As nuances de cuidar das uvas no primeiro ano de plantio
No primeiro ano após o plantio, as uvas jovens, como outras plantas, precisam de cuidados especiais. Na verdade, é de quão bem o arbusto se desenvolve durante este período que depende o seu rendimento.
Regar e alimentar
As uvas novas precisam de rega regular. A frequência da rega depende diretamente das condições em que os arbustos crescem. Em média, as plantas são regadas a cada duas semanas. Se raramente chove, os arbustos precisam ser regados com mais frequência. É muito importante colocar água suficiente sob as raízes da planta. O solo deve estar sempre bem umedecido.
Para regar as uvas novas, é melhor usar água morna e bem sedimentada. Recomenda-se regar as plantas de manhã cedo ou tarde da noite. Durante o dia, a irrigação dos arbustos só é possível com tempo nublado.
Para manter a umidade bem no solo, o solo próximo ao tronco deve ser coberto com cobertura morta. Isso também ajudará a manter o solo aquecido.
Ao cultivar uvas, o solo não deve estar muito úmido. Isso pode levar à podridão das raízes. Se chove frequentemente no verão, você precisa ter cuidado para não erodir o solo sob as uvas. Para profilaxia, pequenos sulcos podem ser cavados perto dos arbustos para drenar a água.
A rega das variedades de uvas precoces é interrompida na segunda quinzena de julho, as últimas - no outono. No processo de preparação da vinha para o inverno, o local é bem regado novamente. Este procedimento ajuda a proteger as raízes da planta do congelamento.
A alimentação oportuna dos arbustos também desempenha um papel importante. Ao plantar plantas, geralmente é colocada uma grande quantidade de fertilizante no buraco. Portanto, no primeiro ano após o plantio, as uvas, via de regra, não são alimentadas adicionalmente. Mas os jardineiros ainda são aconselhados a monitorar de perto as mudas.
Se parecerem fracos, podem precisar de alimentação no verão. No final de agosto, o potássio e o superfosfato são geralmente adicionados ao solo, misturados na proporção de 1 para 2. Essa alimentação permite que as uvas se preparem melhor para o inverno.
Afrouxamento do solo e katarovka
Cuidar das uvas também envolve o afrouxamento oportuno do solo. É necessário destruir a crosta secante com muito cuidado. Afinal, mudas jovens são bastante frágeis, por isso é muito fácil quebrá-las. É importante remover todas as ervas daninhas durante o processo de afrouxamento. Com efeito, para o cultivo da uva, é importante que recebam uma quantidade suficiente de nutrientes.
É necessário realizar a catarovka da planta em tempo hábil. Este é o nome do processo de remoção das raízes superficiais das uvas. Este procedimento permite que o resto das raízes se aprofundem no solo. Por isso, a planta se adapta melhor ao frio do inverno.
Para realizar este procedimento, você precisa cavar um pequeno buraco ao redor do tronco. Depois disso, todas as raízes superficiais são cortadas. Depois disso, o buraco deve ser coberto com solo fértil. Este procedimento geralmente é realizado no final do primeiro mês de verão.
Recursos de poda
No primeiro ano após o plantio, o jardineiro deve começar a formar um arbusto. As uvas novas devem ter dois rebentos principais. Todos os outros ramos devem ser removidos. Caso contrário, os brotos principais carecerão de nutrientes. Além disso, se o vinhedo estiver muito denso, os arbustos terão maior probabilidade de doer e serem atacados por pragas.
Para que a planta dê uma boa colheita no futuro, nos primeiros anos após o plantio, não se deve permitir que grande número de frutos apareça nos galhos. Algumas das inflorescências devem ser removidas durante a floração das uvas.
No primeiro ano de vida de um arbusto jovem, a caça aos brotos também é importante. Recomenda-se realizar no outono, após as coroas dos topos estarem totalmente esticadas. É nessa época que termina o processo de crescimento ativo dos rebentos. Se você notar essas mudanças, a parte superior do galho deve ser removida. Normalmente os jardineiros removem 30-35 centímetros do broto. Ao mesmo tempo, todos os enteados devem ser removidos.
Para proteger a planta do vento, ela deve ser adicionalmente amarrada. Como regra, os brotos são fixados em uma treliça especial usando material macio. Não é recomendado o uso de barbante ou linha de pesca para este propósito. Com o tempo, eles cortarão a videira, danificando a planta.
Se você não amarrar uvas novas, no futuro será muito mais difícil lidar com sua formação.
Proteção contra doenças e pragas
Para manter as plantas saudáveis o tempo todo, é importante protegê-las de pragas. Os rebentos jovens são mais frequentemente atacados por insetos como a traça da uva, uma pulga ou um carrapato fino. Produtos químicos comprovados podem ser usados para controlar essas pragas. Na maioria das vezes, o clorofos é usado para essa finalidade.
Em vez disso, uma solução de sabão também pode ser usada para tratar as plantas. Eles são pulverizados com brotos jovens pela manhã ou à noite. Para a destruição completa de pragas, o local terá que ser processado 2 a 3 vezes.
Outra forma segura de controlar as pragas é plantar ervas ao lado das uvas. Você pode colocar endro, espinafre ou azeda lá. Mas você não deve plantar erva-cidreira e hortelã nas proximidades. Os arbustos próximos a eles não crescem muito bem.
Além das pragas, as doenças fúngicas também são perigosas para as uvas jovens. Para combatê-los, os arbustos são tratados com agrotóxicos ou líquido bordalês comum.
Também é importante proteger os arbustos jovens do sol escaldante. Se as uvas crescem no lado ensolarado do local, você precisa construir um abrigo simples com as ferramentas disponíveis. Esse toldo também será uma excelente proteção contra a chuva.
Preparando-se para o inverno
As uvas novas são sensíveis ao frio. Portanto, uma planta termofílica no primeiro ano de vida deve estar devidamente preparada para o inverno. Este processo consiste em várias etapas importantes.
-
Em setembro, o solo próximo aos arbustos deve ser bem escavado. No processo, todas as ervas daninhas e folhas caídas serão destruídas.
-
Além disso, a terra deve ser regada abundantemente. Isso deve ser feito na primeira metade do outono.
-
Alguns dias depois de regar as uvas, é necessário cavar uma vala profunda.
-
Os rebentos devem ser cuidadosamente amarrados com barbante e depois dobrados ao solo e colocados numa vala.
-
Do alto, deve ser coberto com terra. A espessura da camada do solo depende de quão frios são os invernos na região.
-
Alguns jardineiros preferem cobrir adicionalmente as plantas jovens com lonas ou sacos plásticos. Você precisa usá-los com muito cuidado. Se esse abrigo não for removido a tempo na primavera, os rebentos podem apodrecer. Em vez de materiais tão densos, os jardineiros também podem usar ramos de abeto ou palha seca. Mas, neste caso, armadilhas ou veneno de alta qualidade para roedores precisarão ser colocados ao lado dos arbustos.
-
Quando a primeira neve cair no local, ela deve ser cuidadosamente jogada por cima do abrigo. Essa proteção adicional ajudará a evitar que as raízes congelem.
Cuidar das uvas no primeiro ano após o plantio não é tão difícil quanto parece à primeira vista. Basta seguir todas as regras e não ignorar nenhum dos procedimentos importantes para a planta.
O comentário foi enviado com sucesso.