Como salvar uvas de vespas e abelhas?

Contente
  1. O que pode ser processado?
  2. Como se proteger com iscas?
  3. Usamos repelentes de plantas
  4. Conservando uvas com bolsas

Os tempos em que o cultivo da uva era considerado privilégio de residentes de regiões exclusivamente meridionais há muito caíram no esquecimento. Agora, graças ao trabalho dos criadores, essas frutas doces podem ser cultivadas em chalés de verão, mesmo na faixa do meio. Mas, infelizmente, a vinha é frequentemente atacada por vespas e abelhas.

Se você não lutar contra esses insetos, eles podem destruir a maior parte da colheita e todo o trabalho será desperdiçado.

Este artigo descreve quatro maneiras eficazes de salvar uvas de vespas e abelhas sem o uso de venenos e soluções químicas prejudiciais.

O que pode ser processado?

Durante o período de amadurecimento das uvas, as vespas se aglomeram em doces e comem frutas silvestres, começando com frutos maduros e estourando. Você pode salvar as uvas das vespas borrifando as vinhas com uma infusão amarga de absinto. Para isso, o absinto é colhido durante a floração. A grama deve ser esmagada, cheia de água na proporção de um balde de água por meio balde de absinto e deixada por 24 horas. Em seguida, a infusão é fervida por cerca de 40 minutos, filtrada em gaze e adicionada a mesma quantidade de água. O caldo é pulverizado nas uvas duas vezes por dia durante uma semana.

Além do absinto, você pode mascarar a doçura da fruta com uma solução salina ou de vinagre. Proporção: 3-4 colheres de sopa de sal / vinagre por litro de água. É necessário renovar a pulverização uma vez por semana e também após cada chuva.

Entre as receitas folclóricas, o método de borrifar uvas com infusão de cebola e alho também é comum, mas não é recomendado devido à mudança no sabor dos frutos silvestres.

Você pode tratar uvas com Sochva. Não é um veneno, mas simplesmente repele insetos nocivos. Este é um produto absolutamente seguro, feito com base no sabor natural do fumo.

Entre os inseticidas, o produto biológico "Aktofit" tem se mostrado bem. Eles podem tanto manusear trepadeiras quanto colocá-las em armadilhas como isca.

Se as instruções forem seguidas, o medicamento é totalmente seguro para as plantas e a saúde humana.

Além do mais, produtores experientes praticam a fumigação de vespas e acúmulos de abelhas com fumaça - esses insetos não toleram o cheiro de queimado. Este método dificilmente pode ser chamado de cem por cento, mas quando combinado com outros meios, o método é bastante eficaz.

Como se proteger com iscas?

Existem armadilhas especiais para a captura de vespas à venda, mas você mesmo pode fazê-las. A opção mais comum é uma armadilha para garrafa de plástico grande reutilizável.

Para fazer uma armadilha, deve-se desatarraxar a rolha, cortar o gargalo da garrafa, virá-la e inseri-la de volta, formando uma espécie de funil. Dentro da garrafa são colocadas várias iscas, constituídas por água e xarope de açúcar, compota cristalizada ou mel. Atraídas pelo aroma saboroso, as vespas rastejam para dentro da garrafa pelo gargalo estreito e se atolam na composição pegajosa. Após o enchimento, a garrafa pode ser limpa e reutilizada.

Além disso, cerveja, kvass e baga fermentada e compotas de frutas são usadas como isca para vespas. Para realçar o cheiro, recomenda-se lubrificar o exterior da armadilha com isca.

Para maior eficiência, pode-se untar as paredes da armadilha com óleo e no fundo, além da isca, colocar uma solução de ácido bórico destrutiva para vespas ou qualquer inseticida com odor fraco, por exemplo Get ou Delta Zona.

Armadilhas pegajosas também são usadas. Uma camada de cola é aplicada em folhas de papelão grosso ou linóleo, e uma isca doce é colocada no centro de pedaços de frutas fermentadas - melão, melancia, damasco, banana ou qualquer outro. As vespas vão se aglomerar na guloseima e grudar.

Além de doces, as vespas são atraídas pela carne. É melhor se estiver ligeiramente estragado. Pedaços de linguiça ou linguiça, peixe, fígado também servem. Essa isca também atrai vespas - mais um “hóspede” perigoso para as uvas.

Mas as abelhas, que causam muito menos danos, não estão interessadas em carne.

Vale ressaltar aqui que as abelhas não podem morder a casca das uvas e só comem as bagas que já foram danificadas por pássaros ou vespas. Dados os enormes benefícios que as abelhas trazem para o jardim, seria mais sensato não destruir esses insetos desnecessariamente.

Também existem armadilhas com lâmpadas UV. O inseto voa para a luz, toca a grade e morre com a descarga de uma corrente elétrica. Para tais dispositivos, iscas adicionais não são necessárias. A desvantagem de tais armadilhas é seu custo bastante alto. Uma alternativa decente são armadilhas mecânicas movidas a energia solar simples emparelhadas com iscas.

Usamos repelentes de plantas

Algumas plantas têm um cheiro que repele vespas e vespas. Estes incluem hortelã, manjericão, tomilho, gerânio, capim-limão (também conhecido como citronela), absinto e erva-cidreira. Recomenda-se plantar essas plantas nas imediações dos vinhedos ou umedecê-las com óleo essencial de algodão e espalhar nos locais onde se acumulam vespas.

Eles geralmente formam ninhos em sótãos, em aberturas de tubos, em rachaduras entre pisos de casas e sob telhados de galpões.

As plantas que espantam as vespas incluem uma flor exótica como a harmala comum, que cresce nas regiões de estepe da Ásia e da Europa Oriental. Cachos de capim seco ateiam fogo e fumigam os locais onde os insetos se reúnem. A fumaça é completamente inofensiva para os humanos, mas as vespas morrem dela. A combustão da madeira de coníferas também afugenta bem as vespas devido à liberação de substâncias de cheiro forte.

Deve-se notar que este método em si é eficaz apenas como profilaxia e deve ser usado em combinação com outros métodos de proteção contra pragas.

Conservando uvas com bolsas

Você também pode guardar uvas usando sacos de malha especiais. Este é o método mais eficaz e humano que não leva à morte de insetos.

A invasão de pragas que se alimentam da polpa da uva, via de regra, começa em agosto, assim que amadurecem as primeiras variedades. Nesse momento, você precisa esconder cuidadosamente cada cacho em uma bolsa feita de qualquer tecido em uma malha fina. Pode ser gaze, mosquiteiro, meia-calça velha de náilon ou tule de cortinas desnecessárias. Você também pode comprar essas sacolas na loja. Eles são feitos de material sintético durável em diferentes variações de cores. Melhor escolher tons neutros de cinza e marrom - eles são os menos atraentes para os insetos.

Cada saco deve ser colocado no cacho de forma que haja espaço suficiente entre as uvas e o tecido para a livre circulação do ar. Este processo é bastante longo e trabalhoso, mas o que fazer - o resultado justifica o esforço. Certifique-se de que nenhuma folha de uva entre no "casulo", que pode começar a apodrecer.

Além dos sacos individuais, pode-se usar uma grande rede de proteção que protegerá os cachos não só de abelhas e vespas, mas também de bicadas de frutas silvestres por pássaros. Deve ser fixada à barra transversal superior da latada ao longo de todo o perímetro da vinha em ambos os lados, de modo que a rede penda livremente no solo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário