Cuidado da uva no outono
Para que a vinha fique bonita e encante os proprietários do terreno com uma colheita farta, é necessário que seja devidamente cuidada no outono. Nesta época, os arbustos são podados, regados abundantemente e também cobertos para o inverno.
Rega
Após a colheita em setembro, não há necessidade de regar as uvas regularmente. Especialmente se o tempo não estiver muito quente.
Mas antes do início do inverno, a vinha ainda terá que ser regada. Umedecimento profundo do solo facilita a adaptação da planta à geada e seu sistema radicular fica protegido de temperaturas extremas.
Recomenda-se regar as uvas pela raiz. Desta forma, o líquido introduzido no solo pode permanecer no solo até o próprio verão. Se o solo estiver seco e coberto de rachaduras, primeiro deve ser solto. Você precisa afrouxar o solo pela manhã e regá-lo à noite. No dia seguinte, o solo terá que ser afrouxado novamente.
Processamento e pulverização
Outro procedimento importante no outono é a pulverização dos vinhedos. Ele permite que você proteja o local das doenças e pragas mais comuns. É necessário pulverizar a área após a queda total da folhagem. Também é importante esperar que todos os rins se fechem.
Para proteger as uvas de pragas e doenças, os jardineiros costumam usar sulfato de ferro. Uma solução composta por 100 gramas do produto e 10 litros de água é adequada para o tratamento de arbustos jovens. Para pulverizar uvas adultas, uma solução de 3% de vitríolo é usada. Se as plantas já foram expostas a doenças fúngicas, a solução deve ser mais concentrada. Para sua preparação, 500 gramas de sulfato ferroso são diluídos em 10 litros de água. Vale a pena processar não só os brotos em si, mas também o solo ao redor das uvas.
Se a planta foi afetada por doenças graves este ano, preparações mais fortes podem ser usadas para tratar a vinha.
Muitos jardineiros usam remédios populares em seu trabalho. Se as plantas foram afetadas pela podridão cinzenta, no outono são tratadas com uma solução à base de iodo. Uma solução feita de sabão em pó ralado e cinzas ajudará o jardineiro a se livrar do mofo.
No processo de pulverização de plantas, você precisa seguir algumas regras.
- Trate os arbustos apenas em climas secos e calmos. É melhor fazer isso à noite.
- Não borrife os arbustos com muito produto. O líquido não deve escorrer da folhagem para o solo.
- Ao usar produtos químicos, você deve sempre seguir as instruções. Você pode manusear os arbustos apenas com luvas de proteção e um respirador ou máscara.
Se você fizer tudo certo, na próxima temporada o jardineiro não terá que perder tempo lutando contra doenças e pragas.
Top curativo
O cuidado adequado com a vinha no outono também implica uma alimentação oportuna das plantas. Você pode alimentar os arbustos neste momento com certos alimentos.
Composto
Para introdução no solo, vale a pena usar apenas um produto bem podre. Deve ter pelo menos dois anos. O composto é colocado diretamente sob a raiz.
Para aumentar o rendimento do mato, ele pode ser fertilizado com composto misturado com turfa. Essa mistura é colocada diretamente sob o arbusto e, em seguida, borrifada com terra. Neste caso, o composto também funciona como cobertura morta.
Húmus
Este produto é introduzido no solo durante a escavação. É rico em elementos úteis.Portanto, é benéfico usá-lo para alimentar plantas jovens e arbustos adultos.
O húmus é introduzido em terreno aberto na forma pura ou, depois de misturado com composto. Esse produto é geralmente preenchido nos sulcos que ficam nos corredores. Após a aplicação de cobertura no solo, os sulcos são cobertos com terra e regados.
Excremento de frango
Se as folhas das uvas ficam vermelhas no verão, os arbustos podem ser alimentados com excrementos de galinha. Este produto irá melhorar significativamente a composição do solo, além de torná-lo mais solto.
Para a nutrição das plantas, você pode usar um produto seco e uma infusão líquida com base nele. A segunda opção é ótima para jardineiros novatos. Para o preparo da alimentação líquida, o esterco é misturado com água morna na proporção de 1 para 4. Nessa forma, o produto é encaminhado para local aquecido por 10-12 dias.
Antes de fertilizar o solo, ele deve ser diluído novamente. Desta vez, a infusão é combinada com água na proporção de 1 para 10. Em seguida, é usada para regar os pés de uva.
Freixo de madeira
Somente cinzas de madeira de alta qualidade são usadas para alimentar as uvas após a colheita. Não deve conter aditivos artificiais. É melhor usar cinzas coníferas ou decíduas como adubo superior. O produto é aplicado seco na raiz.
Se desejado, uma infusão de cinzas também pode ser preparada a partir das cinzas. Para prepará-lo, 300 gramas de cinzas devem ser despejados com 10 litros de água. O produto deve ser infundido por uma semana, mexendo de vez em quando. Você precisa despejá-lo em pequenas ranhuras ao redor do arbusto.
Fertilizantes minerais
A cada poucos anos, é necessário adicionar uma mistura de sal de potássio e superfosfato ao solo. O produto é geralmente adicionado ao solo seco durante a escavação. Mas alguns jardineiros pré-diluem o produto seco em água e depois usam a solução resultante para regar os arbustos.
A fertilização contendo nitrogênio não é aplicada ao solo no outono. O nitrogênio promove o crescimento de novos brotos, bem como a abertura dos botões. Devido à introdução desse fertilizante no solo, a planta não tem tempo de se preparar para o frio e morre. Portanto, essa alimentação deve ser evitada.
Ao aplicar fertilizantes no solo, vale lembrar que o excesso prejudica ainda mais as plantas do que a falta.
Poda
Outro procedimento importante do outono que não deve ser esquecido é a poda da uva. O tempo de sua detenção depende das características do clima. Via de regra, os arbustos são podados após a primeira geada. É muito importante que a folhagem da videira já tenha voado nesta altura.
É necessário cortar os ramos com uma podadora afiada. Nesse caso, os cortes serão planos e lisos. Serras de jardim afiadas são usadas para remover brotos perenes grossos.
Existem várias maneiras de podar vinhas.
Grande
Recomenda-se podar arbustos velhos desta forma. O método de poda pressupõe a presença de, no máximo, 20 olhos nos galhos. Esse procedimento ajuda a rejuvenescer o arbusto. Depois dessa poda, os arbustos começam a dar melhores frutos no ano seguinte.
Média
Este método é o mais popular entre os jardineiros. No processo, a maioria dos brotos é cortada. Não restam mais do que 10 olhos neles. Essa poda é feita para aumentar o rendimento dos arbustos. Ao mesmo tempo, a qualidade da colheita não diminui e os bagos permanecem tão saborosos e suculentos.
Baixo
No processo de poda, não restam mais do que quatro olhos nos brotos. Este processo é adequado apenas para o cuidado de uvas jovens com um ou dois anos de idade. Uma poda curta torna o sistema radicular dessa planta mais forte.
Misturado
Esta poda é adequada para pequenos vinhedos. No processo, alguns dos brotos são interrompidos. O resto fica mais tempo. Esta abordagem permite mantê-los sempre em boas condições.
Ao planejar o corte das uvas, também é importante levar em consideração sua idade.
- No primeiro ano, as mudas só precisam dar a forma desejada. Normalmente sobram quatro mangas neste momento. Os rebentos nesta fase são cortados para 40-60 centímetros. Isso é feito para que eles possam se desenvolver normalmente.
- No segundo ano, depois de esperar que todas as folhas caiam, a manga longa deve ser encurtada. As hastes verticais devem ser cortadas em dois botões e as hastes da fruta em quatro.
- No terceiro ano, o jardineiro precisa retirar 4 brotos verticais, além das mangas que já deram frutos. O caule central é cortado em dois botões, e os distantes são cortados em quatro.
Após a poda, as uvas também devem ser tratadas com uma solução de sulfato de ferro e cobre. Ferramentas de jardinagem também precisam ser desinfetadas.
Aterrissagem
Muitos jardineiros preferem plantar uvas em seu local no outono. Para o plantio, recomenda-se escolher mudas verdes anuais com cerca de 40 centímetros de altura... Deve haver botões saudáveis na superfície do broto.
Antes do plantio, os brotos devem ser encurtados para quatro olhos. Também é recomendável colocá-los em uma solução que estimule o crescimento das raízes durante a noite. O local é preparado com antecedência antes do plantio. O jardineiro precisa cavar vários buracos ali e também colocar uma densa camada de drenagem no fundo. Tijolo quebrado ou pedra triturada é geralmente usado para criá-lo. Em seguida, uma mistura de terra, cinza, húmus e nitroammofoska é despejada na cova. O uso de fertilizantes de qualidade fará com que as uvas criem raízes e cresçam rapidamente.
Em seguida, a cova deve ser preenchida com solo fértil. Depois de adicionar solo à cova, deve-se regá-lo abundantemente. A umidade deve ser bem absorvida pelo solo. Não vale a pena plantar uvas imediatamente numa cova assim preparada. Você precisa esperar de 10 a 12 dias. No entanto, jardineiros experientes recomendam preparar covas para o plantio de uvas no outono desde agosto.
Durante o plantio, o fundo da cova deve ser polvilhado com uma camada de terra novamente. As mudas jovens são colocadas nos buracos preparados desta forma. Brotos curtos são colocados verticalmente, brotos longos em uma ligeira inclinação. Depois disso, as raízes das uvas são cobertas com solo fértil. Precisa ser bem calcado e regado. Uma muda leva 2-3 baldes de água.
Após a rega, recomenda-se cobrir a muda com um frasco plástico com fundo pré-cortado. Em seguida, deve ser coberto com solo fértil até o pescoço. Tal preparação irá proteger as mudas jovens do congelamento. O topo das uvas pode ser coberto adicionalmente com ramos de abeto, palha ou pano grosso.
Se você fizer tudo certo, as mudas podem criar raízes rapidamente no site.
Preparando-se para o inverno
Para proteger os arbustos da geada, eles devem ser bem cobertos. Isto pode ser feito de várias maneiras.
Chão
Esta é a maneira mais fácil de aquecer uvas. Para começar, os brotos devem ser dobrados ao solo e fixados com metal ou madeira. Além disso, as uvas precisam ser polvilhadas com solo fértil. A camada de terra não deve ter mais de 15 centímetros.
No início do inverno, vale a pena jogar a mesma quantidade de terra em cima. Sob tal abrigo, a videira pode sobreviver facilmente ao frio do inverno.
Palha seca
A serragem seca também pode ser usada com este material. Grama seca ou aparas de madeira são despejadas diretamente sob a raiz. No início do verão, a camada de palha deve estar dentro de 20 centímetros. Após um mês, a espessura da “manta” de palha seca deve ser duplicada.
Se forragem seca for usada para cobrir os arbustos, uma porção adicional de fertilizantes de nitrogênio terá que ser adicionada ao solo na primavera. Em caso de aparecimento de roedores no local próximo aos arbustos de uva, recomenda-se decompor o veneno. Isso ajudará a proteger a madeira delicada de pragas.
Lapnik
Este material também pode ser usado para cobrir uvas. As agulhas de abeto afiadas repelem os roedores, porque são desagradáveis de serem executadas em superfícies espinhosas. Além disso, ele não tem medo de doenças fúngicas. Portanto, ramos de abeto podem ser usados com segurança para abrigar arbustos jovens.Deve ser colocado em uma camada de 35-40 centímetros de espessura. As agulhas que caem dos galhos na primavera serão um excelente fertilizante para as plantas.
Neve
A neve recém-caída é um ótimo abrigo natural. Ele só precisa ser jogado na videira no início do inverno. Isso será suficiente para proteger as raízes das plantas da geada.
Combinado
Muitos jardineiros preferem combinar diferentes tipos de materiais de cobertura. Assim, por exemplo, uma pequena camada de ramos de abeto no topo pode ser coberta com palha seca ou turfa. Você pode colocar turfa ou solo em cima da grama seca. Essa opção é ótima para esconder arbustos na Sibéria e outras regiões frias.
Mas filme preto, feltro de telhado e outros materiais que não permitem a passagem de umidade ou ar não devem ser usados. Isso pode fazer com que as uvas amadureçam.
Ao escolher um abrigo para uvas, é importante considerar a idade dos arbustos.
A atitude mais responsável para o abrigo de plantas jovens. Eles geralmente estão totalmente dobrados no chão. É necessário atuar com muito cuidado para não ferir a planta no processo.
As plantas cultivadas já estão mais adaptadas ao frio. Portanto, no próximo ano eles não terão mais que se curvar ao chão e cobrir completamente. Normalmente, eles são apenas ligeiramente abaixados e, de cima, formam um abrigo em forma de casa.
Vinhas perenes precisam apenas de abrigo parcial. Via de regra, a videira é colocada sobre galhos de coníferas ou uma fina camada de palha. De cima, os brotos das uvas ficam cobertos de neve. Se os invernos da região não forem muito frios, o jardineiro pode apenas fazer a cobertura morta, bem como cobrir a base da vinha com qualquer material adequado.
Dicas úteis
Para não estragar uma videira jovem, os jardineiros novatos devem seguir recomendações simples.
- Faça sempre a poda completa das plantas. Cortar a parte superior dos cílios não dá o efeito desejado.
- Use uma quantidade suficiente de fertilizante. É melhor fazer a alimentação na hora certa.
- Pulverize os arbustos regularmente com produtos que os protegem de doenças e pragas. Todos os jardineiros sabem que é mais fácil dedicar tempo ao tratamento preventivo do que ao tratar uma planta doente.
- Não use filme ou fibra para cobrir a planta. A condensação se acumulará constantemente sob eles.
Quando bem cuidadas durante os meses de outono, as videiras permanecem saudáveis por mais tempo e frutificam bem.
O comentário foi enviado com sucesso.