- Autores: VNIIViV Potapenko, Novocherkassk, Rússia
- Compromisso: sala de jantar
- Cor de baga: roxo escuro
- Gosto: harmonioso
- Com ossos: Sim
- Período de amadurecimento: muito cedo
- Período de amadurecimento, dias: 95-105
- Resistência ao gelo, ° C: -22
- Sinônimos de nomes: II-7-7-1
- Peso do grupo, g: 400-600
Uma uva chamada Yasya não tem apenas um nome delicado, mas também muitos benefícios. Eles se relacionam com o sabor dos frutos silvestres, sua aparência e feedback positivo dos produtores de vinho.
História de criação
O primeiro nome deste híbrido incomum para fins gastronômicos soa como um código: II-7-7-1. A forma cruzada surgiu como resultado do trabalho de um grupo de cientistas, funcionários do V.N. Ya. I. Potapenko em Novocherkassk, Rússia. Os "pais" da novidade eram duas variedades: Ogonyok Tairovsky e Rusven.
Descrição
Yasi é caracterizado pelo rápido crescimento quando cultivado em climas quentes. Em climas frios, o crescimento é moderado. Os rebentos da variedade híbrida são crespos, muito resistentes, suportando bem o peso de cachos maciços.
Período de amadurecimento
Yasya pertence a variedades de uvas muito antigas. O período de maturação é de 95 a 105 dias. Nas regiões do sul, o amadurecimento completo dos bagos pode ser esperado até o final de julho.
Cachos
A atraente variedade híbrida tem forma cilíndrica. Eles têm uma densidade média. O peso de um cacho individual atinge 400-600 g.
Nenhum descascamento de bagas é observado quando as escovas não estão carregadas. Todas as bagas são quase do mesmo tamanho.
Bagas
Os frutos ovais de Yasi são de cor roxa escura. Covas raramente são encontradas em frutas bonitas. Existe aproximadamente 1 semente para 10 bagas. A baga pesa cerca de 4-6 g e é considerada grande em tamanho.
Gosto
As uvas desta forma híbrida têm um sabor agridoce harmonioso. Um equilíbrio agradável é mantido graças ao açúcar na quantidade de 170-180 g / dm3 e acidez de 6-7 g / dm3.
Sob a fina pele de densidade média, Yasi tem uma saborosa polpa carnuda e suculenta.
Produção
Quase todos os brotos são frutíferos, então o rendimento de tal videira pode ser considerado alto.
Recursos crescentes
É aconselhável plantar uvas na primavera. O clima quente reduz o estresse na muda transplantada.
Aterrissagem
É necessário preparar um local para o pouso com antecedência. A fossa deve ter pelo menos 60 cm de profundidade. O solo é solto, sempre quente, contendo cinzas, húmus e superfosfato.
As raízes precisam ser endireitadas, o que irá acelerar seu crescimento. É importante derramar bem o furo com água antes do plantio e após sua implantação. Antes do plantio, a muda deverá ser embebida em água limpa por vários dias. O tiro preparado deve ter de 4 a 6 olhos.
O plantio no outono deve ser feito antes do início da primeira geada e do resfriamento do solo. Certifique-se de cobrir a planta jovem. Os buracos de plantio precisam de cobertura morta.
Polinização
Yasya floresce com inflorescências bissexuais. As uvas não precisam de outras plantas polinizadoras.
Poda
É aconselhável realizar este processo no outono. Na hora da poda, retire todo o excesso e seque os brotos. Os 6 botões restantes são suficientes para garantir uma boa colheita madura.
Rega
Esta etapa de saída é de grande importância. Não permita que o solo sob a videira seque. Isso afetará negativamente o rendimento da variedade e seu sabor.
Top curativo
Para melhorar o tamanho dos frutos e as propriedades gustativas das uvas Yas, é mostrado o tratamento com fitohormônios. Isto contribui para a produção de bagos praticamente do mesmo tamanho, que se distinguem pelo seu belo formato alongado.
Além disso, sua maturação é acelerada e os ossos desaparecem. O processamento é feito uma vez, optando-se por esse período quando as flores estiverem 100% desabrochadas.
Para o processamento, uma solução de GA-3 30-40 mg / l é usada. O reprocessamento das uvas não é recomendado, pois pode prejudicar significativamente a transportabilidade dos cachos.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
A videira Yasi pode suportar até -22 graus. Mas para o inverno é recomendável cobri-la, principalmente em regiões com fortes geadas e ventos.
Doenças e pragas
Graças às variedades parentais, o híbrido Yasya não é privado de boa imunidade a doenças características das uvas. Resistência ao oídio e oídio 1 ponto (alta resistência). Portanto, ele não precisa de um tratamento especial com inseticida reutilizável.
Mas o tratamento de pragas e vespas não fará mal. Essa abordagem ajuda a reduzir a perda de safra.
Se uma uva é exposta a alguma doença ou inseto, isso sempre afeta sua aparência.
Armazenar
As uvas Yasya toleram muito bem o transporte e o armazenamento de longo prazo. Só existe uma coisa. Após o tratamento com fitohormônio, o caule endurece. Por causa disso, as frutas podem se desintegrar durante o transporte.
Visão geral da revisão
Na área culinária, esta variedade mista é utilizada tanto fresca como processada. As sobremesas são feitas a partir dele, frutas vermelhas são adicionadas às saladas de frutas e são complementadas com petiscos de vegetais e carne.
As uvas são usadas em molhos, xaropes, são colocadas no recheio de tortas. O cozimento é decorado com frutas vermelhas.
A variedade sem sementes é adequada para fazer passas. Suco natural e álcool leve são obtidos a partir de frutas vermelhas.
O suco de frutas vermelhas tem propriedades antipiréticas e pode melhorar a composição do sangue. A variedade Yasya contém uma grande quantidade de uma substância que previne o envelhecimento do corpo e o desenvolvimento de cânceres. Sua principal ação é restaurar o metabolismo e depurar o sistema imunológico.
O número de vantagens desta variedade excede significativamente as desvantagens menores disponíveis.Os bagos são grandes, as uvas podem ser cultivadas mesmo em regiões frias, e tomando medidas preventivas, em geral, não se preocupe com a saúde das plantações.
A forma de uva híbrida é interessante para os viticultores que estão dispostos a prestar atenção e tempo ao laborioso processamento manual das inflorescências para obter passas de uma vindima precoce de bagas de uma forma muito invulgar.