- Autores: Zagorulko Vitaly Vladimirovich
- Compromisso: sala de jantar
- Cor de baga: Azul-marinho
- Gosto: harmonioso
- Período de amadurecimento: muito cedo
- Período de amadurecimento, dias: 105-115
- Resistência ao gelo, ° C: -21
- Tipo de flor: bissexual
- Apareceu ao cruzar: Kodryanka x ZOS-1
- Forma de baga: mamilo
A variedade Viking pertence às variedades de uvas de mesa com amadurecimento precoce dos frutos. Espetaculares cachos de bagas azuis escuras decoram o jardim e enriquecem a dieta com vitaminas valiosas. O sabor agradável e a preservação a longo prazo das frutas nos arbustos são as vantagens óbvias da variedade descrita.
História de criação
A forma híbrida Viking é o resultado da seleção bem-sucedida do viticultor ucraniano V.V. Zagorulko. Graças a ele, o mundo já pôde desfrutar de 25 castas cruzadas. A direção principal de seu trabalho são as variedades de frutos grandes de maturação precoce. As culturas são obtidas o mais resistentes ao gelo possível e são menos suscetíveis a doenças. Todas essas propriedades são dotadas do Viking, que surgiu dos "doadores" Codryanka e ZOS-1.
Geografia de distribuição
Jardineiros e agricultores ucranianos e russos conhecem a variedade de mesa Viking há mais de um ano. As incríveis características gustativas e visuais chamam cada vez mais atenção para esta forma híbrida. As condições climáticas mais favoráveis para o Viking são a pátria de seu crescimento - Zaporozhye. A planta se desenvolve em uma temperatura razoavelmente alta (+ 20 ... 25 ° C), baixa umidade e ventos moderados.
Descrição
Os arbustos de uva Viking são caracterizados por um forte crescimento. Neles são formados muitos rebentos com grandes folhas de cinco lóbulos de um pecíolo aberto. A poderosa videira atinge 2,5 m de comprimento, amadurecendo quase totalmente. Devido ao seu forte crescimento, a videira deste híbrido é uma excelente opção para moldagem em arco ou caramanchão.
Período de amadurecimento
Uma variedade muito antiga. Demora cerca de 105-115 dias para amadurecer totalmente os frutos.
Cachos
Os cachos cônicos densos e soltos ganham peso de até 600 g. Com boa tecnologia agrícola e condições climáticas adequadas, os cachos maduros podem atingir o peso de 1000 g cada. Também tem a vantagem de ser menos propenso a ervilhas.
Bagas
Frutos em forma de mamilo azul escuro. Têm um tamanho bastante grande e um peso médio de cerca de 10 g Os frutos maduros podem ser armazenados no cipó durante o mês de setembro.
Gosto
A polpa é densa na boca, as papilas gustativas revelam um bouquet completo com notas de ameixa e um final de boca a cereja. A variedade Viking é muito mais doce do que as variedades originais.
Produção
A variedade possui indicadores de rendimento médio. De 1 arbusto de uva, você pode retirar até 8 a 10 kg de frutas silvestres. Um cuidado mais escrupuloso pode contribuir para um rendimento de até 20 kg com 1 arbusto.
Recursos crescentes
O sucesso do cultivo de uma variedade híbrida Viking depende de como a cultura é cuidada.A compra de material de plantio deve ser abordada com toda a responsabilidade. Mudas de um e dois anos são consideradas adequadas para o plantio.
Aterrissagem
As mudas Viking são plantadas no solo na primavera, assim que a temperatura do ar atinge pelo menos + 16 ° C. A temperatura ótima para o plantio é considerada até + 24 ° C. Alguns produtores optam por plantar uvas híbridas no outono. O principal é ter tempo de se preparar antes de meados de setembro, para que as mudas tenham tempo de criar raízes e acumular nutrientes antes que chegue o frio.
Para o plantio, o ideal é escolher um local plano e com boa iluminação. A planta espera do solo uma boa permeabilidade à água e fertilidade. A variedade Viking pode crescer em argila clara. Mas é importante levar em consideração que o cultivo em solos com uma composição pobre não altera para melhor o sabor dos frutos silvestres. Mudas e estacas são adequadas como material de plantio. É necessário manter uma distância de 1,5-3,5 m entre linhas e recuar de 1 a 3 m entre mudas e estacas.
Após o plantio, o cuidado consiste em soltar o solo e regar na hora de secar, com a cobertura morta em tempo hábil. Turfa, composto e muito mais podem servir como cobertura morta. Cada muda plantada deve ser amarrada a um poste de apoio.
Polinização
Flores vikings com pequenas flores bissexuais, decoradas com densas inflorescências verdes. As flores exalam um aroma delicado e agradável.
Poda
Vine precisa ser perseguido. Está previsto para a segunda metade do verão. Para todos os brotos em crescimento, é necessário cortar os topos verdes acima de 12-15 botões. Após a poda, a videira deve ser borrifada com sulfato de cobre na concentração de 1%.
A poda da primavera é feita depois que a neve derrete. Todos os brotos congelados e danificados são removidos.
No verão, vale a pena fazer podas verdes, que formam um arbusto de certa densidade. Nesse caso, os enteados jovens são removidos (até 5 cm).
Rega
Para que as mudas se desenvolvam bem após o plantio, elas precisam ser regadas regularmente. As plantas jovens são regadas, observando uma periodicidade de 1,5-2 semanas. As plantas adultas requerem irrigação pouco frequente. Normalmente, a variedade Viking precoce é irrigada 3 vezes por temporada: em junho, no mês seguinte e imediatamente antes de ser enviada para o inverno. Se necessário, em um ano particularmente seco, a frequência de rega pode ser aumentada. Recomenda-se cobrir o solo sob os arbustos.
Top curativo
Durante a temporada, os fertilizantes são aplicados pelo menos 3 vezes, com intervalos de 1 mês entre cada alimentação. As duas primeiras vezes são alimentadas paralelamente à rega e a terceira alimentação é mostrada após a colheita para preparar a videira para a dormência de inverno. Para tanto, utiliza-se composto, cinzas e tipos complexos de fertilizantes, inclusive os prontos (Florovit, Novofert).
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
Robustez média no inverno quando cultivada no sul (tolera uma onda de frio até -21 ° C), nas regiões da faixa do meio, a variedade precoce deve ser coberta ou colocada em estufa.Neste caso, o corte é desejável a ser realizado formando um tipo de leque ou cordão.
Doenças e pragas
A variedade se diferencia pela resistência ao míldio, estimada em 4 pontos. E um ponto abaixo de sua tolerância ao oídio. É melhor proteger previamente as uvas de doenças fúngicas do que tentar salvar as plantações afetadas. Para a prevenção, a destruição da folhagem afetada é realizada, a escavação da terra no outono, boa ventilação das plantas, poda oportuna. O tratamento da vinha com compostos especiais é efectuado antes da abertura dos botões.
Se uma uva é exposta a alguma doença ou inseto, isso sempre afeta sua aparência.
Armazenar
As uvas toleram perfeitamente o transporte a qualquer distância sem perder a qualidade. O baixo teor de açúcar não permite que os bagos desta variedade sejam armazenados por muito tempo. Os cachos cortados são armazenados em local seco e fresco por no máximo dois meses.
Visão geral da revisão
Este híbrido possui características próprias. Quase não é usado comercialmente. Mas é incrivelmente popular entre os viticultores. Jardineiros experientes apreciam seu rico sabor e aparência.
O viking é popular como cultura ornamental entre os proprietários de terrenos privados devido à cor e esplendor da folhagem e ao aspecto invulgar dos cachos.
A polpa da uva escura contém uma elevada concentração de nutrientes, prevalecendo nela em maior proporção do que nas uvas brancas.
O efeito antioxidante das bagas retarda o início dos processos de envelhecimento do corpo, previne o desenvolvimento de doenças cardiovasculares e oncológicas e apoia o sistema imunológico.
As uvas de mesa Viking são consumidas frescas, assim como sucos e vinhos caseiros são preparados a partir delas.