- Autores: Ivan Todorov, Bulgária
- Compromisso: sala de jantar
- Cor de baga: vermelho escuro a roxo profundo
- Gosto: harmonioso
- Com ossos: Sim
- Período de amadurecimento: cedo
- Período de amadurecimento, dias: 132
- Resistência ao gelo, ° C: -22
- Peso do cacho, g: 595
- Produção: 9,8 kg por arbusto, 350 kg / ha
As variedades de uvas búlgaras, uma das quais é Velika, se distinguem por seus altos rendimentos e impressionam com qualidades como o sabor e o tamanho dos frutos. Mas, infelizmente, devido à diferença nas condições climáticas, nem todas as variedades criam raízes no nosso país. A forma derivada, que será discutida mais adiante, é apenas uma exceção agradável.
História de criação
O autor desta variedade foi o criador nacional Ivan Todorov. Em 1987, cruzou a francesa Alphonse Lavallee e a libanesa Karaburna (Bolgar). Ambos pertencem à linha de jantar e são muito grandes.
10 anos após os testes relevantes, Velika foi inscrito no Registro Estadual de Conquistas na Bulgária. O nome dessa variedade é revelador, pois o tamanho dos pincéis impressiona.
Descrição
Por suas características únicas, as uvas Velika são apreciadas por vinicultores amadores em muitos países. Estamos a falar da própria Bulgária e de países com condições climáticas semelhantes.
Período de amadurecimento
Nas condições da Bulgária, o país onde a forma foi desenvolvida e testada pela primeira vez, Velika amadurece no final de agosto. Pertence a variedades de uva meados de cedo, cujo período de maturação é de 120-135 dias. Dependendo do número de dias de sol na estação e de outros fatores, o tempo de amadurecimento pode mudar em uma direção ou outra.
Cachos
As uvas amadurecem em cachos grandes e alongados, medindo 20 cm por 15 cm. O pincel não pode ser chamado de denso, bastante solto. Seu peso varia de 500 ga 1,5 kg. Quando formados corretamente, grandes aglomerados prevalecem no arbusto. Esta casta apresenta excelentes qualidades comerciais.
Bagas
A maior vantagem das uvas Velika são os frutos silvestres. São muito grandes, até 4 cm de comprimento, até. A forma dos bagos é cilíndrica, alongada, por vezes visível uma ponta ligeiramente pontiaguda. Em média, o peso de uma baga é de 13-14 g. A cor das uvas imediatamente chama a atenção: bagas azul-vinho com uma tonalidade roxa e uma fina camada de flor de cera natural.
A polpa é crocante, firme, não aquosa, de cor rosada. A casca é elástica, protege os bagos de fissuras, vespas e intempéries. Velika tem sementes pequenas, o que também tem um efeito positivo no sabor.
Gosto
O sabor da variedade Velika é doce, mas não enjoativo, com um ligeiro travo a cerejas maduras. Muitas variedades de mesa têm sabor inferior a essas uvas. Em 2012 e 2015 conquistou o 1º lugar no festival “Sunny Bunch”, e em 2013 - 2º lugar.
A acidez dos bagos é de 5 gramas por litro, o acúmulo de açúcar é de 17% (ou um pouco menor, dependendo do clima).
Produção
A variedade Velika tem excelente potencial de rendimento. A quantidade de frutos colhidos depende de vários fatores: condições climáticas e meteorológicas, proteção contra doenças, rega e cuidados em geral. Se as principais medidas agrotécnicas não forem realizadas a tempo, isso afeta a quantidade e a qualidade da colheita.
O valor de referência é o rendimento alcançado pelos produtores de vinho na Bulgária - até 10 kg por arbusto ou 350 centners por hectare. Nas condições da Rússia e da Ucrânia, os indicadores podem ser mais baixos.
Recursos crescentes
Para obter uma boa colheita todos os anos, Velika precisa de cuidados competentes durante todo o período de cultivo. Sua característica é a manifestação do efeito transgressivo. Este fenômeno é extremamente raro e significa uma manifestação aumentada de alguns traços parentais.
Uma característica da variedade Velika é o poderoso crescimento dos arbustos, que imediatamente chama a atenção. Por isso, essa uva precisa ser moldada desde o primeiro ano de vida. E também por causa dos brotos fortes e altos, muitas vezes não normalizam a safra futura.
Aterrissagem
As mudas são obtidas de várias maneiras. Em primeiro lugar, isso é vacinação. As variedades que podem conter o poderoso crescimento dos brotos de Veliki (Chasla, Berlandieri) não são usadas como porta-enxertos. Os melhores porta-enxertos são Monticola, CO4, 41B. Os cortes verdes são enxertados na fenda a uma altura de pelo menos 50 cm.
Outra forma de obter material de plantio é plantar estacas pré-cortadas. Mudas de raiz própria são mais resistentes a doenças, mas começam a frutificar mais tarde do que as enxertadas.
Polinização
Velika é uma variedade autopolinizada. Em climas chuvosos e inclementes, o processo pode ser um pouco atrasado, portanto, os cultivadores experientes usam a polinização artificial em condições climáticas desfavoráveis.
Poda
A primeira poda das uvas Velika deve ser feita alguns meses após o plantio devido ao seu forte crescimento. Restam apenas brotos próximos à superfície do solo. Depois, deixam 3 ou 4 ovários em cada rebento para que a videira não estale com o peso dos cachos. Para a comodidade do cuidado e coleta das frutas silvestres, uma treliça é construída.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
A variedade Velika é termofílica e, portanto, precisa de um abrigo obrigatório para o inverno. A resistência à geada desta uva é de 22 graus abaixo de zero.
Doenças e pragas
A resistência às principais doenças das uvas é avaliada por Velika em 4 pontos. Sua vantagem é que a variedade praticamente não é afetada pela podridão cinzenta. Outras doenças, como o míldio e o oídio, são pouco resistentes às uvas.
Se uma uva é exposta a qualquer doença ou inseto, isso sempre afeta sua aparência.
Armazenar
Esta casta pode ser guardada no frigorífico por muito tempo. A sua transportabilidade é única, os cachos não se danificam quando transportados em longas distâncias.