- Autores: Pavlovsky Evgeny Georgievich
- Compromisso: sala de jantar
- Cor de baga: branco, amarelo quando totalmente maduro
- Gosto: harmonioso
- Com ossos: Sim
- Período de amadurecimento: muito cedo
- Período de amadurecimento, dias: 90-105
- Resistência ao gelo, ° C: -24
- Sinônimos de nomes: Citrino
- Peso do cacho, g: 500-1500
Uvas superextra são consideradas uma das formas mais bem-sucedidas de cruzamento de vários tipos de safras de baga desse tipo. Pode ser encontrada nas parcelas de quase todos os jardineiros amadores e criadores experientes. Super-extra não exige cuidados, é resistente a temperaturas extremas e, o mais importante, tem um sabor rico. Mais adiante, a variedade será discutida com mais detalhes.
História de criação
A variedade Super-extra foi criada na década de 90 do século passado pelo vinicultor russo da região de Rostov, Evgeny Pavlovsky, juntamente com Ivan Kostrikin, um cientista do Instituto de Pesquisa de Viticultura e Enologia de toda a Rússia que leva o nome de Ya. I Potapenko e vários outros especialistas. Super extra (sinônimo - Citrino) surgiu como resultado do cruzamento de duas variedades de uvas chamadas Talisman e Cardinal (mistura + pólen). 13 anos após a criação, esta variedade foi registrada no Registro Estadual de Conquistas de Melhoramento e patenteada por seus criadores.
Geografia de distribuição
Por ser uma das variedades mais despretensiosas e não necessitar de cuidados especiais, esta casta é cultivada em praticamente toda a Rússia, mesmo em zonas de clima rigoroso. Ela dá frutos mesmo durante a estação mais fria. Como os seus bagos tendem a amadurecer com bastante rapidez, o Super-Extra é adequado para o cultivo mesmo em regiões onde as temperaturas congelantes duram pouco tempo.
Descrição
Esta casta apresenta arbustos fortes recobertos por uma densa casca avermelhada. Os rebentos são caracterizados por tons claros de verde e castanho. O aspecto das folhas Super-extra praticamente não tem características distintas das folhas das outras castas - lisas, de tamanho médio, de cor verde escuro. Sem dissecção pronunciada.
Período de amadurecimento
A primeira safra teste do Super Extra pode ser esperada no segundo ou terceiro ano após o plantio. A cultura começa a dar frutos no quarto ano. Uvas superextra têm um período de amadurecimento curto, que é de apenas 90-105 dias após a brotação da planta. Ao mesmo tempo, os cachos podem ficar muito tempo pendurados nos arbustos sem cair e sem perder o sabor.
Cachos
Eles são maiores no Super-Extra do que em outras variedades de uvas. Eles têm uma forma cilíndrica ou cônica. Caracterizado por maior frouxidão. O peso médio de um cacho varia entre 500-1000 g, mas com um clima favorável e cuidados adequados pode ultrapassar os 1500 g.
Bagas
Os bagos são fracamente ovóides e de cor branca, tornam-se verdes e, quando maduros, adquirem uma tonalidade amarelada. A casca é de densidade média ao longo de todo o ciclo de crescimento das uvas.
Esta variedade apresenta frutos grandes e de textura uniforme. Uma baga atinge uma massa de 8-12 gramas. Os frutos maduros são amarelos e parecem transparentes com boa luz.
Gosto
O Ripe Super-extra tem um sabor adocicado e harmonioso. Atinge suas características ideais de sabor no final de julho e início de agosto. Os frutos silvestres não grudam na boca e também não apresentam gosto residual pronunciado e odor pungente. A polpa é carnuda, suculenta e açucarada. Se frutas verdes forem consumidas, elas terão um sabor azedo e a pele densa pode dificultar a mastigação e a deglutição das frutas vermelhas.
Produção
Super extra é caracterizado pelo alto rendimento.Em uma temporada, um arbusto dessa variedade pode render até 10 quilos de frutas vermelhas. Nas regiões do sul, não é incomum que o nível de produção exceda 30 quilos por arbusto.
Recursos crescentes
O Super extra dispensa cuidados especiais e é justamente reconhecido como uma das castas mais resistentes. Como a maioria dos tipos de frutas vermelhas, é melhor cultivá-la no lado sul do local. É extremamente importante podar as flechas dos frutos em tempo hábil, pois é isso que afeta o crescimento e o rendimento da colheita, bem como a qualidade e o sabor dos frutos.
Aterrissagem
A cultura pode crescer em quase qualquer solo, no entanto, para melhores resultados, é melhor usar solo leve e quebradiço. Para dar a ele uma característica semelhante, você pode misturar turfa com uma pequena quantidade de areia ou adicionar húmus. É importante que o solo esteja livre de pragas, pois nos estágios iniciais do crescimento da uva, elas podem causar danos irreparáveis ao mesmo.
Polinização
Junto com Super-extra, o plantio de safras adicionais para polinização não é necessário, uma vez que esta variedade tende a se autopolinizar. O melhor de tudo é que os rebentos dos enteados, formados após a primeira colheita, são polinizados. Ao mesmo tempo, os bagos podem ter um tamanho mais compacto, mas têm um sabor rico.
Poda
Uma das etapas mais importantes no cuidado do Super Extra é a poda de flechas de frutas. Recomenda-se fazer isso nos meses de primavera antes da primeira colheita e, subsequentemente, aparar as flechas individuais conforme necessário. É melhor realizar este evento de forma que, como resultado, a carga em uma bucha não seja superior a 30 olhos. O comprimento do corte pode variar de curto a médio, mas em qualquer caso não deve exceder 6 a 8 olhos. Também faz sentido quebrar os rebentos fracos - isso irá facilitar as características vegetativas da colheita e melhorar a qualidade da colheita.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
Super-extra é caracterizado por uma maior resistência ao gelo.Ele se sente bem com temperaturas até -24 graus, o que permite não tomar medidas para abrigá-lo na estação fria para os moradores das regiões sul e centro do país. Os jardineiros que vivem em regiões do norte com clima rigoroso terão que cuidar da proteção da planta da geada usando cobertura morta ou uma estrutura de moldura coberta com filme e fibra.
Doenças e pragas
Esta variedade de uva é resistente à maioria das doenças. Também tolera bem os ataques de várias pragas. O principal perigo que pode causar danos significativos à planta é a podridão cinzenta e o oídio. Essas doenças desagradáveis são típicas de lavouras nas regiões do norte, uma vez que o clima do sul afeta negativamente seus meios de subsistência. Para evitar a derrota do Super-extra oidium, é necessário pulverizar a cultura durante o período de crescimento com soluções especiais, uma vasta gama das quais se apresentam em qualquer loja de jardinagem. A secagem com cinzas ajuda bem no combate à podridão cinzenta.
Se uma uva é exposta a qualquer doença ou inseto, isso sempre afeta sua aparência.
Armazenar
A casta Super-extra distingue-se pelas suas elevadas características relacionadas com a sua armazenagem e transporte. A casca de média densidade protege os bagos de forma fiável de danos mecânicos e amolecimento, pelo que a variedade pode ser guardada no frigorífico até dois meses.