- Autores: Adolf Stark (Hungria)
- Compromisso: sala de jantar
- Cor de baga: verde amarelado
- Gosto: noz-moscada
- Com ossos: Sim
- Período de amadurecimento: muito cedo
- Período de amadurecimento, dias: 113-115
- Resistência ao gelo, ° C: -27
- Sinônimos de nomes: Pearls Saba, Beads, noz-moscada precoce húngara, Perlina Saba, Pearl de Chaba, Perla chabanska, Csaba gyöngye, Yulski muscat
- Peso do cacho, g: 117
Um grande erro é a opinião de que na Rússia apenas são aceitáveis as variedades de uvas desenvolvidas por criadores nacionais. Com todas as vantagens da escola nacional, o desenvolvimento de especialistas estrangeiros também merece atenção. E uma confirmação vívida disso é a uva Pearl Sabo.
História de criação
Essa cultura foi criada no auge da Guerra Fria - mais precisamente, na década de 1950. Sabe-se que as Sabo Pearls foram oficialmente aprovadas para uso em 1959. O autor da variedade é considerado o criador húngaro Adolf Stark. Tomou-se como base a cultivar Bronnerstraube cruzada com Muscat Ottonel. Embora a cultura não possa mais competir em igualdade de condições com as novas variedades, vale a pena desmontá-la mesmo devido a uma idade venerável.
Descrição
Sabo Pearls são caracterizados por:
- uma abundância de sinônimos (Pearls Saba, Beads, Noz-moscada Húngara, Perlina Saba, Pearl de Chaba, Perla Chabanska, Chaba Dende, Yulski Muscat);
- puramente jantar pretendido originalmente;
- universalidade de propriedades;
- maturação precoce;
- baixa (em comparação com os desenvolvimentos mais recentes dos agricultores) a comercialização da cultura.
Período de amadurecimento
Geralmente, leva 113-115 dias entre o florescimento dos botões e a obtenção da maturação das bagas. Em climas desfavoráveis, este período pode aumentar ligeiramente. A soma aproximada das temperaturas ativas é 2.087 graus. Tudo isso permite que a variedade seja atribuída a um grupo muito precoce. Apesar do interesse já pequeno dos praticantes, esta circunstância o torna atraente para os experimentadores.
Cachos
O Sabo Pearl Brush se assemelha a um cone. Às vezes, há sinais da forma de um cone e de um cilindro. As uvas em cachos são agrupadas de forma solta ou com densidade média. O peso médio da mão é 0,117 kg. As ervilhas devem ser temidas.
Bagas
Uvas desta variedade:
- amarelo verde;
- contêm sementes (1-2 sementes por fruta);
- redondo, com pele fina e polpa tenra e suculenta;
- contém 0,14-0,18 kg de açúcar por 1 cu. dm;
- recebeu uma pontuação de degustação de 7,6 pontos.
Gosto
As pérolas Szabo têm um sabor atraente de noz-moscada. Mas ainda perde para os tipos mais novos. O aroma de noz-moscada corrige um pouco a situação.
Produção
A participação dos brotos com uvas é de 48%. Os brotos normalmente desenvolvidos têm 0,56 inflorescências cada. Para quem tem capacidade de produzir safras - já 1,37. A normalização é necessária. A capacidade declarada de produzir de 50 a 120 centners por hectare.
Recursos crescentes
Pérolas Sabo:
- desenvolve-se melhor em argila clara ou solo preto;
- resistente a dias secos, mas prefere irrigação cuidadosa;
- precisa de ventilação do local.
Aterrissagem
Para esta variedade são cavados fossos de 60x50 cm, as mudas são mantidas em água por 48 horas para que fiquem suficientemente umedecidas. Em seguida, você precisa mergulhá-los em um purê de argila. É necessário aprofundar o calcanhar em 40 cm. As raízes são espalhadas com cuidado.
Polinização
A autopolinização é teoricamente possível. Na prática, é mais correto plantar a variedade rodeada de vários outros arbustos. A polinização melhora o sabor das bagas.
Poda
Recomenda-se poda média. No verão, também ocorre a "poda verde". Mais frequentemente, eles tomam o podador na primavera e no outono. Após o final da estação de crescimento, sobram no máximo 8 olhos. Ao mesmo tempo, a copa do arbusto é desbastada.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
As pérolas Sabo geralmente mantêm suas qualidades em temperaturas de até -27 graus. Portanto, a vinha tolera muito bem o clima gelado. Mas é melhor prever e antecipar todas as surpresas possíveis.
Doenças e pragas
O perigo para a planta é representado por:
- oídio;
- fusarium;
- podridão de frutas;
- oídio;
- lobo;
- mariposa;
- ataques de vespas.
Se uma uva é exposta a qualquer doença ou inseto, isso sempre afeta sua aparência.
Armazenar
O alto teor de açúcar em combinação com a pele fina das bagas não é a melhor combinação. É impossível guardar a safra fora das geladeiras por muito tempo. Você terá que comê-lo rápido o suficiente ou processá-lo em suco ou vinho.