- Compromisso: técnico
- Cor de baga: rosa claro com uma flor de ameixa azulada
- Gosto: harmonioso
- Com ossos: Sim
- Período de amadurecimento, dias: 139-155
- Sinônimos de nomes: Gris rouge, Dreimaenner, Drumin, Gentil-duret rouge, Klaevner, Clevner, Kleinwiener, Kleiner Traminer, Livora, Livora cervena, Piros Tramini, Romfoliza, Roter nuerberger, Roter nuernberger, Roter Traminer, Rother Clevettner, Rother Klevousselusa), , Savagnin rose, Savagnin rose aromatique, Savagnin rose musque, Termeno aromatico, Traminac, Fermentin rouge, Fleischweiner, Haiden, Edel (Edeltraube).
- Peso do grupo, g: 90
- Tipo de flor: bissexual
- Densidade do grupo: denso
- Pele: grosso, denso
A uva Traminer Rose Muscat é a variedade técnica mais surpreendente. Só ele pode fornecer um bouquet tão maravilhoso de vinhos feitos a partir desta casta, que lembra o aroma das rosas, e até da lichia chinesa, e também confere às bebidas uma bela cor rica.
História de criação
A história desta uva está cheia de segredos. Afinal, essa é a variedade mais antiga da Europa Central. Duas variações são conhecidas - com bagas rosas e brancas. O mais comum é o rosa Traminer.
Alguns especialistas acreditam que seja uma mutação da uva Sauvignen Blanc. A velha variedade de uva austríaca (de acordo com outras fontes, francesa) em suas características biológicas pertence às variedades de uva da Europa Ocidental.
É considerada uma das variedades de uvas de vinho mais valiosas. É utilizado principalmente para a produção de sucos e, o mais importante, de mesa, bem como sobremesas e até mesmo champanhe de alta qualidade. Na Transcarpática, vinhos vintage famosos são feitos a partir dele.
Geografia de distribuição
Esta variedade de vinho é especialmente difundida na Europa Central, predomina nos vinhedos do sul da Alemanha, Áustria (Tirol) e norte da Itália. Na década de 50 do século passado, o rosa Traminer foi trazido para a Rússia (costa sul da Crimeia), depois do qual acabou nas vinhas da Ucrânia e do Norte do Cáucaso.
Hoje em dia, os volumes industriais de vinhas com esta variedade estão presentes na costa do Mar Negro do Território de Krasnodar, uma quantidade ligeiramente menor pode ser encontrada na Ucrânia, Moldávia, Território de Stavropol. Existem plantações separadas de rosa Traminer em outras regiões da Federação Russa.
Descrição
Os arbustos de Traminer rosa são caracterizados por um vigor médio, mas no cultivo industrial também existem os de baixo crescimento.
As mudas têm galhos que estão se espalhando. A principal diferença entre as uvas não é muito grande, folhas ásperas com dentes arredondados. Há pubescência na parte inferior. As folhas são de cor verde, diferindo em uma tonalidade rosa-avermelhada. Existem 3 ou 5 lâminas na folha. No outono, as folhas ficam amarelas.
Período de amadurecimento
Traminer pink é uma variedade de uva de vinho típica com um período de maturação médio. Por exemplo, no distrito de Anapa do Território de Krasnodar, amadurece no início de setembro. Ao mesmo tempo, normalmente passam 139 dias desde as primeiras folhas e botões emergentes até a plena maturação dos frutos, que já podem ser usados na fabricação de vinho de mesa, e para produtos de sobremesa, todos devem passar os 155. Portanto, no segundo caso, a colheita cai no início de outubro.
Cachos
As uvas da casta descrita apresentam um cacho pequeno ou médio, por vezes com asa, denso, cilíndrico-cónico. O comprimento do cacho é em média de 8 a 14 cm, de largura - de 7 a 10 cm. O caule do pincel é curto, cerca de 4 cm.Peso médio da mão - 0,9 kg.
Bagas
Traminer pink se distingue pelas uvas rosa pálido de tamanho médio, 1,2 g cada. O comprimento da baga é de 14 a 16 mm e a largura é de 12 a 14 mm. Oval fraco, arredondado, com uma flor azulada de pruína. A casca é bastante densa, até grossa. Suco incolor, existem sementes - de 1 a 3 peças.
Gosto
Uma das mais antigas castas de uva de vinho tem um sabor bastante simples e harmonioso, com elevado teor de açúcar e acidez persistente.
Produção
A cultura se distingue pelas altas taxas de rendimento, porém, varia - em diferentes anos é diferente. Quanto aos brotos frutíferos, há 50-60% deles em um arbusto.
Recursos crescentes
A velha casta técnica tem exigências bastante elevadas para o clima onde será cultivada, visto que a cultura apresenta uma tendência bastante significativa para a queda durante o período de floração dos ovários.
A principal desvantagem da planta é o processo bastante lento de restaurar o crescimento e a produtividade após as geadas, se forem diferenciadas por sua severidade. As uvas também são instáveis ao tempo seco.
Aterrissagem
Para obter um alto rendimento, a cultura deve ser plantada em solos férteis e úmidos. As parcelas devem ser irrigadas. O local de desembarque ideal são as encostas de montanhas baixas do sul e oeste, com solos chernozem ou argilas calcárias leves.
A distância entre as plantas deve ser de um metro e meio. Na maioria das vezes, a videira é formada com um leque multi-braço sem padrão, com fornecimento de uma base de madeira perene. No entanto, climas diferentes são cultivados de maneiras diferentes. Por exemplo, na Transcarpática, a variedade é cultivada com muito sucesso usando a tecnologia de alto caule.
Polinização
Medidas de polinização adicionais não são necessárias, uma vez que o rosa Traminer tem flores bissexuais.
Poda
A poda deve ser realizada durante o cultivo. Então, para uma sessão, o número de pincéis deve ser:
- em desenvolvimento - de 0,7 a 0,9;
- na frutífera - de 1,2 a 1,5.
As setas frutíferas são deixadas longas, de modo que haja pelo menos 10 olhos nelas.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
Traminer pink é uma variedade bastante resistente à geada, neste aspecto não é inferior a outras culturas semelhantes, como Rhine Riesling, bem como Cabernet, Sauvignon e Rkatsiteli.
Doenças e pragas
A variedade, originária da Europa, é afetada por míldio e podridão cinzenta, a resistência chega a 2,5 pontos. Freqüentemente, é atacado por uma lagarta da folha da uva.
Se uma uva é exposta a alguma doença ou inseto, isso sempre afeta sua aparência.
Armazenar
Como já foi referido, o rosa Traminer é utilizado principalmente na produção de vinhos de mesa, bem como de vinhos espumantes de muito alta qualidade, e geralmente não é particularmente armazenado, mas é imediatamente processado. Mas há uma nuance. Se as bagas estiverem maduras demais, elas acumularão a maior quantidade de açúcar. Em conexão com esta característica, na costa sul da Crimeia, na Transcarpática e em outras regiões, os vinhos de sobremesa são feitos a partir dessas bagas. Segundo os provadores, são de muito boa qualidade.