- Autores: Espanha
- Compromisso: técnico
- Cor de baga: preto intenso com acabamento fosco
- Período de amadurecimento: atrasado
- Resistência ao gelo, ° C: -18
- Sinônimos de nomes: Aragonez, Aragones, Cencibel, Chinchigliano, Grenache de Logrono, Ojo de liebre, Tempranilla, Tempranillo de la Rioja, Tinta roriz, Tempranillo, Tempranillo tinto (Pais del Tempranillo) (Tinto del Tinto), Tinto fino, Tinto Madrid, Tinto de la Rioja, Tinto de toro, Ull de llebre
- Tipo de flor: bissexual
- Pele: afinar
- Apareceu ao cruzar: Albillo Major x Benedicto
- Forma de baga: arredondado ou ligeiramente achatado
A variedade de uva Tempranillo é originária da Espanha e se traduz como "precoce". Devido ao período de maturação precoce em comparação com outras castas, ganhou fama em toda a Península Ibérica. Os conhecedores consideram esta uva descendente da variedade Pinot noir.
História de criação
Segundo a lenda, monges peregrinos da Borgonha trouxeram mudas de uvas Pinot noir para a província do norte da Espanha - Rioja. Mas faltam evidências históricas e a perícia biológica nega as raízes relacionadas a essas variedades de uvas.
Geografia de distribuição
A uva Tempranillo, devido à sua despretensão e excelente qualidade da fruta, começou a ser cultivada no centro e no norte da Espanha. No século 18, Tempranillo se espalhou por Portugal. No final do século 20, a América do Norte, Europa, Austrália, Argentina mostraram interesse nele.
No território da Federação Russa, a variedade é cultivada apenas em áreas quentes:
- Região de Krasnodar;
- Daguestão.
Na Rússia, as uvas Tempranillo são cultivadas por cerca de 1% dos produtores do país. Em outras regiões, essa cultura pode adoecer ou morrer, e os frutos serão pequenos e de sabor azedo.
Descrição
A uva Tempranillo tem um arbusto de rápido crescimento com poucas folhas. As folhas são grandes e enrugadas. A planta pode ter 20 rebentos de uma só vez, com cerca de 7 metros de comprimento, que têm tempo de amadurecer totalmente.
Período de amadurecimento
A temporada de cultivo é de 4-4,5 meses, mas com a condição de que a cultura cresça em um clima semelhante ao Mediterrâneo. Então, o amadurecimento pode ocorrer 1-2 semanas antes do previsto.
Cachos
Os pincéis desta variedade são semelhantes a pequenos cones e atingem um peso de 600-700 gramas. Os juvenis são frequentemente propensos a agrupar ervilhas.
Bagas
O tamanho da uva Tempranillo é pequeno, até 1,5 cm de diâmetro, a casca é escura com alguma tonalidade. Uma baga pesa cerca de 8 gramas. Esta casta recebe as melhores marcas de degustação.
Gosto
Frutas com teor de açúcar e acidez suficientes. Com chuvas frequentes e alta umidade, o sabor dos frutos se deteriora e a polpa torna-se aquosa. O vinho dessa colheita será de má qualidade.
A uva Tempranillo é uma variedade popular na Espanha e em Portugal. Famosos vinhos do Porto com retrogosto de frutas diferentes são uma característica desta uva.
Produção
Devido ao pequeno tamanho do arbusto, recomenda-se que o plantio seja feito com maior frequência. O rendimento disso só aumenta. Durante as chuvas fortes, o ovário e as flores não se desintegram, o que não prejudica a cultura. O rendimento é influenciado pela fertilidade da terra e pelas condições climáticas de alta montanha.
Se você cultivar esta pérola da Espanha corretamente, poderá obter colheitas abundantes - cerca de 5 kg de uvas por arbusto.
Recursos crescentes
Esta variedade é bastante caprichosa e requer condições especiais de cultivo:
- o uso de treliças para amarrar as vinhas;
- prevenção de doenças e pragas cerca de 3 vezes por ano;
- poda sanitária e formativa da mata para aumentar a produtividade;
- formação de irrigação subterrânea, cobertura morta e drenagem do solo;
- curativo de cobertura com fertilizantes orgânicos e minerais.
Aterrissagem
Esta safra é plantada em maio, quando passa a ameaça de geada e aumenta o horário de verão. Isso é necessário para o desenvolvimento de brotos e a formação de ovários.
Polinização
As flores têm propriedades de ambos os sexos (bissexuais), portanto, nenhuma polinização artificial é necessária.
Poda
Os arbustos de videira são podados todos os anos, na primavera e no outono. Devido ao fato da videira apresentar uma grande distância entre os nós, ela é cortada em 6 a 7 gemas. Após a poda, o arbusto assume a forma de uma “taça”. Na primavera, eles se livram de 80% do crescimento do ano passado. Esta operação de poda só deve ser realizada em plantas sãs.
As ferramentas de jardim devem ser bem afiadas e desinfetadas. Vinhas podadas precisam ser tratadas com verniz de jardim.
Rega
O regime de rega correto dobra o rendimento desta variedade de uva. Existem dois métodos de regar a videira.
- Em uma trincheira ou sulco. A desvantagem deste método é o teor de umidade excessivo da camada superior. Isso pode contribuir para o aparecimento de doenças fúngicas.
- Na drenagem em forma de orifício ou orifício. A vantagem desse método é que a umidade e os nutrientes vão imediatamente para o sistema radicular do arbusto.
Existem irrigação vegetativa e com carga de umidade. A irrigação da vegetação é realizada em etapas:
- a inchaço dos rins;
- após a floração;
- após a formação dos bagos.
Os carregadores de umidade são produzidos na primavera e no outono. Se a muda for plantada no outono, então regada com água fria. Na primavera, ao contrário, com água morna.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
A uva Tempranillo tem medo de geadas, por isso precisa de abrigo. Para isso, utiliza-se palha, material não tecido.
Doenças e pragas
As uvas Tempranillo não têm imunidade a uma série de doenças:
- podridão cinzenta;
- mofo;
- oídio.
O tratamento é realizado com fungicidas e inseticidas de ação de contato. A praga mais perigosa é a filoxera, que se encontra nas raízes das uvas e leva à morte do arbusto. Apenas o tratamento químico ajudará.
Se uma uva é exposta a alguma doença ou inseto, isso sempre afeta sua aparência.
Armazenar
A colheita das uvas Tempranillo é feita em tempo seco, usando uma faca afiada ou podador. Esta casta praticamente não é armazenada, mas é enviada na íntegra para o processamento, para a elaboração do vinho.