- Autores: Espanha
- Compromisso: sala de jantar
- Cor de baga: amarelo verde
- Período de amadurecimento: atrasado
- Tipo de flor: bissexual
- Forma de baga: arredondado
- O poder do crescimento: vigoroso
- Tamanho da baga: médio
Verdejo é uma variedade de uva usada para fazer vinho branco. A variedade é cultivada principalmente na Espanha, por isso é difícil falar sobre a possibilidade de cultivo nas regiões russas. No entanto, conhecendo todas as características da casta apresentada, os jardineiros experientes podem experimentar o cultivo de uvas Verdejo.
História de criação
Não existe uma versão inequívoca da origem desta uva. A história principal é sobre o surgimento da variedade no Norte da África. Daqui foi transportado através dos moçárabes que povoaram as margens do rio Douro para Espanha, a região de Rueda. É aqui que a cultura ainda é cultivada em escala industrial. Além disso, o Verdejo é considerado pelos espanhóis como o seu vinho branco preferido.
Descrição
A videira é caracterizada pelo vigor e grande vigor de crescimento. As folhas são médias, cinco lobadas, às vezes trilobadas, com pilosidade quase ausente na parte inferior da lâmina foliar.
Período de amadurecimento
Verdejo é uma variedade de maturação tardia.
Cachos
Os cachos podem ser médios ou pequenos e têm um caule muito curto.
Bagas
O fruto é de tamanho médio, o formato dos bagos é redondo, a casca é verde-amarelada, a polpa é densa e suculenta.
Gosto
Na boca é agradável, com notas herbáceas e frutadas na boca com uma ligeira doçura, e alguns consumidores captam notas de noz-moscada e erva-doce. O aroma é verdadeiramente a uva, esta fragrância é transmitida ao vinho. Também na bebida é possível sentir um agradável amargor nobre, acompanhado de sabores de frutas.
Produção
A produtividade da variedade depende diretamente das condições de cultivo, mas, em média, a variedade é de baixo rendimento. O facto é que Rueda não pode orgulhar-se de terrenos férteis, pelo que a variedade Verdejo está habituada a crescer em solos rochosos e argilosos com baixo teor de humidade e nutrientes, pelo que o rendimento é pequeno. É importante considerar que o máximo rendimento possível só pode ser obtido quando a vinha atinge os 5 anos de idade.
Recursos crescentes
Os espanhóis não guardam segredo das peculiaridades de cuidar da uva. Além disso, o cuidado é bastante clássico, e inclui adubação balanceada no prazo, irrigação por gotejamento e poda anual.
É dada atenção especial à colheita. Os cachos são retirados em setembro à noite a uma temperatura de 10-13 graus, para que o sol não queime os frutos. Se o termômetro mostrar, ao contrário, uma temperatura mais baixa, então o futuro vinho pode ter uma acidez baixa e adquirir uma tonalidade mais escura.
Aterrissagem
A região onde a variedade apresentada é cultivada possui um clima continental seco e solos pobres. Rueda está localizada principalmente na planície, mas a uma altitude de 700 m acima do nível do mar. Nessas condições, é plantada a variedade Verdejo.Os bagos são cheios de aroma e elevada acidez devido à grande diferença entre as temperaturas diurna e noturna. Ao plantar uma variedade em outra área, vale a pena considerar as condições familiares às uvas.
Polinização
Verdejo tem flores bissexuais e, portanto, não precisa de variedades estranhas de polinização.
Poda
A poda é necessária na primavera e no outono. Na primavera, os galhos danificados durante o inverno devem ser removidos. No outono, você também deve deixar apenas brotos fortes que possam sobreviver ao tempo difícil.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
A temperatura na zona onde a variedade apresentada é cultivada varia de 10 graus à noite a 30 graus acima de zero durante o dia, e se é impossível falar com precisão sobre a resistência ao gelo desta uva, então, pelo menos, é óbvio que a planta tolera com calma as oscilações bruscas de temperatura.
Pode-se presumir que a robustez do inverno está em um nível médio, já que Rueda é caracterizada por invernos frios e longos e geadas de primavera, o que é especialmente perigoso para os vinhedos jovens.
Doenças e pragas
Os bagos desta variedade têm casca fina, razão pela qual a planta pode ser afectada pelo oídio, razão pela qual é cultivada em locais áridos. Graves medidas preventivas estão sendo tomadas nas plantações. Uvas de uma área infectada nunca devem ser misturadas com uvas saudáveis. A qualidade do vinho na Espanha é estritamente controlada.
Se uma uva é exposta a qualquer doença ou inseto, isso sempre afeta sua aparência.
Armazenar
Na produção de vinho, a fruta quase nunca é armazenada. As bagas são esmagadas no dia da colheita. Se for utilizada câmara fria, o enólogo é obrigado a alertar sobre o fato, caso contrário, a parte poderá ser desclassificada.
O mesmo se aplica ao transporte de cachos. O vinho é de má qualidade se os bagos forem transportados durante a noite e processados apenas no dia seguinte. Se, ao colher frutos silvestres manualmente, ficar mais de 5 horas na estrada, é necessário o uso de antioxidantes.