- Autores: Universidade de Arkansas, EUA
- Compromisso: universal
- Cor de baga: roxo escuro com um tom azulado, coberto com flor de ameixa
- Gosto: uma mistura de tons de frutas variados combinados com tons leves de moscatel
- Com ossos: Não
- Período de amadurecimento: cedo
- Período de amadurecimento, dias: 101
- Resistência ao gelo, ° C: -30
- Sinônimos de nomes: Arkansas 1985
- Peso do cacho, g: 200-320
O cultivo da uva exige muito tempo, esforço e certos custos de material, por isso todo jardineiro deseja obter o máximo retorno na forma de grandes cachos, totalmente cobertos de bagas doces que suportam o transporte e o armazenamento a longo prazo. Na tentativa de criar a variedade ideal, os especialistas cruzam diferentes variedades, mas é bastante difícil obter um bom resultado. A uva Júpiter se tornou uma das melhores variedades cultivadas nos últimos tempos.
História de criação
Cientistas americanos da Universidade de Arkansas tomaram a liberdade e conduziram um experimento para cruzar duas variedades de uva - Arkansas 1258 e Arkansas 1672. Arkansas 1985 recebeu as melhores qualidades de seus pais. O ano ao lado do nome do estado no nome é o ano do melhoramento da variedade, mas o mundo só conheceu esse milagre em 1998, após o fim de todos os testes.
Geografia de distribuição
O autor das uvas, J.R. Clark, tinha certeza de que Júpiter foi criado apenas para cultivo nos Estados Unidos, mas devido à sua resistência especial à geada, a variedade estava enraizada em muitos países, incluindo no norte da Rússia.
Descrição
As uvas são caracterizadas por alto rendimento, bagos grandes e doces, resistência à geada e resistência a doenças fúngicas. Isso é o que torna a variedade uma das mais populares entre os jardineiros amadores e vinicultores experientes.
Período de amadurecimento
Outra vantagem de Júpiter é sua maturação precoce. As bagas levam de 100 a 102 dias para deliciar os jardineiros com seu sabor.
Cachos
Júpiter tem aglomerados cônicos cilíndricos médios pesando 200-320 gramas, completamente cobertos com bagas. A peculiaridade da variedade é a ausência de ervilhas.
Bagas
Grandes bagas de cor púrpura escura estão realmente associadas ao espaço, mas não são muito semelhantes ao planeta com o mesmo nome. Têm forma oval e pesam em média 4 a 5 gramas. A casca, sob a qual se esconde a polpa suculenta sem caroço, é densa, coberta por uma flor de ameixa.
Gosto
Os degustadores avaliam o sabor das uvas em 8,9-9,2 pontos em 10 possíveis. Os frutos silvestres são doces, pode-se sentir uma combinação de várias notas de fruta com leves tons de noz-moscada. Os frutos são caracterizados por um alto teor de açúcar (22-24%) e uma baixa acidez - 5-7 g / dm3.
Produção
A uva universal Júpiter tem um alto rendimento - 150 kg / ha, a planta começa a frutificar no segundo ano.
Recursos crescentes
Ao contrário dos análogos, Júpiter pode ser cultivado tanto em casa quanto em escala industrial. Tudo isso se deve à despretensão e resistência.As uvas não requerem condições especiais e enraizam-se bem em todas as partes do país.
Aterrissagem
Os criadores da variedade recomendam o plantio de Júpiter em campo aberto na primavera, quando se estabelece uma temperatura constante de pelo menos + 12-15 C. O local de plantio deve ser protegido do vento e não em baixada, pois alta umidade leva às doenças. É aconselhável escolher um local ensolarado, pois o acúmulo de açúcar depende da quantidade de luz. Devido às peculiaridades do sistema radicular de Júpiter, a distância entre dois arbustos adjacentes pode ser muito menor do que a de outras variedades - 1,5-2 m, e entre linhas - 2-3 metros.
É importante não se apressar e preparar bem o solo - Júpiter não tem medo de geadas, mas a falta de nutrientes afeta negativamente o estado das uvas. A cova deve ser cavada 10-12 dias antes do plantio, ter no mínimo 90 cm de profundidade, ter drenagem e ser 2/3 preenchida com húmus, cinza e superfosfato.
As raízes da muda são cuidadosamente colocadas no buraco, polvilhadas com terra, regadas e cobertas com palha. O plantio de uma muda pode ocorrer no início do outono, mas, neste caso, a planta pode não criar raízes.
As estacas de Júpiter são melhor plantadas em uma fenda. A escolha da variedade está além do produtor, mas a experiência da maioria sugere que a uva Delight é a opção ideal de porta-enxerto. Seções de estacas devem ser preparadas no outono e mergulhadas em parafina, afinal, retire as folhas e a parte superior do broto. Em Júpiter, restam 3-4 olhos e as mudas são removidas para um local fresco, por exemplo, em um porão.
Antes da enxertia (no meio da primavera), as estacas de Júpiter devem ser deixadas em água morna misturadas com estimulantes de crescimento por 20-30 horas, cortar a borda inferior e inseridas no porta-enxerto dividido. O local da enxertia é amarrado com pano e coberto com argila.
Polinização
As flores de Júpiter são bissexuais, de modo que mesmo um arbusto sentado separado não terá problemas de polinização.
Poda
Júpiter é conhecido por ser propenso a sobrecarga da colheita - 20-30 kg de bagas por arbusto é definitivamente uma pressão excessiva para os ramos. Você pode evitar danificar a videira com a poda. É realizada várias vezes ao ano - na primavera e no outono.
A poda da primavera requer deixar 30-40 olhos em cada arbusto, comprimento de poda - 8-9 botões. Na primavera, os brotos danificados e fracos são necessariamente removidos.
No outono, todos os brotos são cortados em 6-7 olhos, não mais do que 30 brotos devem ser deixados no arbusto. As vinhas estéreis são destruídas.
Rega
Em regiões onde a chuva não é considerada uma raridade, você só precisa regar Júpiter três vezes: quando os botões aparecem, os ovários se formam e após a colheita. O volume de água não passa de 15 litros para cada arbusto. Em dias secos, as uvas precisam de rega adicional: a cada 4-5 dias, 10 litros.
A rega deve ser interrompida 2 semanas antes da colheita.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
A planta pode suportar temperaturas de até -30 graus, embora não precise de abrigo adicional. Em áreas onde a temperatura média no inverno atinge -35 e abaixo, os arbustos devem ser cobertos com ramos de abeto ou folhas e, em seguida, cobertos com neve.
Doenças e pragas
Júpiter é resistente a doenças fúngicas, então a umidade elevada não é tão terrível para ele. No entanto, mesmo esta variedade às vezes fica doente com mofo e podridão cinzenta, portanto, a prevenção é importante - tratamento com líquido Bordeaux ou fungicidas 1-2 vezes por temporada. Antes do inverno, vale a pena regar os arbustos com sulfato de ferro.
Danos à planta por pulgões, carrapatos e vermes também são possíveis. É importante identificar os primeiros sintomas a tempo e remover as partes danificadas de Júpiter; muitas vezes é necessário soltar o solo ao redor do arbusto e combater as ervas daninhas. Quando infectados, os arbustos são tratados com inseticidas.
Aves e vespas são pragas que podem deixar o produtor sem cultivo. As iscas venenosas e as tampas dos cachos ajudam a preservar os frutos.
Se uma uva é exposta a qualquer doença ou inseto, isso sempre afeta sua aparência.
Armazenar
A pele densa protege os frutos de danos durante o transporte e armazenamento de longo prazo em local fresco.
É necessário inspecionar a safra a cada 10 dias para a presença de frutos podres e colhê-los a tempo.
Visão geral da revisão
Jardineiros experientes e novatos recomendam unanimemente a variedade Júpiter - não requer cuidados especiais, dá uma grande colheita em pouco tempo, os próprios frutos são grandes, doces e sem sementes, as uvas suportam baixas temperaturas e agrada com a possibilidade de longo prazo armazenamento e processamento em suco e vinho.