- Autores: Zagorulko Vitaly Vladimirovich
- Cor de baga: Rosa quente
- Gosto: noz-moscada
- Com ossos: Não
- Período de amadurecimento: muito cedo
- Período de amadurecimento, dias: 95-100
- Resistência ao gelo, ° C: -21
- Peso do cacho, g: até 3000 e mais
- Tipo de flor: bissexual
- Densidade do grupo: tamanho médio
A variedade Veles pertence aos híbridos de reprodução ucranianos, muito valorizados por sua produção, sabor requintado de frutas silvestres. Entre outros tipos de passas, destaca-se pela cor rosa pálido e pelo tamanho impressionante dos cachos. A variedade já ganhou repetidamente prêmios em competições de prestígio.
História de criação
A variedade Veles foi obtida pelo criador Vitaly Vladimirovich Zagorulko através do cruzamento das uvas Sofia e Rusbol. A criação de um novo híbrido foi anunciada em 2009. A variedade jovem foi batizada em homenagem a um dos representantes do panteão de deuses eslavo - Veles, considerado o padroeiro da fertilidade. Um criador ucraniano de Zaporozhye se propôs a obter uma nova passa com as propriedades necessárias de maturação precoce, comercializável e de sabor. Ele teve muito sucesso - o novo híbrido ganhou popularidade muito além das fronteiras de sua terra natal.
Descrição
Período de amadurecimento
A variedade é muito precoce. O amadurecimento das bagas ocorre no dia 95-100. Normalmente, a colheita começa em meados de julho, em regiões de clima frio - o mais tardar na primeira década de agosto. No sul da Rússia, este período é reduzido em 2-3 semanas, dependendo das condições meteorológicas. Em termos de maturação, a Veles difere das variedades parentais, nas quais este indicador é de cerca de 125 dias.
Cachos
As uvas Veles formam cachos ramificados, de tamanho médio e grandes, pesando até 3.000 ge mais. Eles podem ter uma forma cônica bem definida ou permanecer sem forma. O comprimento médio de um cacho é de 18-35 cm.
Bagas
Nas uvas Veles, as bagas de tonalidade rosa brilhante, ovóides, sem sementes, pertencem à 3ª classe de sem sementes. Eles têm uma pele fina e forte, sob a qual se esconde uma carne densa. A massa dos frutos chega a 4,5-5 g, às vezes até 10 g. Ao sol, adquirem nitidamente um tom âmbar com a luz.
O teor de açúcar dos bagos depende das condições de cultivo, variando entre 18-20%. Baixa acidez, até 9 g / l.
Gosto
De acordo com o seu paladar, a casta Veles pertence à sobremesa. É caracterizado por um aroma pronunciado de noz-moscada. O sabor também é dominado por suas notas. A variedade é doce, com polpa firme e ligeiramente crocante, com consistência que lembra marmelada.
Produção
A variedade de uva Veles muito precoce é caracterizada por um alto rendimento. Os primeiros cachos começam a ser colhidos em julho-agosto. A segunda onda da colheita é colhida em outubro. 3-4 cachos são obtidos de 1 videira. Durante a temporada, até 50 kg de frutas vermelhas podem ser colhidas do mato.
Recursos crescentes
A variedade Kishmish Veles se adapta facilmente às condições de cultivo em um novo local, mas requer atenção na fase de preparação do solo.É importante prestar-lhe os cuidados adequados, poda oportuna.
Aterrissagem
Quase qualquer substrato de solo é adequado para o plantio de Veles, fornecendo suprimento de ar suficiente para as raízes da planta. É impossível colocar seus brotos apenas em áreas pantanosas, bem como em áreas de ocorrência próxima de lençóis freáticos. Na hora de escolher o local de plantio, deve-se dar preferência a áreas bem iluminadas e ensolaradas, longe de prédios, estruturas, cercas que possam atrapalhar a livre circulação do ar.
A plantação das uvas Veles realiza-se no início da primavera ou no final do outono, fora do período de escoamento da seiva. As plantas são colocadas em filas, a uma distância de pelo menos 1,5 metros umas das outras. É cavada uma cova com um tamanho de 0,8 × 0,8 × 0,8 m, com uma camada de drenagem no fundo, fertilizantes orgânicos. O preenchimento com solo é realizado abaixo da camada principal do solo em 30-40 cm. A área da raiz das mudas é coberta com cobertura morta.
Polinização
O híbrido Veles é uma espécie autopolinizada. Flores de ambos os sexos são formadas nos brotos - femininos e masculinos. Para aumentar a produtividade, você pode recorrer à polinização artificial adicional.
Poda
Para a variedade Veles, essa etapa do cuidado é necessária. Na primavera, a poda é realizada antes do início da movimentação dos sucos, retirando-se todos os brotos secos ou danificados, videiras com sinais da doença. As partes saudáveis da planta são encurtadas por 6-8 olhos. A poda longa é realizada periodicamente, preservando 30-40 gemas para todo o arbusto. O rendimento não diminuirá com isso.
E também é necessário executar o racionamento de inflorescências. Para evitar o espessamento durante a formação dos cachos, recomenda-se retirar 1/3 do total. Após a primeira onda de colheita, os enteados beliscam ou removem completamente. Na preparação para o inverno, o arbusto é cortado, deixando 3 vinhas frutíferas de cada lado.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
A uva Veles pode suportar uma queda na temperatura atmosférica de até -21 graus Celsius e precisa de abrigo. A variedade é capaz de tolerar geadas de curta duração, mas com o contato prolongado com o frio, pode morrer. Na faixa do meio deve ser percorrida, no sul as vinhas podem passar o inverno sem necessidade de medidas de proteção adicionais.
Doenças e pragas
A variedade é pouco resistente a doenças, propensa ao desenvolvimento de podridão cinzenta, antracnose e outros problemas típicos da uva. Resistência ao oídio e oídio - 3,5 pontos. Para combater os sinais de danos que já surgiram, as vinhas são borrifadas com soluções fungicidas, enxofre coloidal. Eles também são usados no tratamento preventivo.Remoção de bagas danificadas, o tratamento com solução de soda a 7% ajuda no combate à podridão cinzenta.
Filoxera, ácaros, rolos de folhas podem parasitar uvas Veles. Como medida preventiva contra sua aparência, utiliza-se a pulverização na primavera de brotos com o medicamento "DNOC". Se a filoxera for danificada, os arbustos terão que ser queimados.
Se uma uva é exposta a qualquer doença ou inseto, isso sempre afeta sua aparência.
Armazenar
Os cachos nas vinhas podem ser armazenados em clima seco por 1-1,5 meses. Isso irá realçar o sabor e as características do aroma dos frutos silvestres. Na altura da colheita é muito importante manter o pedúnculo com cerca de 10 cm de comprimento A armazenagem após o corte realiza-se apenas em suspensão ou com postura em 1 camada em caixas ventiladas, a uma temperatura não superior a +5 graus e humidade de 85 % Sujeito a todas as condições, os bagos mantêm a sua forma, firmeza e sabor mesmo após 6 meses.
Visão geral da revisão
A variedade de uva Veles recebeu inúmeras críticas positivas. É muito valorizado pelo seu sabor requintado e aroma brilhante, falta de sementes. Note-se que a pele fina não causa transtornos na mastigação dos frutos silvestres. E também os proprietários notam o desnível do amadurecimento - os cachos inferiores chegam depois dos superiores, têm que ser deixados no mato por muito tempo. As desvantagens incluem também a suscetibilidade da planta a doenças - os viticultores amadores não recomendam negligenciar a pulverização preventiva.