte incorreto ou falta de corte. Este é um dos piores erros. Galhos congelados não poderão brotar, isso é "material residual". Eles só tirarão força do arbusto.
- Ignorando tratamentos preventivos. A planta pode não ficar doente. Mas se isso acontecer, será difícil curar a doença. Melhor não se meter em problemas.
- Escolhendo os suportes e materiais errados. Os materiais da liga não devem prejudicar a planta. Além disso, você precisa cuidar do tipo correto de liga. Depende da variedade da cultura e da força de seu crescimento.
O comentário foi enviado com sucesso.