- Autores: OV "Grape Elita", Ucrânia
- Compromisso: sala de jantar
- Cor de baga: branco-rosa
- Gosto: harmonioso
- Período de amadurecimento: cedo
- Período de amadurecimento, dias: 115-125
- Resistência ao gelo, ° C: -25
- Sinônimos de nomes: ZT-4-5
- Peso do cacho, g: 450-800
- Tipo de flor: bissexual
As uvas de mesa sempre foram tidas em alta estima. Rosa de Timur - seleção de progenitor aprimorada. É apreciado pela composição equilibrada de ácidos e açúcares das bagas. Os cachos têm um aspecto atractivo e elevada palatabilidade.
História de criação
As uvas Timur rosa surgiram graças ao trabalho dos criadores ucranianos da VO "Grape Elita". No coração de um híbrido interespecífico complexo estão os genótipos dessas variedades: Red Rapture e Timur.
Descrição
Os arbustos são compactos. A videira tem um bom crescimento e é frequentemente utilizada como sebe. As folhas são de tamanho médio, a superfície é enrugada e com bordas entalhadas.
Período de amadurecimento
Pertence às primeiras variedades. Da floração à maturação total, passam-se 115-125 dias. Os primeiros frutos maduros podem ser apreciados em meados de agosto.
Cachos
Grande, de formato cilíndrico-cônico, em média um cacho pode atingir 450-800 g de peso e sua densidade é moderadamente frouxa.
Bagas
A forma das bagas é oval-alongada com uma ponta afiada. À medida que amadurece, a cor muda de branco-rosa para rosa-púrpura. A polpa é carnuda, firme e suculenta. A pele é firme, mas comestível. Os frutos são grandes. O peso de um chega a 9-10 g.
Mudas de dois a três anos apresentam desvantagens na forma de cores desiguais dos frutos e no estalamento após as chuvas. Com o amadurecimento do mato, essas deficiências vão passando.
Gosto
Tem um sabor agradável e harmonioso. No estágio inicial de maturação técnica, a adstringência prevalece no paladar, aos poucos vai desaparecendo completamente, tornando-se doce. O conteúdo calórico é muito alto. De acordo com uma avaliação de degustação de dez pontos, a variedade é avaliada em 8,2 pontos.
Produção
De alto rendimento. Com os devidos cuidados, até 10 kg de uvas podem ser colhidos de um arbusto.
Recursos crescentes
Exigente de cuidado, ainda mais do que outras espécies. Muito sensível à falta de atenção. Manifestando isso com uma colheita escassa ou mesmo com a morte da planta.
A fim de se desenvolver normalmente e frutificar ativamente todos os anos, as seguintes regras devem ser observadas.
A planta é higrófila. Portanto, a rega deve ser abundante, especialmente durante os períodos de floração e formação de frutos. Em tempo seco, a irrigação é aumentada várias vezes. Se isso for negligenciado, o rendimento será mínimo e os próprios frutos se tornarão pequenos.
Para menos perda de umidade do solo ao redor do arbusto, é imperativo fazer cobertura morta com palha, serragem e musgo.
A nutrição orgânica e mineral adicional desempenha um papel importante no bom desenvolvimento das uvas. O curativo de cobertura é aplicado duas vezes por ano.
Aterrissagem
Não é difícil cultivar um híbrido no local. Ele tem boas taxas de sobrevivência. As uvas são propagadas de várias maneiras:
enxertia de mudas;
enxertar a muda nas raízes de outras variedades;
enraizando com camadas;
semeadura e germinação de sementes de uva.
Os produtores experientes usam o método de enxerto de outras variedades nas raízes. Este método permite que você evite o rosa de Timur de desvantagens significativas como a exatidão na composição do solo e o tamanho diminuto dos arbustos. Ao mesmo tempo em que aumenta o número de videiras frutíferas e aumenta a produção.
Usando mudas verdes como material de plantio, elas precisam ser enxertadas no início da primavera, até que o suco se mova. Isso permite protegê-los do frio e da geada. Mudas com raízes são melhor plantadas no outono. Ainda há umidade suficiente e nutrientes essenciais no solo.
Antes de pousar, você precisa decidir sobre um lugar. Melhor plantar em uma área ensolarada, protegida do vento e das correntes de ar. O ideal seria o lado sul ao longo da parede da casa ou cerca. O intervalo deve ser de 3 a 4 metros da edificação, pois a planta é vigorosa.
O híbrido é bastante exigente quanto à composição do solo. Deve ser fértil, o pH deve variar na faixa de 5,5-7, permeável à umidade, sem água estagnada. Quando o solo não é adequado, deve-se prepará-lo com a aplicação de fertilizantes orgânicos e minerais.
Polinização
A planta é bissexual. Não há necessidade de plantar uvas polinizadoras nas proximidades. O ovário do fruto ocorre quase 100%, sem ervilhas.
Poda
As videiras são podadas 2 vezes por ano. No outono, até 6-8 olhos são deixados em cada rebento, a videira frutífera é removida. Na primavera, cerca de 30-40 botões de frutos são formados em um arbusto, é aconselhável deixar no máximo 20. Isso permite que você obtenha os maiores cachos possíveis e não sobrecarregue a videira.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
A planta é capaz de resistir a geadas de até -25 graus. Mas apesar dos bons indicadores de resistência às geadas, é necessário cobri-la todos os anos durante o inverno. Nas regiões do sul, onde não há invernos rigorosos, essa necessidade desaparece.
Doenças e pragas
Ele resiste a muitas doenças também. Resistência ao oídio e podridão cinzenta 2,5 pontos e 3,5 ao oídio. Mas não negligencie as medidas preventivas e faça anualmente o tratamento com medicamentos especiais.
Se uma uva é exposta a qualquer doença ou inseto, isso sempre afeta sua aparência.
Armazenar
Apresenta bons indicadores de transportabilidade, porém, pode não permanecer por muito tempo, perdendo rapidamente sua apresentação (esfarelamento do caule).