- Autores: Sonina T.A., VNIIViV eles. EU E. Potapenko, Rússia
- Compromisso: sala de jantar
- Cor de baga: branco-rosa, coloração incomum, em forma de estrias vermelhas longitudinais
- Gosto: harmonioso, com noz-moscada
- Período de amadurecimento: muito cedo
- Período de amadurecimento, dias: 100-110
- Resistência ao gelo, ° C: -22
- Sinônimos de nomes: Tyson
- Peso do grupo, g: 500-800
- Tipo de flor: bissexual
As variedades de uvas com um aroma apetitoso de noz-moscada são muito procuradas. Eles são ótimos para fazer muitos tipos de vinhos. Graças ao aroma incrível, os jardineiros fecharam os olhos para algumas desvantagens da variedade. Até o momento, não há muitos análogos que possam ser comparados com a safra de frutas Tason.
História de criação
As uvas de mesa surgiram graças aos esforços dos criadores russos. Para obter uma nova variedade, os especialistas combinaram as variedades de Zoreva e Itália, combinando as qualidades positivas das plantas-mãe. O trabalho foi realizado por VNIIViV eles. Ya.I. Potapenko.
Descrição
A uva Tason é uma planta vigorosa. Pode ser identificada por sua poderosa videira e sistema radicular desenvolvido. A folhagem é de cor verde profundo. Cada folha é dividida em cinco lâminas. Você também pode notar uma dissecção forte. Devido à rápida taxa de crescimento, os arbustos precisam ser moldados. Os especialistas recomendam os seguintes formulários para esta variedade:
- semifã;
- fã;
- multi-mangas.
Se as vinhas estão localizadas na faixa sul, pode dar ao arbusto a forma de um arco ou optar por crescer com um caule alto.
Período de amadurecimento
Tason pertence a variedades de maturação precoce. Do início da safra até a colheita dos frutos maduros, leva de 100 a 110 dias. Como regra, a primeira safra é colhida já no dia 20 do segundo mês de verão. Os especialistas recomendam deixar as frutas nos arbustos por um tempo - para que as frutas fiquem mais doces e o sabor da noz-moscada se destaque o máximo possível.
Cachos
Os cachos de uvas têm forma cilíndrica-cónica. A densidade é média. O peso médio de um pincel varia de 500 a 800 gramas, mas alguns exemplares podem chegar a mais de 1 quilo.
Bagas
Os frutos maduros ficam brancos e rosados. Você também pode notar listras vermelhas. A cor da fruta muda quando exposta ao sol. Se as uvas crescem à sombra, os bagos permanecem brancos. No seu interior encontram-se de 3 a 5 sementes, mas devido ao seu pequeno tamanho, praticamente não são sentidas durante o processo de alimentação.
A porcentagem do teor de açúcar é de 190-210 g / dm³. Acidez - de 5 a 6 g / dm³. A pele fina também não causa desconforto ao comer. A polpa é crocante e firme o suficiente. Os frutos são de forma oval. Peso - 6-7 gramas. Os frutos são grandes.
Gosto
Os provadores profissionais deram a esta variedade uma classificação de 8,2 pontos. A variedade possui elevadas qualidades gastronômicas, graças às quais seus frutos se esgotam rapidamente e são muito procurados. O sabor pode ser descrito como doce, noz-moscada e harmonioso. Notas especiais de morango também são perceptíveis.
Produção
Com um cuidado adequado e regular, a casta goza de uma colheita rica e abundante. Em cada filmagem, 2 pincéis amadurecem. Cerca de 40 cachos são coletados de um arbusto adulto. O peso médio da colheita é de 20 a 35 quilos.
Recursos crescentes
Esta variedade é recomendada para cultivo em regiões com verões curtos e amenos. Devido ao seu forte crescimento, a planta precisa ser moldada. Caso contrário, a qualidade da colheita será prejudicada. O número de rebentos frutíferos é de 55%. Nesse caso, o fator de frutificação é de 1,0 a 1,1.
Aterrissagem
Somente mudas saudáveis podem ser plantadas, sem danos. Examine as raízes com cuidado, elas devem ser fortes o suficiente e intactas. O plantio pode ser feito no outono ou na primavera. Recomenda-se preparar o local de pouso com antecedência. Se os jardineiros decidem plantar uvas na primavera, o solo é preparado no outono.
Polinização
A planta é coberta por flores bissexuais, graças às quais o arbusto dispensa polinização adicional.
Poda
O procedimento de poda é realizado para dar à planta a forma desejada, além de liberar as uvas do excesso de folhagem e cipó. A densidade excessiva não permite a passagem dos raios solares e a ventilação também é prejudicada. O sistema imunológico das uvas está enfraquecido. Com a chegada da primavera, é necessário retirar os galhos que estão congelados ou danificados mecanicamente. A poda verde é feita no verão para normalizar o espessamento.
A poda principal é feita no outono, depois que a folhagem está completamente caída. Apesar de a variedade ser capaz de suportar grandes cargas, recomenda-se não sobrecarregar a bucha. O número ideal de brotos é de 30 a 40.
Rega
Se o tempo estiver seco e quente, a primeira vez após o plantio, a planta é regada quase todos os dias.
Durante a temporada, a planta é regada 4 vezes:
- após o final da floração;
- no processo de formação de frutos;
- depois de colher frutos;
- a última vez que as uvas são regadas antes do abrigo da planta.
Durante os períodos de seca, a frequência de rega pode ser aumentada. Recomenda-se irrigar à tarde para que os raios solares não deixem queimaduras na folhagem.
Top curativo
As plantas adultas precisam ser fertilizadas periodicamente. Durante a floração e na formação dos cachos, jardineiros experientes aconselham o uso de matéria orgânica. As composições que contêm potássio são utilizadas antes de as uvas serem protegidas para o inverno. Para o adubo foliar, são utilizados fertilizantes com fósforo, nitrogênio e potássio.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
A variedade híbrida tem boa resistência à geada, resiste a pressões a frio de até 22 graus Celsius abaixo de zero. Em um clima temperado, as uvas são confortáveis e frutificam de forma notável.No território da Sibéria e na zona central da Rússia, a planta deve ser coberta para o inverno, já que nessas áreas a temperatura costuma cair abaixo de 22 graus.
Você pode iniciar o processo de abrigo no outono, depois que a folhagem caiu completamente. Também é recomendável podar e alimentar a planta. Depois disso, a videira deve ser cuidadosamente removida, amarrada e deitada no chão.
Doenças e pragas
Esta variedade não é resistente a doenças fúngicas comuns. Se você executar corretamente as técnicas agrícolas e dedicar tempo ao tratamento preventivo, poderá proteger a planta de infecções com segurança. Os especialistas recomendam o uso de composições Topaz, Horus e Quadris. O processo de tratamento é geralmente combinado com o procedimento de irrigação.
Os frutos doces e aromáticos chamam a atenção dos pássaros. Neste caso, você pode usar escarificadores especiais, mas eles têm um efeito de curto prazo. Uma malha sintética densa, que é uma barreira mecânica, funciona melhor.
Se uma uva é exposta a alguma doença ou inseto, isso sempre afeta sua aparência.
Armazenar
As bagas podem ser deixadas na videira até 2 meses. Durante esse tempo, as frutas não perderão o sabor. Se as bagas amadurecem no final de julho, os cachos costumam ficar pendurados até o início do outono. Isso lhes dará um sabor e aroma mais ricos de noz-moscada. Os cachos cortados são armazenados na geladeira ou em local fresco por até um mês. Em suspensão, as frutas mantêm a apresentação e as qualidades gastronômicas por muito mais tempo.