- Autores: Sociedade de Viticultores "Grape Elite" sob a liderança de Klyuchikov
- Compromisso: universal
- Cor de baga: vermelho escuro ou roxo escuro
- Gosto: harmonioso
- Com ossos: Não
- Período de amadurecimento: muito cedo
- Período de amadurecimento, dias: 110-115
- Resistência ao gelo, ° C: -26
- Peso do grupo, g: 700-900
- Tipo de flor: bissexual
A variedade Kishmish Zaporozhye combina muitas qualidades positivas, razão pela qual esta variedade se espalhou. Os cachos são grandes, os frutos silvestres são aromáticos e saborosos. As frutas podem ser consumidas in natura e utilizadas no preparo de refeições e bebidas.
História de criação
O nome desta variedade indica de onde vem. Kishmish Zaporozhye apareceu graças aos esforços do criador de Zaporozhye Evgeny Klyuchikov. Ele combinou duas variedades: Rusball e Victoria. Como resultado, uma nova cultura hortícola foi desenvolvida, que se distingue por seus altos rendimentos e resistência à geada.
Descrição
A folhagem dos arbustos é colorida de um verde rico padrão. Durante a frutificação, as uvas ficam cobertas por grandes cachos. A percentagem de rebentos frutíferos é elevada e chega a 95%. Os cortes são vermelho claro.
Período de amadurecimento
O período de maturação da safra é de 110 a 115 dias. Esta espécie está em maturação precoce. A estação de crescimento começa com a abertura dos primeiros botões. Isso acontece no início ou meados de abril. Tudo depende das condições meteorológicas de uma determinada região. A safra pode ser colhida no final de julho. Os últimos frutos são colhidos em meados de agosto.
Nota: Se as frutas precisam ser preparadas para armazenamento para o inverno, é aconselhável colhê-las o mais cedo possível.
Cachos
Os cachos são grandes e pesados. O índice de densidade é médio. A forma é cônica. O peso médio varia de 700 a 900 gramas, mas alguns exemplares podem chegar a um quilo e meio. Aglomerados com uma asa são freqüentemente encontrados. Essa característica leva ao fato de que o mato se sobrecarrega com uma colheita abundante.
Bagas
Os bagos desta variedade são caracterizados por uma rica paleta de tons: do vermelho intenso ao roxo escuro. Não há ossos dentro. O peso de uma baga é de 3 a 3,5 gramas. Tamanho (em milímetros) - 19x17. A forma é oval. A polpa é muito suculenta e carnuda.
Gosto
Os especialistas descrevem o sabor da variedade como frutos silvestres maduros e harmoniosos que lembram marmelada. Ao mesmo tempo, são preservadas agradáveis notas azedas. A fruta tem uma ampla gama de utilizações. Fazem sucos, sobremesas e bebidas diversas. E também as uvas são adequadas para enlatamento ou passas.
Produção
A principal vantagem das culturas hortícolas é uma alta taxa de rendimento. Este indicador só pode ser alcançado com cuidado adequado e regular. Durante a temporada, cerca de 30 quilos da safra podem ser colhidos de um arbusto. Esta é a média possível em todas as condições meteorológicas. Melhores resultados podem ser alcançados ao usar o revestimento superior. E também a duração da luz do dia afeta o número e o tamanho dos frutos.
Recursos crescentes
Kishmish Zaporozhye é uma planta vigorosa, por isso precisa ser moldada. Esta característica deve ser levada em consideração no cultivo de uma variedade. Devido à resistência inata à geada, as uvas podem suportar até 26 graus de geada.
Aterrissagem
É recomendável plantar mudas na primavera ou no outono. Ao escolher a primeira opção, a época ideal é considerada do final de março até o início do segundo mês da primavera. Nesse caso, as uvas se adaptarão às condições climáticas e serão capazes de sobreviver a mudanças bruscas de temperatura e fortes pressões de frio.
Jardineiros experientes notam que, ao cultivar, é necessário arranjar fileiras em uma altura insignificante. Direção - de norte a sul. A distância necessária entre as linhas é de 2 a 3 metros. Ao plantar uvas na primavera, você precisa monitorar cuidadosamente a temperatura do solo e o clima. O solo deve estar quente o suficiente, caso contrário, as mudas podem sofrer. Com o início do outono, após a transferência das uvas para um local permanente, a planta precisa ser coberta.
Polinização
As uvas são capazes de polinizar por conta própria devido às flores bissexuais. O período de floração começa no verão.
Poda
Um procedimento obrigatório para as uvas desta casta é a poda. Se o trabalho não for concluído a tempo, a qualidade da colheita será significativamente reduzida. Vale ressaltar que a planta tende a se sobrecarregar, por isso o excesso de brotos é retirado. Os jardineiros aconselham deixar de 25 a 33 olhos no mato. Recomenda-se cortar a videira de uma só vez por 6-7 olhos. Assim que a geada de inverno finalmente diminuir, você pode começar a podar. E também a planta deve se livrar de galhos danificados, doentes e fracos.
Rega
A estagnação da umidade é perigosa para as uvas, pois pode levar à morte da planta. Portanto, você precisa ter cuidado ao irrigar. Kishmish Zaporozhye precisa ser regado uma vez por semana. Para uma planta, são usados de 3 a 4 baldes de água, dependendo da temperatura do ar e do clima da região.
Top curativo
O uso de fertilizantes é indispensável para se obter uma colheita farta e saborosa. Os especialistas aconselham a aplicação de cobertura durante toda a estação de cultivo - 4-5 vezes por estação. As formulações orgânicas usadas secas são as melhores.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
Esta variedade não tem medo de geadas, por isso pode ser cultivada nas regiões setentrionais. Devido a essa característica inata, as uvas não precisam ser cobertas para o inverno. Apesar desta característica, as uvas ainda podem ser protegidas de geadas severas.Para fazer isso, você precisa remover a videira, transferi-la para o solo e cobrir com galhos de coníferas. E você também pode usar fibra agrícola especial.
Jardineiros experientes recomendam evitar grama seca ou folhagem. Os roedores podem se esconder nele, o que prejudicará a planta.
As plantas jovens são muito mais sensíveis aos caprichos do clima do que os arbustos adultos, por isso precisam de abrigo.
Doenças e pragas
Uma variedade de uva versátil com maior resistência a doenças e infecções comuns. A planta raramente é afetada por tais doenças: podridão da uva, míldio, oídio. No entanto, alguns insetos, como as vespas, representam um grande perigo para a planta. O cheiro doce chama a atenção e eles começam a comer a colheita. Para proteger os cachos, use bolsas especiais feitas de tecido fino, mas durável. As frutas são colocadas neles no processo de amadurecimento.
Para fazer com que a cultura do jardim se sinta confortável, é recomendado não abandonar o tratamento preventivo. As formulações necessárias podem ser adquiridas em qualquer loja especializada.
Se uma uva é exposta a alguma doença ou inseto, isso sempre afeta sua aparência.
Armazenar
Bagas colhidas não devem ser armazenadas por muito tempo. Com isso, eles perdem o sabor e o aroma de dar água na boca. E também a safra não pode se orgulhar de alta transportabilidade.