- Autores: A.L. Maistrenko, A.N. Maistrenko, N.A. Duran, E.N. Metyudov (VNIIViV com o nome de Ya.I. Potapenko)
- Cor de baga: âmbar
- Gosto: harmonioso, leve notas de fruta e morango no aroma
- Com ossos: Não
- Período de amadurecimento: muito cedo
- Período de amadurecimento, dias: 100-105
- Resistência ao gelo, ° C: -24
- Peso do grupo, g: 300-400
- Produção: 150 c / ha
- Tipo de flor: bissexual
Os vinicultores estão cada vez mais interessados em variedades de uvas passas. É importante saber que nem todas essas espécies estão sem sementes. As variedades Kishmishnye são divididas em 4 categorias de acordo com o tamanho e o número de sementes. A uva Zolotce é uma das representantes da terceira categoria, que não possui absolutamente sementes.
História de criação
As uvas Zolotse foram obtidas graças ao trabalho dos colaboradores da VNIIViV-los. Ya.I. Potapenko. A.L. Maistrenko, A.N. Maistrenko, N.A. A variedade surgiu graças às variedades ZOS-1 (Delight x Original) e 13-3-5pk [1-15-31 (SV-12-375 x Delight) x Romulus], que foram levadas para reprodução.
Geografia de distribuição
A área de distribuição da variedade Zolotse é bastante ampla. O cultivo desta uva é realizado por viticultores não só no sul, mas também nas regiões norte. A variedade gostava especialmente dos habitantes da França.
Descrição
A Uva Zolotce é uma variedade de uva com passa de um período de maturação muito precoce. É diferente de outras variedades em uma videira vigorosa bem desenvolvida, que amadurece cedo. O comprimento da videira é 1,5-2,5 metros de comprimento. Em uma videira fértil, várias inflorescências são formadas, as quais são capazes de autopolinização. As flores desta casta são bissexuais. As folhas são grandes, de cor verde escura. As bordas das folhas são esculpidas. Em um arbusto, 67% dos brotos de frutificação, seu coeficiente de frutificação é de 0,8 a 1,2.
Período de amadurecimento
Bagas de uma variedade muito precoce de Zolotse começam a amadurecer dentro de 100-105 dias após o início do crescimento vegetativo.
Cachos
Grandes cachos pesando de 300 a 400 G. Forma de cacho - cilíndrico-cônico. Na maioria das vezes eles são de densidade média, mas com bons cuidados com a cultura, cachos muito densos com frutos silvestres também são encontrados. Após o amadurecimento, não há necessidade de pressa para arrancá-los do rebento. Eles se mantêm bem na videira.
Bagas
No momento da maturação, as uvas adquirem uma cor âmbar única. A baga é pequena em tamanho, seu tamanho é 18,4 x 16,4 mm. Também existem espécimes grandes, mas isso acontece muito raramente. O peso da baga varia de 2,5 a 3 g e possui formato arredondado. A polpa crocante e carnuda é protegida por uma casca medianamente densa. A baga pertence à terceira classe de passas e não tem sementes. Um leve aroma de fruta-morango confere ao baga desta variedade uma singularidade.
Gosto
O sabor harmonioso da uva deixa um leve gosto de noz-moscada por muito tempo após o consumo. Estando na videira após o amadurecimento, os frutos vão ganhando ainda mais teor de açúcar. O teor de açúcar está na faixa de 170-250 g / dm3, a acidez é de 5 a 7 g / dm3. De acordo com o escore de degustação, chega a 8,4 pontos.
Produção
Zolotets podem ser classificados como uma variedade de uva de alto rendimento. Os produtores coletam até 150 centners por hectare de bagas de um arbusto.
Recursos crescentes
O cultivo desta casta apresenta uma série de características. É importante saber que não devem ser deixadas mais do que 2-3 inflorescências em um rebento de frutificação. Caso contrário, o tempo de amadurecimento será alterado para um momento posterior e o sabor da fruta também poderá ser prejudicado. Adapta-se muito bem às condições climáticas da região, pelo que o cultivo desta casta não é difícil. Para o plantio, deve-se escolher uma área ensolarada que não seja soprada por ventos e correntes de ar.
Aterrissagem
Os produtores experientes recomendam o cultivo de uvas em uma treliça. Para o plantio, um caule com 7-8 botões é usado. No local é feito um pequeno aterro e ali é plantado material para o plantio. Deve haver 3-4 botões no solo, o que no futuro dará ao futuro arbusto um bom sistema radicular. É feita uma pequena estufa para as mudas plantadas, onde será mantida a umidade necessária. Antes do plantio, o material de plantio deve ser mantido na solução Kornevin por 12 horas. As estacas são colocadas a uma distância de 1 metro umas das outras.
Polinização
As flores da variedade Zolotse são bissexuais, portanto, são capazes de autopolinização. Os insetos também participam ativamente desse processo. As inflorescências perfumadas atraem a atenção não apenas de abelhas e vespas, mas também de outros insetos.
Poda
As videiras são podadas na primavera e no outono. No outono, os brotos doentes e danificados são removidos. Recomenda-se deixar 7 a 9 botões em uma videira. Em média, a carga na bucha não deve exceder 35-40 olhos. Na primavera, é realizada novamente a poda de todos os brotos estragados.
Rega
Uvas requerem rega moderada. No tempo quente e seco, regado uma vez por semana. Durante a estação das chuvas, a rega é reduzida para 1 vez em duas semanas. Para um arbusto, 2 baldes de água são calculados.
Top curativo
Uma boa alimentação para uvas desta variedade será a infusão de urtiga. Meio balde de massa verde é preenchido com um balde de água. Após 3 dias, você pode regar os arbustos com infusão. É bom usar "Plantafol" e Diammofoska como cobertura.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
Os zolotetes podem resistir a geadas de até –24 ° С. Nas regiões do sul, o abrigo de arbustos para o inverno não é necessário. Os viticultores das regiões setentrionais embrulham os arbustos com sacaria.
Doenças e pragas
A variedade é bastante resistente a doenças, mas requer tratamento preventivo 2 vezes na safra. Para doenças fúngicas, eles são tratados com Quadris e outros. Recomenda-se cobrir a parte inferior do arbusto de pragas com agrotex. Os produtores estimam a resistência ao oídio em 2 pontos e ao oídio - 1,5 pontos.
Se uma uva é exposta a alguma doença ou inseto, isso sempre afeta sua aparência.
Armazenar
Recomenda-se guardar as bagas em local fresco. Graças à polpa densa, os bagos mantêm a sua apresentação por muito tempo.