- Autores: R.F. Sharov
- Compromisso: sala de jantar
- Cor de baga: Azul-marinho
- Gosto: harmonioso
- Com ossos: Sim
- Período de amadurecimento: cedo
- Resistência ao gelo, ° C: -32
- Peso do cacho, g: 100-500
- Tipo de flor: bissexual
- Densidade do grupo: solto
Uvas Zagadka Sharova tem mantido uma das posições de liderança entre as variedades resistentes à geada por mais de 40 anos. Com seu surgimento, ele marcou uma nova era no cultivo desta planta termofílica nas duras condições da Sibéria e Altai. Apesar de sua popularidade entre os produtores de vinho, o Sharov's Riddle não recebeu amplo apoio do Horticultural Research Institute da região. As mudas dessa variedade ainda são adquiridas principalmente por mãos privadas, sendo bastante difícil encontrá-las nos viveiros oficiais.
História de criação
Um novo híbrido foi introduzido em 1972 por R.F.Sharov, um criador amador de Biysk. Para obter a variedade, foram utilizadas as plantas-mãe Far Eastern No. 60 e uma mistura de pólen das primeiras subespécies (Magarach No. 352, Tukai e outras). O criador do Altai é considerado o fundador não oficial das tradições da viticultura do norte. Sharov trabalhou de forma independente, não sob os auspícios do instituto regional de pesquisa de jardinagem, de modo que seus híbridos, desde o início, foram distribuídos entre amadores, evitando os viveiros.
Curiosamente, um dos pais desta variedade - Extremo Oriente nº 60 - pertence à categoria dos híbridos. Foi obtido através da criação de uvas Amur, conhecidas por sua resistência recorde à geada.
Geografia de distribuição
O enigma de Sharov é cultivado com sucesso em toda a Sibéria. A soma das temperaturas ótimas para seu amadurecimento total varia na faixa de 1800-2500 graus Celsius. Este indicador é consistente não apenas com o clima de Chelyabinsk, Novosibirsk, Biysk. A variedade é cultivada com sucesso no território da Rússia central; na região de Moscou, ela inverte facilmente sem abrigo adicional. Adequado para cultivo em regiões com períodos quentes não muito longos e invernos prolongados.
Descrição
Período de amadurecimento
Sharov's Riddle é uma variedade precoce que amadurece no início de agosto na zona climática de Altai. A temporada de cultivo típica é de 100 a 110 dias. Com a maturação em estufa, esse número é reduzido em 20-30%. Da mesma forma, a colheita amadurece 3-4 semanas antes em regiões com clima mais quente.
Cachos
A variedade Zagadka Sharova apresenta pequenos cachos, alados ou ramificados, soltos, pesando de 100 a 500 g, mas em condições climáticas favoráveis a massa aumenta. Nesse caso, em um arbusto de 5 anos, você pode encontrar cachos de 300-600 g.
Bagas
A variedade Zagadka Sharova é caracterizada por bagas esféricas azul-escuras com 2-3 sementes no interior. O teor de açúcar nas frutas chega a 210-220 g / dm3, seu peso varia de 2,2 a 3 gramas. Os bagos são de tamanho médio, com casca densa mas bastante fina. Sua polpa madura é suculenta e refrescante. À medida que as bagas amadurecem, elas adquirem um tom azul-escuro com uma pronunciada floração branca de cera.
Gosto
A casta é caracterizada por um sabor brilhante e harmonioso com notas pronunciadas de framboesa-morango, que se substituem à medida que amadurecem. A variedade é apreciada por seu requinte e sofisticação. Os sabores e doçura de frutas e frutos silvestres tornam o Sharov's Riddle uma excelente opção para uvas de sobremesa que podem realçar favoravelmente o sabor dos pratos.
Produção
A variedade é de baixo e médio rendimento. Em zonas climáticas frias, não mais do que 10 kg de bagas por temporada podem ser colhidos de um arbusto.
Recursos crescentes
O cultivo de uvas da variedade Zagadka Sharova não causa muitos problemas. A única coisa a considerar é que não pode ser cultivada em áreas com altos níveis de lençol freático. Onde eles ficam próximos à superfície do solo, a videira, com um alto grau de probabilidade, simplesmente morrerá. Escolha áreas bem iluminadas e protegidas do vento. Uma vez que a videira cresce até 3 metros de altura, deve-se ter o cuidado de criar previamente suportes confiáveis.
As peculiaridades do cultivo da variedade incluem a possibilidade de utilizá-la como porta-enxerto, propagação por estacas simples. O cultivo com haste e arbusto é possível. As uvas dão fruto mesmo com uma poda curta da vinha, característica deste híbrido particular.
Aterrissagem
As melhores condições para o cultivo desta variedade consideram-se o plantio em parede de cultura, junto aos edifícios, na sua face sul. Qualquer solo é adequado, mas bastante seco e bem drenado. A variedade é cultivada com sucesso em áreas rochosas e arenosas. Recomenda-se aterrar em trincheira, mantendo uma vala de cobertura de 30 cm de profundidade e até 0,5 metros de largura.
A própria vala de plantio é dividida em segmentos. É feito um buraco sob cada muda com uma profundidade de 75-90 cm. No plantio, o estoque é deixado acima do solo a um nível de pelo menos 70 mm. O sistema radicular deste híbrido cresce até 10 mm de profundidade durante 5 anos e é capaz de receber nutrição mesmo nas condições mais desfavoráveis.
A muda é preparada antes do plantio. As raízes são cortadas com um comprimento de 100 mm, deixando 1 rebento com 3-5 cm de comprimento e 2 botões. No inverno, a muda ficará lignificada; no ano seguinte após o plantio, haverá uma colheita.
Polinização
A variedade é autopolinizada. Nas vinhas existem flores bissexuais, 2-3 em cada rebento. Além dos botões, são formadas antenas que trançam o suporte.
Poda
A variedade Riddle Sharova precisa de poda preventiva regular. Numa planta do primeiro ano de vida, realiza-se no outono, deixando um único rebento, o mais bem desenvolvido e mais forte. Pode ser identificada pela presença de uma capa externa marrom sem sinais de vegetação.
A poda padrão de outono de uma planta adulta envolve o encurtamento dos brotos para 5-6 olhos. Na primavera, a reorganização é realizada. Não mais do que 2 a 4 olhos são deixados no cílio. No verão, o arbusto é enteado para direcionar a sua vitalidade para a formação e amadurecimento dos frutos silvestres. O excesso de folhas também é removido.
Em arbustos adultos, a carga é ajustada. O número ideal de pincéis neste caso é definido individualmente. Não é recomendado deixar mais de 3 para escapar.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
O enigma de Sharov pertence aos híbridos resistentes ao gelo. As plantas podem resistir a geadas de até -32 graus. Não é necessário abrigo adicional em invernos com neve. Na ausência de chuvas fortes, as vinhas precisam ser cobertas com terra ou agulhas, enquanto os brotos são dobrados ao solo. A variedade Zagadka Sharova está bem protegida do congelamento das raízes, mesmo com uma queda significativa nas temperaturas atmosféricas, não perde sua viabilidade.
Doenças e pragas
O híbrido não é altamente resistente a doenças. Ele é suscetível à derrota por mofo, sofre de oídio. O tratamento preventivo com antifúngicos deve ser realizado antes do início da safra e durante a safra. Entre as pragas que infectam as uvas, o Sharov's Riddle, destaca-se um folheto de suporte. E também a planta sofre de coceira, filoxera.
Não se esqueça de outras fontes de perigo. Bagas doces e suculentas atraem vespas e pássaros. É imprescindível cuidar para garantir a segurança da colheita.
Se uma uva é exposta a qualquer doença ou inseto, isso sempre afeta sua aparência.
Armazenar
O prazo de validade das uvas Riddle Sharov chega a 3 meses. Tolera bem o transporte, devido à sua densa pele evita danos durante o transporte. Os cachos recolhidos são normalmente colocados em caixas de madeira. Durante o armazenamento, é importante manter o ambiente fresco, para não perturbar a camada de cera branca dos pincéis.