- Autores: Paul Sukatniek, Letônia
- Compromisso: universal
- Cor de baga: azul
- Gosto: é capaz
- Período de amadurecimento: muito cedo
- Período de amadurecimento, dias: 102-108
- Resistência ao gelo, ° C: -25
- Peso do grupo, g: 320-400
- Tipo de flor: bissexual
- Avaliação de degustação, pontos: 7,1
As uvas Zilga são ótimas para fazer vinho. A bebida revelou ser de uma cor vermelha escura profunda. O aroma sofisticado e cativante deve ser notado separadamente.
História de criação
Uma variedade chamada Zilga apareceu no início dos anos 60 do século passado. Foi criado por um criador da Letônia Paul Sukatniek cruzando três variedades: Smuglyanka mais uma mistura de pólen das variedades Dvietes zila e Yubileiny Novgorod. Devido ao uso de variedades resistentes ao gelo, a nova variedade recebeu sua robustez e outras características. E também Zilga adquiriu resistência a doenças e frutas perfumadas.
Geografia de distribuição
Esta variedade cresce muito bem em sua terra natal, a Letônia. Também é cultivada no Canadá, Estônia, Suécia e Hungria. No território do espaço pós-soviético, os vinhedos podem ser encontrados na Bielorrússia e em diferentes regiões da Rússia.
Descrição
Esta casta é considerada universal pelo facto dos frutos poderem ser utilizados tanto frescos como para a elaboração de vinhos. É uma planta vigorosa com folhas trilobadas de uma rica cor verde. Nos Estados Bálticos, as uvas são utilizadas como sebe, bem como para decorar terraços, varandas e gazebos.
Período de amadurecimento
A cultura do jardim pertence às variedades de maturação precoce. O período de maturação é de 102 a 108 dias. Devido à curta estação de cultivo, você pode obter uma safra não apenas na região de Moscou, mas também na Sibéria e na região de Leningrado.
Cachos
Os cachos maduros são cilíndricos com uma asa. Alguns cachos podem ser afilados. O índice de densidade é médio ou alto. O peso da fruta varia de 320 a 400 gramas. Um máximo de 3 clusters são formados em uma ramificação.
Nota: a alta densidade afeta negativamente a preservação dos frutos, que começam a apodrecer. Para proteger a colheita, ela deve ser tratada com uma solução contendo aspirina. O trabalho é realizado durante a maturação dos bagos e no início da floração.
Bagas
As bagas ficam azuis escuras. O índice de acidez é de 4,5 a 5 g / dm³. Açúcar - de 180 a 220 g / dm³. A pele fica firme. O peso de uma baga é de cerca de 4 gramas. O tamanho é grande. A polpa é viscosa. Os frutos são ovais. Existem 2-3 ossos grandes dentro.
Gosto
Os frutos desta variedade têm sabor agridoce. Os especialistas notaram um sabor leve e agradável de noz-moscada, você também pode pegar notas de morango. Para tornar os frutos menos ácidos, eles precisam ser colhidos entre agosto e setembro. Muitas pessoas comparam este sabor com a famosa variedade Isabella. Avaliação dos provadores - 7,1 pontos.
Produção
Com os devidos cuidados, até 12 quilos de frutas podem ser colhidos de um arbusto adulto. Devido ao amadurecimento precoce dos bagos, os cachos podem ser colhidos no final de julho ou início de agosto. Os especialistas recomendam deixar a colheita nos galhos por um tempo - para que sejam mais doces e saborosos. Em um outono quente e seco, as bagas deixadas nos galhos perdem a umidade e se transformam em passas.
Recursos crescentes
Esta variedade é vigorosa e isso deve ser levado em consideração ao cultivar uma safra. Os jardineiros observam uma alta porcentagem de brotos frutíferos - de 80 a 85. Nos arbustos partem de 30 a 40 olhos. Todos os requisitos de cultivo devem ser atendidos para obter uma colheita estável.
Aterrissagem
O plantio pode ser feito na primavera ou no outono. Durante este tempo, a planta terá tempo para se adaptar às condições climáticas e se sentirá confortável. Nas regiões do norte, recomenda-se plantar na primavera. Assim que a geada finalmente passa, as uvas são plantadas em um local permanente. Na faixa noroeste, o trabalho começa no início de junho. Se a decisão de plantar uvas for no outono, é necessário fazê-lo antes do início da geada.
Ao plantar na primavera, a cova é preparada no outono:
o local mais adequado é uma área ensolarada, totalmente protegida do vento e das correntes de ar;
a profundidade ideal da camada fértil é de 70 centímetros;
é necessário colocar areia no solo se o solo for argiloso ou pesado;
a profundidade média da fossa é de 60 centímetros, uma camada de drenagem é colocada no fundo;
encher o fosso com uma mistura - composto, estrume de cavalo e solo de jardim;
cubra a fossa com uma película espessa e escura.
Antes do plantio, é necessário retirar o excesso de solo do local de plantio.
Polinização
Durante o período de floração, a planta é coberta por flores bissexuais. Devido a isso, as uvas podem se autopolinizar. Recomenda-se plantar vários arbustos desta variedade lado a lado.
Poda
As uvas Zilga desenvolvem-se muito rapidamente e, portanto, requerem uma poda intensiva. Os cachos são formados sobre os crescimentos do ano em curso. Nas regiões do norte, atenção especial deve ser dada às brotações bienais e anuais. A poda anual é obrigatória no outono. Durante o trabalho, 5 a 7 botões são deixados no broto. Com a chegada do verão, ramos excessivamente longos são pinçados. E também remova o excesso e os brotos danificados. Os arbustos jovens, com até dois anos de idade, praticamente não são cortados.
Rega
Para os jovens arbustos de uvas, é necessário organizar a rega sistemática. Esta variedade cresce e se desenvolve notavelmente em solo moderadamente úmido. Em climas quentes, é necessário regar periodicamente a planta, evitando que o solo resseque. Quando o ovário está se formando, a rega deve ser interrompida.
Esta variedade não tolera umidade estagnada. Pequenos sulcos ao redor do perímetro ajudarão a se livrar do excesso de água.
Top curativo
Uma vez a cada três anos, você precisa alimentar os arbustos. Recomenda-se o uso de formulações orgânicas. Meio metro do tronco, você precisa cavar uma ranhura ao redor do perímetro. Estrume de cavalo ou de vaca é colocado nele. Depois disso, o sulco deve ser cuidadosamente polvilhado com terra. Fertilize as uvas na primavera - cerca de um balde de esterco é usado para um arbusto.
Quando termina o período de floração, as uvas são alimentadas com fósforo. Um copo de cinzas é trazido para debaixo do arbusto. Também é recomendável alimentar a planta com cinzas no outono. O potássio contido em sua composição ajudará as uvas a se preparar para o inverno, 300 gramas de cinzas serão suficientes para fertilizar uma planta.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
A variedade Zilga não tem medo de geadas e pode tolerar geadas de até 25 graus Celsius abaixo de zero. As uvas são consideradas descobertas, no entanto, na região de Leningrado e na região de Moscou, é recomendado para proteger o sistema radicular. Para isso, são usados ramos de abeto e os rebentos são aparados. Eles abrigam uvas na Sibéria e outras regiões com invernos rigorosos e longos.
Doenças e pragas
As uvas apresentam boa resistência a diversas doenças fúngicas. Independentemente disso, existem medidas preventivas simples a serem lembradas. O processamento com compostos especiais também é necessário em condições climáticas adversas.
Se uma uva é exposta a alguma doença ou inseto, isso sempre afeta sua aparência.
Armazenar
Armazene as frutas colhidas em local fresco, ao abrigo da luz solar. Caixas de madeira são ideais. Esses recipientes ajudam a evitar o apodrecimento da colheita. E também as bagas toleram perfeitamente o transporte a longo prazo. Eles retêm seu sabor, propriedades úteis e apresentação.