- Autores: Vierul, Moldávia
- Compromisso: técnico
- Cor de baga: Branco
- Gosto: harmonioso, noz-moscada
- Período de amadurecimento: meio-tarde
- Período de amadurecimento, dias: 145-150
- Resistência ao gelo, ° C: -25
- Peso do grupo, g: 250-300
- Produção: 90-100 c / ha
- Tipo de flor: bissexual
A uva moldava Viorica pertence a variedades técnicas. Obtido para a produção de vinhos brancos secos. Devido à intensidade do bouquet, pode ser atribuído com segurança a variedades aromáticas.
História de criação
A variedade apareceu em 1969, graças à equipe do Instituto de Pesquisa de Ciências da Vida da Moldávia "Vierul". Os criadores locais cruzaram com sucesso duas variedades: a italiana Aleatico e a francesa Seibel 13-666. A variedade Viorica foi lançada em 1990.
É digno de nota que dos "pais" vermelhos (em um os frutos são de cor quase preta, no outro - azul profundo) apareceu uma variedade branca. Na URSS, era utilizado principalmente para a produção de vinhos simples de mesa, por considerá-lo impróprio para bebidas alcoólicas de elite.
Com o desenvolvimento da tecnologia de vinificação, a Viorica ganhou uma nova chance. Ele tem se mostrado positivo na produção de vinhos mais complexos. As bebidas distinguem-se pela cor dourada e matiz âmbar, sabor encorpado e acidez moderada.
Geografia de distribuição
Viorica é uma variedade dita indígena, cultivada apenas em áreas específicas. É cultivado principalmente em vinhedos da Moldávia e da Rússia.
Descrição
A variedade Viorica é caracterizada por arbustos bastante altos. Demonstra bom vigor de crescimento. A frutificação representa até 90% de todos os brotos.
A folha é de tamanho médio, com uma lâmina nitidamente dissecada.
Período de amadurecimento
A cultura híbrida Viorica pertence às variedades mid-late. O período de vegetação completo leva 145-150 dias. Normalmente as bagas amadurecem em meados de setembro.
Cachos
Dos frutos forma-se um cacho não muito grande, de formato cilíndrico-cônico. Uma perna longa e redonda é típica dela.
Nos brotos jovens, até dois cachos são amarrados e os adultos dão o dobro. Esses cachos são de densidade média, pesando cerca de 300 g.
Bagas
Os frutos brancos de Viorica caracterizam-se pelo seu bronzeado típico. A casca do fruto é densa e fina. O que se reflete agradavelmente no sabor ao comer frutas silvestres.
A polpa é suculenta. Dentro das bagas arredondadas, geralmente há 2-3 sementes. O peso de uma uva é de cerca de 2 g.
Gosto
Viorica pertence à categoria de vinhos das castas brancas de mesa. Isso determina o sabor dos frutos. É harmonioso, com notas de noz-moscada, aroma floral e acidez tangível. Conteúdo de açúcar 180-200 g / dm3 com acidez de 7-9 g / dm3.
Produção
Este valor é 90-100 c / ha. A variedade está mais adaptada para crescer no clima típico da Moldávia. Os vinhedos locais colhem uma quantidade recorde de safras, mesmo no verão mais seco.
Recursos crescentes
A variedade é cultivada em haste alta. As uvas não precisam de muita manutenção.
Aterrissagem
Plantar mudas não é difícil. Em primeiro lugar, você precisa preparar adequadamente o fosso de pouso. Primeiro, uma camada de argila expandida de 10 cm é despejada nele.Além disso, na mesma camada, uma mistura de cinzas misturada com areia, húmus e a camada superior do solo.
Polinização
A flor é bissexual, a polinização ocorre naturalmente.
Poda
Uma carga moderada na bucha é recomendada, dentro de 45-50 olhos. É mostrado um atalho, mantendo até 6-8 olhos.
Rega
No início da estação de cultivo, os arbustos de Viorica precisam especialmente de rega. A irrigação para 1,5 meses antes da colheita da uva.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
Esta variedade é bastante resistente à geada. Em um ambiente não abrigado, a videira permanece sob a cobertura de neve a uma temperatura de -25 graus. Mesmo ferida pela geada, ela consegue se recuperar na primavera.
Doenças e pragas
A variedade híbrida da Moldávia é resistente a doenças tradicionais como podridão cinzenta e oídio. Isso o torna econômico para os jardineiros que podem sobreviver sem custos de processamento. Ao mesmo tempo, a colheita é ecologicamente correta.
Mas jardineiros experientes recomendam duas vezes por temporada para realizar o tratamento preventivo das plantações de uva com medicamentos antifúngicos especiais.
Se as uvas forem expostas a alguma doença ou inseto, isso sempre se refletirá em sua aparência.
Armazenar
As uvas Viorica são bem transportadas dobradas numa camada em caixas secas. Ao enviá-lo para armazenamento de longo prazo, é necessário preparar um ambiente especial seco e escuro, não abafado. A temperatura do ar de armazenamento é mostrada na faixa de 0 a +8 graus Celsius. Neste caso, a umidade deve ser de cerca de 60-70%.
O armazenamento por um período de até dois meses é feito em caixas tipo bandejas. Os cachos não devem ficar muito próximos uns dos outros.
Quando armazenado por dois meses ou mais, são utilizadas caixas baixas, no fundo das quais é pré-despejada uma camada de serragem. Os cachos de uvas também são servidos com serradura.
Se o peso for superior a 1 kg, eles cabem em uma fileira e os menores podem ser empilhados uns sobre os outros. As uvas postas são cobertas com uma camada de serradura de 7 cm no topo.
Visão geral da revisão
As bagas de Viorica produzem sumos aromáticos e saborosos e vinhos ligeiros e refrescantes. No sabor, a variedade pode competir com muitas variedades de noz-moscada, em particular, Torrontes e Albariño.
Os próprios cientistas posicionam a Viorica como uma das variedades de maior sucesso para a produção de vinhos excelentes e de alta qualidade.